Buscar

Prova 3 objetiva

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447283) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10455885
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A junção de eventos como as grandes navegações, a reforma luterana, a conquista da América, a colonização de outros continentes são os fundamentos de um período da sociedade chamado de modernidade. São momentos de superação da era medieval e resumem um conjunto dessas grandes mudanças. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Na mentalidade medieval, o importante era a salvação do homem e de sua alma.
II- A modernidade elevou a ideia de que o homem deveria seguir a vontade de Deus.
III- Conquistar outros continentes e sociedades está mais ligado à modernidade que à era medieval.
IV- Na cultura medieval, a religião teve um papel central na vida das pessoas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	2.
	Zigmunt Bauman é um sociólogo europeu que contribuiu com suas ideias para o debate contemporâneo sobre os dilemas da pós-modernidade. Suas contribuições inspiram reflexões sobre os dilemas da contemporaneidade. Com relação à produção intelectual do referido pensador, assinale a alternativa CORRETA que melhor explica os conceitos por ele desenvolvidos:
	 a)
	O principal conceito formulado por Bauman é o da ação racional mediante a valores, algo presente no mundo da contemporaneidade, no qual as religiões e os valores tradicionais possuem grande popularidade, visto nas expressões de avivalismo evangélico e nas diferentes formulações do fundamentalismo religioso islâmico, em exemplos como o da Al-Qaeda de Osama Bin Laden.
	 b)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de luta de classes, presente no mundo contemporâneo devido ao processo de globalização, que amplia os antagonismos sociais, um efeito correlato à mundialização do capital transnacional. Assim, movimentos como o da ocupação da Bolsa de Valores de Nova Iorque e das manifestações populares no Brasil em 2013, podem ser mais bem compreendidos.
	 c)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de função social, encarado como a possibilidade de análise da sociedade e compreendendo-a como um organismo, no qual as instituições se comportam como membros em um corpo, sendo a Sociologia encarada como um estudo das instituições.
	 d)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de Modernidade Líquida. O mundo do século XX viveu uma modernidade calcada em instituições sólidas, como a família, a igreja ou as empresas. Hoje o mundo vive um processo de liquefação, no qual as relações humanas não são mediadas por valores sólidos, mas sim por uma velocidade de mudanças e grande dinamismo.
	3.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Nas definições de Ferreira (1987), a pós-modernidade teve início na segunda metade do século XX e marcou especialmente a dinâmica da economia, os valores sociais e culturais da sociedade a partir de então. O autor criticou severamente este processo e sintetizou o caráter da sociedade pós-moderna como sendo que tipo de sociedade?
I- Da autonomia.
II- Do consumo.
III- Da máquina a vapor.
IV- Da energia elétrica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERREIRA, Jair. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1987.
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	5.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	6.
	Nas organizações estruturadas na forma de organismos, estabelece-se um ambiente interno e externo de competição e concorrência, no qual somente as mais aptas sobrevivem. Sobre outros aspectos que podem ser associados a estas organizações, analise as sentenças a seguir:
I- Esta forma de organização tem como inspiração o campo das ciências naturais, especialmente o da Biologia, diante da teoria evolucionista de Charles Darwin.
II- Organizações não governamentais que atuam com direitos humanos e questões ambientais são as mais identificadas com este tipo de organizações.
III- Estão vinculadas às empresas que atuam com alta tecnologia, nos campos aeroespacial e microeletrônica. 
IV- Expressões e conceitos como DNA, células, competição, adaptação e sobrevivência são frequentemente utilizados na comunicação das empresas que apresentam esta forma de organização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	A relação estabelecida entre indivíduos de diferentes culturas nem sempre se dá de forma respeitosa e tolerante. Há um conceito que explica o posicionamento de um indivíduo que se considera superior aos demais indivíduos pertencentes às culturas diferentes. Como esse conceito é comumente identificado?
	 a)
	Narcisismo.
	 b)
	Etnocentrismo.c)
	Leninismo.
	 d)
	Marxismo.
	8.
	Mesmo não havendo consenso na historiografia sobre as concepções de tempo, a periodização que divide a sociedade em Pré-história, Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea é presente em quase todos os livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio. Ao professor cabe o esforço de apresentar e desenvolver este conteúdo em sala de aula na medida em que alerta sobre a limitação de estabelecer a concepção de tempo linear. Nesta discussão, o período denominado Idade Média, que durou aproximadamente dez séculos, recebe este nome mais pelo fato de estar no centro linear de outras quatro fases. Sobre este contexto de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- O Período Medieval é descartado dos materiais didáticos pelo retrocesso cultural do feudalismo.
II- Devido à problemática da história linear, torna-se relevante excluir a Idade Média dos currículos atuais.
III- Mesmo separadas, as fases da história possuem transformações que não são estanques em sua época.
IV- Na Europa medieval, o acesso à educação era reservado aos filhos dos nobres e aos sacerdotes cristãos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	Atualmente, a população está concentrada nas cidades as quais cresceram em proporções não esperadas e planejadas. Contudo, esta situação é agravada pela instalação de parques industriais, centros financeiros, comércio, entre outros. Assim, este contexto exige novas abordagens e posturas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os empregos da cidade exigem cada vez mais formação/qualificação.
(    ) A violência e as drogas são problemas e desafios comuns a serem superados na sociedade, bem como no interior das escolas.
(    ) Intensificam-se os problemas como congestionamentos, alagamentos e crescimento desordenado.
(    ) A educação e a escola se encontram protegidas diante dos problemas enfrentados pelas sociedades urbanas e industriais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	A Sociologia Clássica ainda é utilizada como inspiração teórica para alguns sociólogos. Porém, o seu cabedal conceitual não mais consegue ser eficiente nos diagnósticos da realidade presente. Nas atuais discussões acadêmicas sobre as estruturas e dinâmicas da sociedade contemporânea, um conceito polêmico e muito utilizado é o de pós-modernidade. Neste sentido, o que podemos entender por pós-modernidade? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Período da História Humana marcado pelo consumismo e pelo individualismo. 
(    ) Período da História Humana marcado pelas grandes utopias coletivas.   
(    ) Período da História Humana marcado pela multiplicidade em diversos níveis.
(    ) Período da História Humana marcado pelo marxismo.  
(    ) Período da História Humana marcado pelo fim do marxismo e estruturas macro-explicativas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	11.
	(ENADE, 2008) No início dos anos 80 do século passado, a teoria interpretativa passou a influenciar decisivamente o que as ciências sociais compreendem por cultura. Surgiram teorias interpretativas da cultura que apontam para a necessidade de se analisar a cultura como estruturas de significação ou códigos estabelecidos, assim como sua base social. Acerca dessa proposta das teorias interpretativas da cultura, analise os itens subsequentes: 
I- A cultura desenvolveu-se de forma lenta, contínua e consecutivamente ao desenvolvimento do equipamento biológico do homem. 
II- O surgimento da cultura foi um acontecimento súbito que promoveu um salto da natureza para a humanidade. 
III- O conceito de cultura é essencialmente semiótico, isto é, o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu. 
IV- As estruturas conceituais complexas dos grupos sociais estudados correspondem ao conceito de cultura dos antropólogos interpretativistas. 
V- A cultura é um fenômeno particular porque existe nas consciências individuais. 
Estão corretos apenas os itens:
	 a)
	III e IV.
	 b)
	I e V.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II e III.
	12.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, à ideologia, à cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta:
	 a)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 b)
	Com exceção dos europeus, os povos não geraram uma identidade cultural própria.
	 c)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 d)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
Parte inferior do formulário

Continue navegando