Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES III

Prévia do material em texto

Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES III 
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE I 
	Iniciado
	03/09/19 10:52 
	Enviado
	03/09/19 10:57 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	5 em 5 pontos   
	Tempo decorrido
	5 minutos 
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente 
Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A natureza dos poluentes a serem removidos e/ou os padrões legais regulamentados para a redução de sua concentração estabelecida pelo Conama (2005) definem os processos unitários utilizados nos sistemas de tratamento de efluentes industriais. Esses processos podem ser divididos em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
físicos, biológicos e químicos. 
	Respostas: 
	a. 
químicos e biológicos. 
	
	b. 
físicos e químicos. 
	
	c. 
físicos, biológicos e químicos. 
	
	d. 
físicos e bioquímicos. 
	
	e. 
biológicos e bioquímicos. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa c 
Comentário: 
Os sistemas de tratamento de efluentes industriais podem ser físicos, biológicos e químicos. 
	
	
	
Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em relação à Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), considere as disposições a seguir. 
I. Toda água é livre para o consumo humano e animal e para fins agrícolas e industriais e, portanto, não é passível de apropriação privada. Águas situadas em terras particulares não podem ser retidas. Os direitos sobre esse recurso são exercidos com limitações e restrições, tendo em vista o interesse público e coletivo. 
II. A Lei Nº 9.433/97, Art. 19, estabelece a água como bem econômico. Espera-se que a cobrança pelo uso desse recurso possa indicar ao usuário seu real valor, incentivar o uso racional e fornecer recursos financeiros para o financiamento de programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos. 
III. A bacia hidrográfica é a unidade físico-territorial de planejamento e gerenciamento das águas. 
IV. A Lei Nº 9.433/97 inclui representantes dos cidadãos e das comunidades usuárias no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e nos Comitês de Bacia Hidrográfica. Para garantir representação equitativa de sociedade e Estado, a participação de órgãos públicos nesses colegiados é legalmente limitada à metade do total de representantes. 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
I, II, III e IV.
	Respostas: 
	a. 
I e II, apenas.
	
	b. 
I e IV, apenas.
	
	c. 
II e III, apenas.
	
	d. 
I, III e IV, apenas.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa e 
Comentário: 
Toda água é livre para o consumo humano e animal e para fins agrícolas e industriais e, portanto, não é passível de apropriação privada. Águas situadas em terras particulares não podem ser retidas. Os direitos sobre esse recurso são exercidos com limitações e restrições, tendo em vista o interesse público e coletivo. A Lei Nº 9.433/97, Art. 19, estabelece a água como bem econômico. Espera-se que a cobrança pelo uso desse recurso possa indicar ao usuário seu real valor, incentivar o uso racional e fornecer recursos financeiros para o financiamento de programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos. Entretanto, embora a Lei Nº 9.433/97 tenha estabelecido critérios para fixação de valores e sua aplicação, o sistema de cobrança pelo uso de recursos hídricos não foi devidamente regulamentado e implementado no país. A bacia hidrográfica é a unidade físico-territorial de planejamento e gerenciamento das águas. Os Planos de Recursos Hídricos devem ser elaborados por bacia hidrográfica, por Estado e/ou região. Os Comitês de Bacia Hidrográfica fazem parte do SNGRH e têm as atribuições de aprovar o Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas e acompanhar a sua execução. A Lei Nº 9.433/97 inclui representantes dos cidadãos e das comunidades usuárias no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e nos Comitês de Bacia Hidrográfica. Para garantir representação equitativa de sociedade e Estado, a participação de órgãos públicos nesses colegiados é legalmente limitada à metade do total de representantes. 
Estão corretas as afirmações I, II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em relação à classificação dos resíduos da construção civil estabelecida pela Resolução Conama nº 307/2002, Art. 3º, analise as afirmações a seguir. 
I. Os resíduos classificados como Classe A são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação. 
II. Os resíduos classificados como Classe B são os resíduos recicláveis para outras destinações. 
III. Os resíduos classificados como Classe C são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. 
IV. Os resíduos classificados como Classe D são os resíduos perigosos, oriundos do processo de construção. 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
II e IV, apenas.
	Respostas: 
	a. 
I e II, apenas.
	
