Buscar

APOL 3 NOTA 100: CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A tecnologia de smart grid, redes inteligentes de energia, estão prestes a mudar radicalmente a forma como lidamos com a energia elétrica em casa, ao automatizar todo o processo de distribuição e ainda monitorar, em tempo real, todos os tipos de gastos. Nos últimos anos, surgiram medidores inteligentes, capazes de se comunicar com a concessionária remotamente, sem precisar da leitura de um técnico. Além de automatizar o envio de informações para a distribuidora, o equipamento fornece mais dados para o cliente. Com a smart grid as informações poderão ser acessadas pela tela do medidor ou por meio de portais e aplicativos para smartphones e tablets. O software permite, por exemplo, que os clientes vejam o consumo, comparem o uso e agendem uma visita técnica para resolver eventuais problemas. No entanto, ainda engatinha no Brasil a possibilidade de oferecer uma ferramenta como essa, apesar de já existir em outros países. Adaptado de http://exame.abril.com.br/tecnologia/esqueca-a-forma-como-voce-consome-energia/ para fins acadêmicos. Com base nestas informações, analise as afirmações sobre a tecnologia de smart grid:
I. As smart grid tem por foco no aumento da eficiência e no controle do fluxo de energia, posto que o próprio cliente tem domínio sobre seu consumo.
II. O uso da metodologia smart grid é uma possibilidade de reversão do quadro brasileiro, em que 16,5% de energia gerada é perdida.
III. As smart grid podem identificar problemas antes que o fornecimento de energia seja interrompido.
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmação I é correta.
	
	B
	Somente a afirmação II é correta.
	
	C
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.
Você acertou!
De acordo com a Aula teórica 4, tema 5.
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Em 2016 44% de toda a eletricidade comprada pelo Google foi gerada por fazendas de energia eólica e solar. “Estaremos comprando diretamente energia éolica e solar anualmente para contabilizar cada unidade de eletricidade que nossas operações consomem”, disse Urs Hölze, vice-presidente de Infraestrutura Técnica. Segundo Hölze, o custo das energias solar e eólica tem caído bastante, e os preços são muito mais estáveis que os das fontes tradicionais baseadas em carbono, como o carvão. “A ciência nos diz que enfrentar as mudanças climáticas é uma prioridade global urgente. Acreditamos que o setor privado, em parceria com lideranças políticas, deve dar passos ousados e que podemos fazê-lo de forma a gerar crescimento e oportunidades. E temos a responsabilidade de fazê-lo – aos nossos usuários e ao meio ambiente”, completou Hölze. Por isso a compra deste tipo de energia pelo Google, uma empresa que chegou a ser responsável pelo consumo de 0,01% de toda a eletricidade do planeta. Adaptado de https://tecnoblog.net/204600/google-energia-renovavel-2017/, para fins acadêmicos.
Ao utilizar de energia eólica e solar o Google está usando um determinado tipo de fonte de energia. Assinale a opção correta em relação a este tipo de energia:
Nota: 20.0
	
	A
	Fonte renovável.
Você acertou!
De acordo com a Aula teórica 4, tema 3
	
	B
	Fonte não renovável.
	
	C
	Fonte de combustível fóssil.
	
	D
	Fonte de energia braçal.
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, planeja cobrar uma taxa diária de 12,50 libras (cerca de 50 reais) para que os carros e as vans mais poluentes entrem no centro da cidade a partir de 2019, fazendo da capital inglesa a mais recente de várias metrópoles a reprimir veículos que consomem muito combustível. Khan, que sofre de asma, prometeu transformar Londres em uma das cidades mais ecológicas do mundo após ser eleito menos de um ano atrás, com mais ônibus elétricos e a cobrança de taxas adicionais dos carros. Uma Zona de Emissão Ultra Baixa, na qual os veículos irão precisar cumprir padrões rígidos de emissões para entrar ou pagar uma taxa, será instalada a partir de abril de 2019, ao invés de setembro de 2020, como pretendido anteriormente. “O ar de Londres é letal, e não ficarei parado sem fazer nada”, disse Khan. O prefeito também irá fazer uma consulta para expandir a zona para toda a cidade a partir de 2020, contemplando ônibus, carros e caminhões, e para adotar uma área de restrição a carros que incluiria o aeroporto de Londres, no leste, o estádio de futebol do Tottenham Hotspur, no norte, Kew Gardens no oeste e Clapham Common a partir de 2021. Várias cidades, como Paris, Stuttgart, Atenas, Bruxelas e Madri, estão tentando banir os veículos poluentes propondo proibições, multas e restrições, em parte em reação aos relatos de baixa qualidade de ar, que prejudica a saúde das pessoas. Adaptado de http://exame.abril.com.br/mundo/londres-planeja-nova-tarifa-para-circulacao-de-veiculos-poluentes/ para fins acadêmicos. Com esta política Khan está tentando evitar um tipo de poluição do ar. Assinale a opção correta quanto a este tipo de poluição:
Nota: 20.0
	
	A
	Degradação do solo.
	
