Buscar

TRABALHO REFERENTE PIM III

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
( Lutiani Ribeiro Soares-RA 1656365 )
(LOJAS BECKER Ltda):
PROJETO INTEGRADO MULTI DISCIPLINAR - PIM III
(Quaraí-RS)
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
( Lutiani Ribeiro Soares-RA 1656365 )
LOJAS BECKER Ltda:
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III 
para obtenção do título de Tecnólogo 
em Gestão Pública apresentado à 
Universidade Paulista –UNIP
(Quaraí-RS)
2016
RESUMO:
 Este trabalho refere-se a uma empresa que visa todos os tipos de clientes, tantos os jovens como pessoas de mais idade. Uma loja que tem uma rede de mais de 200 lojas situada nos três estados da região sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é empregar o conhecimento adquirido nas disciplinas: Recurso Humano na Administração Publica, Contabilidade e Estatística aplicada. A metodologia adotada para a pesquisa das informações foi entrevista com um Gerente de uma das filiais do Rio Grande Do Sul, Quaraí. Nome da empresa Lojas Becker Ltda., a matriz localizada na cidade de Cerro Largo – RS, atua na venda de eletrodomésticos, moveis, bazar e material de construção.
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO..................................................................................................5
2-RECUSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA................................6
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA..........................................................................6
2.2 PORTE E TIPO DE NEGOCIO DA EMPRESA..............................................6
2.3 PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇÕS.......................................................6
2.4 POSICIONAMENTO DA EMPRESA NO MERCADO....................................7
3 PLANEJAMENTOEXTRATEGICO:...................................................................7
3.1TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO......................................................7
3.2PLANO DE SAÚDE E SEGURANÇA..............................................................7
3.3 PLANO DE BENEFICIO E ASSISTENCIA SOCIAL......................................8
4. TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO........................................................................8
5.SITEMA DE OPERAÇÕES DE RH...................................................................8
5.1 ADEQ. DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO CENÁRIO ORGANIZAÇÕES PRIVADAS............................................................................................................9
6. FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.......................................9
7. ESTABELECIMENTO ESTRATÉGICO............................................................9
8. GESTAO DE PESSOAS.................................................................................10
9.TODAS AS EMPRESAS TEM SEU REGIME DISCIPLINAR..........................10
10.DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL........................................................10
11. CONTABILIDADE.........................................................................................11
12 RELATÓRIO..................................................................................................11
13. ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................12
14. CONCLUSÃO...............................................................................................13
15. REFERÊNCIAS............................................................................................14
NTRODUÇÃO
 Esta empresa foi criada por volta dos anos 60, com intuito de ser uma loja de materiais de construção na cidade de Cerro Largo -RS , mas com foi crescendo com investimentos e empreendedorismo depois de anos veio a se tornar uma rede de loja com um vasto numero de filiais, hoje ela tem mais de 200 filiais nos três estados da região sul do pais e com o crescimento também passou a investir em outros produtos como eletrodomésticos, moveis e bazar, além do material de construção.
 Conta com uma equipe com mais de 9.000 colaboradores, como sendo uma empresa com muitos funcionários e cargos será uma grande chance de executar o conhecimento adquirido nas matérias desta disciplina que são: (Recursos Humanos na administração Publica, Contabilidade e Estatísticas Aplicada), com o objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar III.
 
2. RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA:
 Inaugurada na década de 60, esta empresa “LOJAS BECKER”, era voltada somente para o material de construção, mas com passar dos anos seu dono e seus colaboradores acharam melhor expandir o negocio e trabalhar também com a linha de moveis, bazar, eletrodomésticos e materiais de construção e assim veio a crescer no mercado e abrangem uma rede de lojas situadas nos três estados do sul.
2.2 PORTE E TIPO DE NEGOCIO DA EMPRESA:
 Uma empresa e grande porte, porque grande porte! Grande porte porque é uma grande rede de lojas, com mais de 200 filiais.
PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇÕS:
material de construção;
bazar;
eletrodomésticos;
moveis;
empréstimos;
consórcios.
POSICIONAMENTO DA EMPRESA NO MERCADO
 A empresa veio a crescer com a venda respectivamente dos produtos de construção, moveis e eletrodoméstico, mas visando o mercado nacional e percebendo a crise que passamos ela começou a investir em outras formas de empreendedorismo como a venda de uma diversa carta de empréstimos pessoais e também trabalhando na linha de consórcio que é o que mais esta crescendo no nosso país.
 