	b. 
I e III, apenas.
	
	c. 
II e IV, apenas.
	
	d. 
I, II e III, apenas.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa c 
Comentário: 
Os resíduos Classe A são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. São os resíduos de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação, de outras obras de infraestrutura, de edificações e de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto produzidas nos canteiros de obras. 
Os resíduos Classe B são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e gesso. 
Os resíduos Classe C são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação. 
Os resíduos Classe D são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção (como tintas, solventes e óleos), aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde, como telhas e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. Estão corretas as afirmações II e IV.
	
	
	
Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em relação a mapas e escalas, avalie as afirmações a seguir. 
I. A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). As escalas são geralmente indicadas de duas maneiras: gráfica e numérica. 
II. A escala gráfica mostra um segmento de reta graduado. Nesse segmento, estabelece-se, direta e visualmente, a relação entre as distâncias no mapa e a distância real de um território real. 
III. Na escala numérica, tanto o numerador quanto o denominador são indicados com a mesma unidade. O numerador indica um valor no mapa. O denominador indica um valor correspondente, na mesma unidade do numerador, no território representado (superfície real). 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
I, II e III.
	Respostas: 
	a. 
I, apenas.
	
	b. 
I e II, apenas.
	
	c. 
I e III, apenas.
	
	d. 
II e III, apenas.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa e 
Comentário: A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). As escalas são geralmente indicadas de duas maneiras: gráfica e numérica. A escala gráfica mostra um segmento de reta graduado. Nesse segmento, estabelece-se, direta e visualmente, a relação entre as distâncias no mapa e a distância real de um território real. Na escala numérica, tanto o numerador quanto o denominador são indicados com a mesma unidade. Exemplo: O numerador indica o valor de 1 cm no mapa. A unidade do denominador é variável e indica o valor, em centímetros (cm), correspondente no território representado. Dessa forma, a escala 1:200.000 indica que 1 cm no mapa representa 200.000 cm na superfíciereal, ou seja, 2 km. 
Estão corretas as afirmações I, II e III.
	
	
	
Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No Brasil, os resíduos sólidos são classificados pela norma NBR 10 004/2004, que classifica os resíduos sólidos quanto aos potenciais riscos ao meio ambiente e à saúde pública. A classificação depende da identificação do processo ou da atividade que deu origem aos resíduos e aos seus constituintes.
Avalie as afirmações que seguem, considerando o estabelecido na NBR 10 004/2004.
I. Os resíduos sólidos são classificados em resíduos Classe I (resíduos perigosos) e resíduos Classe II (resíduos não perigosos), sendo que os resíduos classe II são subdivididos em resíduos Classe II A (não inertes) e resíduos Classe II B (inertes).
II. A classificação de um resíduo é feita com base na identificação de seus constituintes e no processo que o originou.
III. Quando se trata de resíduos tóxicos, as embalagens que os contém (ou continham) seguem uma classificação diferente da classificação dos resíduos. 
IV. Cada tipo de resíduo é identificado por um código formado por uma letra e três algarismos.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
I, II e IV, apenas.
	Respostas: 
	a. 
II e IV, apenas.
	
	b. 
I, II e III, apenas.
	
	c. 
I, II e IV, apenas.
	
