Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumosobre efeito hidrofóbico
A água é um solvente polar, ela dissolve facilmente a maioria das biomoléculas que geralmente são compostos carregados eletricamente ou polares(afinidade com a água), compostos que se dissolvem facilmente na água são hidrofílicos. Quanto à solubilidade existem os: polares, apolares e anfipáticos(contém regiões polares e apolares).
Em contraste, solventes não-polares são muito pobres para as biomoléculas polares, mas dissolvem facilmentesão hidrofóbicas. As moléculas de água agregam-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio. Uma substância polar forma ligações de hidrogênio com a água, já que seus pólos interagem com os pólos da água, as suas moléculas interagem com a água e ficam separadas umas das outras, “cercadas” pela água.
Quando um composto apolar é misturado à água ocorre o rompimento não compensado de muitas ligações de hidrogênio, esse rompimento ocorre também quando um soluto polar entra em contato com a água; neste caso, as ligações de hidrogênio são compensadas pela interação da molécula de água com as moléculas do soluto.A fim de fazer o maior número de ligações de hidrogênio possível, as moléculas de água orientam-se envolta da substância apolar e forma um "escudo". As moléculas apolares se agrupam, a fim de aumentar a entropia do sistema, ou seja, ao invés de fazerem uma rede de ligações de hidrogênio ao redor de cada molécula apolar , as moléculas de água “forçam” as apolares a se agruparem. Com isso, a superfície de contato entre soluto e água é menor e, portanto, a rede de ligações de hidrogênio formada também, fazendo com que tenha uma alta variação de entropia (aumentando a desordem do sistema).
A expressão “efeito hidrofóbico” é associada à tendência espontânea das moléculasapolares se agruparem em soluções polares. Há alguns compostos, como os fosfolipídeos, que possuem uma extremidade apolar (hidrofóbica) e uma extremidade polar (hidrofílica). Essas substâncias, em solução, tendem a expor sua porção hidrofílica (polar) e “esconder” sua porção hidrofóbica (apolar), formando micelas ou bicamadas. Não ocorrendo contato entre a água e as porções apolares desses compostos. Quando umfrasco contendo fosfolipídeos é agitado, o sistema teria uma alta taxa de energia livre. Seria formada uma camada de H2O em torno da extremidade apolar do fosfolipídeo, mas tais moléculas tornariam a agrupar-se depois de algum tempo.Membranas celulares e grandes compostos moleculares, como proteínas, por exemplo, adotam sua forma em função dessa relação entre a água e os compostos apolares: as membranas organizam-se em bicamada para “esconder” a cauda dos seus fosfolipídeos; as proteínas organizam-se para “esconder” seus aminoácidos apolares.

Mais conteúdos dessa disciplina