A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
teoria da contabilidade

Pré-visualização | Página 1 de 10

TEORIA DA CONTABILIDADE
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1745_EX_A1_201902660201_V1 
	05/04/2019
	Aluno(a): ANA CRISTINA COSTA SOUZA PONTE DE ANDRADE DINIZ
	2019.1 - F
	Disciplina: GST1745 - TEORIA DA CONTABILIDADE 
	201902660201
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em verdade, todos utilizam a contabilidade em maior ou menor escala! Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro. Assinale a alternativa que justifica o entendimento de um usuário interno da contabilidade.
		
	 
	aquele que tem acesso irrestrito a todas as informações contábeis
	
	aquele que tem acesso limitado a todas as informações contábeis
	
	aquele que está dentro da empresa
	
	aquele que não tem acesso as informações contábeis
	
	aquele que está fora da empresa
	Respondido em 10/04/2019 10:36:25
	Explicação:
A alternativa correta aponta como usuario interno, pois incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis. 
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Diversos pesquisadores da historia da contabilidade perceberam que a teoria contábil pode ser encarada sob varias fases e, certamente, a concepção de uma delas em separado, não se conseguiria definir todo o modelo contábil. Assinale a alternativa que justifica essa previsibilidade no modelo contábil.
		
	 
	Todas alternativas se integram ao modelo
	
	Abordagem comportamental
	
	Abordagem sociológica
	
	Abordagem ética
	
	Abordagem sistêmica
	Respondido em 10/04/2019 10:58:41
	Explicação:
A alternativa correta aponta para todas se integram ao modelo
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Contadores diferentes poderiam ter diferentes ideias sobre determinadas abordagens contabeis. Alguns poderiam conceber que todos os usuários seriam bem servidos se a base de avaliação fosse a custos históricos, na premissa de que são objetivos e, portanto, verdadeiros, justos e não enviesados. Para outros, todavia, o custo histórico pode ser enviesado em algumas circunstancias, no sentido de que não fornece uma avaliação do custo de reposição dos fatores de produção, na data dos balanços. Assinale a alternativa que prediz com essa abordagem comum a todos profissionais.
		
	
	Fiscal
	 
	Ética
	
	Econômica
	
	Sociológica
	
	Comportamental
	Respondido em 10/04/2019 11:01:29
	Explicação:
A alternativa coirreta é a abordagem ética, haja vista que deveria apresentar-se como justa verdadeira e não enviesada, mas na realidade não é bem assim, pois é muito difícil saber o que é realmente justo e verdadeiro. 
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Escolha a opção que contenha a finalidade da contabilidade:
		
	 
	Registrar e demonstrar as variações no sistema patrimonial.
	
	Registrar e demonstrar as variações no sistema de custos.
	
	Registrar e demonstrar as variações no sistema orçamentário.
	
	Registrar e demonstrar as variações no sistema compensado.
	
	Registrar e demonstrar as variações no sistema financeiro.
	espondido em 10/04/2019 11:06:39
	
Explicação:
São vários os pontos de vistas a respeito do objetivo da contabilidade, um deles e o mais importante, é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Por outro lado, vê-se que a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário.
	
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Após adequação as normas internacionais de contabilidade a elaboração da informação contábil deve atender a princípios e para isso deve ter características fundamentais e de melhoria. A característica que tem como premissa informar de acordo com contábil ocorrido sem alteração, com clareza e não permitindo variações é
		
	 
	Representação fidedígna
	
	Tempestividade
	
	Relevância
	
	Compreensibilidade
	
	Comparabilidade
	Respondido em 10/04/2019 11:07:46
	Explicação:
Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar.
	
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A informação contábil, em especial aquela contida nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a Entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário, revestindo-se de atributos entre os quais são indispensáveis. Dentro da NBC T 1.3 - DOS ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL, encontramos algumas qualidades da informação contábil; Dentre as questões abaixo, qual NÃO se enquadra no perfil?
		
	 
	Aziendalismo;
	
	Confiabilidade;
	
	Compreensibilidade;
	
	Comparabilidade;
	
	Integralidade;
	Respondido em 10/04/2019 11:10:19
	Explicação:
A alternativa correta da questão é o Aziendalismo
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em ciência, sempre utilizamos dois raciocínios, embora, para uma disciplina chegar ao "status" de ciência reconhecida, a abordagem do processo ____________________ deva se constituir na base formal de sua apresentação. Isto ainda está longe de acontecer na Contabilidade, e talvez a mais arrojada (e não devidamente apreciada) tentativa neste sentido tenha sido a realizada por Mattessich, Richard (1964). Qual a abordagem sugerida pelo pesquisador?
		
	
	Consciencioso
	
	Pratico
	
	Indutivo
	
	Prudente
	 
	Dedutivo
	Respondido em 10/04/2019 11:15:45
	Explicação:
A alternativa correta é o procedimento dedutivo, pois partindo de princípios reconhecidos como verdadeiros, o pesquisador estabelece relações lógicas entre tais premissas com o objetivo de chegar a alguma conclusão.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Durante a elaboração das demonstrações contábeis, devem existir obrigatoriamente diversas características qualitativas que são úteis aos usuários da informação, e descrita por muitos como sumamente necessarias para a elaboração das demonstrações contabeis. Assinale aquelas consideradas como características qualitativas de melhoria.
		
	
	Objetividade, Materialidade, Consistência, Conservadorismo
	
	Objetividade, Relevância, Uniformidade, Prudência
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	 
	Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade, Compreensibilidade
	
	Comparabilidade, Materialidade, Tempestividade, Prudência
	Respondido em 10/04/2019 11:20:03
	Explicação:
A alternativa correta que atende ao contexto são as caracteristicas de melhoria: Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade, Compreensibilidade
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Escolha a opção em que há uma característica da Escola Européia:
		
	
	Universidades em busca de qualidade.
	
	Ênfase ao usuário da informação contábil.
	
	Bastante importância à auditoria.
	 
	Pouca importância à auditoria.
	
	Ênfase à contabilidade aplicada.
	Respondido em 10/04/2019

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.