	d. 
II, III e IV, apenas
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa c.
Comentário: 
Afirmativa I – correta. Para efeitos da Norma NBR 10 004/2004, os resíduos são classificados em:
▪ resíduos classe I – perigosos;
▪ resíduos classe II – não perigosos e subdivididos em resíduos classe II A (não inertes) e resíduos classe II B (inertes).
Afirmativa II – correta. De acordo com a Norma NBR 10 004/2004, a classificação dos resíduos é feita segundo a identificação de seus constituintes e do processo de origem.
Afirmativa III – incorreta. A classificação aplicada às embalagens é a mesma aplicada aos resíduos, visto que aquelas podem conter resíduos já classificados de acordo com sua constituição e origem.
Afirmativa IV – correta. Cada tipo de resíduo é identificado por um código formado por uma letra e três dígitos. Por exemplo, resíduos inflamáveis são identificados pelo código D001 e resíduos corrosivos, pelo código de identificação D002. Portanto, estão corretas apenas as afirmações I, II e IV.
	
	
	
Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Capítulo VI (Do Meio Ambiente) estabelece, no Art. 225, que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Esse capítulo é composto por seis parágrafos (§). 
Avalie as afirmações a seguir com relação aos seis parágrafos do capítulo citado:
I. (§1o): define o papel do poder público para assegurar a efetividade desse direito.
II. (§2o): define as obrigações daqueles que exploram ou pretendem explorar recursos minerais. 
III. (§3o): define as condutas e atividades passíveis de sanções penais e administrativas.
IV. (§4o): destaca a importância dos diversos biomas do território brasileiro (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal Mato-Grossense e Zona Costeira). Esses biomas são considerados patrimônio nacional e sua utilização deve ser efetuada na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive no que se refere ao uso dos recursos naturais.
V. (§5o): institui que as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados para a proteção dos ecossistemas naturais são indisponíveis 
VI. (§6o): indica que somente a Federação pode determinar a localização de usinas nucleares.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
I, II, III, IV, V e VI.
	Respostas: 
	a. 
I, II e III, apenas.
	
	b. 
IV, V e VI, apenas.
	
	c. 
I, II, III e IV, apenas.
	
	d. 
II, III, IV e V, apenas.
	
	e. 
I, II, III, IV, V e VI.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa e
Comentário: 
O Capítulo VI (Do Meio Ambiente) estabelece, no Art. 225, que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Esse capítulo é composto por seis parágrafos (§), em que se definem o papel do poder público para assegurar a efetividade desse direito (§1o), as obrigações daqueles que exploram ou pretendem explorar recursos minerais (§2º) e as condutas e atividades passíveis de sanções penais e administrativas (§3o) (BRASIL, 2013). O §4º destaca a importância dos diversos biomas do território brasileiro (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal Mato-Grossense e Zona Costeira). Esses biomas são considerados patrimônio nacional e sua utilização deve ser efetuada na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive no que se refere ao uso dos recursos naturais. Por fim, o texto também institui que as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados para a proteção dos ecossistemas naturais são indisponíveis (§5o) e indica que somente a Federação pode determinar a localização de usinas nucleares (§6º). Portanto, todas as afirmações estão corretas.
	
	
	
Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O problema do encolhimento do mar de Aral, localizado na Ásia Central, ocorreu, pois nos últimos trinta anos, a agricultura altamente dependente de água para irrigação utilizava quase totalmente a vazão dos principais rios afluentes do mar de Aral, resultando em recuo do mar e consequente formação de lagos com água salgada, sem peixes. Adicionalmente, o leito seco exposto ao vento carrega sal e outras substâncias tóxicas para as populações vizinhas e altera o clima local, que se torna mais seco, com verões atingindo temperaturas elevadas e invernos mais rigorosos. O caso citado no texto é um problema: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
decorrente do mau gerenciamento de recursos hídricos. 
	Respostas: 
	a. 
decorrente do mau gerenciamento de recursos hídricos. 
	
	b. 
decorrente do mau gerenciamento de todos os recursos naturais do planeta. 
	
	c. 
decorrente da emissão de gases de efeito estufa. 
	
	d. 
decorrente da emissão de resíduos sólidos. 
	
	e. 
relacionado apenas com o clima da região. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa a 
Comentário: 
Existem diversos exemplos na literatura sobre problemas decorrentes do mau gerenciamento de recursos hídricos, sendo que o mais conhecido, citado por Pinotti (2010), é o problema do encolhimento do mar de Aral, localizado na Ásia Central. 
	
