Buscar

Exercícios 1 - Sistema Financeiro Nacional e Mercado de Ações - Resp

Prévia do material em texto

Sistema Financeiro Nacional e Mercado de Ações
Nome: Geovanna Ferreira Trindade Data: 12/08/2019
Quais são os tipos de instituições auxiliares, suas funções e principais operações?
Qual o objetivo da existência da bolsa de valores e suas responsabilidades?
Utilize sua conexão com a internet e cite pelo menos 3 clubes de investimentos. Além disso, diga o que são e qual o objetivo desses clubes.
O Clube de Investimento é constituído por um grupo de investidores pessoas físicas, que possuem objetivos de investimento comuns, para aplicação de seus recursos em títulos e valores mobiliários (por exemplo: ações), diversificando assim seus investimentos.
CARIOCA CLUBE DE INVESTIMENTO; CASA PRADO CLUBE DE INVESTIMENTO; CIFRAO BRASIL CLUBE DE INVESTIMENTO.
O que são títulos públicos? Utilize sua conexão com a internet e diga quais eram suas nomenclaturas antigas e como são denominados hoje.
Títulos públicos são papéis emitidos pelo Tesouro Nacional, que representam uma forma de financiar a dívida pública e permitem que os investidores “emprestem” dinheiro para o governo, recebendo em troca uma determinada rentabilidade.
Um título público é diferente de uma aplicação em CDB, por exemplo, na qual estamos “emprestando” dinheiro para o banco, que na maioria das vezes é uma instituição privada. Os títulos acessíveis ao investidor em geral no Brasil pertencem à esfera federal do governo.
Qual a característica de cada título público?
Tesouro Prefixado (LTN e NTN-F)
Modalidade: título prefixado. Ou seja, a rentabilidade será a taxa de juros combinada no momento em que o investimento é feito.
Pagamento dos juros: no vencimento (para títulos LTN) ou a cada 6 meses (para títulos NTN-F com juros semestrais).
Investimento indicado para aplicações mais conservadoras, que procuram segurança e garantia de rentabilidade, e também em períodos de queda da Taxa Selic, taxa básica de juros do Brasil.
Tesouro Selic (LFT)
Modalidade: título pós-fixado. A rentabilidade é variável e, como o nome sugere, acompanha a taxa Selic, desde a aquisição do título até seu vencimento.
Pagamento dos juros: no vencimento.
Investimento indicado para quem busca liquidez e em períodos de alta da Selic.
Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal e NTN-B)
Modalidade: título híbrido. Isto é, a rentabilidade é composta por uma parte variável, que acompanha normalmente o IPCA (usado para medir a inflação), e uma parte fixa, determinada no momento da aplicação.
Pagamento dos juros: só no vencimento (para títulos NTN-B Principal) ou a cada 6 meses (para títulos NTN-B).
Investimento indicado para aplicações de longo prazo, que busquem a proteção contra as oscilações da inflação somada a uma boa rentabilidade.
Quais são os 2 tipos de classificação das Ações negociadas em Bolsa de Valores e suas características (vantagens e desvantagens)
Ações Ordinárias (ON)
As ações ordinárias, além de concederem aos acionistas participação nos lucros da companhia mediante o pagamento de dividendos, têm como principal característica o direito a voto nas assembleias gerais nas quais ocorrem deliberações acerca da destinação dos lucros, de alterações no estatuto, emissão de debêntures, dentre outras.
Ações Preferenciais (PN)
As ações preferenciais dão – desculpando a redundância – preferência aos seus detentores na distribuição de dividendos, no reembolso do capital e também na própria acumulação das vantagens acima, o que significa que os acionistas que possuem ações ordinárias também desfrutam das condições citadas, mas em situação de desvantagem em relação aos “preferencialistas”.
O objetivo principal das ações preferenciais é atrair novos acionistas mediante o oferecimento de participação nos lucros das empresas, o que assegura liquidez aos ativos no mercado e maior permanência dos investidores em posse dos papéis.
Desvantagens
Ansiedade: a volatilidade decorrente das negociações diárias pode causar ansiedade e desconforto no investidor
Existem 4 vantagens para investidores ao adquirirem ações. Quais são as vantagens? Explique-as. 
