Buscar

NR 17

Prévia do material em texto

NR-17
A NR-17 estabelece a obrigatoriedade de treinamento para os funcionários da empresa no âmbito da ergonomia, capacitando e orientando com relação a formas, causas e consequências das doenças ligadas às atividades e indicando medidas protetivas.
A multa para o caso de descumprimento da realização de treinamento pode variar de R$ 1.792,46 a 5.224,74.
A execução do treinamento da NR-17, conforme o item 6, deve contemplar os trabalhadores que exercem funções de check-out, ou caixa. Eles devem receber treinamento que proporcione conhecimento suficiente sobre as relações da atividade que exercem com a promoção de sua saúde.
Aspectos importantes dos postos de trabalho devem ser considerados, como manipulação de produtos e mercadorias, organização do ambiente, aspectos psicológicos e sociais e condições agravantes para a saúde dos operadores.
A carga horária do treinamento deverá ser de, no mínimo, 2 horas, devendo ele ser ministrado dentro de 30 dias após a admissão.
A reciclagem do treinamento deve ocorrer anualmente; e o material didático, estar disponível ao trabalhador.
Outro tema importante que também é abordado no anexo II da NR-17 é o teleatendimento e o telemarketing. São indicados os treinamentos e as capacitações necessários para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que atuam nessas áreas.
A capacitação deve estender-se inclusive aos trabalhadores temporários. Suas diretrizes e conteúdos podem ser encontrados no anexo I da NR-17, nos itens 6.1 a 6.6.
O curso destinado aos trabalhadores que atuam em teleatendimento e telemarketing deve ser elaborado com a participação do responsável pela organização do trabalho na empresa (se houver), dos integrantes do SESMT, dos representantes da CIPA, do médico coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) ou dos responsáveis pelo PPRA.

Continue navegando