Buscar

simulado av1 penal II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804360052)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	José, João e Mario praticam um determinado delito. Contudo, José, um dos concorrentes, queria participar de delito menos grave daquele cometido pelos agentes. Neste caso, para José, será aplicada a pena do crime :
		
	
	mais grave em qualquer hipótese
	 
	menos grave, que será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave
	
	mais grave diminuída de 1/6 a 1/3
	
	menos grave, aumentada de 1/6 a 2/3, independentemente da previsibilidade do resultado mais grave
	
	menos grave, em qualquer hipótese, sem nenhuma majoração ou redução
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804359958)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A pena é a consequência jurídico-penal da prática de uma infração penal por pessoa imputável, imposta através de sentença judicial condenatória e consistente em uma restrição estatal a um direito do infrator (liberdade de locomoção, patrimônio etc.). Diversas teorias (retributivas, preventivas e unificadoras) buscam fundamentar a aplicação da pena. Sobre a pena criminal, é correto afirmar: I ¿ É com base na teoria da prevenção geral negativa que o legislador aumenta as penas cominadas aos delitos na crença de conter a criminalidade com a maior punição às condutas tipificadas no Código Penal e/ou em leis penais extravagantes. II ¿ Segundo a teoria retributiva, a ideia de retribuição se confunde com a expiação, pois ambas trazem um significado moral, ou seja, a pena, ao ser aplicada, cumpre o dever de retribuir o mal causado e também de possibilitar que o apenado se reconcilie com seus predicados morais através da reflexão durante o tempo de cumprimento da pena, libertando-se das angústias determinadas pela atividade delitiva. III ¿ A ideia de pena como prevenção especial funda-se na necessidade de reeducação do criminoso, para sua reinserção social (ressocialização), ou de torná-lo um ser não perigoso, podendo essa tese pode ser sintetizada em três palavras: intimidação, correção e inocuização. Está correto somente o que se afirma em:
		
	 
	Assertivas I e II.
	
	Assertiva II e III.
	
	Assertiva III.
	
	Assertiva I
	 
	Assertivas I e III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804359355)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as seguintes afirmações: I. É com base na teoria da prevenção geral negativa que o legislador aumenta penas na crença de conter a criminalidade com a ajuda do Código Penal. II. Além de atribuir à pena privativa de liberdade a inalcançável finalidade reeducadora, atrás das ideias utilitárias da prevenção especial sempre há uma confusão entre direito e moral e entre crime e pecado. III. A teoria retributiva parte da ideia da compensação da culpa, do pressuposto de que a justa retribuição ao fato cometido se dá através da individualização e diferenciação da pena. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
		
	
	II.
	
	I.
	
	III.
	
	II e III.
	 
	I e II.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804359397)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta.
		
	
	Não há alternativa correta acima
	
	Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos.
	
	As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento.
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
	
	As medidas de segurança têm finalidade essencialmente retributiva.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804359926)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação à coautoria e autoria, a doutrina costuma citar as seguintes espécies: a coautoria alternativa, a coautoria sucessiva, a autoria colateral e a autoria incerta. Com relação ao tema, é correto afirmar que:
		
	
	A autoria incerta (ou autoria com resultado incerto) se dá quando, na autoria colateral, não se descobre quem produziu o resultado ofensivo ao bem jurídico. Como exemplo, tem-se o caso em que vários policiais disparam suas armas contra vítima comum e a perícia não consegue determinar quem, efetivamente, foi o autor do disparo letal. Em casos que tais, diante da impossibilidade de se descobrir o autor do disparo letal, todos devem responder por homicídio consumado.
	
	Autoria colateral ocorre quando duas ou mais pessoas combinam entre si um resultado criminoso e todas se postam em condições de alcançá-lo, embora, de fato, apenas uma delas, ou um grupo limitado delas, irá realizá-lo. Se o crime se consumar, todos respondem solidariamente pelo resultado consumado.
	
	Coautoria sucessiva acontece quando o coautor, ou um dos coautores, ingressa no delito depois que ele já se iniciou. Nesse caso, em face do liame posterior, o coautor sucessivo irá responder tanto pelos resultados criminosos ocorridos antes quanto pelos resultados ocorridos depois de seu ingresso no evento.
	 
	Coautoria alternativa ocorre quando duas ou mais pessoas combinam entre si um resultado criminoso e todas se postam em condições de alcançá-lo, embora, de fato, apenas uma delas, ou um grupo limitado delas, irá realizá-lo.
	
	Nos casos em que a autoria incerta se deu em crime culposo, como, por exemplo, das duas pessoas que autonomamente começaram a rolar pedras do alto de uma colina, culminando com a morte de um transeunte, que foi atingido por uma delas, não se descobrindo qual exatamente atingiu a vítima a solução penal é punir os dois pela tentativa de homicídio.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804359557)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Procurador do Estado/CE ¿ CESPE/UNB ¿ 2008) Com relação ao concurso de pessoas, assinale a opção correta:
		
	
	d) As elementares objetivas sempre se comunicam, ainda que o partícipe não tenha conhecimento delas.
	
	c) As circunstâncias subjetivas nunca se comunicam.
	
	e) As elementares subjetivas nunca se comunicam.
	
	b) As circunstâncias objetivas se comunicam, mesmo quando o partícipe não tiver conhecimento delas.
	 
	a) As circunstâncias objetivas se comunicam, desde que o partícipe tenha conhecimento delas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804359703)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A nossa CF/88 objetivando proteger os direitos de todos, direitos humanos: proibiu a cominação de penas: art. 5º, XLVII, dizendo que não haverá penas: a)- de morte, salvo no caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b)- de caráter perpétuo; c)- de trabalhos forçados; d)- de banimento; e)- cruéis Estamos nos referenciando ao :
		
	
	Princípio da proporcionalidade
	 
	Princípio da limitação das penas
	
	princípio da Legalidade
	
	Principio da responsabilidade pessoal
	 
	princípio da dignidade humana
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201804359102)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta: Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos. : (Exame OAB/CESPE ?UNB 2009.1)
		
	
	As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento.
	
	não prescreveu, pois deve ser computada a pena máxima prevista no tipo penal - 10 anos, independentemente da pena concreta aplicada, vindo o crime a prescrever somente após 16 anos.
	
	As medidas de segurança têm finalidade essencialmente retributiva.
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certoque, a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
	
	Antônio cometeu crime hediondo, de forma que só poderá progredir de regime de pena privativa de liberdade após o cumprimento de dois quintos da pena, caso atendidos os demais requisitos legais.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804359755)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quando o partícipe instiga outrem a praticar um crime de homicídio, mas durante a execução do ataque tenta impedir que o resultado se produza, mas não consegue, pode-se dizer que, consequentemente:
		
	
	É reconhecível o arrependimento eficaz.
	
	É reconhecível a desistência voluntária.
	
	É reconhecível a co-autoria.
	 
	É reconhecível a participação de menor importância.
	
	É reconhecível o arrependimento posterior.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804359565)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tomando-se em conta a doutrina brasileira majoritária, em matéria de concurso de pessoas, no tocante a punição da da conduta acessória, é correto afirmar que:
		
	
	a punição do partícipe se orienta pela acessoriedade mínima.
	 
	a punição do partícipe se orienta pela acessoriedade limitada ou média.
	
	a punição do partícipe se orienta pela ultra-acessoriedade.
	
	a punição do partícipe se orienta pela hiperacessoriedade.
	
	a punição do partícipe se orienta pela acessoriedade máxima.

Continue navegando