Vantagens
Diversificação de carteira: investir em ações é a única maneira de acompanhar o crescimento das principais empresas
Liquidez: em geral, seu investimento pode ser resgatado em até 4 dias úteis
Proteção contra a inflação: no longo prazo, contribui para a manutenção do poder de compra
Impulso no crescimento do patrimônio: tendência de ganho acima do custo de oportunidade do capital (Selic) no longo prazo
O que é mercado monetário e que tipos de papéis são negociados neste mercado?
Mercado monetário é o mercado para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, como os bilhetes de tesouro nacional, e o papel comercial. Sendo os títulos públicos os papéis mais negociados. 
O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negoceiam activos financeiros (certificado de depósitos, etc.) a curto prazo. A sua finalidade é dar aos agentes económicos a possibilidade de transformar a sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.
Qual, ou quais, a (s) diferença (s) entre a Selic e a Cetip?
Diferença entre SELIC e CETIP é a mesma diferença entre mantimentos e supermercado.
O SELIC é a TAXA básica de juros que corrige a dívida pública, ou seja, é o fermento que será colocado no bolo (títulos governamentais). O CETIP por sua vez ¨GUARDA E NEGOCIA“ o bolo na custódia CETIP (funciona como o supermercado).
SELIC: (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), o papel adquirido pelo aplicador é necessariamente um título público, registrado em seu nome nos computadores do Banco Central (Chamado SELIC I) ou em nome da instituição que mediou a operação.
O CETIP: (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1986 para preencher a lacuna de um sistema eletrônico de custódia e liquidação financeira no mercado de títulos privados.
O que quer dizer chamar a Cetip de D1 e a Selic de D0(zero)? Como são tratadas nos dias de hoje?
O que são e qual a função dos depósitos compulsórios?
O depósito compulsório é uma das formas que o Banco Central (BC) tem para controlar a quantidade de dinheiro na economia. O compulsório obriga os bancos a depositar parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, a prazo ou poupança, numa conta no BC.
Quais as outras 5 formas das autoridades monetárias afetarem o nível de reservas bancárias, além dos depósitos compulsórios?
O que é Bond (lembre-se, não é o espião), valor de face e T-bond?
Eles são os títulos de renda fixa no exterior. São emitidos por empresas ou países para arrecadar dinheiro no mercado para financiar projetos ou atividades em troca de juros aos investidores. Em geral são ativos em dólar ou na moeda local do emissor do bond. No mercado financeiro os bonds mais famosos são os americanos, os títulos públicos dos Estados Unidos. Também são conhecidos como U.S Treasury bonds. Por serem considerados os melhores pagadores do mundo e terem, portanto, o melhor risco de crédito, os bonds americanos são a base de comparação com os títulos de outros países e mesmo com os títulos emitidos por empresas. Quando os juros dos títulos americanos sobem, a tendência é que os de outros países subam também.
O que são as debêntures? Quais as formas de remuneração oferecidas pelas debêntures? 
São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora. A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.
O que são debêntures conversíveis em ações?
São aquelas que podem ser trocadas por ações da companhia emissora. As debêntures conversíveis - e também as não-conversíveis - podem contemplar cláusulas de permutabilidadepor outros ativos ou por ações de emissão de terceiros que não a emissora. As condições de conversibilidade, bem como as de permutabilidade, devem estar descritas na escritura de emissão.
Qual a diferença entre Bolsa de Valores e Mercado de Balcão? 
A Bolsa de Valores é um mercado organizado onde ativos financeiros são negociados, o mercado de balcão – também conhecido como OTC – é um mercado onde são negociados os mais diversos títulos de valores mobiliários que não possuem autorização para serem negociados na Bolsa de Valores.
Descreva as características da Caderneta de Poupança e o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Qual o limite atual do FGC?
As cadernetas de poupança são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e possuem algumas características particulares. Entre elas, podemos destacar:
– A isenção de taxas administrativas na caderneta de poupança;
– A não incidência de Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos;
– O cálculo mensal da rentabilidade do investimento;
– A garantia do investimento pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para valores de
até R$ 250 mil.
Fundo Garantidor de Créditos (FGC) constitui-se em uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado do Brasil, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, permitindo recuperar, até um limite máximo determinado, os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de sua falência ou liquidação.
Para a manutenção do FGC, as instituições financeiras contribuem com uma porcentagem do valor dos depósitos. O FGC recolhe 0,0125% do valor dos depósitos totais das empresas filiadas.
Desde 30 de abril de 2013, o FGC garante perdas de até R$ 250 mil. Essa é a chamada garantia ordinária do FGC.
