Buscar

AVALIANDOS AV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502517955)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(39º Exame de Ordem) Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que, no direito internacional:
		
	 
	A) Há cortes judiciais com jurisdição transnacional.
	
	D) Há órgão central legislativo para todo o planeta.
	
	B) Há um governo central, que possui soberania sobre todas as nações.
	
	C) Há uma norma suprema como no direito interno.
	Respondido em 07/06/2019 23:49:51
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502515373)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a resposta abaixo que não corresponde a uma fonte do Direito Internacional Público prevista pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça:
		
	
	O Costume Internacional
	 
	Os atos unilaterais
	
	Tratados e Convenções Internacionais
	
	Os Princípios Gerais do Direito
	
	A Doutrina e Jurisprudência
	Respondido em 07/06/2019 23:51:16
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503076043)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São princípios fundamentais que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil, EXCETO:
		
	
	cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
	 
	valorização do trabalho e da livre iniciativa.
	
	independência nacional.
	
	concessão de asilo político.
	Respondido em 07/06/2019 23:48:22
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502517938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho) Em relação aos sujeitos de direito internacional público, assinale a opção correta.
		
	
	C) A jurisprudência do TST reconhece a imunidade absoluta de jurisdição dos Estados estrangeiros.
	 
	E) Dada a natureza da personalidade jurídica das organizações internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que não tenham ratificado seu tratado constitutivo.
	
	A) Não é possível que organizações internacionais participem do processo de criação de outras organizações internacionais, pois a iniciativa da criação desse tipo de organização cabe aos Estados.
	
	D) A imunidade de execução dos Estados estrangeiros é prevista em regras costumeiras internacionais.
	
	B) Dado o elenco dos elementos constitutivos de um Estado constante da Convenção Interamericana sobre Direitos e Deveres dos Estados de Montevidéu, é correto afirmar que o reconhecimento de um governo pelos Estados signatários dessa convenção implica no reconhecimento de um Estado a ele relacionado.
	Respondido em 07/06/2019 23:49:04
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502515385)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Santa Sé é considerada pessoa jurídica de Direito Internacional Público, tendo o Tratado de Latrão (1929) grande papel fundamental nesta visão. Com sua personalidade reconhecida a Santa Sé propõe tratados com outros Estados, principalmente de conteúdo religioso, sendo estes denominados:
		
	 
	Concordatas
	
	Convenções epistolares
	
	Convenções Jesuíticas
	
	Epístolares
	
	Atos unilaterais
	Segundo o Tratado dos tratados, são considerados Plenos Poderes
		
	 
	A capacidade para negociar e firmar tratados atribuída a representantes de Estados.
	
	O direito atribuído aos Estados de efetuar a prisão de acusados pelo TPI.
	
	O poder concedido ao Tribunal Penal Internacional de julgar Estados que cometam o crime de genocídio.
	
	O poder de a CCJ julgar Estados violadores de Direitos Humanos.
	
	O direito de um Estado em revidar injusta agressão por outro Estado.
	Respondido em 07/06/2019 23:52:22
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502518079)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase)- No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta.
		
	 
	C) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.
	 
	B) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
	
	D) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República.
	
	A) Em nenhuma hipótese, brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.
	Respondido em 07/06/2019 23:53:50
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502517940)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2013 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz Federal): Conforme previsão no direito brasileiro, será passível de deportação o estrangeiro que:
		
	
	D) atentar contra a economia popular.
	 
	B) entrar irregularmente no país e não se retirar voluntariamente do território nacional.
	
	A) atentar contra a ordem política ou social.
	
	C) entregar-se à vadiagem.
	
	E) entregar-se à mendicância.
	Respondido em 07/06/2019 23:53:06
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503075853)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(I EXAME UNIFICADO) Com relação à ONU, assinale a opção correta.
		
	
	Poderão ser admitidos como membros da ONU todos os Estados que o desejarem, independentemente de condições de natureza política ou de qualquer outro teor.
	
	O Conselho de Segurança da ONU compõe-se de cinco membros permanentes e de dez membros não permanentes, todos indicados pelo próprio Conselho, devendo estes últimos cumprir mandato de dois anos.
	 
	O secretário-geral da ONU, eleito pelo Conselho de Segurança mediante recomendação dos seus membros permanentes, tem o dever de atuar em todas as reuniões da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança, do Conselho Econômico e Social e do Conselho de Tutela, além de desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas por esses órgãos.
	
	Principal órgão da ONU, a Assembleia Geral é composta de todos os membros da organização, tendo cada Estado-membro direito a apenas um representante e um voto.
	Respondido em 07/06/2019 23:54:49
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502517941)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	( FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado - VIII - Primeira Fase) Jean Pierre, cidadão estrangeiro, foi preso em flagrante em razão de suposta prática de crime de falsificação de passaporte com o objetivo de viabilizar sua permanência no Brasil. Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
		
	
	B) O ilícito deverá ser apurado no âmbito do Ministério da Relações Exteriores, tornando desnecessária a instauração de processo administrativo ou inquérito para fins de apuração dos fatos que ensejam a expulsão.
	
