Buscar

Segundo o professor Wolkmer na apresentação do vídeo sobre pluralismo jurídico pode ser interpretado de imensas formas as manifestações normativas existente em uma sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo o professor Wolkmer na apresentação do vídeo sobre pluralismo jurídico, é que leis podem ser criadas a partir de costumes específicos e pode ser interpretado de imensas formas as manifestações normativas existente em cada grupo social, podendo ou não ser reconhecida pelo Estado.
 Um exemplo que podemos citar são as favelas do Rio de Janeiro, onde esses espaços são construídos de forma ilegal, com moradias precárias sem infraestrutura e por vezes quase nenhum serviço urbano. Basicamente eles criam suas próprias regras de convivência.
 Segundo a explicação do vídeo ele aborda muito bem o que é pluralismo jurídico mostrando que não é só as leis que são criadas pelo Estado que valem para alguns grupos sociais que tem espalhado pelo Brasil, pois cada povo tem seu modelo e estilo de vida, criando suas próprias leis para tornar a convivência mais justa e comum.
 O pluralismo jurídico resume-se como normas jurídicas diferentes em um determinado grupo social, daquelas determinadas pelo Estado para todo o País, como acontece por vezes em favelas, grupos indígenas, comunidades quilombolas.

Continue navegando