Buscar

raquitismo - sinais e sintomas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAQUITISMO – SINAIS E SINTOMAS
	Os primeiros sinais e sintomas podem surgir desde o 1° ano de vida e progredir com a idade, principalmente nas regiões de desenvolvimento mais rápido. Tem como característica a presença de deformidades esqueléticas que mais comumente atingem as partes do esqueleto com crescimento mais rápido: antebraço distal, joelhos e junções costocondrais.
Os sinais típicos de raquitismo são encontrados em quadros mais avançados e incluem atraso no fechamento das fontanelas, craniotabes, rosário raquítico, isto é, aumento das articulações costocondrais, sulcos de Harrison, que são causados pela tração dos músculos diafragmáticos nas costelas, aumento do punho e curvatura distal no rádio e na ulna e curvatura progressiva do fêmur e da tíbia . Estas alterações dependem da idade, sendo mais comuns alterações nos membros inferiores em crianças que já iniciaram a deambulação. 
Outras alterações encontradas no raquitismo são mais específicas de algumas de suas causas. Nos pacientes com raquitismo hipocalcêmico, pode ser encontrada hipoplasia do esmalte dentário, convulsões neonatais, diminuição do tônus muscular e aumento de infecções. No raquitismo hipofosfatêmico, ocorrem mais comumente abscessos dentários. Nos pacientes com raquitismo dependente de vitamina D tipo II, frequentemente se observa alopecia (perda total ou parcial de pelos e cabelos).
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 209, de 23 de abril de 2010. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Raquitismo e Osteomalacia. Brasília, DF, 2010.
Sintomas: dor ou sensibilidade nos ossos dos braços, das pernas, da pelve ou da coluna; deformidades ou formação tardia dos dentes, maior número de cáries, orifícios no esmalte, abscessos ou defeitos de estrutura dos dentes; comprometimento do crescimento e baixa estatura; fraturas ósseas; cãibras; deformidades esqueléticas, por exemplo: crânio com forma estranha; pernas arqueadas (pernas tortas); saliências na caixa torácica (rosário raquítico); osso externo muito saliente; curvatura da coluna; deformidades pélvicas.
O médico pode notar sinais de raquitismo durante o exame físico da criança, inclusive por sinais de sensibilidade ou dor nos ossos à palpação. Os testes para medir os níveis de cálcio e fosfato no sangue e os testes de imagem mais detalhados dos ossos podem ajudar o médico a diagnosticar o raquitismo. Os exames mais realizados são os exames de raio X, gasometria arterial e exame de sangue para análise de cálcio, fósforo e outros.
MECHICA, J. B. Raquitismo e osteomalácia. Arq Brasil Endocrinol Metabolica: São Paulo, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.com.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000427301999000600012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 junho de 2019.

Outros materiais