Buscar

Testes de conhecimento - Mercado de Capitais

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Qual a Instituição criada em 1945 que realizava as funções do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional antes do advento da Lei de Reforma Bancária e da Lei de Mercado de Capitais?
		
	
	Banco do Brasil
	 
	Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC).
	
	Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
	 
	Corretora de Fundos.
	
	Bancos de Investimento
	
Explicação:
De acordo com o que pede o comando da questão, objetivamente, a resposta é a SUMOC, Superintendência da Moeda e do Crédito, que estava vinculada institucionalmente ao Banco do Brasil (este fundado em 1808). A SUMOC seria a base para a fundação do Banco Central, em 1964. A Comissão de Valores Mobiliários foi fundada apenas em 1976, no contexto da edição da Lei 6.385/76, voltada para a regulação do mercado de capitais. As opções Corretora de Valores e Bancos de Investimentos não atendem ao enunciado.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A regra de que, nenhum administrador ou controlador de uma companhia pode agir em seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham se encontra pautada no... I. Princípio da Eficiência e Solidez II. Princípio da Proteção aos Investidores e das Companhias III. Princípio do Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses IV. Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses e Proteção às Companhias. Estão corretos:
		
	
	I e II
	
	I e III
	 
	I e IV
	 
	Somente a II.
	
	II e III
	
Explicação:
De acordo com o que é trabalhado no material didático da disciplina, a única opção que atende ao enunciado da questão é a do “ Princípio da Proteção aos Investidores  e das Companhias”, já que nenhum administrador  ou controlador de uma companhia pode agir em seu próprio interesse e sim no interesse da companhia, acionistas e nos que nela trabalham. A proteção do mercado refere-se a impedir que ocorra manipulação de mercado. A solidez busca maior estabilidade institucional. A eficiência visa à divulgação das cotações de valores mobiliários, na diminuição de custos nas aplicações para os investidores e nas informações das melhores formas de aplicação de recursos por parte dos investidores. E quanto à geração de conflitos de interesses, há que se observar a dificuldade em conceituá-los.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O que podemos extrair do estudo dos objetivos das normas regulamentadoras do Mercado de Capitais?
		
	 
	Nenhum Administrador ou Controlador de uma Companhia poderá agir no seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham.
	
	As regras positivadas quanto às práticas abusivas dos controladores das Sociedades Anônimas emissoras de valores mobiliários, não têm eficácia no que se refere às medidas punitivas de suas ações.
	
	Nenhum Administrador ou Controlador de uma Companhia poderá agir no seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham, sempre visando o interesse econômico e o lucro.
	
	Não existem regras de controle às práticas abusivas cometidas pelos administradores e controladores das Companhias emissoras de valores mobiliários.
	
	Que todos os investidores tem sempre que lucrar.
	
Explicação:
O estudo dos objetivos das normas regulamentadoras do mercado de capitais nos conduz como alternativa correta a  resposta:
Nenhum Administrador ou Controlador de uma Companhia poderá agir no seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham.
A correção está no fato de que o melhor desempenho da companhia e, com isso de quem nela trabalha e/ou investe como acionista, é o objetivo do Administrador ou de seu Controlador, e não a busca de interesses próprios. A propósito, quem investiria numa empresa em que não há compromissos com a ética e a transparência nos processos de decisão e de gestão corporativos?
Quanto às demais alternativas:
Existem regras de controle a eventuais abusos em ações e práticas cometidas pelos administradores e controladores de companhias emissoras de valores mobiliários.
Visar ao lucro e a interesses econômicos é algo fundamental, mas nem SEMPRE se pode buscá-los sem que haja limites, decorrentes do respeito a conceitos e valores éticos.
A legislação e a regulação governamental no mercado de capitais (pela Comissão de Valores Mobiliários) preveem sanções a eventuais abusos cometidos por controladores de Sociedades Anônimas. Isso é fundamental para a credibilidade do próprio mercado de capitais.
Os investidores, obviamente, visam à obtenção de lucro, mas há limites éticos à atuação no mercado e na sociedade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Até a promulgação da Lei de Reforma Bancária, os empréstimos ao setor privado eram realizados exclusivamente por determinadas Instituições, denominadas:
		
	 
	Bancos Comerciais.
	
	Bancos de Investimento.
	
	Sociedades de Crédito e Financiamento.
	
	Bancos Múltiplos.
	
	Corretoras de Valores
	
Explicação:
Esta questão tem como resposta possível apenas a alternativa que fala nos bancos comerciais, de acordo com o que se pode ler no material didático do Curso.
Até a promulgação da Lei da Reforma Bancária, os empréstimos ao setor privado eram exclusivamente realizados pelos bancos comerciais.
Os bancos de investimentos têm sua atuação relacionada a operações de underwriting ou subscrição de ações, assim como à administração de fundos de investimentos em ações.
A cargo das sociedades de crédito, financiamento e investimento estão as atividades de financiamento de capital de giro às empresas e de bens duráveis ao consumidor.
Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento.
Corretoras de Valores trabalham com valores e títulos mobiliários, intermediando a negociação de títulos e valores mobiliários entre investidores e tomadores de recursos. Oferecem serviços como plataformas de investimento pela internet (home broker), consultoria financeira, clubes de investimentos, financiamento para compra de ações  e administração e custódia de títulos e valores mobiliários dos clientes. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Você é um investidor em valores mobiliários. Mas você só consegue negociar no recinto da Bolsa de Valores por intermédio de qual Instituição?
		
	
	Distribuidora
	
	Banco Comercial
	
	Sociedade Anônima
	
	Banco Múltiplo.
	 
	Corretora.
	
Explicação:
De acordo com a legislação vigente no país, para negociar em bolsa de valores, é necessária a intermediação de um corretora de valores. Portanto, a única resposta que atende ao enunciado da questão está na opção corretora de valores. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudo da evolução histórica do Mercado de Capitais, podemos afirmar que a sua função econômica essencial é a de:
		
	
	Remunerar os investidores com os dividendos das ações
	
	Remunerar os investidores em Títulos Públicos.
	
	Captação de recursos para as empresas através da emissão de debêntures
	
	Devolver ao investidor os recursos com as devidas correções, em razão da natureza de títulos de crédito de todos os valores mobiliários emitidos pelas companhias.
	 
	Permitir às Empresas, mediante a emissão de seus valores mobiliários, a captação de recursos para o financiamento de seus projetos.
	
Explicação:
O desenvolvimentodo mercado de capitais atende a diversos objetivos, sendo que sua função econômica essencial está relacionada diretamente à captação de recursos para o seu funcionamento, por intermédio da emissão de valores e títulos mobiliários.
Esses títulos remuneram a seus investidores, como por exemplo por meio do pagamento de dividendos das ações. Mas, o pagamento dos dividendos não é sua função econômica essencial.
A emissão de debêntures (e a consequente captação de recursos) faz parte das alternativas disponíveis para as companhias no mercado de capitais, mas não é a sua função primordial ou essencial.
Vale lembrar que os títulos ou valores mobiliários têm natureza distinta daquela dos títulos de crédito.
Já os títulos públicos não fazem parte do mercado de capitais e sim do mercado da dívida pública.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando falamos nas ¿Normas que regulam a conduta dos emissores de valores mobiliários e dos intermediadores financeiros, coibindo as práticas de manipulação do mercado¿ estamos nos referindo a qual Princípio do Mercado de Capitais?
		
	 
	Eficiência
	
	Relatividade dos Contratos
	
	Solidez
	 
	Proteção aos Investidores
	
	Impedimentos de Conflitos de Interesses
	
Explicação:
Considerando o caráter objetivo do enunciado da questão, a única opção correta é a que se refere ao princípio da proteção dos investidores.
No material didático do Curso, a propósito, se pode ler:
Normas que regulam a conduta dos emissores de valores mobiliários e dos intermediadores financeiros, coibindo principalmente as práticas de manipulação do mercado.
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Lei de Reforma Bancária e a Lei do Mercado de Capitais regulamentam o funcionamento e a estrutura do:
		
	
	BACEN
	
	Do Mercado de Câmbio
	 
	Sistema Financeiro Nacional
	
	Das Sociedades Anônimas
	
	Dos bancos
	
Explicação:
Nos anos 1960,  a evolução da economia brasileira criaria demandas por uma devida regulamentação dos mercados financeiros e de capitais. Nesse contexto, foram editadas leis  relativas ao funcionamento e à estrutura do Sistema Financeiro Nacional, quais sejam:
• Lei 4.595/64 - Lei de Reforma Bancária; 
• Lei 4.728/65 - Lei do Mercado de Capitais.
Por isso, a única opção que atende ao enunciado da questão é: Sistema Financeiro Nacional.
	1a Questão
	
	
	
	No estudo dos Princípios norteadores do Mercado de capitais, observamos que o Estado se manifesta em duas vertentes: 1.Não eliminar o Mercado. 2. Não deixá-lo funcionar livremente. Diante desta premissa, responda: Qual a essência destes princípios regulamentadores de nossa disciplina?
		
