QUESTÕES OBJETIVAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
30 pág.

QUESTÕES OBJETIVAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


DisciplinaJogos, Brinquedos e Brincadeiras551 materiais3.854 seguidores
Pré-visualização8 páginas
1-Não devermos esquecer que as crianças na Educação Infantil mantêm características peculiares a esta idade, ou seja, gostam de brincar de faz de conta, são centradas em si próprias e estão numa fase intensa de exploração e descoberta do próprio corpo e movimento. As atividades de Educação Física que são oferecidas às crianças na Educação Infantil giram em torno de três propostas. Sobre essas propostas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Oficinas de percurso lúdico motor.
II- Circuitos motores.
III- Jogos e brincadeiras.
( I ) Movimentos e brincadeiras exploratórias, como saltar, correr e arremessar.
( III ) Propostas lúdicas que permitem, entre vários fatores, o desenvolvimento do corpo e do movimento.
( II ) Habilidades relacionadas com o deslocamento, o equilíbrio e a manipulação realizadas pelas crianças com diversos materiais.
2-A Educação Física é uma das aulas que mais apresenta finalidade preventiva para a saúde e o bem-estar e também a mais apreciada pelos alunos. Entretanto, muitas escolas apresentam dificuldades em motivá-los, pois desenvolvem uma metodologia voltada para um ensino tático e teórico. Diante desta realidade, será que os professores de Educação Física estão alcançando os objetivos propostos para o ensino desta disciplina? Quanto à didática do professor no desenvolvimento de suas ações para que os alunos compreendam o papel das aulas de Educação Física como ferramenta para a qualidade de vida, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Desenvolver atividades físicas com maior grau de dificuldade para os alunos menos interessados, estimulando, assim, um estilo de vida mais ativo e saudável.
( ) Utilizar diferentes atividades físicas com os alunos mais habilidosos, para que possam dar exemplo e estimular os demais alunos.
( X ) Elaborar atividades que possibilitem o aluno compreender o significado das práticas corporais, como ferramenta para melhorar a qualidade de vida.
( ) Se a Educação Física tiver no Projeto Político-Pedagógico da escola como objetivo principal a qualidade de vida, os alunos a incorporarão como necessária na sua vida.
3-A música se faz presente em diversos locais, como na escola, nas brincadeiras do recreio, dias de festas, datas comemorativas. A linguagem musical deve estar presente no contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras e significativas que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação de conhecimento. A ludicidade evidenciada nas atividades de Educação Física possibilita que o professor oportunize à criança um programa de atividades motoras. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A música auxilia no desenvolvimento da psicomotricidade das crianças.
( V ) Atividades com música desenvolvem o ritmo, capacidades físicas e emocionais, simultaneamente.
( F ) As músicas usadas nas aulas de Educação Física devem ser apenas instrumentais.
( V ) O repertório usado deve ser pensado com cuidado, pois sua qualidade poderá influir no resultado da atividade.
4-Uma sala considerada lúdica não necessariamente precisa ter brinquedos ou jogos. O que faz a ludicidade em uma sala é a atitude e as atividades propostas pelo docente. O lúdico sempre fez parte da história do homem, pelo menos desde o início do século XVI, na Idade Média. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os adultos não percebiam a real importância da ludicidade e sua relação com o aprender.
( F ) Na época, as brincadeiras eram consideradas desnecessárias e deixaram de existir por um determinado período.
( V ) Nesta época, a criança era vista como um adulto em miniatura, o sentimento de infância era ignorado.
( V ) As crianças eram proibidas de brincar perto dos adultos, inclusive eram punidas se o fizessem.
5-O brincar, quando direcionado para a aprendizagem, contribui como metodologia de ensino, onde, durante a interação, professor e alunos atuam juntos na construção do processo de aprendizagem. Quanto à importância do lúdico na educação básica, analise as sentenças a seguir:
I- Os jogos lúdicos possibilitam uma ação educativa interacional e cooperativa, e isso estimula a convivência em grupo. CORRETA
II- Para favorecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos, é necessário que exista uma relação muito próxima entre o lúdico e a educação. CORRETA
III- A brincadeira é a maneira mais original da criança se relacionar e de conhecer o mundo à sua volta, pois é brincando que ela se relaciona com as pessoas e com as coisas. CORRETA
IV- A ludicidade, quando aplicada na aprendizagem, distrai muito e impede que o aluno reflita sobre conceitos. ERRADA
6-De acordo com o nível de desenvolvimento psicológico, social e motor das crianças, existem jogos, brinquedos e brincadeiras adequados. A utilização destes instrumentos pedagógicos deverá ser moderada e adequada às idades correspondentes. Com relação às crianças com idades entre 2 e 4 anos, analise as seguintes sentenças:
I- Realizam atividades com números e letras. ERRADA
II- Conhecem e identificam suas partes corporais. CORRETA
III- Brincam com peças de encaixar e blocos de construção. CORRETA
IV- São capazes de seguir regras e entendê-las. ERRADA
7-Durante uma reunião na escola, o professor de Educação Física defendeu que a utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem traz resultados para o ensino. O professor afirma que, além de facilitar a aprendizagem, os jogos geram mudanças positivas nas atitudes dos alunos. Sobre o que o uso de jogos promove entre as equipes, analise as opções a seguir:
I- Integração, socialização e cooperação. CORRETA
II- Autoconfiança, motivação e autonomia. CORRETA
III- Segurança, apatia e motivação. ERRADA
IV- Diálogo, cooperação e respeito a diferença. CORRETA
8-Piaget classifica os jogos em: de exercício, simbólicos e de regras. Para tanto, é importante lembrar que, segundo este autor, deve haver uma variação de conteúdo dos jogos de acordo com a realidade do meio físico e social da criança. Sobre os tipos de jogos e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Jogos de exercícios.
II- Jogos simbólicos.
III- Jogos de regra.
( II ) Surge com o aparecimento da linguagem.
( III ) Ocorre a transição da atividade individual para a socializada.
( I ) As crianças utilizam o reflexo como fonte de informação.
9-Em diversos momentos de nossa vida, deparamo-nos com o jogo, pois encontra-se presente no cotidiano e na sociedade, e cada vez ganhando mais espaço. Os jogos e as brincadeiras são as atividades mais realizadas pelas crianças, por se tratarem de atividades prazerosas e que além de educativas proporcionam diversão. Vários teóricos do desenvolvimento cognitivo apresentam suas concepções sobre os jogos. Sobre os teóricos e suas concepções sobre jogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Piaget.
II- Vygotsky.
( I ) As manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência, uma vez que se vinculam aos estágios de desenvolvimento cognitivo.
( II ) A palavra jogo deve ser entendida como brincadeira, caracterizando o brincar da criança como imaginação em ação.
( II ) A criança cria e se submete às regras do jogo ao representar diferentes papéis, não se importando com o ganhar ou perder, pois o fato de estar brincando já lhe proporciona prazer.
( I ) O jogo é, geralmente, a assimilação sobre a acomodação.
10-Quando as crianças manipulam brinquedos, elas têm a chance de reproduzir, transformar e até negar situações que vivenciam. Também colocam em cena o que desejam conhecer. Dependendo das características dos brinquedos, estes podem estimular diferentes capacidades, de acordo com a faixa etária indicada. Sobre os tipos de brinquedos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Brinquedos com chocalhos e guizos são sugeridos para crianças de 0 a 5 meses.
( ) Brinquedos de jogos de tabuleiro são sugeridos para