A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 10 de 14

a alternativa que refere-se ao nome desse país.
Escolha uma:
a. Rússia
b. Brasil
c. Estados Unidos da América
d. China
e. Alemanha
Feedback
A resposta correta é: Estados Unidos da América.
Questão 6
Texto da questão
A conferência conhecida como Rio+20, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, de 19 a 22 de junho de 2012. Ela trouxe uma inovação, em relação às demais conferências já realizadas, pois organizou um evento paralelo – a Cúpula dos Povos – em que representantes da sociedade civil puderam debater os fatores da crise socioambiental. Com base nos estudos realizados a respeito da Rio+20, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Rio+20 teve como resultado a elaboração de um documento denominado “Agenda 21”, que traz orientações para a implementação de uma economia sustentável.
b. Rio+20 teve como resultado a produção de uma declaração intitulada “O Futuro que queremos”, que apontava bases para o futuro, voltadas para a implementação de uma economia sustentável, com a redução da degradação do meio ambiente, o combate a pobreza e a produção de alimentos para todos, entretanto não tinha o caráter de obrigação por parte dos países participantes.
c. A Rio+20 ficou consagrada pelo documento elaborado pela Cúpula dos Povos, que orienta as empresas a estabelecer uma gestão sustentável, com parte do lucro revertida para projetos de educação ambiental.
d. A Rio+20 teve como principal contribuição a ratificação do Protocolo de Kyoto, obrigando todos os países signatários a diminuir em 70% o lançamento dos gases causadores do “efeito estufa”, nos próximos 10 anos.
e. A Rio+20 teve como destaque os resultados obtidos desde a conferência ECO-92, onde foi possível observar que houve significativos progressos em relação à proteção ao meio ambiente, tais como a proibição da utilização de combustíveis fósseis e a utilização em 100% de fontes de energia limpa.
Feedback
A resposta correta é: Rio+20 teve como resultado a produção de uma declaração intitulada “O Futuro que queremos”, que apontava bases para o futuro, voltadas para a implementação de uma economia sustentável, com a redução da degradação do meio ambiente, o combate a pobreza e a produção de alimentos para todos, entretanto não tinha o caráter de obrigação por parte dos países participantes..
Questão 7
Texto da questão
O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo da água superou duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. Considerando que a água deixou de ser um recurso inesgotável, assinale a alternativa correta sobre o uso da água:
Escolha uma:
a. A falta de água é um problema que só deverá atingir os países subdesenvolvidos, não atingindo a maior parte da população do globo.
b. A redução drástica do consumo da água seria a solução para o problema, mas haveria como consequência a estagnação do desenvolvimento econômico;
c. Os países detentores de aquíferos e fontes de água potável podem ter seu consumo liberado, cabendo aos países pobres neste recurso, reduzir seu consumo.
d. A comercialização da água mineral deveria ter subsídios governamentais, de modo a suprir a falta de água por meio da exportação para onde o consumo for maior que a produção local.
e. É necessário investir em tecnologia para o tratamento da água, visando o reaproveitamento deste recurso, bem como investir na diminuição da contaminação dos rios, lagos e aquíferos.
Feedback
A resposta correta é: É necessário investir em tecnologia para o tratamento da água, visando o reaproveitamento deste recurso, bem como investir na diminuição da contaminação dos rios, lagos e aquíferos..
Questão 8
Texto da questão
Em um encontro realizado em junho de 2015 pelos líderes do G7 — o grupo das nações mais industrializadas do mundo — na Alemanha, os chefes de Estado divulgaram um comunicado repleto de boas intenções. Os sete governantes reunidos na Alemanha concordaram em apoiar uma redução de 40% a 70% das emissões de CO2 até 2050 (em relação aos níveis de 2010). As emissões seriam zeradas até 2100. Considerando esse comunicado, assinale a alternativa que corresponde a preocupação do G7 em diminuir as emissões de CO2 até 2050:
Escolha uma:
a. A preocupação com a redução na emissão de CO2, tem por objetivo diminuir a produção pecuária (grande emissor de gases pela digestão dos bovinos) e incentivar o consumo de peixe, tendo em vista os problemas econômicos enfrentados pelo setor pesqueiro.
b. A preocupação com a redução na emissão de CO2, tem por objetivo evitar que o aquecimento global supere a marca de 2 graus Celsius, o que poderia provocar uma série de catástrofes climáticas.
c. A preocupação com a redução na emissão de CO2, tem por objetivo diminuir a formação de nuvens de chuva, que tem causado muitas enchentes em toda a Europa.
d. A preocupação com a redução na emissão de CO2, tem por objetivo economizar combustível, uma vez que o alto preço do petróleo tem encarecido a produção industrial.
e. A preocupação com a redução na emissão de CO2, tem por objetivo poupar a vegetação mundial de eliminar este gás e transformá-lo em O2. Isso porque, com o desmatamento, o número de florestas diminuiu, aumentando a carga de trabalho para as que restaram.
Feedback
A resposta correta é: A preocupação com a redução na emissão de CO2, tem por objetivo evitar que o aquecimento global supere a marca de 2 graus Celsius, o que poderia provocar uma série de catástrofes climáticas..
Questão 9
Texto da questão
Considerando as diferentes conferências que trataram da temática do Meio ambiente, realizadas pelas Nações Unidas (ONU), assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Conferência de Estocolmo pouco contribuiu com as discussões sobre direitos humanos, visto que em 1972,ano em que foi realizada não havia aprofundamento sobre essa temática.
b. O Princípio do desenvolvimento sustentável foi objeto de discussão em diferentes conferências internacionais, exceto na Conferência Rio de Janeiro, pois haviam outros temas que preocupavam o mundo.
c. A Conferência de Aarhus definiu os critérios para a redução na emissão dos gases causadores do efeito estufa.
d. A Conferência de Estocolmo serviu para inserir no plano internacional a dimensão ambiental como condicionadora e limitadora do modelo tradicional econômico e dos recursos naturais do planeta, também deixando claro que as questões ambientais não devem estar limitadas a poluição ou desmatamento, mas abrangem o universo dos direitos humanos.
e. A Conferência no Rio de Janeiro, conhecida como Rio +20 representou ponto de inflexão na discussão internacional do desenvolvimento sustentável, criando a Agenda 21.
Feedback
A resposta correta é: A Conferência de Estocolmo serviu para inserir no plano internacional a dimensão ambiental como condicionadora e limitadora do modelo tradicional econômico e dos recursos naturais do planeta, também deixando claro que as questões ambientais não devem estar limitadas a poluição ou desmatamento, mas abrangem o universo dos direitos humanos..
Questão 10
Texto da questão
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituída pela ONU em 1985, foi constituída por representantes de dez países em desenvolvimento e dez países desenvolvidos. Tal comissão, após três anos de intensos trabalhos, publicou um relatório que ficou conhecido como Relatório de Brundtland e que apontou os principais problemas ambientais, classificando-os em três grandes temas, a saber:
Escolha uma:
a. Poluição ambiental, diminuição dos recursos naturais e problemas de natureza social.
b. Desmatamento, efeito estufa e catástrofes naturais.
c. Aquecimento global, desmatamento e enchentes.
d. Desenvolvimento sustentável, industrialização e novas tecnologias.
e. Efeito estufa, descarte de lixo nuclear e desmatamento.
Feedback
A resposta correta é: Poluição ambiental, diminuição dos recursos naturais e problemas de natureza social..
Questão 1
Texto da questão
A

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.