	
	
Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O urânio é o material radioativo disponível e utilizado nas usinas de fissão nuclear brasileiras, sendo que 5% do total mundial dessa matéria-prima encontra-se em território nacional. Considerando o consumo atual e um cenário de expansão, as reservas de urânio brasileiras durariam de 45 a 90 anos (PNE, 2007). 
Com relação à implantação de uma usina nuclear, avalie as afirmações a seguir.
I. A implantação de uma usina nuclear exige elevado investimento, porém, os custos de operação são baixos em função do menor custo do combustível em relação às fontes tradicionais (como carvão e petróleo).
II. Não existem impactos ambientais nas diferentes etapas da atividade nuclear.
III. Os principais riscos, mesmo que não perceptíveis a olho nu, como as emissões de gases para a atmosfera, estão associados às emissões de radionuclídeos, como isótopos de xenônio e criptônio, que podem afetar todas as formas de vida no planeta.
IV. A disposição final dos resíduos é uma questão polêmica, pois até o momento não existe tratamento definitivo desses perigosos resíduos, que estão provisoriamentesendo estocados em piscinas localizadas no interior das próprias usinas nucleares.
V. A liberação de CO2, que atualmente causa grande preocupação devido à questão de aquecimento global, não ocorre nas usinas nucleares (apenas poucas emissões, em função do uso em motores e transporte), pois a fonte de energia utilizada não é baseada em carbono, como o carvão e o petróleo. 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
I, III, IV e V.
	Respostas: 
	a. 
I e II.
	
	b. 
II e V.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e V.
	
	e. 
I, III, IV e V.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa e
Comentário: 
Por um lado, a implantação de uma usina nuclear exige elevado investimento. Por outro lado, os custos de operação são baixos em função do menor custo do combustível em relação às fontes tradicionais (como carvão e petróleo). Em relação aos impactos ambientais, eles estão presentes, em maior ou menor carga, nas diferentes etapas da atividade nuclear: mineração e beneficiamento do urânio (U3O8), enriquecimento do urânio (UO2 ), reconversão e produção de pastilhas de urânio enriquecido, geração de energia, transporte e embarque de produtos intermediários, reprocessamento e disposição final dos resíduos. Os principais riscos, mesmo que não perceptíveis a olho nu, como as emissões de gases para a atmosfera, estão associados às emissões de radionuclídeos, como isótopos de xenônio e criptônio, que podem afetar todas as formas de vida no planeta. Adicionalmente, a disposição final dos resíduos é outra questão polêmica, pois até o momento não existe tratamento definitivo (por exemplo, a reciclagem) desses perigosos resíduos, que estão provisoriamente sendo estocados em piscinas localizadas no interior das próprias usinas nucleares. A liberação de CO2, que atualmente causa grande preocupação devido à questão de aquecimento global, não ocorre nas usinas nucleares (apenas poucas emissões, em função do uso em motores e transporte), pois a fonte de energia utilizada não é baseada em carbono, como o carvão e o petróleo. Dessa forma, a energia nuclear é considerada estratégica para o combate ao aquecimento global (MMA, 2013).
Portanto as afirmações I, III, IV e V estão corretas.
	
