Buscar

POS SSO I - JEAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Data: 03 / 08 / 2019	
Página 1 de 4 (Rev.1-072019)
POS 19 Exercício – VGL – CERT - PMAC - Safety
Disciplina: Sistema de Segurança Operacional – PGN 1015 – Ref. 2019.1 – Turma 0001
 Pos Graduação Estácio – Curso 2040
Página 
2 
de 
4
 (
Rev.1-072019)
POS 19 Exercício – VGL – CERT - PMAC - Safety
Disciplina: Sistema de Segurança Operacional – PGN 1015 – Ref. 2019.1 – Turma 0001 Pos Graduação Estácio – Curso 2040
Nome: JEAN DE NATIVIDADE FIGUEIREDO
EXERCÍCIO
Com base em referências bibliográficas no material didático da aula, incluindo o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) 21, 119 e 121, Instrução Suplementar (IS) 119-001F e Advisory Circular (AC) 120-16G, responda às questões abaixo.
Para as questões de múltipla selecione com um “X” a(s) alternativa(s) correta(s)
Tendo em vista o Anexo 19 da OACI, os elementos críticos para um Sistema de Vigilância da Segurança Operacional de um Estado contratante da Convenção de Chicago de 1944 (Aviação Civil) incluem:
( )	Oficina de manutenção de empresas aéreas, centros de treinamento de aviação civil, legislação primária de aviação civil, regulamentação de aviação civil.
( )	Oficina de manutenção de empresas aéreas, centros de treinamento de aviação civil, legislação primária de aviação civil, Inspetores da Autoridade de Aviação Civil.
( )	Oficina de manutenção de empresas aéreas, centros de treinamento de aviação civil, legislação primária de aviação civil, Pilotos e mecânicos.
(X) Legislação primária de aviação civil, regulamentação de aviação civil, obrigações de certificação e obrigações de supervisão.
Tendo em vista requisitos do RBAC 21 (subparte G), cite resumidamente o que objetiva garantir um sistema de qualidade de um detentor de certificado de organização de produção de produto aeronáutico, quanto ao projeto e operação do produto?
Resp.:
O SISTEMA DE QUALIDADE TEM COMO OBJETIVO A GARANTIA DE QUECADA UM DOS PRODUTOS ESTEJA DE ACORDO COM O SEU PROJETO APROVADO E DENTRO DA CONDIÇÃO DE OPERAÇÃO SEGURA.
Tendo em vista requisitos do RBAC 21 (subparte H), cite condições para uma aeronave ser considerada aeronavegável?
Resp.:
A AERONAVE ESTAR EM CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO SEGURA E DENTRO DAS CONFORMIDADES DO SEU PROJETO APROVADO.
	Após aprovação do projeto e a fabricação da aeronave conforme tal projeto, cite um certificado da aeronave, requerido para o início das operações comerciais regulares da aeronave, segundo o RBAC 121?
Resp.:
O CERTIFICADO DE TIPO.
Tendo em vista requisitos do RBAC 21, cite dois tipos de certificado de aeronavegabilidade para aeronaves civis no Registro Aeronáutico Brasileiro.
Resp.:
PODEMOS CITAR OS CERTIFICADOS DE AERONAVEGGABILIDADE PADRÃO E AERONAVEGABILIDADE ESPECIAL.
	Após a entrada em operação comercial segundo o RBAC 121, uma empresa de transporte aéreo deseja instalar grande modificação consistindo de porta blindada entre a cabine de comando e a de passageiros, para operações comerciais. Considere que tal modificação não esteja coberta na documentação aprovada do fabricante da aeronave. Que tipo de certificado será requerido para tal modificação, considerando a subparte E do RBAC 21?
Resp.:
SERÁ REQUERIDO O CERTIFICADO SUPLEMENTAR DE TIPO.
Marque a alternativa que completa corretamente o texto a seguir: “Conforme o artigo 196 do Código Brasileiro de Aeronáutica toda pessoa jurídica que explorar serviços aéreos deve dispor de adequados (as) 	devidamente homologadas(os) pela autoridade aeronáutica.”
(	)	Centro de treinamento e oficina de manutenção, próprios.
(	)	Simuladores próprios.
(	)	Estruturas técnicas de despacho de voo contratadas.
