Buscar

Simulado AV1 - Penal II

Prévia do material em texto

Simulado AV1 – Direito Penal II
	Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O sistema de EXASPERAÇÃO DE PENAS é aplicado tipicamente:
		
	
	ao concurso formal impróprio de delitos. 
	
	ao concurso material ou formal de delitos, a critério do magistrado. 
	
	ao concurso formal impróprio de delitos e na continuidade delitiva.
	
	ao concurso material de delitos.
	 
	ao concurso formal próprio de delitos.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
		
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Procurador do Estado/CE ¿ CESPE/UNB ¿ 2008) Com relação ao concurso de pessoas, assinale a opção correta:
		
	 
	a) As circunstâncias objetivas se comunicam, desde que o partícipe tenha conhecimento delas.
	
	d) As elementares objetivas sempre se comunicam, ainda que o partícipe não tenha conhecimento delas.
	
	e) As elementares subjetivas nunca se comunicam.
	
	c) As circunstâncias subjetivas nunca se comunicam.
	
	b) As circunstâncias objetivas se comunicam, mesmo quando o partícipe não tiver conhecimento delas.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Nos chamados crimes monossubjetivos:
		
	
	o concurso de pessoas só ocorre no caso de autoria mediata.
	
	há concurso de pessoas apenas na forma de participação.
	
	o concurso de pessoas é necessário.
	 
	o concurso de pessoas é eventual.
	
	não há concurso de pessoas.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	No concurso de pessoas:
		
	
	a infração penal não precisa ser igual, objetiva e subjetivamente, para todos os concorrentes.
	
	há autoria colateral quando os concorrentes se comportam para o mesmo fim, conhecendo a conduta alheia.
	
	dispensável a adesão subjetiva à vontade do outro.
	 
	é necessário que cada concorrente tenha consciência de contribuir para a atividade delituosa de outrem, dispensada a prévia combinação entre eles.
	
	os concorrentes devem necessariamente realizar o fato típico.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Em relação à coautoria e autoria, a doutrina costuma citar as seguintes espécies: a coautoria alternativa, a coautoria sucessiva, a autoria colateral e a autoria incerta. Com relação ao tema, é correto afirmar que:
		
	 
	Coautoria alternativa ocorre quando duas ou mais pessoas combinam entre si um resultado criminoso e todas se postam em condições de alcançá-lo, embora, de fato, apenas uma delas, ou um grupo limitado delas, irá realizá-lo.
	
	Nos casos em que a autoria incerta se deu em crime culposo, como, por exemplo, das duas pessoas que autonomamente começaram a rolar pedras do alto de uma colina, culminando com a morte de um transeunte, que foi atingido por uma delas, não se descobrindo qual exatamente atingiu a vítima a solução penal é punir os dois pela tentativa de homicídio.
	
	A autoria incerta (ou autoria com resultado incerto) se dá quando, na autoria colateral, não se descobre quem produziu o resultado ofensivo ao bem jurídico. Como exemplo, tem-se o caso em que vários policiais disparam suas armas contra vítima comum e a perícia não consegue determinar quem, efetivamente, foi o autor do disparo letal. Em casos que tais, diante da impossibilidade de se descobrir o autor do disparo letal, todos devem responder por homicídio consumado.
	
	Autoria colateral ocorre quando duas ou mais pessoas combinam entre si um resultado criminoso e todas se postam em condições de alcançá-lo, embora, de fato, apenas uma delas, ou um grupo limitado delas, irá realizá-lo. Se o crime se consumar, todos respondem solidariamente pelo resultado consumado.
	
	Coautoria sucessiva acontece quando o coautor, ou um dos coautores, ingressa no delito depois que ele já se iniciou. Nesse caso, em face do liame posterior, o coautor sucessivo irá responder tanto pelos resultados criminosos ocorridos antes quanto pelos resultados ocorridos depois de seu ingresso no evento.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(FCC - Defensor Público - DPE-BA/2016) ¿Ao nível teórico, a ideia de uma sanção jurídica é incompatível com a criação de um mero obstáculo mecânico ou físico, porque este não motiva o comportamento, mas apenas o impede, o que fere o conceito de pessoa (...) por isso, a mera neutralização física está fora do conceito de direito, pelo menos no nosso atual horizonte cultural. (...) A defesa social é comum a todos os discursos legitimantes, mas se expressa mais cruamente nessa perspectiva, porque tem a peculiaridade de expô-la de modo mais grosseiro, ainda que também mais coerente (...).¿ (ZAFFARONI, Eugenio Raúl; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro I. Rio de Janeiro: Revan, 2003) A teoria da pena criticada na passagem acima é:
		
	
	prevenção geral intimidatória.
	 
	prevenção especial negativa.
	
	agnóstica.
	
	retributiva.
	
	prevenção especial ressocializadora.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Considere as seguintes afirmações: I. É com base na teoria da prevenção geral negativa que o legislador aumenta penas na crença de conter a criminalidade com a ajuda do Código Penal. II. Além de atribuir à pena privativa de liberdade a inalcançável finalidade reeducadora, atrás das ideias utilitárias da prevenção especial sempre há uma confusão entre direito e moral e entre crime e pecado. III. A teoria retributiva parte da ideia da compensação da culpa, do pressuposto de que a justa retribuição ao fato cometido se dá através da individualização e diferenciação da pena. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
		
	
	III.
	
	II.
	
	I.
	 
	I e II.
	
	II e III.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa: I - Há unanimidade em reconhecer a autoria mediata quando o agente se utiliza de interposta pessoa que não é imputável, como por exemplo, quando o autor se vale de um menor de 18 anos de idade. II - Há autoria mediata quando o agente se utiliza de interposta pessoa que atua em erro, seja ele vencível ou invencível, deixando em ambos os casos a interposta pessoa de responder pelo fato. III - Não existe a possibilidade de autoria mediata nos delitos de mão própria e nos crimes próprios. IV - Não se pode falar em autoria mediata em crimes imprudentes, ante a ausência de uma ação direcionada para um resultado. Ou seja, não há como conduzir, deliberadamente, um terceiro a obtenção de um resultado que não é pretendido pelo autor mediato.
		
	
	Apenas as assertivasII, III e IV estão corretas;
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
	 
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	 
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas;
	
	Todas as assertivas estão corretas;
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Delegado SP-2008. Nâo configura requisito para a existência do concurso de agentes:
		
	
	a relevância causal de cada conduta.
	
	o vínculo subjetivo.
	
	a pluralidade de condutas.
	 
	o acordo prévio entre os agentes.
	
	a infração única para todos os concorrentes.

Continue navegando