	
	
Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os sistemas de tratamentos de efluentes objetivam primordialmente atender à legislação ambiental e, em alguns casos, ao reúso de águas. No Brasil, a Resolução Nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama, 2005) regulamenta a classificação dos corpos de água, dispondo de diretrizes ambientais para o seu enquadramento e estabelecendo condições e padrões de lançamento de efluentes. A natureza dos poluentes a serem removidos e/ou os padrões legais regulamentados para a redução de sua concentração estabelecida pelo Conama (2005) definem os processos unitários utilizados. Genericamente, os processos podem ser divididos em físicos, biológicos e químicos. Com relação a essa divisão, avalie as afirmações a seguir:
I. Os processos físicos são caracterizados por processos para separação líquido-sólido, transição de fases, transferência de fases e separação molecular. Todos esses processos permitem determinado grau de depuração dos efluentes, eliminando completamente as substâncias contaminantes.
II. Os processos biológicos permitem o tratamento de grandes volumes de efluente a custos relativamente baixos. Nesses processos, a matéria orgânica presente no efluente é convertida em CO2 e H2O. A principal aplicação dos processos biológicos é focada na remoção/redução da matéria orgânica presente nos rejeitos industriais, quantificada pelos indicadores de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e de demanda química de oxigênio (DQO).
III. Os processos químicos são aqueles nos quais se utilizam produtos químicos para coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento. Os produtos químicos promovem a remoção dos poluentes ou seu condicionamento para serem tratados nos processos subsequentes. 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
II e III, apenas.
	Respostas: 
	a. 
I, apenas.
	
	b. 
I e II, apenas.
	
	c. 
I e III, apenas.
	
	d. 
II e III, apenas.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa d
Comentário: 
Afirmativa I – incorreta. Os tratamentos físicos são caracterizados por processos para separação líquido-sólido (ex.: sedimentação, decantação, filtração, centrifugação, flotação), transição de fases (ex.: destilação, evaporação), transferência de fases (ex.: adsorção, extração por solventes) e separação molecular (ex.: hiperfiltração, ultrafiltração, osmose reversa). Todos esses processos permitem determinado grau de depuração dos efluentes, porém, mesmo que o volume do efluente tenha sido reduzido significativamente, as substâncias contaminantes ainda não foram eliminadas, mas apenas transferidas para o processo de tratamento seguinte.
Afirmativa II – correta. Os processos biológicos são os mais utilizados nos sistemas de tratamento de efluentes, pois permitem o tratamento de grandes volumes de efluente a custos relativamente baixos. Nesses processos, a matéria orgânica presente no efluente é convertida em CO 2 e H 2 O. A principal aplicação dos processos biológicos é focada na remoção/redução da matéria orgânica presente nos rejeitos industriais, quantificada pelos indicadores de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e de demanda química de oxigênio (DQO).
Afirmativa III – correta. Os processos químicos são aqueles nos quais se utilizam produtos químicos para coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento. Os produtos químicos promovem a remoção dos poluentes ou seu condicionamento para serem tratados nos processos subsequentes. Alguns processos químicos importantes são: clarificação (remoção de matéria orgânica coloidal, incluindo os coliformes), precipitação de fosfatos e outros sais (remoção de nutrientes), cloração e oxidação por ozônio para desinfecção, redução do cromo hexavalente, oxidação de cianetos e precipitação de metais tóxicos.
Portanto, as afirmações II e III estão corretas.
	
	
	
Pergunta 10 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Resíduos sólidos são “Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos, cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível” (ABNT NBR 10004:2004). 
Em relação aos resíduos sólidos classificados como Classe II, avalie as afirmações a seguir: 
I. São considerados resíduos perigosos. 
II. São considerados resíduos não perigosos. 
III. Podem ser identificados como não inertes (II A) ou inertes (II B). 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
II e III.
	Respostas: 
	a. 
I.
	
	b. 
II.
	
	c. 
III.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
II e III.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: Alternativa e. 
Comentário: 
Para efeitos da Norma NBR 10 004/2004, os resíduos classe II são considerados não perigosos e subdivididos em resíduos classe II A (não inertes) e resíduos classe II B (inertes). Portanto, estão corretas apenas as afirmações II e III.
	
	
	
Terça-feira, 3 de Setembro de 2019 10h57min20s BRT

Continue navegando