	
	A necessidade de limitar o acesso às empresas nas práticas de mercado.
	
	Estabelecer um conjunto de regras que limitem os custos e superem os benefícios para as empresas que atuam no mercado, visando sempre o interesse econômico.
	
	Proteção às Sociedades Anônimas.
	
	Proteção ao investidor contra os riscos no Mercado de Ações, pois atualmente as operações com as ações têm que garantir ao acionista a certeza de seu retorno financeiro.
	 
	Determinar as práticas de mercado, sem prejuízo da livre negociação, estabelecendo limitação na escolha das empresas e instituições que participam deste mercado, visando o interesse público, econômico e social.
	
Explicação:
 
O comando da questão pede a essência dos princípios regulamentadores do Mercado de Capitais pelo Estado. A alternativa correta é a que diz:
Determinar as práticas de mercado, sem prejuízo da livre negociação, estabelecendo limitação na escolha das empresas e instituições que participam deste mercado, visando o interesse público, econômico e social.
Ou seja, a premissa é a de que o mercado funcione com base na livre negociação, mas limitando ações que possam ser contrárias ao interesse público, econômico e social.
As demais alternativas não atendem ao enunciado:
Constata-se a necessidade de limitação de certas práticas de mercado, mas não a limitação do acesso das empresas ao mercado de capitais.
Não é uma premissa da atuação regulamentadora do Estado estabelecer um conjunto de regras que limitem os custos e superem os benefícios para as empresas que atuam no mercado. O interesse econômico pertence à lógica da economia privada.
Não cabe ao Estado criar condições à proteção ao investidor contra os riscos econômicos no Mercado de Ações. Cabe ao Estado zelar para que não ocorram práticas lesivas ou desleais. O investidor deve assumir riscos de ganhar ou perder. Ademais, as operações com as ações não trazem garantias ao acionista quanto à certeza de seu retorno financeiro.
O Estado deve zelar pelo mercado como um todo e não apenas pelas Sociedades Anônimas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quais são os principais objetivos regulamentadores do Mercado de Capitais, no que tange a Proteção aos Investidores?
		
	
	Regular e obrigar as Sociedades Anônimas a divulgar as cotações de valores mobiliários e informar as melhores formas de aplicação de recursos por parte dos investidores.
	
	Primazia no funcionamento eficiente do Mercado de Capitais.
	 
	Regular a conduta dos emissores de valores mobiliários e dos intermediadores financeiros, coibindo principalmente as práticas de manipulação do mercado.
	
	Regular as Sociedades Anônimas.
	
	Primazia na criação e manutençãodas Instituições Financeiras cada vez mais sólidas e competitivas.
	
Explicação:
O comando da questão pergunta quais seriam os principais objetivos regulamentadores do Mercado de Capitais quanto à proteção aos investidores. A única alternativa que atende corretamente é a que diz:
Regular a conduta dos emissores de valores mobiliários e dos intermediadores financeiros, coibindo principalmente as práticas de manipulação do mercado.
As demais alternativas não atendem  ao enunciado da questão.
A alternativa que trata da primazia na criação e manutenção das Instituições Financeiras cada vez mais sólidas e competitivas não está diretamente relacionada à proteção aos investidores, embora seja importante para o mercado de capitais como um todo.
A alternativa que traz a primazia no funcionamento eficiente do Mercado de Capitais se refere a que o mercado funcione com eficiência na divulgação das cotações de valores mobiliários, na diminuição de custos nas aplicações para os investidores e nas informações das melhores formas de aplicação de recursos por parte dos investidores.
Não se pode obrigar as sociedades anônimas a divulgarem cotações de valores mobiliários.
A regulação do mercado de capitais vai além da regulação das sociedades anônimas.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, o investidor só consegue negociar no recinto da Bolsa, por intermédio de:
		
	
	Uma Financeira
	
	Uma Instituição bancária
	
	Um Banco de Crédito
	 
	Uma Corretora
	
	Um Banco Múltiplo
	
Explicação:
Conforme o conteúdo disponível na Aula 01, a legislação referente ao mercado de capitais observa a necessidade de que o investimento em bolsa de valores se faça por meio de sociedade corretora. Por isso, a única alternativa correta é: corretora. Cabe o registro de que bancos e outras instituições financeiras podem estar ser proprietárias ou associadas de corretoras.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para termos segurança nas aplicações no Mercado de Capitais, observamos que o mesmo é pautado em quatro objetivos. Qual o objetivo, que prima por fazer com que o mercado funcione com eficiência, quer seja na divulgação das cotações de valores mobiliários, na diminuição de custos nas aplicações para os investidores e nas informações das melhores formas de aplicação de recursos por parte dos investidores? Assinale aalternativa correta:
		
	
	Proteção às Companhias
	
	Proteção aos Investidores
	 
	Eficiência
	
	Solidez
	
	Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses
	
Explicação:
De acordo com o enúnciado da questão, a opção correta é a que diz "eficiência".  Se o mercado é eficiente, seus agentes estão fazendo certo  as suas atividades. Sendo eficiente, o mercado poderá ser eficaz (istó é, estará fazendo as coisas certas) economica e socialmente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA, após a leitura do enunciado: Atualmente, no Brasil, temos quantas bolsas de valores em pleno funcionamento?
		
	
	Três: A Bolsa do Rio de Janeiro, A BOVESPA (BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO), onde são negociadas as ações da Companhia Aberta e a BM&F (BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO), responsáveis pelas negociações de mercadorias e de derivativos financeiros.
	 
	A BOVESPA (BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO), onde são negociadas as ações da Companhia Aberta e a BM&F ( BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO), responsáveis pelas negociações de mercadorias e de derivativos financeiros.
	
	Quatro: A Bolsa do Rio de Janeiro, A Bolsa de Brasília,A BOVESPA ( BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO), onde são negociadas as ações da Companhia Aberta e a BM&F ( BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO), responsáveis pelas negociações de mercadorias e de derivativos financeiros.
	
	Somente uma, a BOVESPA.
	
	Somente uma, a BM&F (BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO), responsáveis pelas negociações de mercadorias e de derivativos financeiros.
	
Explicação:
No Brasil, tivemos um processo de integração do mercado de capitais em São Paulo, mais precisamente, nas Bolsas de Valores de São Paulo (BOVESPA) e de Mercantil e Futuros (BMF). Tivemos no passado outras bolsas de valores funcionando em mercados regionais, a exemplo de Minas, Espírito Santo e Brasília. Estes mercados foram integrados a São Paulo.  A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a maior do país até 1989, quando quebrou, sendo integrada ao mercado sediado em São Paulo.  Por isso, somente a  opção " A BOVESPA (BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO), onde são negociadas as ações da Companhia Aberta e a BM&F ( BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO), responsáveis pelas negociações de mercadorias e de derivativos financeiros" atende ao enunciado da questão.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Complemente a assertiva abaixo, com a resposta CORRETA: "No Brasil, no tempo do Império, já existia a figura do corretor de fundos públicos. Com o advento da Lei 4728/1965, a figura do corretor foi extinta, com o surgimento das..."
		
	
	Sociedades Anônimas
	 
	CVM
	 
	Corretoras
	
	Bolsas De Valores
	
	Distribuidoras
	
Explicação:
De acordo com o material didático da disciplina, a única opção que atende ao enunciado refere-se às corretoras. No contexto da implantação da lei 4728/65, as sociedades corretoras foram criadas, seguindo as diretrizes do Conselho Monetário Nacional.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quantas bolsas temos em pleno funcionamento atualmente no Brasil?
		