3 PLANEJAMENTO EXTRATEGICO:
3.1Treinamento e Desenvolvimento.
 A empresa foca no mercado, fazendo pesquisas de preços e acompanhando condições, o que possibilita uma melhora na forma de negociação.
 Esta empresa investe em cursos para uma melhor qualificação de seus colaboradores e também em programas motivacionais, pois assim os seus colaboradores trabalham mais motivados. Assim passam para o cliente um melhor atendimento, pois é o cliente que é a base de tudo, se não houver clientes, exatamente vendas não existiria a empresa e o funcionário, Assim como um todo.
3.2Plano de Saúde e Segurança:
 Os funcionários são de extremo valor para a empresa, cuidando dos funcionários a empresa cuida dela mesma pois um funcionário doente ou encostado no INSS é gasto para os dois, tanto para a empresa quanto para o estado. A empresa possui convenio com uma empresa de saúde partícula, o colaborador paga uma taxa mínima que já vem descontado no contracheque. 
3.3Plano de Benefício e Assistência Social:
 A empresa paga hora extras como é cobrado em lei, mas além do que é cobrado da empresa em lei para o funcionário a empresa da benefícios como refeição e gratificações.
4. TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO:
4.1 A organização das pessoas:
 A empresa que nos dias de hoje apostar em cursos de motivação de valorizar o colaborador terá certamente um bom funcionário e com isso terá lucro, pois o colaborador se sentindo reconhecido por seu trabalho, ira se esforçar cada vez mais.
 O dialogo é essencial dentro da empresa, principalmente para que haja entendimento, com objetivos de se chegar a uma decisão conjunta possibilitando um melhor atendimento e fechamento de negócio.
 Usando o dialogo perfeitamente pode se obter excelentes negociações, empresa como com os fornecedores e consumidores.
 A empresa comprando os produtos em grande quantidade e o valor avista, ganha mais descontos no preço final da mercadoria e assim até chegar ao consumido consegue repassar um bom preço, a empresa ganha e os funcionários também. A empresa foca no planejamento da negociação sob o ponto de vista estratégico, a empresa trabalha com seus fornecedores no processo do ganho-ganha, onde os fornecedores atravésde negociações podem lucrar e, ao mesmo tempo, a empresa que compra lucra juntamente com ele.
5.SITEMA DE OPERAÇÕES DE RH:
 A empresa atua com o objetivo de integrar e buscar novas formas de motivação para os colaboradores, com o intuito de melhorar o desempenho dos funcionários, fazendo pesquisas de clima organizacional constantemente, colocando possíveis metas a serem batidas, proporcionando oportunidade de desenvolvimento e estabelecendo um ambiente adequado para se trabalhar. Com essas pesquisas, são coletados dados para obter um feedback dos envolvidos.
 É muito importante estabelecer caminhos, buscando uma posição competitiva favorável e sustentável dentro da empresa entre seus colaboradores. A organização tem buscado melhorias a cada dia para se obter um ótimo atendimento aos clientes e satisfação para os funcionários em seu ambiente de trabalho. 
 Valorizando os funcionários em seu ambiente de trabalho, a empresa tem obtido retorno, pois os colaboradores trabalham com mais satisfação naquilo que estão fazendo. Todo investimento que se tem feito nos colaboradores como cursos e treinamentos, servem como crescimento não só profissional para as funções que exercem. 
5.1 ADQUAÇÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO CENÁRIO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS:
 Numa empresa é chamado de setor RH, num modelo de gestão por pessoas nesta empresa, é criado por vários critérios e objetivos para a ocupação dos cargos.
6. FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
 A organização desta empresa que esta sendo pesquisada é formal, pois a estrutura da empresa tem toda a distribuição de responsabilidades e cargos pela as unidades organizacionais da empresa.
7. ESTABELECIMENTO ESTRATÉGICO:
 A visão da empresa sobre o mercado de vendas refere-se em buscar descontos em produtos comprando em grande quantidade e na maioria avista, pois assim pode repassar pra o cliente final bom preço, juntando preço e atendimento capacitado, colaboradores bem formados já é um diferencial para a concorrência no mercado.
8. GESTAO DE PESSOAS:
 Esta empresa valoriza o funcionário, pois como já estudado na matéria Recursos Humanos na Administração Publica, os colaboradores da empresa são o bem maior de qualquer organização, é a traves delas que a empresa vai ser um fracasso ou um sucesso, por isso o colaborador tem que ser bem formado com cursos e valorizado com elogios para melhorar a alto estima no trabalho e até recompensas por bater metas.
9.TODAS AS EMPRESAS TEM SEU REGIME DISCIPLINAR:
 Esta como outras empresas tem suas cobranças tanto como nas metas como na postura do colaborador, pois somente assim o local de trabalho funcionara com organização, posteriormente com todas as regras compridas as pessoas voltadas para o serviço a empresa começa a funcionar e dar lucro, Ex: hoje em dias varias empresas proíbem o acesso de redes sociais por parte de seus funcionários.
 
