Buscar

Apresentação1

Prévia do material em texto

História da Colômbia
 A Colômbia foi descoberta no ano de 1944 pelos espanhóis São João da Costa e Alonso de Ojeda, antes disso era ocupada por tribos indígenas, a mais conhecida delas era a tribo Muiscas. Depois disso iniciou-se um período de exploração sobre o território colombiano, e só no ano de 1525 a primeira cidade foi fundada com o nome de Santa Maria, oito anos depois ( 1533) foi fundada a cidade de Cartagena.
 No entanto a fundação de cidade mais marcante daquela época seria a de Santa Fé de Bogotá no ano de 1538 por Gonzalo Jimenéz de Ojeda, pois ele também deu um nome para o país que estava se formando que seria chamado de Nova Granada.
Independência de Nova Granada 
Durante o período que se estendeu até o ano de 1717, Nova Granada, foi um território dependente da administração concentrada na cidade de Lima, no Peru. Contudo, as coisas começaram a mudar quando nesse ano a cidade de Bogotá se tornou capital do vice-reinado de Nova Granada que agregava os territórios do Equador, Venezuela, Panamá e Colômbia. A independência de Nova Granada se deu no ano de 1811 através do militar e política Simón Bolívar. 
Os espanhóis resistiram a independência do território motivo pelo qual a República da Colômbia foi criada somente no ano de 1819. Bolívar foi declarado presidente e a primeira constituição foi promulgada. A região passou a ser chamada de Grã-Colômbia e a liderança passou a ser de Bolívar. Quando o líder faleceu não demorou para que os territórios anexados começassem a buscar sua independência. Em 1830 foi o momento do desligamento de Venezuela e Equador e no ano de 1903 chegou a vez do Panamá.
Guerra dos Mil Dias
O ano de 1849 marcou a formação de dois partidos políticos com muita rivalidade na Colômbia, o Conservador e o Liberal. O desacordo de ideias dos partidos acarretou numa guerra civil que entrou para a história como a Guerra dos Mil Dias que findou em 1903 abrindo espaço para um período de uma relativa paz. A tranquilidade durou somente até 1948 quando o líder liberal Jorge Eliecer Gaitán foi assassinado.
Milhares de colombianos perderam a vida no conflito que se iniciou na cidade de Bogotá e se irradiou pelo interior do país. Percebendo que o conflito não era vantajoso para nenhuma das partes houve um acordo que levou a um golpe militar (1953 a 1958) em que os líderes dos dois partidos dividiram o poder.
Narcotráfico
Em 1984 tem início uma verdadeira guerra contra o narcotráfico contando com a entrada dos Estados Unidos nessa empreitada na década seguinte, 1990. Foi nesse período que se deu a prisão de Pablo Escobar, líder do cartel de Medellín e um dos principais nomes do narcotráfico mundial. Com o passar dos anos a Colômbia se consolidou como o maior produtor de cocaína do mundo sendo a principal fornecedora da droga para os Estados Unidos.
Cerca de 20% do território do país está sob o comando das Farc que possui mais de 17 mil guerrilheiros. O conflito entre as Farc e o governo colombiano ainda se mantém vivo e intenso, contudo, existe um esforço de negociação para chegar a algum tipo de paz.
Cultura
 A cultura colombiana é muito rica, é representada por algumas tradições e eventos como a Barranquilla Carnaval, Páscoa, o carnabal, a noite das velas, o Desfile das Silleteros e outros festivais. Alguns deles são: 
Carnaval de Barranquilla 
 É sem dúvida a festa carnavalesca mais importante da Colômbia e uma das mais importantes da América Latina. Ele é celebrado desde meados do século XIX e é uma das expressões mais sofisticadas do sincretismo cultural que pode ser encontrado no país. O primeiro registro lendo Bando Carnaval, uma atividade que acontece a cada 20 de janeiro, Dia de San Sebastián, data de 1865, embora não haja evidências que indicam que o Carnaval já foi celebrado antes.
Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá
 É uma das mais importantes reuniões teatrais da América Latina, que reúne grupos de todo o mundo em Bogotá a cada dois anos. Foi criado em 1988 por Fanny Mikey, atriz, diretor e empresário teatral colombo-Argentina, e Ramiro Osorio, um promotor cultural colombiano proeminente, que foi o primeiro-ministro da cultura.
Festival da Lenda Vallenata, em Valledupar
O Vallenata Legend Festival é realizado anualmente desde 1968, entre os meses de abril e maio, em Valledupar, capital do departamento de Cesar, no nordeste da Colômbia. O objetivo é celebrar um dos gêneros musicais mais populares do país atualmente. Intérpretes e compositores vallenateros se reúnem para competir em diferentes categorias, em uma festa que atrai milhares de seguidores por cinco dias.
 
 Semana Santa de Popayán
A procissão percorre a noite, de terça a sábado, um layout em forma de cruz latina pelas ruas de Cayanes com a companhia dos crentes que rezam em seu rastro. Este festival religioso foi declarado Patrimônio Cultural da Nação em 2004 e está inscrito na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco desde 2009.
Desfile dos Silleteros, em Medellín
Silleteros Parade é uma das atividades mais populares realizados durante os primeiros dias de agosto, no âmbito da Feira das Flores, na cidade de Medellín, capital do departamento de Antioquia. Os camponeses da aldeia de Santa Helena preparam com milhares de flores de diferentes espécies diversos motivos alusivos a paisagens, monumentos, personagens e mensagens, com grande engenho e originalidade.
As novenas de aguinaldos 
É uma tradição natalina profundamente enraizada na Colômbia e também amplamente celebrada no Equador. É muito semelhante às Posadas que ocorrem no México e na América Central. Durante os nove dias antes da véspera de Natal, os colombianos que professam essa fé se reúnem em suas casas, em seus locais de trabalho, em parques, centros comunitários, igrejas e até mesmo em centros comerciais, para rezar e cantar canções e canções de Natal.
 Carnaval de negros e brancos, em Pasto
É uma festa que se origina no século XVI, onde as tradições da população crioula dos Andes, a cultura negra do Pacífico colombiano e a população indígena se reúnem.
15

Continue navegando

Outros materiais