	 
	Duas, a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (BOVESPA) e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F)
	
	Três duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro
	
	Somente uma, a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (BOVESPA)
	
	Uma somente, em Porto Alegre
	
	Somente uma, a Bolsa de Mercadorias e Futuros
	
Explicação:
Conforme trabalhado no material didático do Curso, as bolsas de valores regionais e a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foram integradas à Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), após os anos 1980. Esta última, por sua vez, se associou à Bolsa de Mercantil e Futuros (BM&F). Portanto, essas são hoje as duas bolsas em operação nestes mercados no Brasil. A opção correta para a pergunta é: 
Duas, a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (BOVESPA) e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A regra de que, nenhum administrador ou controlador de uma companhia pode agir em seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham se encontra pautada no... I. Princípio da Eficiência e Solidez II. Princípio da Proteção aos Investidores e das Companhias III. Princípio do Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses IV. Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses e Proteção às Companhias. Estão corretos:
		
	
	I e IV
	
	I e II
	 
	Somente a II.
	
	I e III
	
	II e III
	
Explicação:
De acordo com o que é trabalhado no material didático da disciplina, a única opção que atende ao enunciado da questão é a do “ Princípio da Proteção aos Investidores  e das Companhias”, já que nenhum administrador  ou controlador de uma companhia pode agir em seu próprio interesse e sim no interesse da companhia, acionistas e nos que nela trabalham. A proteção do mercado refere-se a impedir que ocorra manipulação de mercado. A solidez busca maior estabilidade institucional. A eficiência visa à divulgação das cotações de valores mobiliários, na diminuição de custos nas aplicações para os investidores e nas informações das melhores formas de aplicação de recursos por parte dos investidores. E quanto à geração de conflitos de interesses, há que se observar a dificuldade em conceituá-los.
	Antônia possui ações da Petrobrás, mas tem escutado nos jornais de rádio e televisão, que estas ações estão em 'baixa'. Resolveu procurar o seu corretor, que a aconselhou vender estas ações, antes que o prejuízo fique maior. Como são papéis de uma Cia. Aberta, seu corretor afirmou que Antônia poderia negociar suas ações na Bolsa, no Mercado de Balcão ou no Mercado de Balcão Organizado. Antônia entendeu que o primeiro, o balcão, seria desorganizado e o segundo, o contrário. Seu entendimento está correto? I. Não. No Mercado de Balcão as operações são realizadas fora das Bolsas de Valores, com a participação dos bancos de investimentos, corretoras, financeiras e agentes autônomos. Em síntese, é tudo que se encontra fora da Bolsa de Valores ou do Balcão Organizado. E o Balcão Organizado é o recinto onde se realizam operações, administrado por entidades cujo funcionamento dependerá da autorização da CVM. II. Sim. No Mercado de Balcão as operações são realizadas fora das Bolsas de Valores, e é desorganizado e sem nenhuma fiscalização, pois em síntese, é tudo que se encontra fora da Bolsa de Valores ou do Balcão Organizado. E o Balcão Organizado é como o nome já diz: o recinto onde se realizam operações, administrado por entidades cujo funcionamento dependerá da autorização da CVM. III. Não. No Mercado de Balcão as operações são realizadas nas Bolsas de Valores, nos bancos de investimentos, nas corretoras, e agentes autônomos. O Balcão Organizado é o recinto onde se realizam operações, administrado por entidades cujo funcionamento dependerá da autorização da CVM e do BACEN. Estão corretos os itens:
		
	 
	Somente o III
	 
	Somente o I
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e II
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para os efeitos da lei 6404/76 em seu artigo 4º,como podemos definir se a companhia é aberta ou fechada?
		
	
	Conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação nas Bolsas de Valores.
	
	Conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação somente no Mercado de Balcão.
	 
	Conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
	
	Conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no Mercado de Balcão Organizado.Conforme são negociados os seus valores imobiliários.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quanto às características das sociedades anônimas de capital fechado, indique a assertiva incorreta:
		
	
	São Sociedades sempre de capital.
	 
	Seu capital será dividido em cotas, jamais em ações
	 
	Seus valores mobiliários não poderão ser negociado em Bolsas de Valores
	
	O estatuto pode limitar a negociação das ações, mas jamais proibir.
	
	Serão sempre Empresárias.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando as características da Companhia de Capital Aberto e Capital Fechado, a alternativa que destaca as diferenças entre elas é:
		
	
	Tanto a Companhia Aberta como a Companhia Fechada têm que fazer o prévio registro de seus valores mobiliários na Comissão de Valores Mobiliários. Na Companhia Aberta os valores mobiliários de sua emissão são negociados nas EMBOS. Na Companhia Fechada somente no Balcão.
	 
	Na Companhia Aberta, suas ações e seus valores mobiliários são negociados de forma pública. Qualquer emissão pública de valores mobiliários só poderá ser realizada com o prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários. Na Companhia Fechada, os valores mobiliários são negociados de forma privada.
	
	Na Companhia Abertaseus valores mobiliários são emitidos e negociados de forma privada, ao contrário da Companhia Fechada, onde seus valores mobiliários são emitidos e negociados nas Bolsas de Valores, no Mercado de Balcão e no Mercado de balcão Organizado.
	
	Tanto a Companhia Aberta como a Companhia Fechada têm que fazer o prévio registro de seus valores mobiliários na Comissão de Valores Mobiliários. Na Companhia Aberta os valores mobiliários de sua emissão são negociados nas Bolsas de Valores. Na Companhia Fechada somente no Mercado de Balcão.
	
	Em relação à Companhia Fechada, entendemos queela sofre fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários tanto como a Companhia Aberta.Seus valores mobiliários somente podem ser negociados de forma privada no Mercado de Balcão.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando você estudou o Mercado Primário e o Mercado Secundário, comparativamente você analisou que:
		
	
	No primeiro são realizadas as emissões de novos valores mobiliários e no segundo são realizadas as negociações entre os investidores e com a participação das sociedades que emitiram tais valores.
	 
	No primeiro são realizadas as emissões de novos valores mobiliários e no segundo são realizadas as negociações entre os investidores sem qualquer vinculação com as sociedades que emitiram tais valores no Mercado de Capitais.
	
	No primeiro são realizadas as negociações de valores mobiliários.
	
	No primeiro são realizadas as operações de underwriting nas Bolsas de Valores e no segundo a negociação de ações no Mercado de Balcão.
	
	No primeiro são realizadas as emissões somente de novas ações e no segundo são realizadas as negociações dessas ações pelas Sociedades Anônimas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na Companhia Aberta, suas ações e seus valores mobiliários são negociados de forma pública, bem como, qualquer emissão pública de valores mobiliários só poderá ser realizada com o prévio registro na Comissão de valores Mobiliários. Assim, entendemos que: I. A Companhia Aberta sofrerá sempre fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários; II. A Companhia Aberta somente terá esta classificação se tiver o seu registro autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários; III. Toda emissão pública de valores mobiliários tem que ter o prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários; IV. Toda negociação pública, somente poderá ser realizada com o prévio registro dos valores mobiliários na Comissão de Valores Mobiliários. Estão corretos os itens:
		
	 
	I, II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	I, II e III
	
	I. III e IV
	 
	II, III e IV
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No estudo das Sociedades Anônimas, observamos que: A companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. POR QUE Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários e nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários. De acordo com as duas assertivas compreendemos que:
		
	 
	As duas alternativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
	
	As duas alternativas estão corretas e a segunda não complementa a primeira.
	
	As duas alternativas estão corretas, mas não se complementam.
	
	A primeira alternativa está correta e a segunda incorreta.
	
	A primeira alternativa está incorreta e a segunda correta.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No estudo do Mercado de Capitais observamos duas modalidades de captação de recursos: A Capitalização e a Securitização. Assim, compreendemos que:
		
	
	Securitização e Capitalização são termos afins.
	
	Na segunda, Securitização são emitidos os demais tipos de valores mobiliários, como: Debêntures, Bônus de Subscrição e Partes Beneficiárias, além das Ações.
	 
	Na primeira, a Sociedade Anônima emite ações. O investidor passa a ser sócio da Companhia e se já possui ações desta mesma Companhia, aumenta a sua participação acionária.
	 
	Tanto na primeira como na segunda o objetivo principal das emissões de valores mobiliários corresponde ao aumento do capital social da Companhia.
	
	Na primeira, o sentido da palavra capitalizar é a de formar ou aumentar o capital social e na segunda a emissão dos títulos que correspondem ao capital social da companhia, além de conferir ao investidorretorno financeiro, confere também a participação no Capital Social da Companhia.
	1a Questão
	
	
	
	Quanto à forma e circulação, as ações de uma Companhia podem ser:
		
	
	Nominativas, ao Portador e Endossáveis.
	
	Ordinárias e Preferenciais.
	