E. ( X )	Estruturas técnicas de manutenção e de operação, próprias ou contratadas
	Com base na IS 119-001F, um processo de certificação de empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, tem como fases
( ) Contato Telefônico, Remessa de Pedido via e-mail, Importação de Aeronaves, Relatório de Voo até a primeira escala, envio de Cópia do Rascunho das Especificações Operativas (EO)
( ) Contato Telefônico, Reunião de Orientação Prévia (ROP), Importação de Aeronaves, Relatório de Voo até a primeira escala, envio de Cópia do Rascunho das Especificações Operativas (EO)
( X ) Solicitação Prévia, Solicitação Formal, Avaliação de Documentos, Demonstrações e Inspeções e Certificação
( ) Contato Telefônico, Solicitação Formal, Relatório de Voo até a primeira escala, Demonstrações e Inspeções e Certificação
Em um processo de certificação de empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, cite a primeira fase em que deverão ser apresentados pela empresa requerente do Certificado de Operador Aéreo (COA) dados de pessoal de direção (exemplo: gestor responsável, diretor de operações, diretor de manutenção, diretor de segurança operacional) referentes a cadastro, junto ao órgão regulador pertinente (referência IS 119- 001F).
Resp.:
DE ACORDO COM A FOP 104 – FASE 2, SOLICITAÇÃO FORMAL.
	Em um processo de certificação de empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, cite em que fase deverá ser apresentada uma proposta cronograma de eventos de certificação, pela empresa requerente do COA, junto ao órgão regulador pertinente (referência IS 119-001F).
Resp.:
FASE 1, SOLICITAÇÃO PRÉVIA, SENDO DURANTE A REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO PRÉVIA.
Em um processo de certificação de empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, cite em que fase deverá ser apresentado ao órgão regulador pertinente, pela empresa requerente do COA, um cronograma de eventos de certificação (FOP 103), com datas acordadas em Reunião de Orientação Prévia (ROP), entre a empresa requerente e a equipe de certificação (referência IS 119-001F).
Resp.:
FASE 2, SOLICITAÇÃO FORMAL.
Uma empresa requerente de um COA pretende importar grandes aeronaves turbo jato de fabricação estrangeira. Em um processo de certificação dessa empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, cite, considerando material de orientação na IS 119-001F, em que fase deverão ser apresentadas ao órgão regulador pertinente, pela empresa requerente do COA, cópias de documentos de comprovação de compra, leasing, contratos e cartas de intenção aplicáveis.
Resp.:
FASE 2, SOLICITAÇÃO FORMAL.
Uma empresa requerente de um COA pretende importar grandes aeronaves turbo jato de fabricação estrangeira para realizar operações regulares de transporte aéreo. Em um processo de certificação dessa empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, cite em que fase deverá(ão) ser apresentado(s) o(s) programa(s) de manutenção de tais aeronaves ao órgão regulador pertinente, pela empresa requerente do COA (referência à IS 119-001F).
Resp.:
NO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO - FASE 2, SOLICITAÇÃO FORMAL.
Em um processo de certificação da empresa de transporte aéreaoreferida no item acima, segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121, cite em que fase deverão ser apresentadas por essa empresa requerente do COA, ao órgão regulador pertinente, análises das pistas dos aeródromos para os quais a operação esteja sendo planejada (referência à IS 119-001F).
Resp.:
ANÁLISE NO MANUAL DE OPERAÇÕES DA AERONAVE – FASE 2, SOLICITAÇÃO FORMAL.
Considere a fase 5 de certificação de um processo de certificação de empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 119, para operações no RBAC 121 com grandes aeronaves turbo jato de projeto brasileiro. Cite dois documentos emitidos / aprovados pelo órgão regulador pertinente, para a empresa requerente do COA; relativos a autorizações, aprovações, limitações (referência IS 119-001F).
Resp.:
COA – CERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO, APÓS PASSADAS AS 4 FASES ANTERIORES, E EO – ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS.
Uma empresa de transporte aéreo brasileira que opere frota de aeronaves turbo jato, com capacidade de mais de trinta assentos para passageiros, dispõe em sua estrutura técnicade setor com a função de controle técnico de cumprimento de cheques de manutenção pesada, revisões de componentes e trocas de partes, dentro de prazos / limites no programa de manutenção aprovado do operador aéreo. Cite três exemplos de registros requeridos, com base em requisitos de sistema de registros de manutenção aplicáveis de RBAC.
Resp.:
SITUAÇÃO ATUAL DE PARTES COM LIMITAÇÃO DE VIDA DE CADA CÉLULA, MOTOR, HÉLICE E EQUIPAMENTOS NORMAIS E DE EMERGÊNCIAS; E LISTA ATUALIZADA DE CADA GRANDE MODIFICAÇÃO REALIZADA NAS PARTESANTES MENCIONADAS; E TEMPO TOTAL DE SERVIÇO DA CÉLULA.
Quando uma empresa de transporte aéreo no RBAC 121, detentora de um COA segundo o RBAC 119, que não dispõe de hangar ou manutenção própria contrata uma oficina certificada pela ANAC para realizar um cheque A em sua aeronave, após a execução deste cheque A pela oficina, quem será o responsável primário pela aeronavegabilidade da aeronave, a oficina ou a empresa aérea?