Você pode utilizar a internet para responder o que são warrants, operações de swap e commercial papers. Qual a diferença destes com as debêntures?
Warrants são valores mobiliários cotados em bolsa, ou fora de mercado regulamentado, que não têm valor nominal e incorporam direitos. São instrumentos financeiros associados a activos como acções, índices ou taxas de câmbio que amplificam os movimentos de preço dos mesmos.
Em finanças, swap é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores. O contrato de troca pode ter como objeto moedas, commodities ou ativos financeiros.
Em inglês corrente, quer dizer troca, permuta. No mercado financeiro, indica uma operação pela qual duas empresas concordam em “trocar” dívidas. Por exemplo, uma importadora endividada em dólares faz um swap de moedas com um banco. A empresa deve pagar um valor em reais ao banco. O banco tem de pagar o equivalente em dólares ao valor contratado do swap. Se a cotação do dólar subir além do esperado, o aumento da dívida da empresa será coberto pelo que o banco pagará à empresa.
No Brasil, os swaps podem ser negociados nos sistemas eletrônicos na BM&F, na Central de Liquidação e Custódia de Títulos (Cetip) ou tratados diretamente com os bancos, que montam operações ajustadas às necessidades de cada cliente. Segundo Carlos Alberto Melo, diretor financeiro de mercados emergentes para a América Latina do banco West LB, os swaps são o instrumento de hedge mais usado atualmente pelas empresas brasileiras.
O Commercial Paper ou Nota Promissória Comercial é um título de curto prazo emitido por sociedades anônimas não- financeiras, sem garantia real, podendo ser garantido por fiança bancária, negociável em mercado secundário e com data de vencimento certa.
O que são operações de hedge? Dê um exemplo que você possa encontrar na internet.
O hedge é uma palavra de origem inglesa que significa cobertura. Em termos financeiros, ele pode ser definido como uma ferramenta de proteção contra grandes variações de preços. 
A sua utilização é voltada para os ativos de renda variável. Portanto, é comum vê-lo em estratégias de controle de risco.
Os derivativos financeiros mais usados são as opções de compra (calls), as opções de venda (puts) e os contratos futuros. A combinação desses instrumentos permite a montagem de diversas operações de hedge.
O que são os COE´s (Certificados de Operações Estruturadas)?
COE significa Certificado de Operações Estruturadas e é um investimento, ainda novo no mercado brasileiro, que une produtos da Renda Fixa e Renda Variável. O título é uma versão brasileira das Notas Estruturadas, muito comuns nos Estados Unidos e Europa, e é uma ótima forma de diversificar correndo poucos riscos.
Defina mercado monetário, mercado de crédito, mercado capitais e mercado cambial.
Mercado Monetário, peça fundamental do mercado financeiro sem a qual, a economia permaneceria estagnada. A estruturação do Mercado Monetário tem por objetivo o controle da liquidez monetária da economia. Através deste mercado, o governo exerce as políticas monetárias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central, na tentativa de estimular o crescimento econômico sem que ocorra um surto inflacionário. Com o objetivo de controlar a liquidez monetária, este mercado é, obviamente, caracterizado por operações com títulos de alta liquidez, em que os prazos de negociação são curtos (geralmente curto e curtíssimo prazos).
Mercado de capitais são os títulos negociados que não possuem tamanha liquidez, uma vez que o objetivo é o financiamento das atividades econômicas de médio e longo prazos. Assim, o mercado de capitais é altamente influenciado pelo mercado monetário, pois o último está intimamente ligado à liquidez da economia, bem como à inflação e taxa de juros básica, variáveis fundamentais para nortear o crescimento econômico no longo prazo.
Mercado cambial, é um processo de negociação de moedas estrangeiras (venda, compra ou troca), ou seja, é a troca da moeda de um país pela moeda de outro país, por exemplo, se um cidadão brasileiro for para um país estrangeiro e precisar de tal moeda, o agente autorizado do Banco Central naquele país, será o grande responsável por receber o cidadão e fazer a troca da moeda brasileira pela moeda local.
Os chamados mercados de câmbio são todos os ambientes onde realiza-se as operações cambias, onde as quais são autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central.
Qual o papel do Bacen no mercado cambial?
O Papel do Banco Central é executar a política cambial definida pelo conselho monetário nacional. Portanto, ele regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele opera.

Continue navegando