	Nominativas, ao Portador, escriturais, Com ou sem valor Nominal.
	 
	Nominativas, Escriturais, Com ou sem Valor Nominal.
	
	Nominativas, ao Portador e com Valor Nominal.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a melhor expressão: Desde a crise do papel, surgida nos Estados Unidos nos anos de 1960 a 1965, desencadeou-se um movimento de extinção dos certificados de ações. Nos dias de hoje, como as ações são emitidas?
		
	
	Sem Certificados e ao Portador.
	 
	Sem Certificados. São as chamadas Ações Escriturais.
	
	Com certificados e ao Portador.
	
	Sem Certificados. São as chamadas Ações Escriturais ao Portador.
	
	Com Certificados.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o conceito abaixo, estamos nos referindo a qual espécie de ações? "Esta é uma espécie rara, mas encontra-se disciplinada no artigo 44, parágrafo 5º da Lei 6404/76. São ações de substituição. Ocorre quando a Companhia valendo-se dos seus lucros disponíveis antecipa, aos acionistas as importâncias que eles investiram em ações, fato este que só aconteceria no caso de liquidação da Sociedade, sem reduzir o capital social. Ocorre a amortização total das ações e em substituição a Companhia emite a ação de fruição e o acionista permanece com os mesmos direitos e obrigações da ação original".
		
	 
	De Gozo ou De Fruição
	
	Escriturais
	
	Escriturais ao Portador
	
	Ordinárias
	
	Preferenciais
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No estudo dasAções de GOZO OU FRUIÇÃO, observamos que esta é uma espécie rara! São ações de substituição. Ocorre quando a Companhia valendo-se dos seus lucros disponíveis antecipa, aos acionistas as importâncias que eles investiram em ações, fato este que só aconteceria no caso de liquidação da Sociedade, sem reduzir o capital social. Ocorre a amortização total das ações e em substituição a Companhia emite a ação de fruição e o acionista permanece com os mesmos direitos e obrigações da ação original. MAS, Só se justifica esta substituição na amortização total, pois as amortizações podem ser parciais, o que não é fator que propicie por lei a emissão das ações de gozo. No caso de liquidação da Companhia, paga-se aos demais acionistas que não foram agraciados com a substituição, o mesmo que foi pago aos então titulares das ações de gozo e o que for pago a mais, ou seja, a diferença, paga-se àqueles que possuem ações substituídas. De acordo com as duas assertivas compreendemos que:
		
	 
	As duas alternativas estão corretas e a segunda não complementa a primeira.
	 
	As duas alternativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
	
	A primeira alternativa está correta e a segunda incorreta.
	
	As duas alternativas estão corretas, mas não se complementam.
	
	A primeira alternativa está incorreta e a segunda correta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudo das ações emitidas pelas Sociedades Anônimas, podemos conceituar a ação como:
		
	
	Valor Mobiliário que confere ao acionista um direito de crédito contra a Companhia.
	 
	A ação é a menor fração em que se divide o capital da Companhia. Ela é um título corporativo e de legitimação. Corporativo porque confere ao seu titular a qualidade de credor da Companhia e de Legitimação, pois garante ao seu titular direitos essenciais ou específicos, dependendo de sua espécie ou classe.
	
	Cotas das Sociedades Anônimas.
	
	Valor mobiliário em que se divide o Capital da Companhia, sendo um título de legitimação, pois garante ao seu titular o recebimento de dividendos a cada semestre, bem como o direito ao voto.
	 
	A ação é a menor fração em que se divide o capital da Companhia. Ela é um título corporativo e de legitimação. Corporativo porque confere ao seu titular a qualidade de acionista da Sociedade Anônima e de Legitimação, pois garante ao seu titular direitos essenciais ou específicos, dependendo de sua espécie ou classe.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No estudo das Classes das Ações, podemos afirmar comparativamente que:
		
	
	As ações de gozo ou fruição da Cia. Aberta são de várias classes.
	 
	As Ações Ordinárias da Companhia Aberta só poderão ser de uma classe, mas as preferenciais podem ser de classes diversas e as Ações Ordinárias e Preferenciais da Companhia Fechada podem ser de diversas classes.
	
	As Ações Ordinárias da Companhia Aberta poderão ser de várias classes e as Ações Ordinárias e Preferenciais da Companhia Fechada somente podem ser de uma classe.
	
	As Ações Ordinárias das CompanhiasAbertas e Fechadas podem ser de várias classes.
	
	As Ações Ordinárias das Companhias Abertas e Fechadas somente podem ser de uma classe.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quanto aos direitos que as ações conferem aos seus acionistas podemos afirmar que elas se classificam em:
		
	 
	Ordinárias, Preferenciais, de Gozo ou Fruição.
	
	Nominativas e Ordinárias.
	
	Ordinárias, Endossáveis e Preferenciais.
	
	Ordinárias, Nominativas e Preferenciais.
	
	Ordinárias e Preferenciais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma pessoa adquiriu Ações Preferenciais de uma Companhia. Este tipo de Ação confere ao seu titular o direito de:
		
	 
	Preferência na distribuição dos dividendos e vantagens, podendo o estatuto da Companhia destituí-la do direito de voto.
	
	Preferência na distribuição dos dividendos e vantagens, sendo sempre destituída do direito de voto.
	
	Plenitude dos direitos do acionista, preferência na distribuição dos dividendos e direito ao voto.
	
	Somente o direito de voto.
	
	Vantagens e preferências, além de conferir o direito ao voto limitado na eleição do conselho Fiscal da Companhia.
	1a Questão
	
	
	
	Quanto à preferência do acionista na aquisição das debêntures Conversíveis em Ações,entendemos que:
		
	
	Somente os acionistas que tiveram a perda dos direitos da ação poderão subscrevê-la.
	
	Todo acionista tem direito de preferência na subscrição de debêntures deste tipo, pois como é direito essencial de todo o acionista a prioridade na compra de ações de emissão de sua companhia, o mesmo se aplica às debêntures com cláusula de conversibilidade, bem como às debêntures simples ou comuns.
	 
	Todo acionista tem direito de preferência na subscrição de debêntures deste tipo, pois como é direito essencial de todo o acionista a prioridade na compra de ações de emissão de sua companhia, o mesmo se aplicaàs debêntures com cláusula de conversibilidade.
	
	Nem todo acionista tem direito de preferência na subscrição de debêntures deste tipo, pois como não é direito essencial de todo o acionista a prioridade na compra de ações de emissão de sua companhia, o mesmo se aplica às debêntures com cláusula de conversibilidade.
	
	Nenhum acionista tem direito de preferência na subscrição de debêntures deste tipo, pois se é direito essencial de todo o acionista a prioridade na compra de ações de emissão de sua companhia, o mesmo não se aplica às debêntures com cláusula de conversibilidade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o conceito abaixo, estamos nos referindo a qual espécie de debênture emitida pela Companhia? ¿São aquelas garantidas por penhor, caução, ou qualquer outro direito real de garantia concedido pela Sociedade Anônima pelo pagamento da debênture. Na Falência, este crédito deverá ser pago logo após os débitos trabalhistas e por acidente de trabalho, antes mesmo dos débitos fiscais.¿
		
	
	Debênture Comum
	
	Debênture Quirografária.
	
	Debênture com Privilégio Geral
	
	Debênture Conversível em Ações
	 
	Debênture com Garantia Real
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o conceito abaixo, estamos nos referindo a qual Valor Mobiliário emitido pela Companhia? "são valores mobiliários que conferem aos seus titulares o direito de subscrever ações da Companhia, dentro de um determinado prazo a um preço previamente estabelecido. Este prazo é decadencial. Se o titular não fizer o exercício deste direito de compra das ações, nada mais poderá reivindicar. Os acionistas da Companhia têm preferência na aquisição destes títulos, mas este direito tem que ser exercido no momento de emissão do título e não na época do exercício do direito de compra pelos titulares deste valor mobiliário".
		
	
	Debênture
	
	Partes Beneficiárias
	
	Ação
	
	Commercial Paper
	 
	Bônus de Subscrição
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o conceito abaixo, estamos nos referindo a qual Valor Mobiliário emitido pela Companhia? ¿é um título que representa um mútuo, empréstimo, contraído pela Companhia, que está emitindo um valor mobiliário, estranho ao capital social, para captar recursos. Quando um investidor compra este título, ele passa a ser um credor da Companhia emissora.¿
		
	
	Commercial Paper
	
	Ação
	 
	Debênture
	
	Partes Beneficiárias
	
	Bônus de Subscrição
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No estudo comparativo entre a posição do acionista e do debenturistana Companhia, podemos concluir que:
		
	 
	O primeiro se encontra na categoria de sócio da Companhia e o segundo na posição de credor da Companhia.
	
