Buscar

AD2-História e Turismo-Lorena de Andrade_ Turismo2019 1-MACAÉ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: História e Turismo
Aluno (a): Lorena de Andrade - Matrícula: 19116100053
2ª Avaliação a Distância de História e Turismo (AD2) 2019.1
Tema: as cidades históricas brasileiras e seu aproveitamento turístico
A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro foi descoberta em 1503, por Américo Vespúcio explorador e comerciante Italiano, que viu interesses econômicos da época na cidade, que até então era povoada por índios chamados Tamoios, nome este que hoje é utilizado como nome da região do segundo distrito de Cabo Frio. 
Após a guerra entre portugueses aliados a índios catequisados por domínio de território, onde os portugueses ganharam e a região de Cabo Frio continuou em domínio português por um tempo, porém em seguida foi dominada por holandeses, franceses e ingleses, tendo em vista a volta dos portugueses para a cidade do Rio de Janeiro.
Entre outros acontecimentos, destaca-se a concessão do primeiro Governo de Cabo Frio, ocupado por Estevão Gomes, um fazendeiro e comerciante de escravos, que foi escolhido para ocupar o cargo por ser considerado capaz e corajoso, para povoar o território de Cabo Frio Gomes fez uso da norma portuguesa de distribuição de terra na época que era chamada de sesmaria, oque estimulou a formação da cidade. 
A grande importância de tais acontecimentos históricos, nota-se nas evoluções ocasionadas pelos mesmos, pois foram através deles que a cidade de Cabo Frio se tornou a cidade que conhecemos nos dias de hoje, composta por vida política, administrativa e consequentemente social, que se seu após a criação da Câmara Municipal na época do governo de Estevão Gomes.
Atualmente, a cidade de Cabo Frio tornou-se de grande fomento turístico, pois a mesma conta com atrativos turísticos voltados principalmente as belezas naturais da localidade, como suas lindas praias de areia fina e extremamente brancas. O clima predominantemente tropical da cidade estimula ainda mais o turismo no local, que se desenvolve através de centros turísticos compostos por hotéis, pousadas e restaurantes.
Os patrimônios históricos e culturais existem, mas são pouco valorizados turisticamente, por mais que algumas medidas estejam sendo tomadas quanto a isso. Como a criação do projeto de reativação das Barcas do canal do Itajuru (um os principais bairros do Centro de Cabo Frio), disponibilizando um passeio histórico náutico pela cidade no valor de vinte reais e criação de discussões referentes a história de Cabo Frio, como houve no dia 19 de Abril de 2019 o evento No Trono do Pajé, uma roda de conversa sobre histórias indígenas de Cabo Frio que ocorreu no morro da guia um considerado e visitado ponto turístico histórico, como o Forte São Mateus entre outros.

Continue navegando