Buscar

Prova presencial regular LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (Pedro)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Questão 1
No que se refere aos mitos sobre as línguas de sinais, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações que se caracterizam como mitos. ( ) Língua de Sinais Francesa (LSF), Língua de Sinais Venezuelana (LSV), Língua de Sinais Argentina (LSA) são nomes dados a línguas de sinais ao redor do mundo, isso ocorre porque cada país tem sua própria língua de sinais. ( ) Nos referimos à Libras como linguagem brasileira de sinais, pois se trata de uma linguagem constituída de gestos. ( ) As línguas de sinais têm gramática estruturada e sinalizada no espaço, e é uma língua independente da língua oral falada no país. ( ) Os sinais são formados por configurações de mãos, que formam letras do alfabeto, com as quais sinalizamos cada palavra em Libras.
a) F, F, F, V.
b) F, V, F, F.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, V.
e) F, F, V, V.
Questão 2
Sabe-se da importância da educação bilíngue na vida dos estudantes surdos. Leia as assertivas abaixo que trazem princípios da educação bilíngue e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. Na sequência, selecione a opção correta: ( ) Na educação bilíngue, o português é ensinado como segunda língua. ( ) O bilinguismo entende que a Libras deve ser aprendida como língua materna, ou seja, como primeira língua. ( ) A educação bilíngue se inicia já na educação infantil. ( ) A educação bilíngue compreende que o português deve ser ensinado como primeira língua desde a educação infantil. ( ) No bilinguismo, a língua de instrução e interação em sala de aula é a Libras.
a) F, V, V, F, V.
b) V, V, V, F, V.
c) F, V, F, F, V.
d) F, F, F, V, F.
e) V, F, V, V, F.
Questão 3
Compreendemos a experiência visual dos surdos por meio da sistematização de conceitos importantes, como povo surdo, cultura surda e comunidade surda. Todas as alternativas abaixo referem-se a estes conceitos, com exceção do que está dito em:
a) A comunidade surda tem o sentimento de pertencer a uma comunidade visual, a qual é minoritária em relação à maioria da população ouvinte.
b) A cultura surda é o modo com que o sujeito surdo entende o mundo e o modifica a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o às suas percepções visuais.
c) Possuir uma perda auditiva é o suficiente para qualificar-se como um indivíduo membro da comunidade surda, pois isso não depende de aspectos socioculturais.
d) As experiências políticas, artísticas, tecnológicas, familiares, entre outras compartilhadas com os semelhantes surdos possibilitam a identificação do indivíduo com a cultura surda.
e) As comunidades surdas partilham valores culturais, hábitos e modos de socialização.
Questão 4
A Lei n. 11.796, de 29 de outubro de 2008, decretada pela presidente Dilma Rousseff, instituiu o Dia Nacional dos Surdos. Em que dia acontece a comemoração?
a) 11 de setembro
b) 12 de outubro
c) 13 de maio
d) 1 de maio
e) 26 de setembro
Questão 5
Analise as afirmativas abaixo e identifique aquela(s) que faz(em) coerente referência à cultura surda. I. Pessoas surdas utilizam uma língua própria, organizada com base em elementos visuais, elas integram uma comunidade organizada, que compartilha crenças, valores e especificidades linguísticas e culturais. II. Defende-se que a condição dos surdos não é a de deficientes, mas sim de sinalizantes de uma língua própria. III. Deve-se tomar o
grupo de pessoas ouvintes como centro e modelo para a existência surda, reproduzindo seus modos de ser e sua existência social.
a) Somente I.
b) Somente I e II.
c) Todas as alternativas.
d) Somente II e III.
e) Somente III.
Questão 6
Em Libras há muitos sinais icônicos, uma característica na formação do sinal que auxilia nossa memorização. Sobre sinais icônicos está correto afirmar que:
a) São sinais visuais e apresentados pelo uso da datilologia.
b) Não apresentam transparência na significação, o que impede a dedução de seu significado.
c) Reproduzem um aspecto da forma (tamanho, movimento ou fragmento) do referente representado.
d) São totalmente arbitrários e devem ser aprendidos por memorização.
e) São denominados sinais icônicos porque não possuem relação com aspectos do referente que representam.
Questão 7
Diferentemente da língua portuguesa, de modalidade oral-auditiva, produzida pela fala (oralmente) e recepcionada pelos sons (auditiva), a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial. Assinale a alternativa que não corresponde a características da modalidade visual-espacial da Libras.
a) Faz uso do corpo, das mãos e de expressões faciais para produzir enunciados no espaço da sinalização.
b) Explora a gestualidade como um importante elemento de uso do espaço da sinalização.
c) Baseia-se na mímica para produzir signos visuais.
d) A forma de recepção da Libras é a visão.
e) Utiliza a iconicidade no plano da expressão, a fim de produzir relações de semelhança visual entre os referentes e os sinais.
Questão 8
As concepções a respeito dos surdos e da surdez podem se apresentar em duas facetas distintas, pelas concepções do modelo socioantropológico ou do modelo clínico-terapêutico. Assinale 1 para modelo socioantropológico e 2 para clínico-terapêutico e escolha a alternativa correta:( ) Define a surdez como uma exclusão e um isolamento no mundo do silêncio.( ) Define a surdez como uma experiência e uma representação
visual.( ) Considera concepções sociais, linguísticas e antropológicas dos surdos.( ) Enxrga os surdos como parte de uma minoria linguística e cultural, não como deficientes da linguagem.
a) 2, 1, 2, 2.
b) 1, 2, 1, 2.
c) 1, 1, 1, 2.
d) 2, 1, 1, 1.
e) 2, 1, 2, 1.
Questão 9
Assinale a alternativa que indica apenas exemplos de linguagem não-verbal:
a) Gestos, escrita e linguagem visual.
b) Escrita, expressões faciais e corporais e desenhos.
c) Desenho, Língua Brasileira de Sinais e linguagem musical.
d) Linguagem visual, expressões faciais e fotografias.
e) Língua Brasileira de Sinais, gestos e placas de trânsito.
Questão 10
Como vimos, o processo de composição para especialidades da área da medicina é formado pela forma fixa MÉDIC@ e o segundo sinal traz as variações relativas às áreas de atuação. Escolha a alternativa que se difere dessa regra geral:
a) Urologista
b) Pediatra
c) Veterinário
d) Cardiologista
e) Oftalmologista

Outros materiais