	Tanto o primeiro quanto o segundo, encontram-se na posição de credores da Companhia.
	
	O primeiro se encontra na posição de credor da Companhia, tal como o segundo.
	
	O primeiro se encontra na posição de credor da Companhia e o segundo na posição de sócio da Companhia.
	
	Tanto o primeiro quanto o segundo, encontram-se na posição de sócios da Companhia.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Observe a sentença abaixo: ¿Estas debêntures foram instituídas pela Instrução 404/2004 da CVM, com o intuito de fomentar a liquidez de valores mobiliários que são negociados de forma pública. O exame dos requisitos para se deferir a emissão pública destas debêntures é feito de forma simplificada e mais célere, com cláusulas regulamentadas para as debêntures sem garantia e subordinadas, permitindo às Companhias Abertas um maior fluxo de caixa, com condições mais adequadas ao risco de crédito e ao custo do financiamento, com amplo aceso aos investidores, sendo negociadas em Bolsa ou em Mercado de Balcão Organizado.¿ Quando observamos este conceito, estamos nos referindo:
		
	 
	Às Debêntures Padronizadas
	
	Às Debêntures Conversíveis em ações
	
	Às Debêntures Com garantia real
	 
	Às Debêntures Com garantia flutuante
	
	Às Debêntures Comuns
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando uma Companhia emite debêntures temos as seguintes situações jurídicas:
		
	
	A Companhia e os Bancos intermediadores são mutuantes.
	 
	A Companhia emitente é a mutuante, devedora e o debenturista o mutuário, credor.
	
	A Companhia emitente é a mutuante, credora e o debenturista o mutuário devedor.
	 
	A Companhia emitente é a mutuaria, devedora e o debenturista, mutuante, credor.
	
	A Companhia emitente é mutuaria credora e o debenturista o mutuante devedor.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a melhor expressão: Quanto à classificação das debêntures, como podemos identificar as Debêntures Comuns ou Simples?
		
	 
	Aquelas que são emitidas e nascem como debêntures e se extinguem da mesma forma.
	
	Aquelas que podem ser convertidas em Ações a qualquer tempo.
	
	Aquelas que serão sempre debêntures emitidas na espécie quirografária.
	
	Aquelas que serão sempre debêntures emitidas na espécie flutuante.
	
	Aquelas que correspondem ao capital da Cia.
	1a Questão
	
	
	
	Gabriela adquiriu cotas de um fundo de ações da EBX. Mas, adquiriu porque o seu corretou lhe orientou para tal. Em uma conversa no seu escritório, perguntou o seguinte: O que são cotas de fundos?
		
	
	Cotas se referem ao investimento em imóveis, geralmente vinculados a empreendimentos como shoppings, hotéis, edifícios residenciais ou comerciais, entre outros e suas cotas podem ser negociadas até mesmo em bolsa de valores.
	 
	Cotas representam as frações em que se dividem os fundos. Sua forma é nominativa e escritural e seu valor vai variar com o valor do patrimônio do fundo e sua valorização. Quem é titular de uma cota, fração ideal do fundo, é o cotista e todos os cotistas do fundo possuem os mesmos direitos e obrigações, quer seja de natureza política, como o direito de voto nas Assembléias e o direito a todas as informações, ou patrimonial, relativo ao direito de participação nos lucros proporcionalmente ao número de cotas, no direito de resgate.
	
	Cotas são debêntures, valores mobiliários de emissão da Cia.
	
	Cotas são ações, a menor fração em que se divide o capital da Cia.
	
	Cotas são Partes Beneficiárias, que oferecem aos seus titulares um crédito eventual sobre os lucros da Cia.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise a proposição abaixo e responda: Em relação à natureza jurídica das cotas dos fundos e clubes, o artigo 2º, inciso V, da Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001, menciona que tais cotas constituem valores mobiliários, POIS, Também abrange no conceito de fundos e clubes a idéia de contratos de investimento coletivo que podem ser ofertados de forma pública, de acordo com o inciso IX do mesmo dispositivo legal. Nesta análise você concluiu que:
		
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas são somente verdadeiras.
	 
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não completa a primeira.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os Fundos de Investimentos no Brasil são classificados pelo Banco Central, pela CVM e pela ANDIB (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), de acordo com os seus objetivos em:
		
	 
	Fundos de Renda Fixa, Fundos de Renda Variável e Fundos Mistos, sendo estes últimos, classificados em Abertos ou Fechados.
	
	Fundos de Multimercados e Fundos Mistos.
	
	Fundos de Renda Fixa e Fundos Mistos, classificados em Abertos ou Fechados.
	
	Somente fundos mistos e de renda variável
	
	Fundos de Renda Fixa, fundos de Renda Variável, também chamados de Multimercados e Fundos Mistos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os Fundos Mistos podem ser classificados em: Analise a proposição abaixo e assinale a alternativa correta: "Abertos, ao público em geral, com a possibilidade de resgates a qualquer tempo". E "Fechados, ou privados, destinados a um grupo pré-selecionado de pessoas, investidores institucionais ou empresas, sendo que alguns deles só permitem as retiradas após alguns anos, levando-se em conta a maturação de suas carteiras." De acordo com as duas assertivas compreendemos que:
		
	
	A primeira alternativa está correta e a segunda incorreta.
	 
	As duas alternativas estão corretas e a segunda não complementa a primeira.
	
	As duas alternativas estão corretas, mas não se complementam. São conceituais, apenas.
	
	A primeira alternativa está incorreta e a segunda correta.
	 
	As duas alternativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No conceito abaixo, estamos nos referindo a qual forma de aplicação no Fundo de Investimentos? ¿São FUNDOS, formados por certificados de depósito (CDB), debêntures, letras de câmbio, títulos do governo, entre outros.¿
		
	
	Fundos Mistos
	 
	Fundos de renda variável
	
	Poupança
	 
	Fundos de renda fixa
	
	Previdência
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No estudo dos Contratos de Investimento Coletivo, podemos observar que: I. Foram incluídos no rol de valores mobiliários catalogados no inciso XI do artigo 2º da Lei 6385/76, com a redação nova dada pela lei 10303/2001. II. O objetivo do legislador foi o de conferir à CVM o poder de fiscalizar e regulamentar todos os negócios, objeto de tais contratos. III. A CVM passou a exigir das empresas emissoras destes títulos e contratos a constituição sob a forma de Sociedade Anônima, dentre outras determinações que se encontram elencadas na Instrução nº 270/98 da CVM. IV. A CVM exerce a fiscalização tanto aos contratos que são ofertados publicamente, como os que forem negociados de forma privada. Os itens corretos são:
		
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
	I e IV.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos Fundos de Renda Fixa, qual o seu conceito?
		
	
	São aqueles que geralmente atendem a pessoasdesinformadas, inexperientes ou comodistas, no que se refere à aplicação em valores mobiliários.
	
	São aqueles representados pelos derivativos
	 
	São aqueles formados por certificados de depósito (CDB), debêntures, letras de câmbio, títulos do governo, entre outros.
	
	São aqueles que embora ofereçam riscos de perda, são aqueles que oferecem a possibilidade de maiores lucros, como as ações, derivativos entre outros.
	
	São aqueles que dizem respeito às aplicações em Ações e Debêntures Conversíveis em Ações, devendo os resgates ser efetuados em no máximo três dias, a fim de se evitar a especulação.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No estudo dos Fundos de Investimento, Cotas e Clubes de Investimento, o que entendemos por Cotas?
		
	 
	Cotas representam as frações em que se dividem os fundos. Sua forma é nominativa e escritural e seu valor vai variar com o valor do patrimônio do fundo e sua valorização.
	
	São aquelas relativas à participação dos cotistas nas Sociedades Limitadas que participam do Mercado de Capitais.
	
	Divisão do Capital da LTDA.
	
	Cotas representam uma expectativa de direito na aquisição das Ações de uma Companhia, não possuindo os cotistas direito de voto nas Assembléias.
	
