Buscar

Atividade de Pesquisa - Acionamentos Eletrônicos Valdinei Brito Rosario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acionamentos Eletrônicos - CT
Aluno (a): Valdinei Brito Rosario
Data: 28 / 08 /2019
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
Dê as principais características de um motor Dahlander.
É o motor preferido para o uso de motor em duas velocidades, sendo uma velocidade maior e a outra menor. O número de rotações em velocidade menor corresponde sempre a metade do número de rotações velocidade maior. O rendimento do motor em velocidade maior é melhor do que em velocidade menor.
O enrolamento desse tipo de motor consiste em seis bobinas que podem ser combinadas de duas formas. O motor possui seis terminais, mas não pode ser adaptado para duas tensões.
Quais são os cinco principais tipos de motor monofásico? Quais são suas características, aplicações e faixa de potência de trabalho?
São eles:
Motor de polos sombreados, que é o mais simples, confiavel e economico; apresentam um baixo torque e por isso são fabricados para pequenas potências que vai desde milésimos de cv a ¼ de cv. São usados em ventiladores, secadores de roupas, projetores de slides e etc...
Motor de fase dividida, que possui dois enrolamentos, um principal e um auxiliar, ambos defasados em 90 graus. Por esse motivo, esse tipo de motor tem torque de partida igual ou pouco superior a nominal. Como sua potência é fracionária, é usado em cargas que exigem pouco torque, como polidores, bombas centrifugas e etc. Normalmente esse tipo de motor são contruídos em potências fracionárias que não excedam ¾ de cv.
Motor de capacitor de partida, é um motor semelhante ao de fase dividida, porém com um capacitor de partida que proporciona elevados torques de partida, que pode chegar até a 350% do torque nominal, por isso, ele pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações, fabricado para potências de ¼ de cv até 15 cv.
Motor de capacitor permanente, são motores menores e isentos de manutenção, pois não utilizam contatos e partes movéis, como nos motores anteriores. Também, ao contrário dos motores anteriores, cujo o enrolamento auxiliar é desligado da rede em dado momento, nos motores de capacitor permanente o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam permanentemente ligados. Esse tipo de motor tem o torque inferior ao motor de fase dividida, o que limita sua aplicação a equipamentos que não requerem elevado torque na partida, como máquinas de escritórios, furadeiras, sopradores e etc. São fabricados com potencia de 1/50 a 1,5 cv.
Motor com dois capacitores, que é o motor que utiliza as vantagens dos dois anteriores: partida com motoro de capcitor de partida e funcionamento idêntico ao do motor de capacitor permanente. Devido ao seu alto custo, é fabricado apenas para potências a cima de 1 cv.
O que é um motor de alto rendimento? Quais são as suas principais características?
São motores que utilizam materiais de melhor qualidade tanto no estator quanto no rotor. Isso possibilita, para a mesma potência no eixo, menor consumo de energia durante o mesmo ciclo de operação. Devido ao chapas magnéticas de aço silicio de qualidade superior, maior quantidade de cobre em seus enrolamentos e um alto fator de enchimento das ranhuras, esse motor tem o rendimento melhor, pois dentre outras coisas, sofre menos perdas com o efeito Joule.
Segundo a NBR 7094, quais são as cinco categorias de conjugado existentes? Dê as suas características.
Categoria N: conjugado de partida normal, corrente de partida nor mal e baixo escorregamento. A maior parte dos motores encontrados no mercado enquadra-se nesta categoria. Utilizado para acionamento de cargas normais com baixo conjugado de partida, como bombas, máquinas operatrizes etc. 
Categoria NY: possui as mesmas características anteriores, mas tem a previsão de uma partida estrela-triângulo. 
Categoria H: conjugado de partida alto, corrente de partida normal e baixo escorregamento. Utilizado para cargas que exigem maior conjugado de partida, como transportadores carregados, moinhos etc. 
Categoria HY: possui as mesmas características anteriores, porém tem a previsão de uma partida estrela-triângulo. 
Categoria D: conjugado de partida alto, corrente de partida normal e alto escorregamento. Utilizado em prensas e máquinas semelhantes, em que a carga apresenta picos periódicos e em elevadores onde a carga necessita de alto conjugado de partida
Calcule e corrija o fator de potência das seguintes instalações:
a) Trinta motores de 10 cv com FP = 0,85 
b) Cem motores de 50 cv com FP = 0,87 
c) Três motores de 150 cv com FP = 0,88
Enumere vantagens e desvantagens de uma chave de partida direta.
Vantagens:
Equipamentos simples e de fácil construção e projeto; conjugado de partida elevado; partida rápida e baixo custo.
Desvantagens:
Acentuada queda de tensão no sistema de alimentação da rede, que ocasiona interferências em equipamentos instalados no sistema; os sistemas de acionamento devem ser superdi- mensionados, elevando os custos do sistema; imposição das concessionárias que limitam a queda de tensão na rede.
Com o auxílio dos diagramas de comando e de força, explique o funcionamento da chave de partida direta.
No diagrama de força, a direita, as três fases L1, L2 e L3 são protegidas por um fusível por fase (F1, F2, F3), sendo ligadas então ao contator K1, que está diretamente acoplado ao relé térmico FT1, que interliga os cabos até o motor. Na representação do diagrama de comando, a esquerda, há uma alimentação (L-N) e a energia vem através dessa fase que está protegida por um fusível e logo abaixo, está representado um contato do relé térmico (95/96-FT1) que interrompe o circuito no caso de uma falha. Assim, a parte lógica do circuito funciona da seguinte maneira: Ao ser pressionado, o botão de impulso S1 energiza a bobina do contator K1 que fecha o contator 13/14 – K1, realizando o selo do contator K1 com o contator fechado. O motor é alimentado com as três fases. Em paralelo com o contator 13/14 K1 existe uma lâmpada (H1) de sinalização que indica o fechamento do contator. Ao ser pressionado o botão de impulso S0, o circuito da bobina do contator K1 é desligado e desenergizado.
Qual a faixa de frequência recomendada para o uso do inversor de frequência? Por quê?
Quais as vantagens de empregar uma chave de partida soft-starter?
Com uso do soft-starter, é possivel ter controle das caracteristicas de funcionamento, principalmente durante os períodos de partida e de parada; consegue garantir proteção térmica do motor e do controlador e ainda ter proteção mecânica da máquina movimentada por supressão dos golpes e redução da corrente de partida.
Quais são os tipos de parâmetros que podem ter uma soft-starter? Explique.
Parâmetros de leitura: variáveis que podem ser visualizadas no display, mas não podem ser alteradas pelo usuário, como, por exemplo, tensão, corrente, potência ativa etc. 
Parâmetros de regulação: são os valores ajustáveis a serem utilizados pelas funções da soft-starter, como por exemplo, tensão inicial, tempo de rampa de aceleração, tempo de rampa de desaceleração etc. 
Parâmetros de configuração: definem as características da soft-starter, as funções a serem executadas, bem como as entradas e saídas, como por exemplo, parâmetros dos relés de saída e das entradas da soft-starter.
 Parâmetros do motor: definem as características nominais do motor, como, por exemplo, ajuste da corrente do motor, fator de serviço.
Atividade de Pesquisa: Acionamentos Eletrônicos- CT

Outros materiais