10.DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL:
 
 Pelo pouco que analisei a empresa, uma das mais de 200 filiais, a muito que melhora, como é uma empresa que trabalha com produtos que vem embalados e pisos que vem em palhetes de madeira, achei que os cartões e os plásticos que são colocados no lixo poderiam ser reutilizados ou até mesmo juntados e serem vendidos para uma empresa de reciclagem, fica o a dica: mais de 200 lojas quanta quantidade de matéria prima a ser reaproveitada.
11. CONTABILIDADE:
 A contabilidade da empresa vem sempre administrada para um maior ganho de lucros, pois como já venho dito esta empresa compra em grande quantidade e nas maiorias de suas compras tenta sempre comprar a vista, pois assim ganha mais descontos nas mercadorias, comprando com mais descontos consegue repassar um melhor preço final para o consumidor.
BALANÇO PATRIMONIAL:
11.1 O balanço patrimonial é composto de 3 elementos:
11.1.2 Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos.
11.1.3Passivo: são os recursos referentes as obrigações da empresa.
11.1.4. Patrimônio Líquido: é composta pela diferença dos Ativos e dos Passivos Ou seja, é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.
 
12 RELATÓRIO:
 Esta empresa mesmo em época de crise em investindo em treinamento dos funcionários e colaboradores, porque sabe que nesta época ruim de vendas o diferencia esta no atendimento, por tanto vários investimentos estão sendo feitos em torno destas medidas, e também programas de motivação para os funcionários.
13. ESTATÍSTICA APLICADA:
13.1GESTAO DE PESSOAS:
 O modelo de gestão é bem contemporâneo, são de pessoas com experiência na área de gestão em que a o patrulhamento dos funcionários mas com um modelo mais na empresa trabalhando com motivação dos nossos funcionários, com trabalho em equipe e relacionamento favorável, é um modo de trabalho, digamos mais moderno ou seja voltado para os dias atuais.
13.2PLANEJAMENTO DE PESSOAS
Os recursos humano da empresa LOJAS BECKER LTDA, é de competência organizacional, no planejamento pessoal também, mas planejamento pessoal não é feito só nos recursos humanos é feito também em outras áreas da empresa, o RH tem que auxiliar estas áreas que estão necessitando, o planejamento pessoal é bastante passivo na empresa.
O planejamento pessoal e muito necessário para o andamento da empresa, por isso as empresas já tem que ter em mão o planejamento para não ter problemas no futuro e desenvolver uma grande e boa equipe de colaboradores.
13.3PLANEJAMENTO ESTRATEGICO:
A empresa é do ramo de moveis, construção, bazar e eletrodomésticos e agora esta migrando para a venda de empréstimos pessoais e venda de carta de consórcios o plano de estratégia, ou seja, planejamento estratégico, já vem sendo bem projetado e bolado pelas área de RH, sempre motivando e monitorando o departamento, os colaboradores deste departamento de RH torna-se atuante, mas sempre deixando a vontade todos os colaboradores. Esse é o planejamento estratégico da empresa.
14. CONCLUSÃO
 A partir de todas as informações, percebemos que um conjunto de informações que estão sendo estudadas são muito importantes, não somente em base textual mas também na vida particular e profissional, pois a partir de todos estas informações aprendemos a lidar com varias oportunidades. Todas as pessoas dentro de uma empresa são importantes. Por meio delas é que a empresa é formada, independente do cargo que ocupe, isso é um dos pontos positivos da empresa valorizar o colaborador, assim percebemos que os colaboradores não são apenas mão de obra e sim grandes fornecedores de conhecimentos.
15. REFERÊNCIAS:
Iniciação à Administração de Recursos Humanos. 2003. Ed. Campus.
FALCONI. O valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento – INDG TECS
CHIAVENATO. Idalberto – Gestão de Pessoas. 2003. Ed. Campus.
Motta, Paulo Roberto, planejamento organizacional dimensão sistêmica gerenciais. Porto Alegre, FDM, 1979
http://www.rhportal.com.br(curso EAD de recursos humanos)
http:/www.eadsebrae.com.br (cursos EAD de análise e planejamento financeiro, primeiros passos para a excelência)
http://www.fioretto.com.br/content_fioretto_sorvete.htm
 Todos os comentarios e assuntos abordados neste trabalho, baseia-se nas disciplinas abordadas nos textos e nas video aulas.
Cod de entrega d0fc80a7-e991-4105-a139-fb45c1625136

Continue navegando

Outros materiais