Buscar

Das políticas às ações

Prévia do material em texto

Das políticas às ações: direitos da pessoa idosa no Brasil
PainelMeus cursosDas políticas às ações: direitos da pessoa idosa no BrasilMódulo 2: Perfil da população idosa no BrasilExercício Avaliativo 2
Iniciado em	segunda, 2 set 2019, 22:28
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 2 set 2019, 22:35
Tempo empregado	6 minutos 54 segundos
Notas	3,00/3,00
Avaliar	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Associe as alternativas com seus correspondentes:
Com o envelhecimento no sistema nervoso central ocorre um declínio no controle postural, da sensação tátil e da sensação vibratória, diminuição da propriocepção e dificuldade de adaptação em ambientes diferentes e afeta o sabor, cheiro, apetite e sede, com risco de delírios e quedas.
Resposta 1
Trabalha com duas hipóteses, primeiro que as pessoas mais velhas e ativas são mais satisfeitas e mais bem ajustadas do que aquelas que são passivas e segundo que pessoas mais velhas podem vir a substituir perdas de papéis por novos, para manterem seu lugar na sociedade.
Resposta 2
Processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte (OPAS, 2003).
Resposta 3
O encurtamento do telômero seria o "relógio molecular" que sinalizaria a eventual senescência replicativa, observada em células humanas em cultura.
Resposta 4
Desengajamento é um processo inevitável durante o qual muitas das relações entre uma pessoa e os outros membros da sociedade são rompidas e aquelas que permanecem são modificados qualitativamente. As reduções nas interações e a perda de papéis centrais resultam numa mudança na qualidade dos relacionamentos nos papéis restantes.
Resposta 5
Feedback
Sua resposta está correta.
Existem teorias biológicas e sociais que tentam explicar o porquê de envelhecermos e saber sobre algumas delas poderá melhorar a compreensão do nosso próprio momento de processo de senescência.
A resposta correta é: Com o envelhecimento no sistema nervoso central ocorre um declínio no controle postural, da sensação tátil e da sensação vibratória, diminuição da propriocepção e dificuldade de adaptação em ambientes diferentes e afeta o sabor, cheiro, apetite e sede, com risco de delírios e quedas. → Processo de Envelhecimento do Sistema Nervoso Central, Trabalha com duas hipóteses, primeiro que as pessoas mais velhas e ativas são mais satisfeitas e mais bem ajustadas do que aquelas que são passivas e segundo que pessoas mais velhas podem vir a substituir perdas de papéis por novos, para manterem seu lugar na sociedade. → Teoria da Atividade, Processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte (OPAS, 2003). → Conceito e característica do processo de envelhecimento segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)., O encurtamento do telômero seria o "relógio molecular" que sinalizaria a eventual senescência replicativa, observada em células humanas em cultura. → Uma das principais teorias biológicas sobre o envelhecimento humano é chamada de Teoria dos Telômeros., Desengajamento é um processo inevitável durante o qual muitas das relações entre uma pessoa e os outros membros da sociedade são rompidas e aquelas que permanecem são modificados qualitativamente. As reduções nas interações e a perda de papéis centrais resultam numa mudança na qualidade dos relacionamentos nos papéis restantes. → Teoria Social do Desengajamento.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Verifique se a alternativa abaixo é verdadeira ou falsa.
Estimativas informam que o Brasil atingirá a marca de 209 milhões em 2047.
Resposta 1
A demografia é a ciência que investiga quantitativamente diferentes aspectos das populações humanas, tais como índices de natalidade, mortalidade, produção econômica e distribuição étnica
Resposta 2
O grupo etário que mais cresce no Brasil é o de jovens entre 20 e 30 anos.
Resposta 3
O Brasil segue a tendência mundial, sendo projetada para 2030 uma expectativa de vida populacional média de 79 anos.
Resposta 4
Feedback
Sua resposta está correta.
Nessa questão o aluno consegue compreender sobre o envelhecimento humano e os dados demográficos.
A resposta correta é: Estimativas informam que o Brasil atingirá a marca de 209 milhões em 2047. → Falsa, A demografia é a ciência que investiga quantitativamente diferentes aspectos das populações humanas, tais como índices de natalidade, mortalidade, produção econômica e distribuição étnica → Verdadeira, O grupo etário que mais cresce no Brasil é o de jovens entre 20 e 30 anos. → Falsa, O Brasil segue a tendência mundial, sendo projetada para 2030 uma expectativa de vida populacional média de 79 anos. → Verdadeira.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Qual frase está correta sobre as demandas das diversidades em seu processo de envelhecimento?
 
a. A pessoa idosa LGBT é respeitada em sua maneira de ser, por ser mais velha e sábia.
b. Pessoas Idosas indígenas precisam de melhores condições de saúde para melhorar sua diversidade cultural.
c. A população quilombola, infelizmente não possui uma taxa de envelhecimento semelhante às da população caucasiana. Problemas estruturais com políticas públicas, acesso a bens, serviços e direitos, além de saneamento interferem nas taxas demográficas. A população quilombola também não apresenta as mesmas taxas de envelhecimento que os demais grupos populacionais. Os documentos Programa Brasil Quilombola e Guia De Políticas Públicas Para Comunidades Quilombolas não fazem menção direta de ações voltadas ao envelhecimento, mas a longevidade destes povos está diretamente associada a melhoria nas condições sanitárias, acesso a bens, serviços e direitos.
d. Diversidades se restringem aos grupos culturais nucleares, restritos as suas linguagens, conhecimentos e gostos.
e. A raça humana é composta por diferentes etnias, porém com comportamentos muito parecidos entre os pares, limitados aos seus grupos étnicos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Compreender as diversas perspectivas da população mundial poderá sensibilizar o ser humano a ser mais respeitoso e coerente com os Direitos Humanos.
A resposta correta é: A população quilombola, infelizmente não possui uma taxa de envelhecimento semelhante às da população caucasiana. Problemas estruturais com políticas públicas, acesso a bens, serviços e direitos, além de saneamento interferem nas taxas demográficas..
Terminar revisão

Continue navegando