Buscar

Caso Concreto Penal 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I - CCJ0007
Título
Caso Concreto 16
Descrição
Caso concreto
Leia a situação hipotética abaixo e responda, de forma objetiva e fundamentada, às questões formuladas:
 
Tony, a pedido de um colega, está transportando uma caixa com cápsulas que acredita ser de remédios, sem ter conhecimento que estas, na verdade, continham Cloridrato de Cocaína em seu interior. Por outro lado, José transporta em seu veículo 50g de Cannabis Sativa L. (maconha), pois acreditava que poderia ter pequena quantidade do material em sua posse para fins medicinais. Ambos foram abordados por policiais e, diante da apreensão das drogas, denunciados pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. (Questão de Concurso Público -MODIFICADA).
A partir dos estudos realizados sobre a Teoria do Erro segundo a teoria finalista da conduta, responda às questões formuladas: 
Diferencie erro de tipo e erro de proibição. Responda de forma objetiva e fundamentada. 
Resposta: No erro de tipo, o agente não possui plena consciência de seus atos, já no erro de proibição, o agente, 
Resposta: No erro de tipo, o agente não possui plena consciência de seus atos, já no erro de proibição, o agente, possui plena consciência de seus atos, mas acredita que estes não sejam ilícitos penais. 
Erro de tipo: está previsto no art. 20 “caput “do CP, ocorre quando o indivíduo não possui plena consciência de seus atos, acredita que está praticando uma conduta lícita, quando na verdade está praticando uma conduta ilícita, e que, por erro, acredita ser inteiramente lícita. 
Erro de proibição: está previsto no art. 21 do CP, ocorre quando o indivíduo desconhece o tipo penal. O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, é causa de isenção de pena; se evitável, poderá ter a pena diminuída de 1/6 para 1/3.
Quais as teses defensivas a serem apresentadas por Tony e José? Responda de forma objetiva e fundamentada.
Resposta: A tese que deverá ser apresentada pelo advogado de Tony deverá ser de erro de tipo, visto que, este desconhecia que o produto que carregava, acreditando ser drogas lícitas. Já José, deverá seu advogado, apresentar a tese de erro de proibição, pois apesar de saber que a substancia que carregava era ilícita, acreditava que a quantidade de entorpecentes não se enquadraria no tipo penal.
Questão objetiva.
Ana Maria colocou um par de botas no sapateiro para consertar. Na ocasião, ela recebeu um comprovante da entrega das botas, contendo o preço, o prazo de entrega e uma observação em caixa alta e negrito, na qual constava que a mercadoria seria vendida para saldar a dívida do conserto, caso não viesse a ser retirada no prazo de três meses. Ana Maria, por esquecimento, não retornou para saldar o conserto e retirar suas botas. Transcorridos os três meses, suas botas foram vendidas pelo sapateiro. Revoltada com a venda de suas botas procurou um amigo advogado que a informou que o sapateiro havia cometido o delito de furto. Transcorridos os três meses, suas botas foram vendidas pelo sapateiro, o qual acreditava ser lícita sua conduta por se tratar de uma prática habitual em seu meio. Assim, o sapateiro:
incidiu no erro de tipo vencível.
incidiu em erro quanto ao objeto.
incidiu em erro de proibição.
poderá responder pelo crime de furto.
incidiu em erro de tipo invencível.
Resposta: Letra C

Outros materiais

Outros materiais