Buscar

Cadeia de Suprimentos e Logística Global Parada para a Prática Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Usuário
	TODAS CORRETAS
	Curso
	Cadeia de Suprimentos e Logística Global Parada para a Prática – Aula 01
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 01
	Iniciado
	27/08/19 
	Enviado
	
	
	
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 1 e 2.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	“Por outro lado, os elementos de integração tática se desenvolvem pela constante interação entre os parceiros nas tomadas de decisões conjuntas e no compartilhamento de informações e incentivos logísticos, o que permite aumentar a confiança, a flexibilidade na resolução de contingências e a dependência entre as partes.”
VIEIRA, J. G. V.; YOSHIZAKI, H. T. Y.; HO, L. L. Um estudo sobre colaboração logística entre indústria de bens de consumo e redes de varejo supermercadista.  Gestão Produção, São Carlos, v. 16, n. 4, p. 556-570, out./dez. 2009. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/gp/v16n4/a06v16n4>. Acesso em: 19/07/2016.
 
O trecho do artigo relata o nível de integração tática da Gestão de Suprimentos e evidencia características para resolução de contingências.
Com base nessas informações e no conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que corresponde ao que se diz respeito ao planejamento para contingências:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Ocorrência de eventualidades.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Leia com atenção o trecho exposto abaixo:
“Por integrar vários aspectos do trabalho, o ciclo de atividades é a unidade principal de análise para o projeto logístico e sua sincronização. Em um nível básico, a informação e o transporte devem conectar todas as empresas que operam em uma cadeia de suprimentos.”
BOWERSOX, D. J.; et al. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 04. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
 
O excerto acima demonstra a importância do ciclo de atividades. De acordo com o texto-base da disciplina, em qual das funções primárias o ciclo de atividades tem influência direta no desempenho das atividades de marketing e vendas de uma empresa?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Distribuição física.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	“Por sua vez, a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) pode ser definida como um novo modelo gerencial que busca obter sinergias através da integração dos processos de negócios-chave ao longo da cadeia de suprimentos. O objetivo principal da SCM é atender o consumidor final e outros stakeholders da forma mais eficaz e eficiente possível, ou seja, com produtos e/ou serviços de maior valor percebido pelo cliente final e obtido através do menor custo possível. Complementarmente, a SCM também pode ser considerada uma área contemporânea no contexto da gestão empresarial e que abrange interesses de diversas áreas tradicionais das empresas industriais”.
PIRES, S. R. I; SACOMANO NETO, M. Características estruturais, relacionais e gerenciais na cadeia de suprimentos de um condomínio industrial na indústria automobilística. Revista Produção, v. 20, n. 2. abr./jun. 2010, p. 172-185. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/prod/v20n2/aop_200710110.pdf>. Acesso em: 19/07/2016
 
A gestão de suprimentos, ou Supply Chain Management (SCM), como é conhecida corporativamente, se torna um conceito essencial aplicado às empresas, devido ao seu enorme poder de eficiência e sua geração de melhorias, tanto em gestão, quanto em operação.
Analisando o trecho do artigo, podem-se destacar alguns fatores importantes desse contexto. Identifique, de acordo com o texto-base, qual das alternativas expõe três características da SCM.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Equilíbrio entre a oferta e a demanda / parceria com fornecedores / serviço de atendimento ao cliente.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	“Avaliar previamente a área de armazenagem antes de aceitar a contratação de um determinado lote a ser armazenado, verificando a existência de efetivas condições físicas e técnicas para receber, armazenar, controlar e entregar adequadamente, observando natureza, peso e dimensões unitárias, características de manuseio e segurança.”
RODRIGUES, P. R. A. Gestão estratégica da armazenagem. São Paulo: Aduaneiras, 2007, p. 27.
 
O trecho acima traz alguns cuidados que a empresa deve ter ao realizar a gestão de suprimentos. Sobre os requisitos para execução de uma operação eficiente, identifique qual características devem ser levadas em consideração pela empresa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Acondicionamento do produto / Eficiência de manuseio / Proteção contra avarias.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Wood e Zuffo (1998, p.59) dizem que, “a função logística passa a englobar processos de negócios fundamentais para a competitividade empresarial, e a estrutura integrada de logística passa, nesta fase, a orquestrar toda a cadeia de suprimentos, da entrada de matérias-primas até a entrega do produto final”.
WOOD Jr., T.; ZUFFO, P. K. Supply Chain Management. RAE – Revista de Administração de Empresas, v.38, n.3, p.55-63, 1998.
 
Conforme o texto-base, existem dois fluxos que alimentam a cadeia de suprimentos. Esses fluxos passam pelas etapas de suprimento, a produção e a distribuição, que vai do fornecedor ao cliente, e uma retroalimentação. Marque a alternativa correta que indica esses dois fluxos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Fluxo de materiais e fluxo de informações.

Outros materiais