Buscar

prova flex etica docx II

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Adriana Silva de Oliveira (502968)
	
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:444253) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10357898
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura ocidental resultou da articulação entre dois sistemas de pensamento: a cultura grega e a cultura judaico-cristã. Ambas foram fundamentais para a elaboração da ideia de política no período medieval, influenciada, sobretudo, pelo cristianismo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria política cristã baseia-se na teocracia, ou seja, o poder divino conduzia as leis, uma vez que os hebreus receberam o livro das leis do próprio Deus.
(    ) O formato político dos cristãos consolidou-se apenas no Império Romano, pois este foi o único que possuiu o cristianismo como religião oficial.
(    ) Uma das influências da política cristã foi o formato pensado por Platão, baseado na ideia de uma comunidade hierárquica governada por filósofos.
(    ) A ideia de Direito Natural constituiu uma das bases da política pensada pelo cristianismo, uma vez que a hierarquia social seria definida pela ordem divina.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
	 b)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 c)
	Na democracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de forma direta ou por meio de seus representantes, ou seja, o povo não participa.
	 d)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	3.
	O sentido inicial do termo ética está ligado ao termo reflexão e questionamento sobre a realidade em que estamos inseridos. A ética nos tempos atuais ou ética contemporânea tem essa característica básica de questionar todas as dimensões da sociedade. Os problemas atuais presentes e comprometedores da civilização em que vivemos sugerem a necessidade de questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. Esta é a maneira de pensar da perspectiva ética contemporânea. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crítica à razão.
II- O fim da história.
III- O fim da política.
IV- Efemeridade e liquidez.
(     ) A decepção com relação às promessas modernas em torno de ideais societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
(    ) A racionalização do mundo modificou-se em razão instrumental, diferente da razão, que se destacou com os gregos por estabelecer uma relação objetiva com o mundo.
(    ) Foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos corpos que compõem o povo, a nação.
(    ) Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	I - IV - III - II.
	4.
	Nicolau Maquiavel, escritor e filósofo, foi um dos pensadores que construíram as bases sobre o pensamento da modernidade, em especial sobre as virtudes éticas e a consciência moral dos governantes. Maquiavel ficou conhecido como o "pai da ciência política" com sua obra intitulada "O Príncipe". Acerca destas reflexões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Maquiavel, a lógica política deve ser absorvida pelo governante também para sua vida íntima, não apenas pública.
(    ) Segundo o pensamento maquiavélico, os valores políticos devem ser medidos pela eficácia com a consciência individual do governante.
(    ) O falso moralismo encontrado na política é que confere eficácia ao governante, ele não gera fracasso, segundo Maquiavel.
(    ) Maquiavel separou política e religião, e, assim, sofreu críticas veementes de toda a Igreja Católica da época.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	A palavra ética surge do grego ?ethos?, que significa hábitos, costumes, condutas, enquanto que a palavra moral surge do latim ?moralis? que também significa hábitos, costumes, condutas. Em outras palavras, a ética e a moral podem ser definidas como:
	 a)
	Liberdade de escolha simples em que todo indivíduo precisa optar por uma postura acrítica entre o que é certo e o que é errado.
	 b)
	Um acordo de caráter obrigatório, estabelecido entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser.
	 c)
	Um conjunto de costumes de uma determinada sociedade e que são considerados valores e obrigações a serem seguidos pelos seus membros.
	 d)
	Uma obrigação de cumprir com um compromisso assumido ou de agir de acordo com os princípios pré-estabelecidos.
	6.
