Buscar

AV1 Pericia contabil e arbitragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTAÇÃO PARA MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM E ARBITRAGEM INTERNACIONAL
Nome completo: Tais Lustosa Da Silva
Matrícula :47034486
Curso: Ciências contábeis 
Diante do cenário atual, em que a globalização vem alcançando cada vez mais o mundo da economia, com a esse fenômeno surgem as formas de solucionar problemas no meio empresarial de forma mais rápida e eficiente, usando a mediação e a arbitragem. Sendo a mediação um método para resolução de conflitos em que um terceiro se mobiliza para que um acordo aconteça. Na arbitragem o objetivo é solucionar conflitos patrimoniais de forma eficaz e rápida, esses métodos contribuem para a resolução de problemas contratuais de forma mais precisa e dinâmica.
Nesse sentido, é imprescindível destacar os fundamentos que regem a arbitragem, a arbitragem internacional consolidada desde o século XX garantiu grande prestígio fora do continente europeu e da américa do norte possuindo como vantagem o menor custo em comparação com procedimentos internos dentro do estado. Sob esse viés, com a incorporação da arbitragem os contratos se tornaram sigilosos, se tornou mais rápida a escolha dos árbitros, a economia, a democracia, a flexibilidade e a tolerância. Assim sendo a arbitragem surgiu como um procedimento que busca solucionar controversas ou interesses por uma ou mais pessoas que possuem poderes oriundos de acordo e de vontade, tratando-se de uma forma de pacificação sem a intermediação de um juiz.
Todavia, na mediação o mediador tem por função promover uma decisão acerca do conflito, seu papel é centrado na busca pela aproximação das partes, tratando-se de uma forma de resolução de conflitos, na qual busca estabelecer formas de acordo que sejam pacíficas para ambas as partes envolvidas seja num processo jurídico ou administrativos, a mediação deve ser baseada na imparcialidade do mediador, na isonomia entre as partes, na oralidade, informalidade, na autonomia da vontade das partes, a busca pelo consenso, confidencialidade e boa fé.
Portanto, pode-se concluir que a mediação e a arbitragem surgiram como meio de manter a harmonia no ambiente empresarial promovendo soluções rápidas e eficazes para solucionar conflitos, entende-se que o mercado de trabalho se amplifica com o uso da mediação e da arbitragem, pois o seu uso na resolução de conflitos permite confidencialidade, flexibilidade do procedimento de solução, exercício da autonomia da vontade e maior compreensão sobre o que gerou o conflito esses aspectos estabelecem relações de harmonia e agregam valor.
Referência: Zanette, Fabiane. Perícia contábil\ Fabiane Zanette; Thais de Freitas Daneberg-São Paulo: Cangage 2020

Outros materiais