Buscar

ATIVIDADE 6 - A DIALÉTICA LITERATURA E HISTÓRIA AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 6 - A DIALÉTICA LITERATURA E HISTÓRIA – AULA 6
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Podemos conceber a Literatura como um Fato Cultural. Sobre este assunto podemos afirmar: I - A literatura pode ser entendida como um sistema de obras ligadas por denominadores comuns que fazem dela aspecto orgânico da civilização, isto é, fazem dela parte constitutiva da civilização. II -a literatura é vista como um fato de cultura, algo, portanto, que não surge pronto e acabado, mas que se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade. III - A reflexão sobre a ¿forma¿ (literária) deve ser entendida como uma dupla articulação ¿ social e artística ¿ que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas III e II são verdadeiras.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Nenhuma alternativa é verdadeira.
	Respondido em 26/08/2019 14:32:04
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A dialética da malandragem ou da ordem e da desordem, no que tange à cultura brasileira, vincula-se:
 
		
	
	À ocidentalização
 
	
	À literatura brasileira
	
	À latinidade
 
	 
	Aos modos de existência do brasileiro
 
	
	À miscigenação
	Respondido em 26/08/2019 14:32:28
	
Explicação:
Ao se pensar a dialética que ocorre entre o local e universal, no olhar crítico sobre a malandragem, na formação da cultura brasileira, há de se considerar dois estratos: o primeiro, universal, posicionado em um contexto maior de cultura (no caso brasileiro, o da cultura ocidental, entenda-se, europeia), cujos valores eram internalizados por intelectuais brasileiros para interpretar a sua própria sociedade, a despeito desta ser diferente da europeia. O segundo estrato, o local, portanto, mais restrito, encontramos representações da vida, articuladas com o universal, capazes de estimular a imaginação de um contexto mais restrito, ou seja, o brasileiro. Seria o universal no particular. É a partir do diálogo entre esses dois estratos, que se tocam continuamente na realidade local, que nos deparamos com a dialética da ordem e da desordem, como modos de existência do brasileiro, as brasilidades.  
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que NÃO caracteriza a literatura como um fato cultural.
		
	
	Foi muito importante na formação cultural brasileira
	
	Tem uma relação indireta com a história
 
	
	Se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade.
 
	 
	Por se tratar de um modelo acabado, não é uma construção histórica.
	
	É parte constitutiva da civilização
 
	Respondido em 26/08/2019 14:32:53
	
Explicação:
A literatura é vista como um fato de cultura, algo, portanto, que não surge pronto e acabado, mas que se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade. Assim sendo, é uma construção histórica e que, portanto, é parte constitutiva da Civilização, ou seja, da cultura. Visto que é arte, ela mantém uma relação indireta com a história, já que se vale de linguagem figurada. Por se tratar de um fato cultural, a literatura foi fundamental no processo de formação da cultura brasileira.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural, social) da população brasileira gerou discussões historicamente marcadas pela diversidade de enfoques desde os primeiros trabalhos, a partir do século XIX. Assim, fábula de três raças surgiu ainda no Brasil Império (século XIX), entre os pesquisadores naturalistas e ganhou a adesão de cronistas e escritores.
A partir de quais pressupostos tal lenda foi elaborada?
		
	 
	Mistura de saberes biológicos e sociais
	
	Pesquisas avançadas de DNA
	
	Mentalidade religiosa
	
	Solução Política no século
	
	Saberes biológicos.
	Respondido em 26/08/2019 14:33:21
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A literatura pode nos oferecer elementos-chave para apreendermos aspectos constituintes de nossa cultura, pois as produções literárias nos oferecem pistas profícuas para a compreensão da realidade social. Assim sendo, é incorreto afirmar:
		
	
	Não podemos dizer que o romance retrata a realidade da época.
	
	Há uma dupla interferência entre literatura e sociedade; no entanto, uma dimensão não se reduz à outra; ambas interagem o tempo todo, mas uma não é o espelhamento ou uma duplicação da outra.
	
	Conceitos fundamentais, como o de processo histórico, ideologia, poder, cultura, ajuda-nos a compreender a relação entre literatura e sociedade.
	
	Literatura é ficção, portanto o que há nela de referências à realidade está transfigurado, modificado.
	 
	O objetivo da literatura é de atuar como um espelho da realidade.
	Respondido em 26/08/2019 14:33:43
	
Explicação:
Existe uma dialética entre literatura e história. Essa dialética decorre da relação de afirmação e negação da literatura, em relação à realidade histórica. Dito de outro modo, ao mesmo tempo que a literatura afirma a realidade histórica, pois é dela que tira seu material, a linguagem, ela também nega essa realidade, visto que a transforma em arte, uma outra coisa, que passa a existir de maneira bem diferente, e apenas no plano da linguagem. Esta é a dialética. Dialética que vem de diálogo entre duas partes. Neste caso, literatura e história; essas duas expressões diferentes, linguagem e realidade dialogam, resultando em outra coisa, qual seja, em arte, por meio do trabalho do artista. Se a literatura transforma a história, a realidade, em arte, ela não é um "espelho da sociedade". Na verdade, a literatura alude à realidade histórica e social. Ela não "retrata" a sociedade, mas faz alusões à ela, no plano, exclusivamente, da linguagem. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A reflexão sobre a forma literária deve ser entendida como uma dupla articulação, entre dois planos,  que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte de ambos (ficção e real). Os dois planos articulados pela literatura são:
 
 
		
	
	Histórico e cultural
 
	
	Cultural e social
	 
	Social e artístico
 
	
	Artístico e visual
 
	
	Histórico e social
	Respondido em 26/08/2019 14:34:06
	
Explicação:
A reflexão sobre a forma literária deve ser entendida como uma dupla articulação entre o social e o artístico,  que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Acerca do conceito de identidade cultural, pode-se dizer que trata-se de um tipo de sentimento de pertencimento a um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, que se perceba como parte de um grupo ou cultura; é a sensação de ser igual, de se saber igual e de, portanto, se reconhecer igual a todos. No Brasil, se o imaginário nacional instaura uma suposta igualdade entre seus membros, isso não se confirma no espaço real, onde as desigualdades entre as classes sociais não permitem que todos usufruam dos mesmos recursos. Tal fato pode ser explicado à luz da história país.
Assim senso, não é válido afirmar:
		
	
	Para Silvio Romero, a tradição colonial era um fardo, pois de lá provinham as raças inferiores e a pesada herança escravocrata
	 
	Euclides da Cunha, ao relatar a guerra deCanudos no sertão da Bahia em 1897, apresenta o sertanejo como homem fraco, rude e atrasado, no contexto de um meio ambiente natural e político-social gravemente hostil.
	
	A identidade nacional brasileira é construída permanentemente e nunca completada, e nesta construção estão envolvidos intelectuais, artistas, povo e Estado.
	
	Os discursos que narram uma nação, e com o Brasil não é diferente, serão ambivalentes ideologicamente por serem produtos de um processo histórico contínuo.
	
	Gilberto Freyre, no que tange à identidade cultural brasileira, examina as relações de convivência e influência que determinaram as relações de dominação dos senhores de engenho sobre os negros.
	Respondido em 26/08/2019 14:34:33
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Literatura , assinalar a única opção incorreta:
		
	
	A literatura é vista como um fato de cultura, algo que não surge pronto e acabado, existe forte articulação com a sociedade.
	
	A "forma" literária deve ser entendida como uma dupla articulação, social e artística, capaz de organizar os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos.
	
	A literatura pode ser entendida como um sistema de obras ligadas por denominadores comuns , que fazem dela aspecto orgânico da civilização.
	 
	A literatura pode ser entendida como um sistema de obras não ligadas por denominadores comuns, ou seja, não fazem dela parte constitutiva da civilização.
	
	A forma como abrange a esfera literária e a própria vida real, assinala que há uma articulação entre estética e fator social, que se faz diante de um fundamento prático histórico.
	Respondido em 26/08/2019 14:34:57
	
	
	Gabarito
Coment.

Outros materiais