	B
	Natural
	
	C
	Antropogênica
Você acertou!
Gabarito: De acordo com a Aula teórica 3, Poluição do Ar.
	
	D
	Ruídos excessivos
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
SÃO PAULO, 19 Set 2013 (Reuters) - As hidrelétricas responderam por 77,43 por cento do total de energia produzida no país em julho, mês em que o governo decidiu desligar 34 térmicas, representando um aumento de 4,7 por cento em relação a junho.
Já a geração termelétrica em julho foi de 12.641 megawatts (MW) médios, uma queda de 12,1 por cento em relação a junho, quando essas usinas geraram 14.381 MW médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no informativo Infomercado de setembro.
O governo decidiu desligar 34 usinas a óleo e diesel em julho, alegando que as chuvas ajudaram a encher os reservatórios das hidrelétricas – com exceção do Nordeste – e que o desligamento das usinas faria o sistema elétrico economizar cerca de 1,4 bilhão de reais mensais.
Em agosto, após blecaute que atingiu o Nordeste, o governo religou cerca de 1.000 megawatts de térmicas.
O país passa agora pelo período seco, quando costuma ocorrer redução dos reservatórios das hidrelétricas – que deve ser recomposto com o começo do período chuvoso a partir de novembro.
O nível dos reservatórios do Nordeste está em 33,28 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualizados na véspera, ante o nível de 46,52 por cento em junho – antes do desligamento da maior parte de térmicas.
No Sudeste/Centro-Oeste, o nível passou de 63,75 por cento em junho para 50,9 por cento atualmente. No Sul, subiu de 80,83 por cento para 82,6 por cento. Já no Norte, o nível das represas caiu de 93,55 por cento em junho para 60,7 por cento.
Em julho, após a decisão de desligar as 34 térmicas e antes da notícia de religamento de 1.000 MW no Nordeste, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, estimou que durante o período seco o uso dos reservatórios das hidrelétricas resultaria em uma depreciação de 8 por cento até novembro.
Agência Reuters
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O aumento da participação da energia hidráulica na matriz energética brasileira foi possível com a entrada em operação da hidrelétrica de Belo Monte, no Amazonas.
	
	B
	O “período seco” mencionado no texto refere-se à confirmação da hipótese de aquecimento global, ao contrário de uma variação normal dos índices pluviométricos para essa época do ano.
	
	C
	As usinas hidrelétricas continuam a ser uma opção energética viável economicamente. A opção por essa fonte de energia foi acentuada no país a partir do governo Geisel, em um contexto de uma crise energética mundial.
Você acertou!
Fonte da questão: (MACKENZIE)  - Alternativa correta letra c - As usinas hidrelétricas continuam a ser uma opção energética viável economicamente, porque além de ser uma energia renovável, possuemalta capacidade de geração.
	
	D
	A opção brasileira pela hidreletricidade contraria o que se verifica nas maiores economias do mundo. Em razão de preocupações ambientais, inexistentes na legislação brasileira, países como EUA, Canadá, Rússia e China não utilizam esse método ultrapassado de geração de energia
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Substâncias químicas utilizadas como armas na Segunda guerra Mundial acabam sendo utilizadas, após a guerra, para o controle de pragas biológicas na agricultura (Silva e Przybysz, 2014). No Brasil o uso deste tipo de tecnologia começa a acontecer a partir da década de 1950 e o impacto negativo é visível até hoje. Este é um dos vários exemplos de impactos negativos tecnológicos que geram poluição:
Nota: 20.0
	
	A
	Da água e do solo.
Você acertou!
Resposta correta de acordo com o Livro Sistema de Gestão Ambiental, capítulo 2.
	
	B
	Visual.
	
	C
	Sonora.
	
	D
	Econômica.

Continue navegando