	São aquelas representativas da participação dos cotistas no Capital Social das Sociedades Anônimas.
	1a Questão
	
	
	
	São obrigações do Underwriter: A Garantia de Subscrição, a colocação dos valores junto ao público, assessoria à Companhia na preparação dos prospectos, formulários da CVM, anúncios, encaminhar à CVM toda a documentação, relatórios, etc. Não pode resilir o contrato sem relevante razão de direito, como negativa do registro de emissão pela CVM ou caso fortuito, fatos de terceiros ou do Poder Público, como modificação das regras do mercado econômico, imposição de impostos ou tributos que inviabilizem a colocação dos títulos. No caso de prejuízos causados aos investidores, em razão de informações falsas, poderá ser proposta:
		
	 
	Ação de Responsabilidade contra o underwriter, havendo a necessidade de se provar o dolo do underwriter e os interesses pessoais que envolveram o investidor nas informações falsas por ele divulgadas.
	
	A suspensão das atividades do underwriting e o pagamento das indenizações decorrentes dos prejuízos aos investidores, não havendo a necessidade da propositura de Ação de Responsabilidade Judicialmente.
	
	Ação de Responsabilidade contra o underwriter, não lhe cabendo nenhuma forma de defesa em juízo, sendo o feito examinado e julgado pela Comissão de Valores Mobiliários.
	
	Ação de Execução contra o underwriter e falência da financeira.
	 
	Ação de Responsabilidade contra o underwriter, não havendo a necessidade de se provar o dolo do underwriter, pois existe presunção do prejuízo em razão da confiança depositada na Instituição Financeira na compra dos papéis.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudo das modalidades do Contrato de Underwriting, como podemos definir a modalidade Stand by ou com Garantia de Sobras ou Residual?
		
	
	Esta modalidade não é oferecida a toda e qualquer Companhia, pois quando a Instituição opta por esta forma é que ela credita confiança não só na empresa emissora, como no êxito da operação.
	
	Nesta modalidade o underwriter já pagou à Companhia emissora o valor total dos papéis e caso seja frustrada a compra pelo público, o risco com a perda é todo seu.
	 
	Nesta modalidade a Instituição Financeira se compromete a realizar a colocar os valores junto ao público dentro de um determinado prazo, comprometendo-se a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu.
	
	Nesta modalidade a obrigação do uderwriter é de resultado. A Instituição Financeira ou um consórcio de instituições subscreve a emissão total dos papéis se encarregando de colocá-la no mercado para ofertá-los ao público, sejam investidores pessoas físicas ou instituições, por sua conta e risco.
	
	Esta modalidade atualmente se encontra extinta no Mercado.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudo das modalidades do Contrato de Underwriting, como podemos definir a modalidade Straight ou Firme?
		
	 
	Nesta modalidade a obrigação do uderwriter é de resultado. A Instituição Financeira ou um consórcio de instituições subscreve a emissão total dos papéis se encarregando de colocá-la no mercado para ofertá-los ao público, sejam investidores pessoas físicas ou instituições, por conta da própria sociedade emissora.
	
	Esta modalidade é oferecida a toda e qualquer Companhia,pois o que importa é o lucro obtido na negociação.
	 
	Nesta modalidade, o risco é inteiramente assumido pelo underwriter, pois ele assume o compromisso de subscrever a totalidade dos valores mobiliários para revendê-los ao público.
	
	Nesta modalidade, o risco é da empresa, pois o underwriter não assume nenhum compromisso de subscrever a totalidade dos valores mobiliários para revendê-los ao público.
	
	Nesta modalidade a Instituição Financeira se compromete a realizar a colocar os valores junto ao público dentro de um determinado prazo, comprometendo-se a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Como é chamado na prática de mercado o Contrato de Underwriting?
		
	 
	Contrato de Colocação ou Contrato de garantia de subscrição.
	
	Contrato de Compra e venda de Ações e Contrato de garantia de Subscrição.
	
	Contrato de Compra e Venda de Ações e Contrato de Colocação.
	
	Contrato secundário e Contrato de Colocação.
	
	Contrato Primário e Contrato de Colocação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quais são as modalidades do underwriter?
		
	
	Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Melhor esforço e sobras
	 
	Straight ou Firme, Stand by ou com Garantia de Sobras ou Residual e Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Stand by ou com Garantia de Sobras ou Residual e Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Straight ou Firme, Stand by ou com Garantia de Sobras.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No estudo das modalidades dos Contratos de Underwriting, observamos comparativamente que:
I. Na modalidade Straight ou Firme, o risco é inteiramente assumido pelo underwriter, na modalidade Stand by a Instituição Financeira se compromete a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu e na modalidade Best before ou melhor esforço, Instituição Financeira apenas assume o compromisso de fazer o melhor esforço para a colocação dos títulos no mercado, nas melhores condições possíveis junto a sua clientela de investidores e em um determinado prazo, não assumindo qualquer obrigação de compra destes títulos, caso seja frustrada a distribuição pública.
II. Na modalidade Straight ou Firme a obrigação do uderwriter é de resultado e na modalidade Best before a obrigação do underwriter é de meio.
III. A modalidade Straight também é denominada Firme, a Stand by também é denominada com Garantia de Sobras ou Residual e a Best Before, Melhor Esforço ou Sem Garantia de Subscrição.
IV. Na modalidade Best Before Instituição Financeira se compromete a realizar a colocar os valores junto ao público dentro de um determinado prazo, comprometendo-se a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu e na modalidade Garantia de Sobrasa Instituição Financeira apenas assume o compromisso de fazer o melhor esforço para a colocação dos títulos no mercado, nas melhores condições possíveis juntoa sua clientela de investidores e em um determinado prazo, não assumindo qualquer obrigação de compra destes títulos, caso seja frustrada a distribuição pública.
Os itens corretos são:
		
	 
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Contrato de underwriting é um contrato complexo, pois observamos uma variedade de contratos nele embutidos, tais como:
		
	
	Prestação de serviços e corretagem
	 
	Compra e Venda, distribuição, prestação de serviços, corretagem, financiamento e agência.
	
	Compra e Venda e agência.
	
	Compra e venda e Distribuição
	
	Corretagem financiamento e agência
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De qual modalidade de Underwriting estamos citando neste trecho? ¿Nesta modalidade a Instituição Financeira apenas assume o compromisso de fazer o melhor esforço para a colocação dos títulos no mercado, nas melhores condições possíveis junto a sua clientela de investidores e em um determinado prazo, não assumindo qualquer obrigação de compra destes títulos, caso seja frustrada a distribuição pública. O underwriter possui uma obrigação de meio.
		
	 
	Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Straight ou Firme
	
	Stand Buy
	
	Venda a contento
	
	Opções.
	
	
	1a Questão
	
	
	
	São obrigações do Underwriter: A Garantia de Subscrição, a colocação dos valores junto ao público, assessoria à Companhia na preparação dos prospectos, formulários da CVM, anúncios, encaminhar à CVM toda a documentação, relatórios, etc. Não pode resilir o contrato sem relevante razão de direito, como negativa do registro de emissão pela CVM ou caso fortuito, fatos de terceiros ou do Poder Público, como modificação das regras do mercado econômico, imposição de impostos ou tributos que inviabilizem a colocação dos títulos. No caso de prejuízos causados aos investidores, em razão de informações falsas, poderá ser proposta:
		
	 
	Ação de Responsabilidade contra o underwriter, havendo a necessidade de se provar o dolo do underwriter e os interesses pessoais que envolveram o investidor nas informações falsas por ele divulgadas.
	
	A suspensão das atividades do underwriting e o pagamento das indenizações decorrentes dos prejuízos aos investidores, não havendo a necessidade da propositura de Ação de Responsabilidade Judicialmente.
	
	Ação de Responsabilidade contra o underwriter, não lhe cabendo nenhuma forma de defesa em juízo, sendo o feito examinado e julgado pela Comissão de Valores Mobiliários.
	
	Ação de Execução contra o underwriter e falência da financeira.
	 
	Ação de Responsabilidade contra o underwriter, não havendo a necessidade de se provar o dolo do underwriter, pois existe presunção do prejuízo em razão da confiança depositada na Instituição Financeira na compra dos papéis.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudo das modalidades do Contrato de Underwriting, como podemos definir a modalidade Stand by ou com Garantia de Sobras ou Residual?
		
	
	Esta modalidade não é oferecida a toda e qualquer Companhia, pois quando a Instituição opta por esta forma é que ela credita confiança não só na empresa emissora, como no êxito da operação.
	
	Nesta modalidade o underwriter já pagou à Companhia emissora o valor total dos papéis e caso seja frustrada a compra pelo público, o risco com a perda é todo seu.
	 
	Nesta modalidade a Instituição Financeira se compromete a realizar a colocar os valores junto ao público dentro de um determinado prazo, comprometendo-se a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu.
	
