Buscar

Mercado Financeiro e de Capitais trabalho 1

Prévia do material em texto

Afinal, o que é o Mercado Financeiro?
Numa definição mais formal, o mercado financeiro é um ambiente que reúne tomadores de recursos (agentes deficitários), investidores (agentes superavitários), instituições financeiras, além dos próprios produtos e instrumentos (crédito e investimentos, por exemplo) que são transacionados entre esses agentes, os poupadores e os tomadores.
Para que essas negociações ocorram de maneira mais ampla, o mercado financeiro brasileiro (também chamado de Sistema Financeiro Nacional) se divide em quatro grandes mercados:
Mercado monetário, nesse mercado, ocorrem as operações de transferências de recursos no curtíssimo prazo, geralmente com prazo de um dia, como as realizadas entre as próprias instituições financeiras (no chamado mercado interbancário) ou mesmo entre as instituições e o Banco Central (BC).
Mercado de câmbio, é o mercado onde são realizadas as trocas de moedas estrangeiras (como dólar) por moeda nacional (o real). 
Mercado de crédito, trata-se do segmento do mercado financeiro em que as instituições financeiras captam recursos de investidores e os emprestam a pessoas físicas ou empresas.
Mercado de capitais, para desenvolver projetos de crescimento do negócio, as empresas precisam de capital. Esse dinheiro pode ser obtido, por exemplo, por meio de captação mercado de capitais.
O mercado financeiro conta com algumas instituições regulamentadoras que serve como entidades normativas, supervisoras e operacionais. Podemos citar como exemplos, o Conselho Monetário Nacional (CMN), o 
https://www.btgpactualdigital.com/blog/financas/mercado-financeiro

Continue navegando