Buscar

educação ambiental

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0066 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Respondido em 07/08/2019 13:47:45
	
Explicação:
Ambas as afirmativas são verdadeiras, pois existe um crescente questionamento com as tradicionais expectativas de crescimento econômico, e agora a Estado precisa intervir na busca de alternativas para o desenvolvimento. O que já foi aceito no passado como modelo de geração de riquezas em uma sociedade capitalista hoje não atende mais a nossas expectativas de desenvolvimento sustentável, seja por razões sociais, seja por razões ambientais. A riqueza gerada precisa seguir um caminho de desconcentração, bem como os recursos que permitem alcançá-la precisam servir também às futuras gerações. Por isso, a segunda afirmativa sustenta o que está dito na primeira.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
		
	
	Normatização macroeconômica.
	 
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	Crescimento de metas fiscais.
	
	Controle de metas inflacionárias.
	Respondido em 07/08/2019 13:48:28
	
Explicação:
O bom planejamento da tributação é um dos mais fortes instrumentos governamentais para estimular setores estratégicos ou desestimular setores obsoletos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O saber usar para nunca faltar está relacionado a qual item abaixo?
		
	 
	Consumo sustentável
	
	Ciclo de vida de um produto
	
	Rotulagem ambiental
	
	Equilíbrio ecológico
	
	Consumo consciente
	Respondido em 07/08/2019 13:48:43
	
Explicação:
O consumo sustentável prega que o uso sustentado ao longo do tempo trará grandes vantagens para o meio ambiente e para a humanidade, pois não permite o desperdício.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A sustentabilidade no consumo de um recurso natural é influenciada pelo (I) nível de consumo, (II) pelo avanço tecnológico que permite ganhos de eficiência, (III) pela existência de recursos alternativos, dentre outros fatores. A esse respeito e tendo-se como premissa a ideia de consumo sustentável, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os avanços tecnológicos que permitem ganhos de eficiência (II) no consumo de recursos naturais vêm para evidenciar que os esforços para reduzir o nível de consumo (I) são desnecessários.
	 
	O nível de consumo (I) de um recurso natural é influenciado por fatores como os valores culturais e as formas de se estabelecer a relação entre ser humano e Natureza, pelos sistemas de produção e consumo de bens, dentre outros fatores.
	 
	O avanço tecnológico que permite ganhos de eficiência (II) não produz ganhos econômicos, pois ocorre somente por pressão ideológica de grupos ambientalistas.
	
	O nível de consumo de recursos naturais (I) em sociedades ocidentais, principalmente industrializadas, é muito inferior do que em sociedades não ocidentalizadas ou não industriais.
	
	A educação ambiental, por ser de conteúdo técnico, deve priorizar o avanço tecnológico para ganhos de eficiência (II) e a pesquisa por novas fontes (III) e recursos naturais alternativos.
	Respondido em 07/08/2019 13:52:32
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão e com base em conhecimentos gerais e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
O nível de consumo de recursos naturais em países industrializados é maior do que em não industrializados. A ideia em contrário foi disseminada principalmente como estratégia de argumento contra o ambientalismo e em favor de desenvolvimento econômico. As evidências científicas dos ambientalistas provaram o contrário.
A educação ambiental é interdisciplinar e abrange conteúdos técnicos, mas não somente.
Ganhos de eficiência podem não representar redução de consumo, caso o consumo per capita global daquele recurso aumente. Por isso, é necessário atuar em diferentes perspectivas.
O ganho de eficiência no consumo de recursos naturais decorrente de avanços tecnológicos produz ganhos econômicos via de regra, pois implicam produzir mais com menos. Também por isso, não ocorrem somente por pressão ideológica de ambientalistas. 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	O consumo dos recursos ambientais sem critérios pode gerar consequências severas para a qualidade de vida de uma população, até mesmo em poucas gerações.
	
	Todos os organismos consomem os recursos naturais, porém, podemos observar no presente, um consumo desenfreado destes recursos pelo ser humano, que está além de sua necessidade biológica
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável surge em um momento de crise econômica, onde o consumismo desenfreado já está influenciando na qualidade de vida da população.
	 
	Desenvolvimento pode ser definido de maneira ampla, já que além do bem estar econômico também envolve condições não monetárias, como a qualidade do ambiente.
	Respondido em 07/08/2019 13:54:57
	
Explicação:
O crescimento está associado à expansão de números essencialmente econômicos, como PIB ou renda per capta, desvinculado, portanto, com elementos sociais e ambientais. Porém, quando falamos de desenvolvimento podemos estar empregando o conceito da sustentabilidade,e agora sim, lançaremos mão de medidas reveladoras da evolução social e ambiental, como índices de escolaridade, de felicidade, de saneamento, de sustentabilidade ambiental etc.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da ecoeficiência, proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD):
 I- Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços; II - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços; III - Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; IV - Intensificar a reciclagem de materiais. V - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis; VI - Prolongar a durabilidade dos produtos; VII - Agregar valor aos bens e serviços.
 
 Diante desta listagem, a prática da ecoeficiência pode ser aplicada por
		
	
	apenas a agricultura e as indústrias de transformação
	
	apenas as indústrias de transformação
	
	todas as empresas, à exceção das do setor de turismo
	
	apenas a agricultura, o turismo e as indústrias de transformação
	 
	todas as empresas brasileiras
	Respondido em 07/08/2019 13:55:13
	
Explicação:
O termo ecoeficiência foi introduzido em 1992 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) ¿ Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável., por meio da publicação do livro Changing Course, sendo endossado pela Conferência Rio-92, como uma forma das organizações implementarem a Agenda 21 no setor privado.
De acordo com o WBCSD, a ecoeficiência é obtida pela ¿entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar¿. Este conceito descreve uma visão para produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Sugere, ainda, uma significativa ligação entre eficiência dos recursos (que leva à produtividade e lucratividade) e responsabilidade ambiental. Portanto, ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.
Portanto, a ecoeficiência pode ser aplicada por qualquer empresa brasileira.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	 "...obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras". A definição acima, refere-se a:
		
	 
	consumo sustentável
	
	ecologia
	
	economia liberal
	
	Consumo consciente
	 
	desenvolvimento sustentável
	Respondido em 07/08/2019 13:55:31
	
Explicação:
Desenvolvimento sustentável é um modelo econômico que busca conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é definido como ¿aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades¿.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável é um dos principais norteadores de uma educação ambiental efetiva. Nele, há posições contrapostas que evidenciam a complexidade do tema, ao apontar maior ou menor relevância para os diferentes fatores que compõem um desenvolvimento humano verdadeiramente sustentável. A esse respeito analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
		
	
	A educação ambiental deve se referir ao desenvolvimento sustentável apenas quando o educador perceber não ser possível abordar conhecimentos técnicos da Ecologia.
	 
	Ainda que possa haver contradições e conflitos de ideias na formação do desenvolvimento sustentável, o conceito pode ajudar a conscientização sobre a relação entre economia e ambiente natural.
	
	O nível de consumo de recursos naturais é importante para se considerar a necessidade de busca por novas fontes de recursos, mas não deve influenciar mudanças nos padrões de produção e consumo.
	
	Desenvolvimento sustentável envolve, entre outros aspectos, o tamanho da população humana no planeta, mas não envolve as diferenças culturais entre os grupos populacionais.
	
	Uma premissa importante para se conscientizar as pessoas sobre o desenvolvimento sustentável é a de que a Humanidade não está em risco com uma crise ambiental global, mas a vida como um todo, sim.
	Respondido em 07/08/2019 13:56:36
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão:
As diferenças culturais influenciam o nível de consumo e a relação entre o ser humano e o ambiente natural que o circunda. Portanto, influencia o nível de impacto ambiental.
Se o nível de consumo de recursos naturais ultrapassa os limites sustentáveis, não há desenvolvimento sustentável. Assim, os padrões de consumo e produção devem ser passíveis de alteração e adaptação para que possa se adequar aos limites naturais do planeta.
Como a Humanidade é dependente da Biosfera (vida como um todo) e de suas inter-relações, infere-se que uma crise ambiental coloca em risco primeiro a existência da Humanidade.
A educação ambiental deve ser interdisciplinar. Os conceitos técnicos da Ecologia são essenciais ao próprio conceito de desenvolvimentos sustentável.

Continue navegando