	Nesta modalidade a obrigação do uderwriter é de resultado. A Instituição Financeira ou um consórcio de instituições subscreve a emissão total dos papéis se encarregando de colocá-la no mercado para ofertá-los ao público, sejam investidores pessoas físicas ou instituições, por sua conta e risco.
	
	Esta modalidade atualmente se encontra extinta no Mercado.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudo das modalidades do Contrato de Underwriting, como podemos definir a modalidade Straight ou Firme?
		
	 
	Nesta modalidade a obrigação do uderwriter é de resultado. A Instituição Financeira ou um consórcio de instituições subscreve a emissão total dos papéis se encarregando de colocá-la no mercado para ofertá-los ao público, sejam investidores pessoas físicas ou instituições, por conta da própria sociedade emissora.
	
	Esta modalidade é oferecida a toda e qualquer Companhia,pois o que importa é o lucro obtido na negociação.
	 
	Nesta modalidade, o risco é inteiramente assumido pelo underwriter, pois ele assume o compromisso de subscrever a totalidade dos valores mobiliários para revendê-los ao público.
	
	Nesta modalidade, o risco é da empresa, pois o underwriter não assume nenhum compromisso de subscrever a totalidade dos valores mobiliários para revendê-los ao público.
	
	Nesta modalidade a Instituição Financeira se compromete a realizar a colocar os valores junto ao público dentro de um determinado prazo, comprometendo-se a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Como é chamado na prática de mercado o Contrato de Underwriting?
		
	 
	Contrato de Colocação ou Contrato de garantia de subscrição.
	
	Contrato de Compra e venda de Ações e Contrato de garantia de Subscrição.
	
	Contrato de Compra e Venda de Ações e Contrato de Colocação.
	
	Contrato secundário e Contrato de Colocação.
	
	Contrato Primário e Contrato de Colocação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quais são as modalidades do underwriter?
		
	
	Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Melhor esforço e sobras
	 
	Straight ou Firme, Stand by ou com Garantia de Sobras ou Residual e Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Stand by ou com Garantia de Sobras ou Residual e Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Straight ou Firme, Stand by ou com Garantia de Sobras.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No estudo das modalidades dos Contratos de Underwriting, observamos comparativamente que:
I. Na modalidade Straight ou Firme, o risco é inteiramente assumido pelo underwriter, na modalidade Stand by a Instituição Financeira se compromete a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu e na modalidade Best before ou melhor esforço, Instituição Financeira apenas assume o compromisso de fazer o melhor esforço para a colocação dos títulos no mercado, nas melhores condições possíveis junto a sua clientela de investidores e em um determinado prazo, não assumindo qualquer obrigação de compra destes títulos, caso seja frustrada a distribuição pública.
II. Na modalidade Straight ou Firme a obrigação do uderwriter é de resultado e na modalidade Best before a obrigação do underwriter é de meio.
III. A modalidade Straight também é denominada Firme, a Stand by também é denominada com Garantia de Sobras ou Residual e a Best Before, Melhor Esforço ou Sem Garantia de Subscrição.
IV. Na modalidade Best Before Instituição Financeira se compromete a realizar a colocar os valores junto ao público dentro de um determinado prazo, comprometendo-se a subscrever a parcela dos valores que o mercado não adquiriu ou não absorveu e na modalidade Garantia de Sobrasa Instituição Financeira apenas assume o compromisso de fazer o melhor esforço paraa colocação dos títulos no mercado, nas melhores condições possíveis junto a sua clientela de investidores e em um determinado prazo, não assumindo qualquer obrigação de compra destes títulos, caso seja frustrada a distribuição pública.
Os itens corretos são:
		
	 
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Contrato de underwriting é um contrato complexo, pois observamos uma variedade de contratos nele embutidos, tais como:
		
	
	Prestação de serviços e corretagem
	 
	Compra e Venda, distribuição, prestação de serviços, corretagem, financiamento e agência.
	
	Compra e Venda e agência.
	
	Compra e venda e Distribuição
	
	Corretagem financiamento e agência
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De qual modalidade de Underwriting estamos citando neste trecho? ¿Nesta modalidade a Instituição Financeira apenas assume o compromisso de fazer o melhor esforço para a colocação dos títulos no mercado, nas melhores condições possíveis junto a sua clientela de investidores e em um determinado prazo, não assumindo qualquer obrigação de compra destes títulos, caso seja frustrada a distribuição pública. O underwriter possui uma obrigação de meio.
		
	 
	Best Efforce, também chamado ¿Sem garantia de Subscrição¿ ou ¿Melhor Esforço¿.
	
	Straight ou Firme
	
	Stand Buy
	
	Venda a contento
	
	Opções.
	
	
	1a Questão
	
	
	
	2. Tarcísio e Clodoaldo, em abril do corrente ano, pretendendo explorar determinada atividade econômica, fundaram, com sede no Rio de Janeiro, uma sociedade anônima, sob a denominação MANSÕES E PISCINAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. O capital da Cia foi regularmente lançado à subscrição pública, sendo certo que 50% das ações, todas ordinárias, foram subscritas pelos fundadores, na proporção de 25% para cada subscritor, e as ações restantes, preferenciais sem direito a voto, correspondentes a 50% do capital social, foram subscritas pelos investidores do mercado. Na Assembléia de constituição da companhia, compareceram Tarcísio e Clodoaldo e ainda, o acionista detentor da maioria das ações preferenciais, ou seja, detentor de 31% do capital social. Após a deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Companhia e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. De acordo com o caso acima apresentado, esta Companhia sofrerá a fiscalização de qual autarquia?
		
	 
	CVM
	
	BACEN
	
	BALCÃO ORGANIZADO
	
	SUMOC
	
	BOLSA DE VALORES
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As Operações em Mercado de Futuros se caracterizam pela proteção que evita as perdas, mas também limita o lucro, também denominadas em inglês:
		
	
	Alone.
	
	Free.
	 
	Hedge.
	
	Force.
	
	Power.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	1. De acordo com o texto abaixo, estamos nos referindo a qual Instituição? ¿São entidades privadas, que atuam em colaboração com o Poder Público, com o sistema de auto-regulação, tendo autonomia administrativa, financeira e patrimonial, operando sob a supervisão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), com competência para fiscalizar seus respectivos membros, como Sociedades Corretoras, Financeiras, Sociedades Distribuidoras e Agentes Autônomos de Investimento, bem como todas e quaisquer operações realizadas em seu recinto no que se refere principalmente à negociação dos valores mobiliários.¿
		
	 
	Balcão Organizado
	
	Mercado de Balcão
	
	Bancos comerciais
	
	Bancos de Investimentos
	 
	Bolsa de Valores
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Observe o texto abaixo e responda: As Bolsas de Valores são entidades privadas, que atuam em colaboração com o Poder Público, com o sistema de auto-regulação, tendo autonomia administrativa, financeira e patrimonial,
POIS,
operam sob a supervisão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), com competência para fiscalizar seus respectivos membros, como Sociedades Corretoras, Financeiras, Sociedades Distribuidoras e Agentes Autônomos de Investimento, bem como todas e quaisquer operações realizadas em seu recinto no que se refere principalmente à negociação dos valores mobiliários.
		
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas não estão no conteúdo de mercado de capitais e sim de câmbio.
	 
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O que é negociado na Bolsa de Mercadorias e Futuros?
		
	
	Somente Contratos a termo de commodities.
	 
	Commodities.
	
	Contratos à vista de compra e venda de mercadorias ( Commodities).
	
	Ações.
	 
	Contratos de Commodities e os Contratos de Ativos Financeiros.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual a definição de Mercado Secundário?
		
	 
	Aquele que tem como função precípua organizar, manter e fiscalizar sistemas adequados e seguros para a compra e venda dos valores mobiliários adquiridos no Mercado Primário.
	
	Aquele no qual que o investidor necessita buscar por seus próprios meios um comprador para os seus títulos.
	 
	Aquele que tem como base a Negociação, dos valores adquiridos no Mercado Primário e que o investidor tem a certeza do retorno do seu investimento financeiro, daí o nome de Secundário.
	
	Aquele que se caracteriza pela subscrição de ações.
	
	Aquele que se caracteriza pela primeira colocação de títulos da Companhia emissora junto ao público investidor.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No estudo da Commoditie compreendemos que ela deverá possuir características homogêneas. Não pode ser muito perecível, pois poderá ser armazenada para ser transportada em longas distâncias e entregue em data futura. Deverá ter ampla escala de consumo e se encontrar na condição de matéria-prima ou semi-industrializada. Assim, podemos dizer que são Commodities:
		
	 
	Soja, Café e Arroz.
	
