Buscar

Resultado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resultado e discussões 
Em um erlenmeyer de 250 mL adicionou-se 3,6g de zinco granulado e 25 mL de água deionizada. Em seguida a solução foi submetida ao aquecimento, adicionou-se 6g de ácido maléico, com agitação ocasional por cerca de 10 minutos. Utilizou-se zinco granulado devido à sua maior superfície de contato aumentando assim a velocidade da reação, a agua deionizada devido a sua função de pureza que possui. A solução foi aquecida para dissolver o ácido maléico que apresenta baixa solubilidade em água. Deixou-se a solução sob agitação por 5 minutos. 
Na capela, adicionou-se 10 mL de HCl concentrado em pequenas porções, a fim de que reagisse com o zinco metálico para obtenção de hidrogênio molecular.
Reação:
Zn(s) + 2 HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(g)
A partir da reação podemos perceber que o zinco deslocou o hidrogênio do HCl e formou-se uma substância composta, o cloreto de zinco e outra substancia simples e o gás hidrogênio, caracterizado pela formação de bolhas. Após todo o zinco reagir, a solução foi aquecida e em seguida resfriou-se em um banho de gelo, o qual, diminui a solubilidade do ácido clorídrico.
Os cristais formados correspondem ao ácido succínico. Embora o metal atue como fonte de elétrons, o mecanismo da reação é muito complexo e é realizado por uma série de transferência eletrônica do metal para o ácido maléico que está sendo hidrogenado.
O ácido maléico foi convertido em ácido succínico, nesse processo uma molécula de hidrogênio no estado gasoso é adicionado a um alceno, havendo uma quebra da ligação ( formando-se duas ligações simples. 
O precitado formado foi filtrado à vácuo, colocou-se na estufa por uma semana para secagem. Ao completar uma semana, foi-se recolhido e ainda encontrava-se úmido, sendo necessário seca-lo na estufa novamente em seguida pesou-se

Continue navegando