Resp.:
POS 19 Exercício – VGL – CERT - PMAC - Safety
Disciplina: Sistema de Segurança Operacional – PGN 1015 – Ref. 2019.1 – Turma 0001 Pos Graduação Estácio – Curso 2040
Página 
4 
de 
4
 (
Rev.1-072019)
POS 19 Exercício – VGL – CERT - PMAC - Safety
Disciplina: Sistema de Segurança Operacional – PGN 1015 – Ref. 20
19.1 – Turma 0001 Pos Graduação Estácio – Curso 2040
Página 
3 
de 
4
 (
Rev.1-072019)
CADA DENTOR DE CERTIFICADO, COMO CONSTA NO ITEM 121.363
No exemplo anterior, considere que um motor revisado em oficina estrangeira, certificada pela ANAC com base no RBAC 145, foi instalado pela oficina brasileira contratada pela empresa de transporte aéreo, durante o serviço de cheque A na aeronave. Neste caso, quem seria o responsável primário pela aeronavegabilidade da aeronave ao final do serviço, com o motor instalado, revisado no exterior?
Resp.:
CONTINUA SENDO O DETENTOR DO CERTIFICADO.
Cite três níveis funcionais que poderão ser encontrados em uma organização de manutenção de uma empresa de transporte aéreo, que opere frota de aeronaves turbo jato, com capacidade de mais de trinta assentos para passageiros; e disponha de hangares e oficinas próprias (considere em termos de nível operacional, tático e estratégico, no que se refere a pessoal técnico e de gestão da manutenção).
Resp.:
ESTRATÉGICO: DIRETOR DE MANUTENÇÃO / TÁTICO : SUPERVISOR /OPERACIONAL : MECÂNICO
Mencione duas posições específicas de gerenciamento, requeridas por regulamento (RBAC 119), na organização de manutenção de uma empresa aérea operando segundo o RBAC 121.
Resp.:
DIRETOR DE MANUTENÇÃO E INSPETOR CHEFE.
Descreva sucintamente duas razões para implementar um sistema de registros de manutenção na organização de manutenção de empresa de transporte aéreo operando segundo o RBAC 121, considerando sua importância para o gerenciamento da manutenção.
Resp.:
TENDO EM VISTA TODOS OS TRABALHOS FEITOS NA AERONAVE,A SUA PRESERVAÇÃO; E O ATENDIMENTO EM TODOS OS NIVEIS DESEJADOS DE CONSERVAÇÃO DE AERONAVEGABILIDADE.
	Em relação ao elemento “Manutenção programada” de uma empresa de transporte aéreo sob o RBAC 121, descreva resumidamente informações mínimas compondo instruções para essa manutenção, em termos de “O QUE, COMO e QUANDO”.
Resp.:
O QUE – AQUILO QUE VOCÊ IRÁ MANTER; – CARACTERÍSTICAS / MODO DA MANUTENÇÃO A SER EXECUTADA; 3 – MOMENTO DE REALIZAÇÃO, HORÁRIO ACEITÁVEL (PARÂMETRO).
Em organização de manutenção de uma empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 121, sendo requerida a separação da função envolvendo inspeções obrigatórias (Itens de Inspeção Obrigatória – IIO) de outras funções de manutenção, conceitue em termos gerais tarefas de manutenção desse tipo (IIO), considerando sua correlação com a segurança operacional.
Resp.:
DE ACORDO COM O RBAC 121 – ITENS DE MANUTENÇÃO OU MODIFICAÇÕES QUE EXIGEM INSPEÇÕES OBRIGATÓRIAS, INCLUINDO PELO MENOSAQUELES QUE PODERIAM RESULTAR EM FALHAS, FUNCIONAMENTO INADEQUADO E DEFEITOS, SE NÃO FOREM DEVIDAMENTE FEITOS OU SEM MATERIAL PROPÍCIO.
Cite dois aspectos que poderão ser considerados por uma empresa de transporte aéreo segundo o RBAC 121 para utilização de uma oficina fornecedora de serviços de manutenção, quanto à determinação de que a oficina candidata cumpre com os requisitos aplicáveis.
Resp.:
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS O SERVIÇO CONTRATADO E PESSOAL DEVIDAMENTE QUALIFICADO DE ACORDO COM OS REQUISITOS DO CONTRATADOR (EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO).
Em organização de manutenção de uma empresa aérea segundo o RBAC 121, cite um sistema requerido, com objetivos de medir e aperfeiçoar continuamente a execução e eficácia do programa de manutenção de aeronaves da empresa.
Resp.:
SISTEMA DE ANÁLISE E VIGILANCIA CONTÍNUA

Outros materiais