Buscar

SUPERVISÃO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
Unidade I
1-Quando o assistente social se prende a números, estatísticas, formulários e fichas em geral, para o acompanhamento de um determinado setor ou segmento da sociedade, ele adota o modo de abordagem: 
Resp.-. b) Positivista. 
2-Assinale a alternativa incorreta.
Resp.- d) As relações de poder da sociedade organizacional apresentam-se somente no ambiente interno das empresas ou das organizações (apresentam-se em diversos ambientes).
3-Assinale a alternativa incorreta.
Resp.- b) A prática não deve ser entendida como uma ação racional e profissional.
4-O Serviço Social é uma profissão que atua imbuída nas instituições do primeiro, do segundo e do terceiro setores. Sendo assim, as instituições precisam ser entendidas, analisadas e compreendidas para que o assistente social possa, a partir do conhecimento sobre o cenário em que atuará, elaborar suas estratégias e atividades propostas. Essa afirmação diz respeito à:
Resp.- e) Análise institucional.	
Unidade II
1- Assinale a alternativa errada.
Resp.- b) O campo de estágio pode se tornar um espaço de tarefas mecânicas e prestações de serviço.
2- Por que o estágio supervisionado é necessário para a formação profissional de Serviço Social? Assinale a alternativa incorreta.
Resp.- d) Porque é um espaço para desenvolver apenas tarefas mecânicas e prestação de serviços.
3- Não é considerada uma das principais demandas que permeiam a política social de atenção à criança e ao adolescente.
Resp.- d) Emancipação financeira (da criança e do adolescente)
4- Dos benefícios abaixo, assinale a alternativa em que o(s) benefício(s) citado(s) não é(são) benefício(s) previdenciário(s).
Resp.- c) BPC – Benefício de Prestação Continuada para idoso e pessoa com deficiência.
Unidade III
1- Procede o processo de capacitação da população, supõe a estimulação e assessoramento para definição dos canais de elaboração de projetos de forma sistemática, distribuindo funções e responsabilidades na busca de soluções para os problemas sociais. Assinale a alternativa correta:
Resp.- c) Mobilização.
2- Item do projeto onde é explicitado como o projeto será desenvolvido, por quais procedimentos, como as tarefas serão organizadas. Assinale a alternativa correta:
Resp.- d) Metodologia.
3- Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
Resp.- c) A formação ou a constituição de grupos necessita de interação dos participantes, mas não necessariamente que tenham interesses em comum.
4- Etapa da entrevista em que o Assistente Social apropria-se da situação-problema do usuário, tentando compreender toda sua sistemática de vida, seja na família ou na vida profissional. Assinale a alternativa correta:
Resp.- e) Apresentação do problema e do contexto (desenvolvimento).

Continue navegando