Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PERICIA CONTÁBIL

Pré-visualização | Página 1 de 1

PERICIA CONTÁBIL 
DESAFIO 1
Você é perito judicial e foi intimado pelo juiz a efetuar uma perícia e emitir o respectivo laudo pericial para uma ação que evidencia irregularidades administrativas a serem comprovadas, as quais se resumem nas aquisições de mobiliários que foram registrados acima do seu valor real de compra.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A perícia contábil, assim como as demais perícias, deve ser focada no fato que está sendo objeto de litígio judicial, para a qual o laudo deve ser estabelecido. Assim sendo, para emissão do laudo, o perito deve basear-se somente no mobiliário registrado com valor maior, que é o objeto de litígio, neste caso.
EXERCICIOS
Perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnico-científicos que se destinam a oferecer as provas necessárias que vão subsidiar os argumentos que os defensores de uma causa em litígio apresentarão a um juiz, sendo que o perito deve encaminhar seu trabalho em forma de:
b) Laudo.
RESPOSTA CORRETA
A perícia é encaminhada por meio de um laudo emitido pelo perito nos moldes regidos pela lei.
A perícia contábil surgiu pela necessidade de se estabelecer as provas que subsidiam a:
a) Solução de litígios ou constatação de um fato.
RESPOSTA CORRETA
O juiz que deverá proferir a sentença cuida somente da matéria do direito e, portanto, necessita da assistência do perito que irá fornecer os subsídios necessários para sua sentença.
O laudo pericial contábil deve obedecer aos objetivos da perícia, que é estabelecida pelo:
e) Juiz.
RESPOSTA CORRETA
No processo judicial, é o juiz quem determina ao perito os objetivos da perícia por meio de despacho por ele proferido.
As normas estabelecem que a perícia contábil judicial deve ser realizada exclusivamente pelo:
c) Contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
RESPOSTA CORRETA
Somente o contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade tem o poder legal para executar a perícia contábil.
A necessidade da perícia contábil pode surgir em função das evidências de:
e) Falências.
RESPOSTA CORRETA
Com o intuito de apurar possíveis fraudes, por meio de falsificações de lançamentos, ou falsas situações de contas e lucros líquidos alterados, o juiz determina que seja realizada perícia para casos de falências.
DESAFIO 2
A indicação de perito-contador assistente técnico é de extrema relevância para assegurar o efeito da produção da prova pericial, pois ele possui como incumbência favorecer o diálogo com o perito do juízo, mantendo também a comunicação com as partes envolvidas ou com seus procuradores.
Mauro recebe um e-mail informando que ele é um dos nomes indicados a perito-contador assistente técnico em um processo pericial. No entanto, ele tem dúvidas e responde o e-mail perguntando sobre o seu papel como perito assistente técnico, sobre a duração de sua atuação e sobre o que ocorre logo que a diligência for finalizada.
De acordo com o seu conhecimento, escreva um texto respondendo o e-mail de Mauro que aborde as questões a seguir:
1. Qual o papel do perito assistente técnico?
2. O perito-contador assistente técnico precisa ser aceito após sua indicação?
3. O perito-contador assistente técnico atua somente durante o processo?
4. Ele continua desenvolvendo suas funções depois de finalizada a diligência?
5. Ele deve emitir algum documento?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Olá, Mauro!
O perito é nomeado, enquanto o assistente técnico é indicado pelas partes, ou seja, o assistente técnico precisa ser aceito pelo magistrado ou pelo Tribunal Arbitral para que possa atuar no processo. O perito-contador, quando no exercício da função de assistente técnico, efetua suas ações antes, durante e depois de efetuada a perícia oficial. Sua presença se justifica mesmo antes do próprio deferimento da prova pericial contábil, podendo sua presença ser prévia ou no desenvolvimento de estratégias relativas à produção da prova técnica. Durante o processo, o assistente técnico atua na formulação de quesitos, devendo possuir conhecimento e ter realizado a leitura da Inicial, Contestação e, havendo, Réplica e Tréplica. Durante a efetuação da prova pericial contábil, é função do assistente técnico acompanhar o andamento do trabalho efetuado pelo perito-contador nomeado. Posterior à finalização da diligência e entrega do laudo pericial pelo perito-contador, é função do assistente técnico realizar a elaboração do parecer pericial relativo ao conteúdo que envolveu a perícia.
Atenciosamente,
EXERCICIOS
Analise as alternativas apresentadas e assinale a correta:
d) Conforme a legislação pertinente, o juiz nomeará um perito que tenha experiência na matéria periciada.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com a legislação oportuna, o juiz irá nomear um perito que tenha conhecimentos e experiência sobre a matéria que será periciada.
De acordo com o artigo 465 da Lei nº 13.105/15, qual a resposta correta?
e) Após a indicação, o perito deverá apresentar seu currículo a fim de comprovar sua especialização.
RESPOSTA CORRETA
O perito deverá apresentar sua comprovação de especialização mediante currículo após sua indicação
Referente à nomeação ou indicação do perito-contador assistente técnico, assinale a resposta correta:
b) É de conhecimento que, mesmo se nomeado, o contador não deve aceitar assumir o caso se não possuir conhecimentos específicos.
RESPOSTA CORRETA
Em casos de não possuir conhecimentos necessários sobre a matéria periciada, o contador, após sua nomeação, deverá recusar o serviço.
Avalie o processo de atuação do perito contábil na arbitragem e indique a afirmativa correta:
d) Poderá atuar como árbitro um técnico que tenha conhecimento na área demandada, não sendo necessário, assim, a contratação de um perito.
RESPOSTA CORRETA
Sim, poderá exercer a função de árbitro um técnico que tenha experiência na área demandada, sendo assim, desnecessário realizar a admissão de um perito.
Com relação às obrigações e responsabilidades que deve ter o perito, assinale a opção correta:
c) Dentre as responsabilidades e compromissos do perito-contador está a assinatura de contrato para as situações de perícia extrajudicial, semijudicial ou ainda arbitral.
RESPOSTA CORRETA
O perito-contador deve assinar os contratos, abordando os casos de perícia extrajudicial, semijudicial ou ainda arbitral.