	D) A fraude para obter entrada e permanência no território brasileiro não é motivo para fundamentar ato de expulsão de estrangeiro.
	 
	C) O mérito do ato de expulsão é analisado mediante juízo de conveniência e oportunidade (discricionariedade), sendo descabido o ajuizamento de ação judicial para impugnar suposta lesão ou ameaça de lesão a direito, devendo, nesse caso, o juiz rejeitar a petição inicial por impossibilidade jurídica do pedido.
	 
	A) A fraude para obter a entrada e permanência no território brasileiro constitui motivo suficiente para a expulsão do estrangeiro, cabendo, exclusivamente, ao Presidente da República, de forma discricionária, resolver sobre a conveniência e oportunidade da sua retirada compulsória do País.
	1a Questão (Ref.:201502993513)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Pacto de São José da Costa Rica prevê que os Estados signatários devem cumprir com as decisões emanadas pela Corte Interamericana de DireitosHumanos. Uma das hipóteses de condenação consiste no pagamento, pelo Estado, de indenização compensatória à vítima da violação de direitos humanos. Assinale a afirmativa que indica o procedimento a ser adotado, caso o Estado brasileiro não cumpra espontaneamente a sentença internacional que o obriga a pagar a indenização.
		
	 
	A Corte Interamericana, em razão do princípio da soberania, não poderá obrigar o Brasil a cumprir a sentença, mas o descumprimento poderá fundamentar uma advertência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, pelo descumprimento da Convenção Americana de Direitos Humanos.
	 
	Como é considerada título executivo judicial, poderá ser executada perante a Vara Federal competente territorialmente.
	
	Como é considerada título executivo extrajudicial, poderá ser executada perante a Vara estadual competente territorialmente.
	
	Como é considerada título executivo judicial, poderá ser executada perante o Superior Tribunal de Justiça, uma vez que goza de status internacional.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	Respondido em 07/06/2019 23:56:40
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503017416)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre os tribunais penais internacionais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O Tribunal Penal Internacional não prevê a possibilidade de aplicação da pena de morte, assim como a Constituição brasileira proíbe tal aplicação.
	
	O § 4.º do art. 5.º da Constituição Federal prevê a submissão do Brasil à jurisdição de tribunais penais internacionais e tribunais de direitos humanos.
	
	O Estatuto de Roma não permite reservas nem a retirada dos Estados-membros do tratado.
	 
	O Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, estabelece uma diferença entre entrega e extradição, operando a primeira entre um Estado e o mencionado tribunal e a segunda, entre Estados.
	Respondido em 07/06/2019 23:55:56
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502514073)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	VI Exame de Ordem Unificado
O Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos preveem em seu texto mecanismos de proteção, efetivação e monitoramento dos Direitos Humanos consagrados em seus respectivos textos. É correto afirmar que, em ambos os pactos, encontra-se o seguinte mecanismo:
		
	 
	sistemática de petições, que deverão ser elaboradas e protocoladas por um Estado-parte diferente daquele que está sendo acusado.
	
	acusação de regresso de proteção dos direitos, que poderá ser protocolada por qualquer Estado-parte, inclusive o próprio analisado.
	
	envio de relatórios sobre medidas adotadas e progressos alcançados, que deverão ser elaborados e protocolados por um Estado-parte diferente daquele que está sendo analisado.
	 
	envio de relatórios sobre medidas adotadas e progressos alcançados.
	Respondido em 07/06/2019 23:56:01
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503169842)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o Tribunal Penal Internacional é correto afirmar:
		
	 
	A jurisdição do TPI é complementar à jurisdição dos Estados.
	
	O TPI, segundo seu estatuto, tem competência para julgar o crime de tráfico internacional de drogas.
	
	A jurisdição do TPI é absoluta no que diz respeito aos crimes previstos no seu estatuto.
	 
	O TPI pode aplicar sua jurisdição inclusive às pessoas com idade inferior a 18 anos, desde que hajam cometido um dos crimes previstos no estatuto.
	
	Por não possuir soberania, TPI não possui jurisdição, sendo apenas um órgãos de investigação.
	Respondido em 07/06/2019 23:55:47
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503102346)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a questão verdadeira
		
	 
	Um Diplomata ou um servidor público será plenipotenciário se apresentar a carta de plenos poderes e nos seus termos e limites.
	
	Plenipotenciários são aqueles que originariamente possuem a função de conduzir a política exterior.
	
	O Ministro das Relações Exteriores é um plenipotenciário presumido estrito, pois seu poder negocial se restringe aos tratados bilaterais.
	 
