Buscar

Paper III Zé

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �4�
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utiliza atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados” 
	(HOJI, 2000, p. 359)
José Nilton de Oliveira 
Jaqueline 
Centro Universitario Leonardo Da Vinci- Uniasselvi- Gestão Pública
Materiais e Métodos
Fonte: https://www.google.com/search?q=imagens+de+planejamento,+execu%C3%A7%C3%A3o,+dire%C3%A7%C3%A3o+e+controle&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjR16CLnYLjAhXkD7kGHcZCCQgQsAR6BAgFEAE&biw=1366&bih=657#imgrc=zgJHKwBLu_EzkM:
Planejamento: define as atividades a serem realizadas e os objetivos a serem alcançados.
Conforme Chiavenato (2008, p. 341): “ O planejamento está voltado para o futuro. [...] É para o [futuro] que a organização deve estar preparada as função administrativa todo instante. Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcança-los adequadamente”.
Organização: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.
Para Chiavenato (2008, p.359) : [...] organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições”.
Liderança: é a função de liderar a execução do planejamento para atingir os objetivos da organização. Conforme Chiavenato (2008, p.373): “o administrador exerce direção, toma decisões, influencia e motiva as pessoas. Ele comunica e estrutura as organizações e desenha cargos e tarefas que repercutem no relacionamento interpessoal dos membros. Ele incentiva as pessoas sob diferentes aspectos”.
Controle: analisa- se os resultados obtidos, se foram os planejados. O sucesso do que foi planejado depende de um bom controle. De acordo com Chiavenato (2008,p.377): [...] o controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento , a organização e a direção sejam bem-sucedidos.
 
 Dentro do que foi pesquisado sobre os conceitos já apresentados mostram que administração é planejar, organizar, liderar e controlar recursos para alcançar objetivos estabelecidos na iniciativa pública. 
 E como todos nós sabemos, dependemos diariamente dos serviços públicos, e certamente, a maioria de nós nunca parou para analisar a estrutura administrativa que move os órgãos públicos. Sim, porque por trás dos serviços que utilizamos existem inúmeros processos e procedimentos a 
serem seguidos.
Resultados e discussões
 
 
 O controle figura como um a das cinco funções universais da Ciência da Administração, a saber: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. O planejamento sem controle da execução dificilmente logra êxito, bem como o controle sem padrões e objetivos previamente definidos não terá como atuar, por falta de objeto (CHIAVENATO, 2000). 
EEe 
REFERÊNCIAS:
CASTRO, Domingos Poubel de. Auditoria e controle interno na administração pública. São Paulo: Atlas, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e Publica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2008.
HUERLAS, Franco. Entrevista com Matus: O Método PES. São Paulo. Fundap, 1996.
MEGGINSON, L. C., MOS LEY, D. C., PIETRI Jr, P. H. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Harper & How do Brasil, 1986.
MISOCZKY, Maria Ceci. Mudanças na administração municipal: possibilidades de uma formação político-organizacional. Revista de Administração Contemporânea, 2002.
OSSORIO, Alfredo. Planejamento estratégico. Buenos Aires: INAP, 2002
SLOMSKI, V. Manual de Contabilidade Pública. 2ª ed. São Paulo: Atlas 2003
 Planejamento e controle na administração Pública
 Conforme Castro (2008, p. 27), “a palavra controle sempre esteve ligada as finanças”, sendo que, desde a sua origem no latim (rotulum), demostrava a relação com os contribuintes, até em seu significado em francês (controller), que remete a questões ligadas a registro, inspeção e exame.
 O planejamento é a primeira das quatros funções administrativas (planejar, organizar, dirigir e controlar). É a partir do planejamento que decisões e escolhas são tomadas e o que se quer e aonde chegar dentro de uma organização governamental.
 Os temas do planejamento público são os problemas públicos, e tal planejamento “[...]
aplicável a qualquer órgão cujo centro de jogo não seja exclusivamente o mercado, mas o jogo político, econômico e social. (HUERTAS, 1996, p. 23)
 O planejamento é um enfoque e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações; deve contribuir para a criatividade, ser um sistema eficaz de tomada de decisões de modo consciente, e reflexivo, resultando na construção intencional de ações (OSSORIO, 2002)
 O plano é a expressão de um processo de tomada antecipada de decisões (MISOCZKY e GUEDES, 2012). A razão de ser de um plano inclui: reduzir as incertezas e as surpresas; guiar a ação até chegar à situação desejada; e organizar os meios para atingir tal situação. A noção de plano pressupõe um conjunto de ideias, tais como previsão, organização, coordenação de esforços, acompanhamento e controle de ações, avaliação de resultados (MISOCZKY e GUEDES, 2012)
 Planejar é administrar, é gerir, superintender, governar, dirigir, operar e controlar uma organização. 
 Com base nos conceitos acima apresentados, podemos concluir que administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, e para que eeses resultados sejam alcançados é necessário utilizar algumas ferramentas, tais como planejamento, organização, liderança e controle, os quais serão explicados através da figura abaixo:
 Existem elementos que motivam a realização do controle de forma geral. No entanto, pode-se destacar como principais objetivos do controle: verificar legalidade, mérito (legitimidade e economicidade) e resultados dos atos praticados; assegurar consecução dos interesses coletivos; assegurar transparência da gestão; e subsidiar o planejamento das ações. 
 De acordo com Slomski (2003), as entidades públicas possuem duplo controle, o qual consiste em controle interno e controle externo. O autor sintetiza que os controles internos públicos são realizados nas três esferas de governo, visando à proteção do patrimônio público, devendo estar presente em todos os setores da entidade governamental.
 Referindo-se às funções da Ciência da Administração, Megginson (1986) menciona que, se a função de controle não for desempenhada efetivamente, as demais funções (planejar, organizar e dirigir) serão de valor limitado na organização, propiciando, na melhor das hipóteses, baixo desempenho e, na pior, o caos.
 As dificuldades no funcionamento e manutenção dos controles internos são competência e responsabilidade do administrador. Ao órgão central do sistema como já mencionado, cabe avaliar, diagnosticar, propor melhorias e orientar os responsáveis pelos controles de cada órgão. Em função das peculiaridades do setor público, analisadas a seguir, não é dada a devida relevância aos controles, isto é, o administrador público, contrariando uma das principais funções da administração, não controla adequadamente. Não se pode negligenciar o fato de que são pessoas que agirão na execução dos controles, e que o serviço público tem certas peculiaridades não encontradas na iniciativa privada.Para o êxito do controle no setor governamental, é necessário superar as dificuldades apontadas e promover os ajustes necessários na estrutura, de modo a favorecer a conscientização e o comprometimento dos administradores públicos para com os recursos em prol das melhorias para a população.
 
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa
����

Continue navegando

Outros materiais