	Soja, Enlatados e Embutidos.
	
	Laticínios, Carnes e Ovos.
	
	Sapatos, Bolsas e Cintos.
	
	Petróleo, Minério e Automotivos.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta: A CVM, Comissão de Valores Mobiliários, no que se refere ao Mercado Secundário de valores mobiliários, fiscaliza em regra a:
		
	 
	Companhia Aberta
	
	Sociedade Cooperativa
	
	Sociedade Limitada
	
	Distribuidora de Valores
	
	Companhia Fechada
	1a Questão
	
	
	
	Assinale a Alternativa Correta no que se refere ao estudo do Contrato de Opções:
		
	
	As datas dos vencimentos das opções são determinadas pelas partes.
	
	Todas as Ações da Companhia Aberta podem ser objeto de Opções.
	 
	É um Contrato Escritural.
	
	É um contrato Solene por escritura pública.
	
	É um Contrato Formal e escrito.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No estudo do Mercado Valores Mobiliários, observamos quatro diferentes tipos de operações, a saber: Mercado à Vista, Mercado a Termo, Mercado Futuro e Mercado de Opções. Estes três últimos são também chamados de mercado a prazo, Pois, Não é de imediato que o investidor realiza o pagamento, nas operações de compra dos títulos das Companhias.
		
	
	A primeira assertiva é correta, mas a segunda assertiva é incorreta.
	 
	As duas assertivas estão corretas e a segunda complementaa primeira.
	
	As duas assertivas são falsas.
	 
	As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não complementa a primeira.
	
	As duas assertivas estão corretas, mas são incompatíveis com a nossa disciplina.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia é uma Instituição que presta serviço de compensação e liquidação de todas as operações que são realizadas na Bolsa de Valores e no Mercado de Balcão Organizado. É composta por Corretoras, Bancos e Distribuidoras de Valores Mobiliários, que atuam como agentes de compensação. Bem como, A obrigação primordial da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia é de garantir a liquidação das operações realizadas pelos agentes de compensação e das corretoras pela solvência dos pagamentos, no caso de inadimplência por parte de seus clientes. De acordo com o texto acima, entendemos que:
		
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda assertiva é falsa.
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas incompatíveis com a CLC e sim com as Bolsas de Valores.
	 
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual o conceito de Mercado à Vista?
		
	
	Aquele onde o preço a pagar é o resultado do preço que seria pago à vista e os juros para o pagamento e a liquidação dentro do prazo contratado.
	 
	Aquele que se realiza com a concretização da operação, sendo o seu pagamento ou liquidação realizado à vista.
	
	Aquele que se realiza com a concretização da operação, sendo o seu pagamento ou liquidação realizado com o visto do subscritor.
	
	Aquele em que o preço é estabelecido pelas partes contratantes bem como o prazo para a entrega efetiva do ativo.
	
	Aquele em que as garantias podem ser em dinheiro, ações da Companhia Aberta que são negociados na Bolsa, outros ativos, títulos públicos, entre outros ativos financeiros.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	1. Observe as assertivas abaixo e responda: As principais diferenças entre o Balcão Organizado e a Bolsa é que o Balcão Organizado não possui a obrigatoriedade de informes dos negócios fechados diariamente ao contrário da Bolsa, como também a não obrigatoriedade no ressarcimento de prejuízos por danos causados pelos agentes que participaram das operações. E No Balcão a responsabilidade é exclusiva dos intermediários nos prejuízos causados aos seus clientes.
		
	 
	As duas assertivas são corretas e se complementam.
	
	A primeira assertiva é correta e a segunda incorreta.
	
	A primeira assertiva é incorreta e a segunda correta.
	
	As duas assertivas são incorretas.
	 
	As duas assertivas são corretas, mas não se complementam.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o texto abaixo, responda: Qual o tipo de mercado que estamos nos referindo? ¿É aquele que se realiza com a concretização da operação, sendo o seu pagamento ou liquidação realizado à vista. Compreende a negociação de valores mobiliários, títulos e ativos. Assim que a negociação é realizada, o comprador (investidor) paga o valor dos títulos ou papéis adquiridos e recebe do vendedor (corretor, intermediário, também investidor no mercado), os títulos, objeto da negociação. Na BOVESPA estas operações são liquidadas pela Câmara de Liquidação e Custódia. Com relação aos prazos eles são variados, dependendo do tipo de título e do mercado em que foi transacionado.
		
	 
	Mercado Primário
	
	Mercado de Opções
	
	Mercado Futuro
	 
	Mercado à Vista
	
	Mercado a termo
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No estudo do Mercado Secundário, observamos comparativamente que o Mercado de Balcão e o Mercado de Balcão Organizado funcionam da seguinte forma:
I.O Mercado de Balcão é desorganizado e o segundo organizado segundo as diretrizes da CVM.
II. Quando falamos em Balcão Organizado, não damos a impressão de que o primeiro é desorganizado, não, é que as entidades de Balcão Organizado são supervisionadas pela CVM ou por Instituições auto-reguladoras em todas as operações por ele realizadas.
III. O Mercado de Balcão não tem supervisão de entidades auto-reguladoras. O funcionamento do Balcão Organizado é semelhante ao funcionamento de uma Bolsa Eletrônica, com instituições credenciadas e interligadas por um sistema que propicie as operações de compra e venda de valores mobiliários.
IV. Todas as regras impostas às Sociedades Abertas, para a negociação de seus papéis em Bolsa regulamentadas pela CVM, são as mesmas para as negociações no Balcão Organizado, como registro de Companhia Aberta, e registro de emissões públicas de valores mobiliários. Todas as negociações no Balcão Organizado ocorrem pelo sistema eletrônico, através de ordens de compra ou venda de valores mobiliários na internet.
Os itens corretos são:
		
	 
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	II e III.
	 
	II, III e IV.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre a COMPANHIA BRASILEIRA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA, responda: I.A CBLC é uma instituição que presta serviço de compensação e liquidação de todas as operações que são realizadas na Bolsa de Valores e no Mercado de Balcão Organizado. II. É composta por Corretoras, Bancos e Distribuidoras de Valores Mobiliários, que atuam como agentes de compensação. III. A obrigação primordial da CBLC é de garantir a liquidação das operações realizadas pelos agentes de compensação e das corretoras pela solvência dos pagamentos, no caso de inadimplência por parte de seus clientes. IV. Como atuam em conjunto, para evitar maiores transtornos nas liquidações das operações, a CBLC não exige nenhum prévio depósito das garantias, pois isto limitaria em muito as suas aplicações. Estão corretos os itens:
		
	 
	I E II
	
	I, II, e IV
	
	III E IV
	
	II, III E IV
	 
	I, II E III
	1a Questão
	
	
	
	Quanto a Função Normativa da CVM, temos em linhas gerais a descrição de suas principais ações no sentido de cumprir com os seus objetivos:
I. Quanto à Função Normativa, a CVM se manifesta através de Instruções, Deliberações e Pareceres, regulamentando determinados atos normativos, com vistas ao desenvolvimento do Mercado de Capitais, tais como: Autorização de constituição de Bolsa de Valores, Corretoras e Distribuidoras; Credenciamento de Auditores Independentes, Analistas e Consultores de Valores Mobiliários, que não poderão atuar no Mercado de Valores Mobiliários sem o prévio registro na CVM.
II. Quanto à Função Normativa também observamos o Registro de emissão de ações e demais valores mobiliários, pois de acordo com a Lei da CVM e da Lei das S/As não poderão ocorrer nenhuma emissão pública de valores mobiliários sem o prévio registro na CVM; Registro de Companhia Aberta; Cancelamento ou Suspensão de registros, autorizações ou credenciamentos.
III. Registro de Companhia Aberta; Registro de Companhia Fechada, Cancelamento ou Suspensão de registros, autorizações ou credenciamentos; Suspensão de emissão, distribuição e negociação de valores mobiliários, ou até mesmo decretação de recesso da Bolsa de Valores, o que ocorre a cada final de exercício em nosso país.
Os itens corretos são:
		
	 
	I e III.
	 
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	II e III.
	
	Somente a I.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta: A CVM tem competência também para atuar quando for solicitada em todo e qualquer processo judicial que tenha como objeto ou que envolva?
		
	
	Somente Títulos Públicos.

Continue navegando