	Chefe de Estado e de Governo são aqueles que possuem uma competência derivada, sendo-lhe concedido plenos poderes para a negociação dos tratados.
	
	nda
	1a Questão (Ref.:201502923340)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Germana, alemã, domiciliada no Chile, morre em um acidente aéreo no Brasil, viajando em aeronave de bandeira francesa, vindo a ser enterrada em Portugal, onde residem seus filhos e únicos herdeiros legítimos, Amanda e Paloma. Segundo a lei brasileira, o fim da personalidade jurídica de Germana será determinado pelas regras de direito material:
		
	
	da Alemanha.
	 
	do Chile.
	 
	de Portugal.
	
	do Brasil.
	Respondido em 07/06/2019 23:57:35
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503045612)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo dados do CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados), o Brasil possuía, no fim de 2014, 6.492 refugiados de 80 nacionalidades. Como é sabido, o Brasil ratificou a Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, assim como promulgou a Lei nº 9.474/97, que define os mecanismos para a implementação dessa Convenção. Assinale a opção que, conforme a lei mencionada, define a condição jurídica do refugiado no Brasil.
		
	
	Está sujeito aos deveres dos estrangeiros no Brasil e tem direito a documento de viagem para deixar o país quando for de sua vontade.
	 
	Possui os direitos e deveres dos estrangeiros no Brasil, bem como direito a cédula de identidade comprobatória de sua condição jurídica, carteira de trabalho e documento de viagem.
	
	Sendo acolhido como refugiado, tem todos os direitos previstos no seu país de origem, mas deve acatar os deveres impostos a todos os brasileiros. Também tem direito à cédula de identidade.
	
	Possui os direitos e deveres dos estrangeiros no Brasil, bem como direito a cédula de identidade comprobatória de sua condição jurídica, carteira de trabalho, documento de viagem e título de eleitor.
	Respondido em 07/06/2019 23:58:04
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502994124)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	TJ-PA- JUIZ SUBSTITUTO: A respeito dos princípios fundamentais do Direito Ambiental, assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	d)O artigo 225 da Constituição da República consagra o princípio da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente.e)A Constituição da República consagra o princípio da solidariedade intergeracional, ao conferir ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
	 
	b)Pelo princípio da prevenção, sempre que houver perigo da ocorrência de um dano grave ou irreversível, a ausência de certeza científica absoluta não deverá ser invocada como razão para se adiar a adoção de medidas eficazes, a fim de evitar a degradação ambiental.
	 
	c)A defesa do meio ambiente é um dos princípios gerais da atividade econômica e deve ser observada inclusive mediante tratamento diferenciado para produtos e serviços e m razão do impacto ambiental decorrente de sua produção ou execução.
	
	a)A orientação do princípio poluidor-pagador é pela internalização das externalidades ambientais negativas das atividades potencialmente poluidoras, buscando evitar a socialização dos ônus e a privatização dos bônus.
	Respondido em 07/06/2019 23:57:13
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502516030)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Zona Contígua é:
		
	
	A Faixa adjacente ao mar territorial, considerada a partir da mesma linha base, cuja extensãomáxima adotável pelos Estados Costeiros é de 42 milhas marinhas
	
	A Zona de Mar de um Estado Costeiro é estendida até o seu mar territorial, entretanto adentrando à Zona Econômica exclusiva em 42 milhas marinhas.
	 
	A Faixa adjacente ao mar territorial, considerada a partir da mesma linha base, cuja extensão máxima adotável pelos Estados Costeiros é de 24 milhas marinhas.
	 
	A Zona de Mar de um Estado Arquipélago, cuja soberania do Estado Costeiro é estendida.
	
	A Zona de Mar de um Estado Costeiro é estendida até o seu mar territorial, entretanto adentrando à Zona Econômica exclusiva em 200 milhas marinhas.
	Respondido em 07/06/2019 23:57:57
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502993512)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O sistema global de Direitos Humanos foi pensado para proteger as vítimas de violações ou ameaças de violações dos direitos humanos. Daí os variados mecanismos que buscam proteção ou reparações em face de diferentes violências. Contudo, dentro do sistema global há um tratado internacional que instituiu um órgão de caráter permanente e independente voltado especificamente para o julgamento e a punição de indivíduos agressores e não diretamente para a proteção das vítimas. Assinale a opção que indica esse órgão.
		
	 
	Conselho de Segurança da ONU, instituído pela Carta das Nações Unidas.
	 
	Tribunal Penal Internacional, instituído pelo Estatuto de Roma.
	
	Corte Internacional de Justiça ¿ Corte de Haia ¿ instituída pela Carta das Nações Unidas.
	
	Corte Europeia dos Direitos dos Homens, instituída pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Continue navegando