Buscar

CPC 25 - trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CPC 25 – Provisões Passivos Contingentes e Ativos contingentes.
Entende – se que o CPC 25 tem por objetivo, reconhecer as bases de mensuração aplicáveis a provisões, contingencias passivas e ativas tem a regra de divulgar informações suficientes na nota explicativas a demonstrações contábeis.
Temos como conceito de que Provisão, é a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrer, que representa expectativa de perda de ativos ou estimativas de valores a desembolsar, e que apesar de financeiramente ainda não efetivas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.
Normalmente os passivos são compostos por obrigações definidas, certas e normalmente suportadas por documentação e tem a certeza da data de pagamento. Todavia, há passivos que também devem ser registrados, apesar de não terem data fixada para pagamento ou mesmo não conterem expressão exata de seus valores. Isso porque no exigível devem estar contabilizadas todas as obrigações, encargos e riscos, conhecidos e calculáveis.
Passivo contingente – é um passivo que ainda não ocorreu e que ainda não é uma obrigação mais pode ser, por exemplo a contingência trabalhista; se um funcionário entra com um processo contra a empresa e a contingencia for provável que vou ter que pagar ao funcionário, ai reconhecemos como passivo contingente e se for só possível eu reconheço apenas em nota explicativa e se for remoto não faremos nada. 
Existem 3 tipos de classificação;
Provável – Contabilizamos um passivo e fazemos uma contingência civil.
Possível – não contabilizamos, só demonstramos nota explicativa.
Remoto – nesse caso não se contabiliza. (não faz nada)
No caso do Ativo contingente é diferente pois não contabilizamos contingencias ativas, se for por exemplo uma empresa X entra com uma ação contra outra empresa, e mesmo que ela seja provável que a empresa ganhe, nunca contabilizaremos uma contingência ativa, eu apenas a reconheço em nota explicativa quando for provável, e quando passível e remoto não fazemos nada.
No ativo o possível não vai na nota explicativa 
O remoto tbm não vai na nota explicativa.

Outros materiais