	O conceito de modernidade foi moldado a partir das revoluções: industrial, cultural e científica. O renascimento cultural do século XIV, a Reforma Protestante, as grandes navegações e o processo de colonização na América, Ásia e África foram contextos históricos que ajudaram a formar o pensamento da modernidade. A modernidade traz consigo processos de pensar baseados em questionamentos sobre a forma de ser e estar do ser humano no mundo. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A supremacia da técnica.
II- A morte do Homem.
III- A sobrevivência planetária.
(    ) A racionalidade técnica domina e relaciona o homem com a técnica, com predomínio da razão instrumental na contemporaneidade.
(    ) Precisa ser garantida em virtude de sinais enviados pelo planeta, para que se mantenham as possibilidades de vida nesta esfera.
(    ) O homem passa a ser compreendido como condicionado por instituições sociais e estruturas que o moldam, em detrimento de sua consciência de sujeito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	Alguém poderia dizer que a ética cristã é um dos pensamentos mais influentes na história da humanidade, pois abrange dimensões, desde a prática cotidiana das relações pessoais até a relação do ser humano com questões metafísicas da espiritualidade e da existência. O altruísmo é uma das máximas do cristianismo, ou seja, é fazer ao próximo o que se gostaria que fizesse com você. Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir:
I- O altruísmo é baseado na solidariedade, cujas virtudes estão contempladas no bem comum, que é o fim em si mesmo.
II- O altruísmo pode ser uma prática do cotidiano, é um sentimento a ser praticado, e não apenas uma ação de instituições de caridade. 
III- Pensar em seus interesses próprios demonstra interesses altruístas, pois é uma prática alinhada à solidariedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	8.
	A Grécia antiga foi um ícone do surgimento da democracia, mesmo que, em sua história, a realização dela tenha sido fragmentada e reducionista a ponto de excluir das decisões públicas as mulheres e jovens atenienses. Na democracia contemporânea, o povo determina suas relações de poder sobre os demais integrantes da sociedade. Sobre as formas de democracia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na democracia indireta, resolvem-se apenas questões de interesse das políticas sociais, e não políticas de um modo geral.
	 b)
	Na democracia direta, o povo decide diretamente, por meio de referendos e plebiscitos, as questões políticas de sua localidade.
	 c)
	A democracia indireta é aquela na qual o povo participa diretamente por meio do voto na escolha de seus representantes.
	 d)
	A democracia direta permite ao povo escolher seus representantes para que estes votem posteriormente em seus interesses.
	9.
	A ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Temos assim uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Rousseau indica que o homem nasce bondoso, pois sua consciência moral e a noção de dever são a manifestação divina no indivíduo. A sociedade corrompe o homem e o dever nos auxilia a retornar à posição inicial, aceitando a imposição externa.
(    ) Kant teoriza que, por natureza, o homem é desprovido de bondade, e o dever é que o controla e permite que haja uma ordem social. É assim que o ser egoísta, destrutivo, e que cobiça muitos prazeres é controlado.
(    ) A consciência moral e o dever permitem aos humanos conter sua maldade inata e, conforme Rousseau, esta maldade acompanha-os desde o nascimento. O controle moral é exercido pela sociedade, neste caso.
(    ) Para Kant, o homem é bom por natureza, ou seja, nasce bondoso. No entanto, à medida que se desenvolve, a sociedade o torna um ser destrutivo, desordenando a sociedade e corrompendo suas virtudes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - F.
	10.
	Ao propor uma ética que leve em conta instituições como empresas e a necessidade de superar obstáculos, burocracias e erros administrativos, Srour se torna um autor que reflete sobre a moral e define a chamada moral da parcialidade, uma reflexão sobre o relativismo moral da sociedade dos negócios. Assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito de moral da parcialidade:
	 a)
	A moral da parcialidade exige lealdade entre as pessoas internas a uma empresa, enquanto que permite a malícia nas relações com o mundo externo.
	 b)
	Esta moral entende que a falta de caráter das autoridades é geral e deve ser compreendida como inerente à sociedade.
	 c)
	A moral da parcialidade defende que existem erros na sociedade e, portanto, todos devem seguir a lei para mostrar o que é certo.
	 d)
	Esta moral compreende que é apenas a honestidade que faz com que as coisas aconteçam na sociedade, nada mais.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando