Logo Passei Direto
Buscar

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS UM REPENSAR e FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

User badge image
Rosana

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: “A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
Entre suas atribuições a este nível de ensino, é correto afirmar que:
A Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
B Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.
C Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
D Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.
E O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.

Leia a afirmativa: A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais. Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão.
Em relação a essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I - O computador é objeto de estudo na perspectiva construcionista.
II - Na perspectiva instrucional o aluno passa a usar o computador para aprender sobre o computador.
III - O computador é utilizado como recurso na perspectiva instrucional.
IV - Na perspectiva construcionista ao usar o computador o aluno pode representar suas ideias, resolver problemas criar soluções e desenvolver algo.
A - F,V,F,V
B - F,F,V,V
C - V,F,V,F
D - V,V,F,F
E - F,V,V,V

Leia o fragmento de Cortelazzo(2013) com relação aos recursos didáticos: Em grandes pesquisas, observou-se que além do professor ser o mediador para apoio à autoaprendizagem do aluno, há outros recursos didáticos e tecnológicos necessários.
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - O livro didático que o aluno recebe após a matrícula no curso é o material didático adequado para seus estudos na EaD.
II - O fórum deveria ser considerado como material didático, porém hoje são canais de comunicação para o aluno do ensino a distância.
III - As teleaulas, o ambiente virtual de aprendizagem e a prática pedagógica dos professores a distância e tutores são alguns dos suportes para a autoaprendizagem do aluno.
IV - Os materiais didáticos de uso dos alunos devem apresentar linguagem oral, sonora, visual, audiovisual, escrita e digital.
A - V, F, V, V
B - F, V, V, F
C - V, V, F, F
D - F, F, V, V
E - V, F, F, V

Leia as considerações sobre o trabalho colaborativo dos professores na EaD. O trabalho colaborativo é fundamental para a criação dos materiais didáticos dos alunos.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
A - Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.
B - Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.
C - Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.
D - Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;
E - Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;

Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas: Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:
A Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.
B Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
C Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.
D Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
E A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.

Leia a afirmativa a seguir: [...] O software educativo chegou à escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.
A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.
I - A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.
II - Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.
III - O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.
IV - O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.
V - O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.

Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
A Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.
B As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
C As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.
D Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.
E Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.

Leia o texto: Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.
II - ( ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.
III - ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.
IV - ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.
A F, V, F, V
B V, V, F, F
C V, V, V, F
D F, V, F, F
E V, F, V, V

Leia a afirmativa de Pierre Levy: O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
A As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.
B As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.
C As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.
D As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.
E A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.

As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.
Agora, marque a sequência correta:
I - (....) O professor da atualidade deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.
II - (....) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.
III - (....) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.
IV - (....) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola.
A F,V,V,V
B F,F,F,V
C V,F,V,F
D F,V,V,F
E V,V,V,V

O desenvolvimento da internet pode ser classificado em duas fases: web 1.0 e web 2.0, segundo Branco (2010) citado pelas autoras do livro-base.
Considerando esta classificação, relacione as características à cada fase, a seguir:
1. WEB 1.0
2. WEB 2.0
(....) Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade.
(....) Produção de páginas por especialistas (domínio pago).
(....) Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs, domínio gratuito).
(....) Wikipédia.
(....) Biblioteca Britânica On-line.
A 2,2,1,1,2
B 1,2,1,1,1
C 2,1,2,2,1
D 1,1,2,2,2
E 2,2,1,2,1

De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, sua criação pode ser expressada pela afirmativa:
Estão corretas as afirmativas:
I. Criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil;
II. Estreitar as relações entre as modalidades da educação no Brasil;
III. Promover o rompimento das barreiras do preconceito e da resistência referente a EAD no Brasil;
IV. Distanciar a EAD do contexto social brasileiro;
V. Alargar as barreiras do preconceito com a EAD no Brasil;
A Afirmativas I, II e III.
B Afirmativas I e III.
C Afirmativas II e III.
D Afirmativas IV e V.
E Afirmativas II e IV.

A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes?
A Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.
B Cartaz, rádio, carta e televisão.
C Rádio, álbum seriado, computador e televisão.
D Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
E Computador, televisão, retroprojetor e rádio.

A UFPR criou um centro para a EaD e iniciou a preparação dos professores para a docência nessa modalidade com um curso de 180 horas para a preparação de tutores. A respeito dos esforços da UFPR no intuito de implementar a EaD nos processos educacionais da instituição, analise as proposições e selecione a alternativa que contém os itens corretos.
A respeito dos esforços da UFPR no intuito de implementar a EaD nos processos educacionais da instituição, analise as proposições e selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Instituiu o primeiro Centro Virtual de Estudos Clássicos do mundo a oferecer cursos inteiramente on-line.
II. Esse centro não tinha como objetivo promover também cursos e eventos sobre a Antiguidade Clássica.
III. Instituiu o Núcleo de Educação a Distância (Nead), vinculado à pró-reitora de graduação da UFPR.
IV. O Núcleo de Educação a Distância (Nead), criado pela UFPR, é responsável pela formação professores especialistas em EaD.
(A) As proposições I, II e III estão corretas.
(B) As proposições I, II e IV estão corretas.
(C) As proposições I, III e IV estão corretas.
(D) As proposições II, III e IV estão corretas.
(E) A proposição II, está correta.

Leia as asserções:
A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
I. A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
II. A escola poderá manter-se, desta forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento.
A As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
B A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
C A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
D As assertivas I e II são falsas.
E As assertivas I e II são proposições que se complementam.

A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, foi possível constatar que Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias.
Assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
A Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
B Dimensão Político-Laboral; Dimensão Educacional-Governamental; Dimensão Socioecultural;
C Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
D Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Econômico-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
E Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioecultural;

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, quais são os quatro pilares da educação?
A aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conhecer;
B aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter e aprender a ser;
C aprender a dividir, aprender a conviver com os outros, aprender a conhecer, aprender a ter;
D aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter;
E aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser;

A educação presencial é um sistema tradicional no processo educativo que não dispensa a presença física do professor e aluno.
Com relação a essas duas situações de ensino, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que contém os itens que apresentam as características das ofertas de cursos EaD até o final da década de 1980.
( ) As abordagens metodológicas utilizadas em EaD eram as mesmas utilizadas na Educação Presencial.
( ) O material didático utilizado pela EaD trazia uma comunicação unidirecional.
( ) A comunicação tanto em EaD como no ensino presencial eram unidirecionais.
( ) Tanto a EaD como o ensino presencial utilizavam amplamente os recursos tecnológicos disponíveis para enriquecer a apresentação dos conteúdos.
A V – V – F – F
B V – V– V – F
C F – V – F – V
D F – F – V – V
E F - F - F – V

A Universidade Anhembi Morumbi foi uma das pioneiras a capacitar professores para a criação de cursos on-line para serem disponibilizados na World Wide Web (WWW) a profissionais de moda.
Com relação as suas características, analise as alternativas abaixo e, depois, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I Hipertextualidade com textos, imagens, vídeos e mapas.
II Atividades práticas e intelectuais.
III Apoio de uma equipe de especialista da área.
IV Recursos multimídias disponibilizados somente aos professores.
A As proposições I, II e III estão corretas.
B As proposições I, II e IV estão corretas.
C As proposições III e IV estão corretas.
D As proposições I e IV estão corretas.
E A proposição IV, está correta.

A Universidade Virtual Brasileira (UVB) é uma rede de universidades particulares criada em 2000 com a participação de nove instituições. A respeito dessa universidade, analise as proposições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Agora assinale a sequência correta:
( ) É uma rede de cooperação universitária voltada para o desenvolvimento de competências em diversas áreas.
( ) A UVB não se preocupava com a modernização da modalidade presencial, preocupa-se apenas com a EaD.
( ) A missão da UVB é desenvolver pesquisa, metodologia e tecnologias aplicadas à EaD.
( ) É objetivo da UVB ampliar as possibilidades de acesso à educação superior e à formação continuada.
A F – V – F – V
B V – F – V – V
C V – V – F – F
D F – F – V – V
E F - F - F - V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: “A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
Entre suas atribuições a este nível de ensino, é correto afirmar que:
A Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
B Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.
C Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
D Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.
E O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.

Leia a afirmativa: A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais. Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão.
Em relação a essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I - O computador é objeto de estudo na perspectiva construcionista.
II - Na perspectiva instrucional o aluno passa a usar o computador para aprender sobre o computador.
III - O computador é utilizado como recurso na perspectiva instrucional.
IV - Na perspectiva construcionista ao usar o computador o aluno pode representar suas ideias, resolver problemas criar soluções e desenvolver algo.
A - F,V,F,V
B - F,F,V,V
C - V,F,V,F
D - V,V,F,F
E - F,V,V,V

Leia o fragmento de Cortelazzo(2013) com relação aos recursos didáticos: Em grandes pesquisas, observou-se que além do professor ser o mediador para apoio à autoaprendizagem do aluno, há outros recursos didáticos e tecnológicos necessários.
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - O livro didático que o aluno recebe após a matrícula no curso é o material didático adequado para seus estudos na EaD.
II - O fórum deveria ser considerado como material didático, porém hoje são canais de comunicação para o aluno do ensino a distância.
III - As teleaulas, o ambiente virtual de aprendizagem e a prática pedagógica dos professores a distância e tutores são alguns dos suportes para a autoaprendizagem do aluno.
IV - Os materiais didáticos de uso dos alunos devem apresentar linguagem oral, sonora, visual, audiovisual, escrita e digital.
A - V, F, V, V
B - F, V, V, F
C - V, V, F, F
D - F, F, V, V
E - V, F, F, V

Leia as considerações sobre o trabalho colaborativo dos professores na EaD. O trabalho colaborativo é fundamental para a criação dos materiais didáticos dos alunos.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
A - Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.
B - Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.
C - Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.
D - Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;
E - Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;

Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas: Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:
A Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.
B Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
C Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.
D Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
E A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.

Leia a afirmativa a seguir: [...] O software educativo chegou à escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.
A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.
I - A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.
II - Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.
III - O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.
IV - O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.
V - O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.

Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
A Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.
B As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
C As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.
D Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.
E Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.

Leia o texto: Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.
II - ( ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.
III - ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.
IV - ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.
A F, V, F, V
B V, V, F, F
C V, V, V, F
D F, V, F, F
E V, F, V, V

Leia a afirmativa de Pierre Levy: O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
A As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.
B As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.
C As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.
D As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.
E A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.

As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.
Agora, marque a sequência correta:
I - (....) O professor da atualidade deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.
II - (....) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.
III - (....) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.
IV - (....) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola.
A F,V,V,V
B F,F,F,V
C V,F,V,F
D F,V,V,F
E V,V,V,V

O desenvolvimento da internet pode ser classificado em duas fases: web 1.0 e web 2.0, segundo Branco (2010) citado pelas autoras do livro-base.
Considerando esta classificação, relacione as características à cada fase, a seguir:
1. WEB 1.0
2. WEB 2.0
(....) Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade.
(....) Produção de páginas por especialistas (domínio pago).
(....) Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs, domínio gratuito).
(....) Wikipédia.
(....) Biblioteca Britânica On-line.
A 2,2,1,1,2
B 1,2,1,1,1
C 2,1,2,2,1
D 1,1,2,2,2
E 2,2,1,2,1

De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, sua criação pode ser expressada pela afirmativa:
Estão corretas as afirmativas:
I. Criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil;
II. Estreitar as relações entre as modalidades da educação no Brasil;
III. Promover o rompimento das barreiras do preconceito e da resistência referente a EAD no Brasil;
IV. Distanciar a EAD do contexto social brasileiro;
V. Alargar as barreiras do preconceito com a EAD no Brasil;
A Afirmativas I, II e III.
B Afirmativas I e III.
C Afirmativas II e III.
D Afirmativas IV e V.
E Afirmativas II e IV.

A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes?
A Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.
B Cartaz, rádio, carta e televisão.
C Rádio, álbum seriado, computador e televisão.
D Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
E Computador, televisão, retroprojetor e rádio.

A UFPR criou um centro para a EaD e iniciou a preparação dos professores para a docência nessa modalidade com um curso de 180 horas para a preparação de tutores. A respeito dos esforços da UFPR no intuito de implementar a EaD nos processos educacionais da instituição, analise as proposições e selecione a alternativa que contém os itens corretos.
A respeito dos esforços da UFPR no intuito de implementar a EaD nos processos educacionais da instituição, analise as proposições e selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Instituiu o primeiro Centro Virtual de Estudos Clássicos do mundo a oferecer cursos inteiramente on-line.
II. Esse centro não tinha como objetivo promover também cursos e eventos sobre a Antiguidade Clássica.
III. Instituiu o Núcleo de Educação a Distância (Nead), vinculado à pró-reitora de graduação da UFPR.
IV. O Núcleo de Educação a Distância (Nead), criado pela UFPR, é responsável pela formação professores especialistas em EaD.
(A) As proposições I, II e III estão corretas.
(B) As proposições I, II e IV estão corretas.
(C) As proposições I, III e IV estão corretas.
(D) As proposições II, III e IV estão corretas.
(E) A proposição II, está correta.

Leia as asserções:
A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
I. A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
II. A escola poderá manter-se, desta forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento.
A As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
B A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
C A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
D As assertivas I e II são falsas.
E As assertivas I e II são proposições que se complementam.

A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, foi possível constatar que Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias.
Assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
A Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
B Dimensão Político-Laboral; Dimensão Educacional-Governamental; Dimensão Socioecultural;
C Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
D Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Econômico-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
E Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioecultural;

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, quais são os quatro pilares da educação?
A aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conhecer;
B aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter e aprender a ser;
C aprender a dividir, aprender a conviver com os outros, aprender a conhecer, aprender a ter;
D aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter;
E aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser;

A educação presencial é um sistema tradicional no processo educativo que não dispensa a presença física do professor e aluno.
Com relação a essas duas situações de ensino, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que contém os itens que apresentam as características das ofertas de cursos EaD até o final da década de 1980.
( ) As abordagens metodológicas utilizadas em EaD eram as mesmas utilizadas na Educação Presencial.
( ) O material didático utilizado pela EaD trazia uma comunicação unidirecional.
( ) A comunicação tanto em EaD como no ensino presencial eram unidirecionais.
( ) Tanto a EaD como o ensino presencial utilizavam amplamente os recursos tecnológicos disponíveis para enriquecer a apresentação dos conteúdos.
A V – V – F – F
B V – V– V – F
C F – V – F – V
D F – F – V – V
E F - F - F – V

A Universidade Anhembi Morumbi foi uma das pioneiras a capacitar professores para a criação de cursos on-line para serem disponibilizados na World Wide Web (WWW) a profissionais de moda.
Com relação as suas características, analise as alternativas abaixo e, depois, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I Hipertextualidade com textos, imagens, vídeos e mapas.
II Atividades práticas e intelectuais.
III Apoio de uma equipe de especialista da área.
IV Recursos multimídias disponibilizados somente aos professores.
A As proposições I, II e III estão corretas.
B As proposições I, II e IV estão corretas.
C As proposições III e IV estão corretas.
D As proposições I e IV estão corretas.
E A proposição IV, está correta.

A Universidade Virtual Brasileira (UVB) é uma rede de universidades particulares criada em 2000 com a participação de nove instituições. A respeito dessa universidade, analise as proposições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Agora assinale a sequência correta:
( ) É uma rede de cooperação universitária voltada para o desenvolvimento de competências em diversas áreas.
( ) A UVB não se preocupava com a modernização da modalidade presencial, preocupa-se apenas com a EaD.
( ) A missão da UVB é desenvolver pesquisa, metodologia e tecnologias aplicadas à EaD.
( ) É objetivo da UVB ampliar as possibilidades de acesso à educação superior e à formação continuada.
A F – V – F – V
B V – F – V – V
C V – V – F – F
D F – F – V – V
E F - F - F - V

Prévia do material em texto

APOL, OBJETIVAS E DISCURSIVAS.
APOL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Questão 1/10
Leia o texto a seguir: 
“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.
Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:
	
	A
	Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
Você acertou!
Segundo Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, realiza pesquisas juntamente com comunicadores e educadores de todo o país, visando o uso da informática educativa, bem como demais tecnologias na escola e sua forma de utilização, estuda os ambientes virtuais de aprendizagem e projetos colaborativos entre a EAD, educadores e alunos. Resposta disponível nas páginas 84 e 85 – capítulo 01.
	
	B
	Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.
	
	C
	Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
	
	D
	Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.
	
	E
	O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.
Questão 2/10
Leia a afirmativa:
A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais.Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão. Quando se fala em informática na educação, é preciso considerar a proposta pedagógica da escola. Todas as pessoas envolvidas no processo educacional precisam debater e definir como será a utilização da informática na escola e qual seu objetivo, considerando os interesses e as exigências da comunidade e da sociedade.
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.
Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.39.
 
Conhecendo a história da informática na Educação no Brasil, é possível verificar que o uso da informática nas escolas ocorre tanto na perspectiva construcionista, quanto na perspectiva instrucional. Em relação a essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I - O computador é objeto de estudo na perspectiva construcionista.
II - Na perspectiva instrucional o aluno passa a usar o computador para aprender sobre o computador.
III - O computador é utilizado como recurso na perspectiva instrucional.
IV - Na perspectiva construcionista ao usar o computador o aluno pode representar suas ideias, resolver problemas criar soluções e desenvolver algo.
Agora, marque a alternativa correta:
	
	A
	F,V,F,V
Você acertou!
As alternativas II e IV são verdadeiras.
Comentário: Na perspectiva INSTRUCIONAL, o computador é objeto de estudo. O conhecimento de hardware e software e seus mecanismos passa a ser o objetivo do trabalho de informática, ou seja, “o aluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento do computador, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade” (Valente, 1993). Na perspectiva CONSTRUCIONISTA, o computador é utilizado como recurso. O termo CONSTRUCIONISTA está diretamente relacionado à denominação CONSTRUTIVISTA. Papert (1994), que trabalhou com Jean Piaget, denominou de CONSTRUCIONISTA a utilização da informática embasada na teoria piagetiana de construção do conhecimento. Dentro dessa perspectiva, os sujeitos que utilizam o computador podem representar suas ideias, resolver problemas, criar soluções, desenvolver algo. (p.89-90)
	
	B
	F,F,V,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	V,V,F,F
	
	E
	F,V,V,V
Questão 3/10
Leia o fragmento de Cortelazzo(2013) com relação aos recursos didáticos:
Em grandes pesquisas, observou-se que além do professor ser o mediador para apoio à autoaprendizagem do aluno, há outros recursos didáticos e tecnológicos necessários.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância.Curitiba:InterSaberes,2013.
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, observou-se que além do professor ser o mediador para apoio à aautoaprendizagem do aluno existem outros recursos. Leia as proposições a seguir, em relação aos recursos para uma autoaprendizagem na EaD, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.(....) O livro didático que o aluno recebe após a matrícula no curso é o material didático adequado para seus estudos na EaD.
II.(....)O fórum deveria ser considerado como material didático, porém hoje são canais de comunicação para o aluno do ensino a distância.
III.(....) As teleaulas, o ambiente virtual de aprendizagem e a prática pedagógica dos professores a distância e tutores são alguns dos suportes para a autoaprendizagem do aluno.
IV.(....) Os materiais didáticos de uso dos alunos devem apresentar linguagem oral, sonora, visual, audiovisual, escrita e digital.
 Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	F, F, V, V
Você acertou!
O material didático, as teleaulas, os materiais de apoio na teleaula, o ambiente virtual de aprendizagem e a prática pedagógica dos professores a distância, regentes e tutores formam um conjunto integrado e organizado para aautoaprendizagem do aluno. Além disto, o material didático é aquele preparado para dar continuidade à prática pedagógica iniciada pelo professor-regente e pelo tutor com o aluno. O material didático não é só o livro-texto que, em geral o aluno recebe em sua matrícula. Todos os materiais indicados para apoiar a aprendizagem fazem parte do material didático. Os materiais didáticos devem contemplar as linguagens escrita, oral, audiovisual, sonora, visual e digital. (P.156 - 157)
	
	E
	V, F, F, V
Questão 4/10
Leia as considerações sobre o trabalho colaborativodo professores na EaD.
O trabalho colaborativo é fundamental paraa criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.
	
	B
	Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.
	
	C
	Autoaprendizagem,andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.
	
	D
	Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;
	
	E
	Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;
Você acertou!
Durante pesquisas e vivências na EaD, percebeu-se que há cursos que contratam professores com profundo conhecimento da área, mas que nunca atuaram em uma sala de aula da educação básica. Estes desconhecem a dinâmica de uma sala de aula, as relações entre professor e aluno e entre alunosno seu cotidiano escolar, faltando-lhes, pois a competência para orientar  o aluno em caminhos, desconhecidos porque eles próprios não trilham esses caminhso.(P.158)
Questão 5/10
Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas:
 
Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p.14.
 
Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:
	
	A
	Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.
	
	B
	Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
	
	C
	Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.
	
	D
	Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
	
	E
	A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.
Você acertou!
Grande projetos governamentais surgiram no Brasil a partir da década de 1980, como o Projeto EDUCOM, o FORMAR e o PRONINFE. Outra política simultânea às anteriormente citadas foi o grande investimento de softwares chamados de educativos, cuja proposta era integrar o trabalho nos laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção do conhecimento (P.71)
Questão 6/10
Leia a afirmativa a seguir:
[...] O software educativo chegou á escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 15
 
A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.
I - (....)A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.
II - (....)Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.
III - (....)O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.
IV - (....)O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.
V - (....)O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,V,V,F
	
	B
	F,F,F,V,F
	
	C
	V,F,V,F,V
	
	D
	F,V,V,F,F
Você acertou!
As alternativas II e III são verdadeiras.
Não podemos esquecer que a escolha do software educacional deve ficar a cargo do professor que está em contato direto com a sala de aula. Para tanto há necessidade de que se desenvolvam critérios de avaliação para se escolher estes softwares, pois segundo Brito e Vermelho, o computador na escola não deve ser mais encarado apenas como mero suporte nem como meio pelo qual o professor poderá mudar a sua postura, mas, sim, deve ser incorporado no cotidiano do meio social escolar como recurso desenvolvido pela humanidade, que tem muitas possibilidades ainda não descobertas. (P. 102-103)
	
	E
	V,V,F,V,V
Questão 7/10
Leia as considerações sobre os repositórios:
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
 
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
 
Marque a alternativa correta:
 
	
	A
	Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.
	
	B
	As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
	
	C
	As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.
	
	D
	Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.
	
	E
	Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.
Você acertou!
Os objetos de aprendizagem são definidos, segundo Tori 2010 (citado por CORTELAZZO,2013, p.157) como sendo, qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. (P.157)
Questão 8/10
Leia o texto:
Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo á informação, e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologiacolocada á sua disposição.
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, deve privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada num paradigma educacional que, com os recursos da informática e das tecnologias digitais, levará ao educador a ter mais oportunidades de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar a construção do conhecimento e contribuir de maneira mais efetiva para esse processo.
 
Faria, Elaine Turk.
O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.43
 
Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de SIGNIFICAÇÃO, analise as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.
I - (....) Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construçãodo conhecimento com a ajuda do computador.
II - (....) É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
III - (....) É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
IV - (....) Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
V - (....) É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,F,F,V
	
	B
	F,F,V,V,V
Você acertou!
Como falha de SIGNIFICAÇÃO, Moura faz notar a ocorrência de que, em muitos cursos, promove-se apenas a capacitação para o uso. Em lugar disso, dever-se-ia privilegiar a construção do sentido sobre esse uso e sobre suas aplicações nos processos educativos, conferindo, assim, a esses cursos o caráter de experiência cultural e não só instrumental, o que permitiria aos professores terem clareza quanto aos objetivos cognitivos e pedagógicos da utilização dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares. (p.75)
	
	C
	V,V,V,F,F
	
	D
	V,F,V,V,F
	
	E
	F,F,F,V,V
Questão 9/10
Leia o texto:
Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.
 
Marques Neto, Humberto Torres.
A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.57
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.
II - (   ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.
III - ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.
IV - ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
Você acertou!
A afirmativa II e  IV são verdadeiras.
 Para a solução dos problemas propostos pelos jogos, normalmente, exige-se dos alunos aplicação de regras lógicas. (p.99) . Os softwares só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso: eles não bastam por si sós. (p.100)
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, V, F, F
	
	E
	V, F, V, V
Questão 10/10
Leia a afirmativa de Pierre Levy:
O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.
 
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.
	
	B
	As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.
	
	C
	As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.
	
	D
	As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.
Você acertou!
A autoaprendizagem é um fundamento relevante para a EaD. Por isso, ela exige duas abordagens, a primeira andragógica em relação aos cursos regulares que obedecem a uma legislação e que certificam e, outra, segunda abordagem denominada de heutagógica nos cursos que atendem às necessidades individuais, não formais dos indivíduos. (P. 155)
	
	E
	A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.
APOL
Questão 1/10
Leia o texto:
Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.
 
Marques Neto, Humberto Torres.
A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.57
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.
II - (   ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.
III - ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.
IV - ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
Você acertou!
A afirmativa II e  IV são verdadeiras.
 Para a solução dos problemas propostos pelos jogos, normalmente, exige-se dos alunos aplicação de regras lógicas. (p.99) . Os softwares só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso: eles não bastam por si sós. (p.100)
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, V, F, F
	
	E
	V, F, V, V
Questão 2/10
Leia as considerações sobre o trabalho colaborativodo professores na EaD.
O trabalho colaborativo é fundamental paraa criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.
	
	B
	Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.
	
	C
	Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.
	
	D
	Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;
	
	E
	Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;
Você acertou!
Durante pesquisas e vivências na EaD, percebeu-se que há cursos que contratam professores com profundo conhecimento da área, mas que nunca atuaram em uma sala de aula da educação básica. Estes desconhecem a dinâmicade uma sala de aula, as relações entre professor e aluno e entre alunosno seu cotidiano escolar, faltando-lhes, pois a competência para orientar  o aluno em caminhos, desconhecidos porque eles próprios não trilham esses caminhso.(P.158)
Questão 3/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
[...] O número de instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos nesta modalidade tem crescido significativamente no Brasil depois da publicação da Lei de diretrizes e Bases – LDB em 1996. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, o número de instituições que ofertam cursos superiores na modalidade de EAD cresceu 36% no período de 2004 a 2006. Passando de 166 para 225. O número de alunos cresceu 150%, passando de 309.957 para 778.458 no mesmo período.
MUGNOL, Marcio. A Educação a Distância no Brasil: Conceitos e Fundamentos. Revista. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago 2009.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, sua criação pode ser expressada pela afirmativa:
 
I. Criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil;
II. Estreitar as relações entre as modalidades da educação no Brasil;
III. Promover o rompimento das barreiras do preconceito e da resistência referente a EAD no Brasil;
IV. Distanciar a EAD do contexto social brasileiro;
V. Alargar as barreiras do preconceito com a EAD no Brasil;
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
Você acertou!
Segundo o livro base, a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, surgiu para criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil, bem como de buscar romper as barreiras do preconceito e da resistência. Resposta disponível na página 90 – capítulo 01
	
	C
	Afirmativas II e III.
	
	D
	Afirmativas IV e V.
	
	E
	Afirmativas II e IV.
Questão 4/10
Leia a afirmativa, a seguir:
A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.
Faria, Elaine Turk.O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes? 
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.
	
	B
	Cartaz, rádio, carta e televisão.
	
	C
	Rádio, álbum seriado, computador e televisão.
	
	D
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	E
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Questão 5/10
Leia a afirmativa de Pierre Levy:
O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.
 
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.
	
	B
	As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.
	
	C
	As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.
	
	D
	As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.
Você acertou!
A autoaprendizagem é um fundamento relevante para a EaD. Por isso, ela exige duas abordagens, a primeira andragógica em relação aos cursos regulares que obedecem a uma legislação e que certificam e, outra, segunda abordagem denominada de heutagógica nos cursos que atendem às necessidades individuais, não formais dos indivíduos. (P. 155)
	
	E
	A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.
Questão 6/10
Leia a afirmativa:
A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais.Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão. Quando se fala em informática na educação, é preciso considerar a proposta pedagógica da escola. Todas as pessoas envolvidas no processo educacional precisam debater e definir como será a utilização da informática na escola e qual seu objetivo, considerando os interesses e as exigências da comunidade e da sociedade.
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.
Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.39.
 
Conhecendo a história da informática na Educação no Brasil, é possível verificar que o uso da informática nas escolas ocorre tanto na perspectiva construcionista, quanto na perspectiva instrucional. Em relação a essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I - O computador é objeto de estudo na perspectiva construcionista.
II - Na perspectiva instrucional o aluno passa a usar o computador para aprender sobre o computador.
III - O computador é utilizado como recurso na perspectiva instrucional.
IV - Na perspectiva construcionista ao usar o computador o aluno pode representar suas ideias, resolver problemas criar soluções e desenvolver algo.
Agora, marque a alternativa correta:
	
	A
	F,V,F,V
Você acertou!
As alternativas II e IV são verdadeiras.
Comentário: Na perspectiva INSTRUCIONAL, o computador é objeto de estudo. O conhecimento de hardware e software e seus mecanismos passa a ser o objetivo do trabalho de informática, ou seja, “o aluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento do computador, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade” (Valente, 1993). Na perspectiva CONSTRUCIONISTA, o computador é utilizado como recurso. O termo CONSTRUCIONISTA está diretamente relacionado à denominação CONSTRUTIVISTA. Papert (1994), que trabalhou com Jean Piaget, denominou de CONSTRUCIONISTA a utilização da informática embasada na teoria piagetiana de construção do conhecimento. Dentro dessa perspectiva, os sujeitosque utilizam o computador podem representar suas ideias, resolver problemas, criar soluções, desenvolver algo. (p.89-90)
	
	B
	F,F,V,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	V,V,F,F
	
	E
	F,V,V,V
Questão 7/10
Leia as considerações sobre os repositórios:
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
 
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
 
Marque a alternativa correta:
 
	
	A
	Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.
	
	B
	As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
	
	C
	As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.
	
	D
	Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.
	
	E
	Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.
Você acertou!
Os objetos de aprendizagem são definidos, segundo Tori 2010 (citado por CORTELAZZO,2013, p.157) como sendo, qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. (P.157)
Questão 8/10
Leia o texto:
Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade e, como tal – como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo - , devem ter seu acesso democratizado, sendo desmistificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e formas de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno a aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se co e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.
 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15
 
As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.
I - (....) O professor da atualidade deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.
II - (....) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.
III - (....) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.
IV - (....) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,V,V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Comentário: Mesmo as tecnologias consideradas menos atuais são igualmente fundamentais para o bom desenvolvimento do processo educacional. Independentemente do professor atuar numa escola com maior ou menor número de tecnologias, queremos ressaltar que o alcance de cada uma dela está relacionado, em geral, ao seu domínio pelo professor e pelo aluno e à criatividade para inovar em suas formas de utilização. (p.54)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 9/10
Leia o trecho a seguir:
A internet abre uma fronteira imensa a ser explorada pelos educadores. Da ampliação do acesso àinformação, ao uso da rede como canal de comunicação e aproximação entre as pessoas e povos, a internet surpreende a cada dia com as iniciativas provenientes de diversos caminhos de saber e de atividade. Escolas do mundo inteiro estão descobrindo e explorando estas novas fronteiras, envolvendo não só os alunos e professores, mas também pais, cientistas, especialistas, membros da comunidade e outros agentes que podem contribuir para o processo de aprendizagem.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 16.
 
O desenvolvimento da internet pode ser classificado em duas fases: web 1.0 e web 2.0, segundo Branco (2010) citado pelas autoras do livro-base. Considerando esta classificação,relacione as característicasà cada fase, a seguir:
 
1. WEB 1.0
 
2 . WEB 2.0
 
     (....)Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade.
     (....)Produção de páginas por especialistas (domínio pago).
     (....)Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs, domínio gratuito).
     (....)Wikipédia
     (....)Biblioteca Britânica On-line.
 
    Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2,2,1,1,2
	
	B
	1,2,1,1,1
	
	C
	2,1,2,2,1
Você acertou!
Comentário: Web 1.0: Usuário é consumidor de informação; Produção de páginas por especialista (domínio pago); Criado por programas específicos, software proprietário; Produção individual; Dados indexados segundo categorias e subcategorias (taxonomia – em pastas e subpastas); Biblioteca BritannicaOn-line.
Web 2.0: Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade; Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs – domínio gratuito); Programas livres, que agem diretamente nas páginas (templates); Produção conjunta, colaborativa (wikis); Dados indexados segundo palavras-chave (folksonomia “tags” – como faz o cérebro humano); Wikipédia. (P.113).
	
	D
	1,1,2,2,2
	
	E
	2,2,1,2,1
Questão 10/10
Leia o texto a seguir: 
“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.
Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:
	
	A
	Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
Você acertou!
Segundo Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, realiza pesquisas juntamente com comunicadores e educadores de todo o país, visando o uso da informática educativa, bem como demais tecnologias na escola e sua forma de utilização, estuda os ambientes virtuais de aprendizagem e projetos colaborativos entre a EAD, educadores e alunos. Resposta disponível nas páginas 84 e 85 – capítulo 01.B
	Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.
	
	C
	Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
	
	D
	Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.
	
	E
	O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.
APOL
Questão 1/10
Leia o texto:
Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade e, como tal – como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo - , devem ter seu acesso democratizado, sendo desmistificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e formas de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno a aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se co e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.
 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15
 
As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.
I - (....) O professor da atualidade deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.
II - (....) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.
III - (....) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.
IV - (....) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,V,V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Comentário: Mesmo as tecnologias consideradas menos atuais são igualmente fundamentais para o bom desenvolvimento do processo educacional. Independentemente do professor atuar numa escola com maior ou menor número de tecnologias, queremos ressaltar que o alcance de cada uma dela está relacionado, em geral, ao seu domínio pelo professor e pelo aluno e à criatividade para inovar em suas formas de utilização. (p.54)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 2/10
Leia o texto a seguir: 
“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.
Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:
	
	A
	Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
Você acertou!
Segundo Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, realiza pesquisas juntamente com comunicadores e educadores de todo o país, visando o uso da informática educativa, bem como demais tecnologias na escola e sua forma de utilização, estuda os ambientes virtuais de aprendizagem e projetos colaborativos entre a EAD, educadores e alunos. Resposta disponível nas páginas 84 e 85 – capítulo 01.
	
	B
	Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.
	
	C
	Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
	
	D
	Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.
	
	E
	O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.
Questão 3/10
Leia a afirmativa a seguir:
[...] O software educativo chegou á escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 15
 
A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.
I - (....)A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.
II - (....)Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.
III - (....)O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.
IV - (....)O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.
V - (....)O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,V,V,F
	
	B
	F,F,F,V,F
	
	C
	V,F,V,F,V
	
	D
	F,V,V,F,F
Você acertou!
As alternativas II e III são verdadeiras.
Não podemos esquecer que a escolha do software educacional deve ficar a cargo do professor que está em contato direto com a sala de aula. Para tanto há necessidade de que se desenvolvam critérios de avaliação para se escolher estes softwares, pois segundo Brito e Vermelho, o computador na escola não deve ser mais encarado apenas como mero suporte nem como meio pelo qual o professor poderá mudar a sua postura, mas, sim, deve ser incorporado no cotidiano do meio social escolar como recurso desenvolvido pela humanidade, que tem muitas possibilidades ainda não descobertas. (P. 102-103)
	
	E
	V,V,F,V,V
Questão 4/10
Leia as considerações sobre o trabalho colaborativodo professores na EaD.
O trabalho colaborativo é fundamental paraa criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.
	
	B
	Agilidade,empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.
	
	C
	Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.
	
	D
	Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;
	
	E
	Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;
Você acertou!
Durante pesquisas e vivências na EaD, percebeu-se que há cursos que contratam professores com profundo conhecimento da área, mas que nunca atuaram em uma sala de aula da educação básica. Estes desconhecem a dinâmica de uma sala de aula, as relações entre professor e aluno e entre alunosno seu cotidiano escolar, faltando-lhes, pois a competência para orientar  o aluno em caminhos, desconhecidos porque eles próprios não trilham esses caminhso.(P.158)
Questão 5/10
Leia o trecho a seguir:
A internet abre uma fronteira imensa a ser explorada pelos educadores. Da ampliação do acesso àinformação, ao uso da rede como canal de comunicação e aproximação entre as pessoas e povos, a internet surpreende a cada dia com as iniciativas provenientes de diversos caminhos de saber e de atividade. Escolas do mundo inteiro estão descobrindo e explorando estas novas fronteiras, envolvendo não só os alunos e professores, mas também pais, cientistas, especialistas, membros da comunidade e outros agentes que podem contribuir para o processo de aprendizagem.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 16.
 
O desenvolvimento da internet pode ser classificado em duas fases: web 1.0 e web 2.0, segundo Branco (2010) citado pelas autoras do livro-base. Considerando esta classificação,relacione as característicasà cada fase, a seguir:
 
1. WEB 1.0
 
2 . WEB 2.0
 
     (....)Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade.
     (....)Produção de páginas por especialistas (domínio pago).
     (....)Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs, domínio gratuito).
     (....)Wikipédia
     (....)Biblioteca Britânica On-line.
 
    Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2,2,1,1,2
	
	B
	1,2,1,1,1
	
	C
	2,1,2,2,1
Você acertou!
Comentário: Web 1.0: Usuário é consumidor de informação; Produção de páginas por especialista (domínio pago); Criado por programas específicos, software proprietário; Produção individual; Dados indexados segundo categorias e subcategorias (taxonomia – em pastas e subpastas); Biblioteca BritannicaOn-line.
Web 2.0: Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade; Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs – domínio gratuito); Programas livres, que agem diretamente nas páginas (templates); Produção conjunta, colaborativa (wikis); Dados indexados segundo palavras-chave (folksonomia “tags” – como faz o cérebro humano); Wikipédia. (P.113).
	
	D
	1,1,2,2,2
	
	E
	2,2,1,2,1
Questão 6/10
Leia a afirmativa de Pierre Levy:
O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.
 
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.
	
	B
	As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.
	
	C
	As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.
	
	D
	As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.
A autoaprendizagem é um fundamento relevante para a EaD. Por isso, ela exige duas abordagens, a primeira andragógica em relação aos cursos regulares que obedecem a uma legislação e que certificam e, outra, segunda abordagem denominada de heutagógica nos cursos que atendem às necessidades individuais, não formais dos indivíduos. (P. 155)
	
	E
	A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
[...] O número de instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos nesta modalidade tem crescido significativamente no Brasil depois da publicação da Lei de diretrizes e Bases – LDB em 1996. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, o número de instituições que ofertam cursos superiores na modalidade de EAD cresceu 36% no período de 2004 a 2006. Passando de 166 para 225. O número de alunos cresceu 150%, passando de 309.957 para 778.458 no mesmo período.
MUGNOL, Marcio. A Educação a Distância no Brasil: Conceitos e Fundamentos. Revista. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago 2009.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, sua criação pode ser expressada pela afirmativa:
 
I. Criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil;
II. Estreitar as relações entre as modalidades da educação no Brasil;
III. Promover o rompimento das barreiras do preconceito e da resistência referente a EAD no Brasil;
IV. Distanciar a EAD do contexto social brasileiro;
V. Alargar as barreiras do preconceito com a EAD no Brasil;
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
Segundo o livro base, a Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED, surgiu para criar condições de organização e sistematização da EAD no Brasil, bem como de buscar romper as barreiras do preconceito e da resistência. Resposta disponível na página 90 – capítulo 01
	
	C
	Afirmativas II e III.
	
	D
	Afirmativas IV e V.
	
	E
	Afirmativas II e IV.
Questão 8/10
Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas:
 
Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p.14.
 
Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:
	
	A
	Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.
	
	B
	Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
	
	C
	Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.
	
	D
	Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
	
	E
	A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.
Vocêacertou!
Grande projetos governamentais surgiram no Brasil a partir da década de 1980, como o Projeto EDUCOM, o FORMAR e o PRONINFE. Outra política simultânea às anteriormente citadas foi o grande investimento de softwares chamados de educativos, cuja proposta era integrar o trabalho nos laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção do conhecimento (P.71)
Questão 9/10
Leia as considerações sobre os repositórios:
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.
 
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
 
Marque a alternativa correta:
 
	
	A
	Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.
	
	B
	As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
	
	C
	As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.
	
	D
	Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.
	
	E
	Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.
Você acertou!
Os objetos de aprendizagem são definidos, segundo Tori 2010 (citado por CORTELAZZO,2013, p.157) como sendo, qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. (P.157)
Questão 10/10
Leia a afirmativa, a seguir:
A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.
Faria, Elaine Turk.O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes? 
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.
	
	B
	Cartaz, rádio, carta e televisão.
	
	C
	Rádio, álbum seriado, computador e televisão.
	
	D
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	E
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
APOL
Questão 1/10
A UFPR criou um centro para a EaD e iniciou a preparação dos professores para a docência nessa modalidade com um curso de 180 horas para a preparação de tutores. A respeito dos esforços da UFPR no intuito de implementar a EaD nos processos educacionais da instituição, analise as proposições e selecione a alternativa que contém os itens corretos. 
I. Instituiu o primeiro Centro Virtual de Estudos Clássicos do mundo a oferecer cursos inteiramente on-line.
II. Esse centro não tinha como objetivo promover também cursos e eventos sobre a Antiguidade Clássica. 
III. Instituiu o Núcleo de Educação a Distância (Nead), vinculado à pró-reitora de graduação da UFPR. 
IV. O Núcleo de Educação a Distância (Nead), criado pela UFPR, é responsável pela formação professores especialistas em EaD.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas. 
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas. 
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas. 
Você acertou!
Esse centro tinha como objetivo, também, promover cursos e eventos sobre a Antiguidade Clássica. (p. 63)
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas. 
	
	E
	A proposição II , está correta . 
Questão 2/10
Nos anos 90, novas tecnologias passaram a ser utilizadas na Educação a Distância e alguns fatores favoreceram a expansão dessa modalidade de ensino, entre os quais:
 I.    O acesso on-line, salas de bate-papo, fóruns de discussão e teleconferências. 
II.    Videoconferências por satélite ou serviços disponíveis pela internet. 
III.    Os computadores bem como a internet não contribuem para a expansão da EaD. 
IV.    Serviços disponíveis pela internet como correio eletrônico, listas de discussão e transferência de arquivos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões)  correta(s) :
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas. 
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas. 
Você acertou!
O advento do computador e da internet foram indispensáveis à expansão da EaD e sem eles as limitações à interação entre professores e alunos seriam imensas como no passado recente em que todo tipo de interação se fazia por meio de correio ou telefone. Deve-se considerar que os computadores, bem como a internet, não são mais inacessíveis à população. (p.49)
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas. 
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas. 
	
	E
	A proposição III , está correta.
Questão 3/10
A preocupação com a formação dos professores em relação às tecnologias é evidente em muitos autores. Leia o fragmento a seguir, do artigo de Cecílio e Santos, que demonstra esta preocupação:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 
Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio.
Socied@adeem rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P.179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica, porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. O que é possível considerar em relação à falha de MÉTODO?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construçãodo conhecimento com a ajuda do computador.
Como falha de Método, Moura qualifica a circunstância de que os cursos sobre tecnologias não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com auxílio do computador. (p.79)
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
Questão 4/10
Leia o fragmento de uma entrevista sobre Inclusão Digital:
Léa defende a disseminação de softwares livres, sem custo e de fácil acesso pela internet. Consultora de programas federais que visam ampliar a inclusão digital nas escolas brasileiras, a professora pede mais seriedade à classe política:
"Os projetos são iniciados e interrompidos periodicamente, pois as sucessivas administrações não se preocupam em dar suporte e continuidade a eles”.  
O que a senhora diria a um professor que nunca usou um computador e precisa incorporar essa ferramenta em sua rotina de trabalho? 
 
Que não tenha medo de errar nem vergonha de dizer "não sei" quando estiver em frente a um micro. O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos. O professor só vai descobrir isso quando se deixar conduzir pela curiosidade, pelo prazer de inventar e de explorar as novidades, como fazem as crianças. 
Alencar, Marcelo.Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital.Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/podemos-vencer-exclusao-digital-425469.shtml Acesso em: 04/jan.2015
 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, observou-se a necessidade do professor inserir-se neste universo digital. Analise as proposições a seguir, em relação à inclusão digital do professor, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.(....) Ligar e desligar um equipamento para utilizá-lo em sala de aula já é uma verdadeira inclusão digital do professor.
II.(....) O professor precisa entender que o uso das tecnologias tem grandes possibilidades, que estão diretamente relacionados à presença das tecnologias na escola.
III.(....) É necessário que o professor compreenda que a boa utilização das tecnologias na educação pode oportunizar novas formas de pensar o currículo.
IV.(....) É importante que o professor perceba a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática.
 Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V,F,V,V
	
	B
	F,V,V,F
	
	C
	V,V, F,F
	
	D
	F,F,V,V
Apenas saber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdade inclusão digital. Para ser considerado incluído, é necessário que o professor compreenda que: ~uma boa utilização das tecnologias na educação pode propiciar a criação de novas formas de relação pedagógica, de novas formas de pensar o currículo e, portanto, pode também conduzir a mudanças no ambiente escolar; ~o uso das tecnologias na educação tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado à presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando, assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem. Nesse sentido, é necessário que o professor entenda a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, que se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, à coisificação do saber e do ser humano (P.49-50)
	
	E
	V, F, F,V
Questão 5/10
Leia as asserções:
 
I. A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
 
Porque
II. A escola poderá manter-se, desta forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento.
 
 
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Você acertou!
A assertiva I está correta, pois as autoras do livro-base concordam com Bastos quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos (P. 22). 
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I porque ela afirma que a escola é o único caminho que possibilita o acesso à informação e as autoras do livro-base afirmam que “no cotidiano do indivíduo do campo ou do urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito à construção de conhecimento, preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionalizá-los e desenvolvê-los”.(P.23)
	
	C
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	As assertivas I e II são proposições que se complementam.
Questão 6/10
Leia a afirmação de Brito ( et al.) sobre as dimensões que Garcia-Vera defende que sejam contempladas em cursos para professores:
García-Vera (2000, p. 177) sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque qualquer que seja a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele.
 
Brito, Glaucia da Silva; Boeno, Raul Kleber de Souza, Boeno, RenateKottel. A inserção de tecnologias na prática docente:fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED SUL.
 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, foi possível constatar que Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. 
Assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
	
	A
	Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
	
	B
	Dimensão Político-Laboral; Dimensão Educacional-Governamental; Dimensão Socioecultural;
	
	C
	Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
	
	D
	Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Econômico-Governamental; Dimensão Socioeconômica;
	
	E
	Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioecultural;
Você acertou!
Garcia-Vera, segundo as autoras do livro-base, propõe, ainda, que as dimensões econômico-laboral, político-governamental e sociocultural devem estar incluídas na formação de professores no desenvolvimento de tecnologias (P. 27).
Questão 7/10
Leia as considerações preliminares sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontrammais isolados, com menor contato coma produção pedagógica atual. 
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.P.10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) instituem que a educação para este século alicerçar-se em quatro pilares. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, quais são os quatro pilares da educação?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conhecer;
	
	B
	aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter e aprender a ser;
	
	C
	aprender a dividir, aprender a conviver com os outros, aprender a conhecer, aprender a ter;
	
	D
	aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter;
	
	E
	aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser;
Você acertou!
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998) estabelecem que a  educação para este século se sustenta em quatro pilares, que são:
1) aprender a conhecer: pressupõe combinar uma cultura geral suficientemente extensa e a possibilidade de trabalhar alguns assuntos em profundidade;
2) aprender a fazer: em que cada pessoa deve adquirir competência que a torne apta para enfrentar diferentes situações;
3) aprenda a viver com os outros: implica trabalhar em equipe, compreender o outro, perceber a interdependência, realizar projetos comuns e se preparar para gerir conflitos;
4) aprender a ser: pretende que cada pessoa possa desenvolver melhor sua personalidade, suas capacidades e sua autonomia. (P.25)
Questão 8/10
A educação presencial é um sistema tradicional no processo educativo que não dispensa a presença física do professor e aluno. A educação a distância não é recente, pois, embora ela tenha ganhado enorme destaque nos últimos anos, há relatos do ensino a distância desde o início do século passado. 
Com relação a essas duas situações de ensino, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que contém os itens que apresentam as características das ofertas de cursos EaD até o final da década de 1980. 
(   ) As abordagens metodológicas utilizadas em EaD eram as mesmas utilizadas na Educação Presencial.
(   ) O material didático utilizado pela EaD trazia uma comunicação unidirecional. 
(   ) A comunicação tanto em EaD como no ensino presencial eram unidirecionais. 
(   ) Tanto a EaD como o ensino presencial utilizavam amplamente os recursos tecnológicos disponíveis para enriquecer a apresentação dos conteúdos.
	
	A
	V – V – F – F 
	
	B
	V – V– V – F 
O ensino presencial não utilizava amplamente os recursos tecnológicos disponíveis para enriquecer a apresentação dos conteúdos. (p.48)
	
	C
	F – V – F – V 
	
	D
	F – F – V – V 
	
	E
	F - F - F – V
Questão 9/10
A Universidade Anhembi Morumbi foi uma das pioneiras a capacitar professores para a criação de cursos on-line para serem disponibilizados na World Wide Web (WWW) a profissionais de moda. Com relação as suas características, analise as alternativas abaixo e, depois, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I Hipertextualidade com textos, imagens, vídeos e mapas. 
II Atividades práticas e intelectuais.
III Apoio de uma equipe de especialista da área. 
IV Recursos multimídias disponibilizados somente aos professores.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas. 
Você acertou!
Os recursos multimídias eram acessíveis aos alunos assim como aos professores. (p. 67)
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas. 
	
	C
	As proposições III e IV estão corretas. 
	
	D
	As proposições I e IV estão corretas. 
	
	E
	A proposição IV,  está correta.
Questão 10/10
A Universidade Virtual Brasileira (UVB) é uma rede de universidades particulares criada em 2000 com a participação de nove instituições. A respeito dessa universidade, analise as proposições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas . 
(  ) É uma rede de cooperação universitária voltada para o desenvolvimento de competências em diversas áreas. 
(   ) A UVB não se preocupava com a modernização da modalidade presencial, preocupa-se  apenas com a EaD. 
(  ) A missão da UVB é desenvolver pesquisa, metodologia e tecnologias aplicadas à EaD. 
(  ) É objetivo da UVB ampliar as possibilidades de acesso à educação superior e à formação continuada.
 Agora assinale a sequência   correta :
	
	A
	F – V – F – V 
	
	B
	V – F – V – V 
Você acertou!
A missão da UVB era, também, a modernização da modalidade presencial. (p.72)
	
	C
	V – V – F – F 
	
	D
	F – F – V – V 
	
	E
	F - F - F - V
OBJETIVAS CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO 
Questão 1/10
O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel. O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.
 
Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.
 I - (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.
II - (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.
III - (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.
IV - (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,F,V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Quando trabalhamos com filmes, podemos planejar a nossa aula de duas formas: - aula em função do filme, na qual se utiliza um filme já preparado, que, consequentemente, não teve a sua realização voltada para o alcance dos objetivos específicos da aula em que será utilizado; - filme em função da aula, na qual o filme é realizado tendo em vista os objetivos específicos da aula. (p.53)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 2/10
Leia o trecho a seguir:
A internet abre uma fronteira imensa a ser explorada pelos educadores. Da ampliação do acesso àinformação, ao uso da rede como canal de comunicação e aproximação entre as pessoas e povos, a internet surpreende a cada dia com as iniciativas provenientes de diversos caminhosde saber e de atividade. Escolas do mundo inteiro estão descobrindo e explorando estas novas fronteiras, envolvendo não só os alunos e professores, mas também pais, cientistas, especialistas, membros da comunidade e outros agentes que podem contribuir para o processo de aprendizagem.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 16.
 
O desenvolvimento da internet pode ser classificado em duas fases: web 1.0 e web 2.0, segundo Branco (2010) citado pelas autoras do livro-base. Considerando esta classificação,relacione as característicasà cada fase, a seguir:
 
1. WEB 1.0
 
2 . WEB 2.0
 
     (....)Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade.
     (....)Produção de páginas por especialistas (domínio pago).
     (....)Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs, domínio gratuito).
     (....)Wikipédia
     (....)Biblioteca Britânica On-line.
 
    Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2,2,1,1,2
	
	B
	1,2,1,1,1
	
	C
	2,1,2,2,1
Você acertou!
Comentário: Web 1.0: Usuário é consumidor de informação; Produção de páginas por especialista (domínio pago); Criado por programas específicos, software proprietário; Produção individual; Dados indexados segundo categorias e subcategorias (taxonomia – em pastas e subpastas); Biblioteca BritannicaOn-line.
Web 2.0: Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade; Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs – domínio gratuito); Programas livres, que agem diretamente nas páginas (templates); Produção conjunta, colaborativa (wikis); Dados indexados segundo palavras-chave (folksonomia “tags” – como faz o cérebro humano); Wikipédia. (P.113).
	
	D
	1,1,2,2,2
	
	E
	2,2,1,2,1
Questão 3/10
Leia a afirmativa, a seguir:
As mídias ocupam um lugar cada vez mais significativo na paisagem cultural das nossas crianças e jovens. Sendo assim, a escola pode e deve intensificar o diálogo entre cultura escolar e cultura midiática ao oferecer oportunidades de produção de narrativas de autoria dos estudantes com o uso de novas linguagens e tecnologias.
 
Orofino, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. /Maria Isabel Orofino. –São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. P. 28-29
 
Sabe-se que o rádio continua sendo uma mídia  utilizada por grande parte da população. Brito e Purificação (2011) apresentam o rádio como tecnologia educacional, porém para realizar esta função é necessário observar algumas situações. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta, em relação ao uso do rádio como tecnologia educacional:
	
	A
	O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva.
O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira. Seus programas atingem uma larga faixa etária, além de serem aceitos por todas as classes sociais. Essa é uma característica que torna o rádio capaz de exercer função educativa além de servir como fonte de entretenimento. Outras características que conferem esta capacidade são o baixo custo do aparelho e o seu caráter local, somadas ao fato de utilizar uma linguagem clara e objetiva. O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva. (P.57-58)
	
	B
	É necessário usar apenas os programas educativos e não toda a programação que está disponível no rádio.
	
	C
	A linguagem do rádio é difícil de ser compreendida, portanto ao utilizar o rádio em sala de aula, o professor tem o papel de tornar a linguagem do rádio mais clara e objetiva.
	
	D
	A programação do rádio atinge uma pequena faixa etária e deixa de ser aceito por algumas classes sociais o que dificulta sua utilização com função educativa.
	
	E
	O rádio, como a televisão, envolve mais os adultos, pois sua linguagem é confusa para as crianças e jovens.
Questão 4/10
As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:
Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento. 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes.
Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes?
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	D
	Quadro-de-giz, televisão e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Questão 5/10
Leia o texto:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 
Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio. Socied@ade em rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresentaalgumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
Como falha de PROPÓSITO, Moura identifica o fato de que a tecnologia é apresentada como algo que simplesmente deve se adquirido, em vez de compreendido dentro de um contexto que exponha o porquê de utilizá-la no ensino, razão que os professores precisam conhecer. Ou seja, eles necessitam refletir sobre como os computadores podem auxiliá-los no fazer pedagógico. (p.79)
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
Questão 6/10
Leia o trecho de um artigo de Antonio Simão Neto:
A informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva – como toda classificação – podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores. Estas ondas não chegam à praia escolar necessariamente nessa ordem. Muitas instituições iniciaram seus projetos de informática “queimando” algumas etapas.
 
Simão Neto, Antonio. As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – P.12.
 
Conforme o trecho do artigo aponta, Simão Neto apresenta cinco ondas de aproximação entre a informática e a educação. Marque a alternativa correta em relação a estas ondas:
	
	A
	A internet é a última onda que surgiu e se caracteriza como uma grande inovação.
	
	B
	A informática Básica é a segunda onda e estava baseada em proposta pedagógica construcionista.
	
	C
	A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO que tinha uma potencialidade comprovada na aprendizagem, na criatividade e na autonomia do aluno.
Simão Neto (2002) destaca os movimentos de aproximação entre a informática e a educação como ondas, entre as quais destaca: ~primeira onda: software Logo e programação; ~segunda onda: informática básica; ~terceira onda: software educativo; ~quarta onda: internet; ~quinta onda: aprendizagem colaborativa; ~sexta onda: o que será? O primeiro movimento que teve grande repercursão no meio acadêmico, promovendo a produção de diversas pesquisas e o desenvolvimento de projetos em muitas escolas, foi o programa Logo. Com ele, as questões pedagógicas de uso dos computadores encontraram eco em projetos que se estendiam durante o ano letivo e eram respaldados por uma proposta pedagógica construcionista (P.69).
	
	D
	A quarta-onda é marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que ministram cursos de plataformas, editores de texto, editoração eletrônica, dentre outros e que tinha como objetivo oportunizar as pessoas saberem utilizar a informática.
	
	E
	A aprendizagem colaborativa é o movimento presente na primeira onda.
Questão 7/10
Leia o texto:
O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, [...] deacordo com o livro Projeto Educom, quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos), em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.12
 
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, podemos concluir que a informática na educação, surge a partir do avanço tecnológico e também de conjunto de políticas públicas de incentivo a programas educacionais. Quando surgiram osgrandes projetos governamentais em informática na educação?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na década de 1980, os grandes projetos governamentais em informática na educação surgem no Brasil.
Você acertou!
no Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-sena década de 1980 com o projeto EDUCOM (Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação. (p.71)
	
	B
	Foi na década de 1970, com a chegada da Internet, que a informática inicia-se na educação, com os grandes projetos governamentais.
	
	C
	Nos anos de 1940, surgem os primeiros computadores eletrônicos e marcam o início dosgrandes projetos governamentais em informática na educação.
	
	D
	Na década de 1960, as escolas revelam a utilização da Informática nas escolas, a partir dos grandes projetos governamentais em informática na educação.
	
	E
	O primeiro movimento, de inserção da Informática na escola, aconteceu em 1950, quando surgem os microcomputadores e osgrandes projetos governamentais em informática na educação
Questão 8/10
Leia as asserções:
  I - No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na Educação, iniciam-se com o projeto EDUCOM.
 
Porque:
 II - Antes deste projeto houve a tentativa de criar o PROINFE, que não alcançou sucesso e portanto foi extinguido e substituído pelo EDUCOM.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	 As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	B
	A assertiva I é verdadeira e complementa a ideia expressa na assertiva II.
	
	C
	A assertiva I é verdadeira e a II é falsa.
Você acertou!
No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-se na década de 1980, com o projeto EDUCOM (Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar o software LOGO. No final da década de 1980, surgiu o PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), projeto que objetivava a continuidade da informática na educação por meio da criação de laboratórios e centros para a formação dos professores. (P.71)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas não se complementam.
Questão 9/10
Leia a definição, apresentada a seguir:
- Ciência: Conjunto de conhecimentos coordenados relativamente a determinado objeto; estudo sistematizado.
 
Bueno, Silva. Silveira Bueno: minidicionário da língua portuguesa. – Ed. Ver. e atual. – São Paulo: FTD, 2000. P. 165.
 
Considerando os conteúdos contemplados no livro-base e nas aulas que se referem a Ciência, analise as afirmativas a seguir que abordam as duas dimensões organizadas pelo homem em seu processo de produzir ciência.
 I - A dimensão pura versus aplicada trata do desenvolvimento de teorias.
II - A dimensão natural versus social trata da aplicação de teorias às necessidades humanas.
III - A dimensão pura versus aplicada é o estudo do mundo natural
IV - A dimensão natural versus social é o estudo do comportamento humano e da sociedade.
 
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	AfirmativasII, III e IV apenas.C
	Afirmativa I e IV
as afirmativas I e IV são verdadeiras, pois em seu processo de produzir ciência, o homem a organizou em áreas que podem ser classificadas em duas grandes dimensões: pura versus aplicada (que trata do desenvolvimento de teorias e da aplicação de teorias às necessidades humanas) e natural versus social (que é o estudo do mundo natural, do comportamento humano e da sociedade) (P. 22).
	
	D
	Afirmativa II e III apenas.
	
	E
	Apenas afirmativa IV.
Questão 10/10
Leia a afirmação de Brito ( et al.) sobre as dimensões que Garcia-Vera defende que sejam contempladas em cursos para professores:
García-Vera (2000, p. 177) sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque qualquer que seja a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele.
 
Brito, Glaucia da Silva; Boeno, Raul Kleber de Souza, Boeno, RenateKottel.
A inserção de tecnologias na prática docente:fazendo o mesmo de forma diferente.
2012 IX ANPED SUL.
 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, marque a alternativa verdadeira que define a dimensão sociocultural que Garcia-Vera propõe na formação dos professores em relação às tecnologias:
 
	
	A
	O ser humano utiliza e incorpora os produtos tecnológicos às suas atividades e pensamento, desta forma, altera a maneira de realizar as atividades que antes realizava, mudando seu jeito de viver.
 Dimensão sociocultural: conhecer as mudanças produzidas pelo desenvolvimento tecnológico no mundo do trabalho que levaram a novas relações entre espaço e tempo. O ser humano produz e utiliza os produtos tecnológicos e termina incorporando-os às suas atividades e ao seu pensamento. Com isso, desenvolve atividades de maneira diferente àquela que fazia antes e, consequentemente, muda sua forma de vida, ou seja, muda seu modo de se relacionar com os meios natural, social e cultural. (P.28)
	
	B
	Conhecer, pensar a história das lutas, interesses, alianças e desencontros que existem entre os diferentes elementos humanos e materiais até se chegar aos produtos tecnológicos.
	
	C
	Conhecer o impacto das políticas e governos relacionados a legislar, regular, orientar e controlar os processos e produtos do mundo do trabalho e o desenvolvimento tecnológico.
	
	D
	A tecnologia tem sido uma forma e ferramenta utilizada pelos grupos econômicos para conseguirem permanecer no poder.
	
	E
	O poder econômico tem “controle” sobre as funções principais de cada tecnologia que surge no mundo do trabalho.
OBJETIVA
Questão 1/10
Leia o texto a seguir:
A adoção de novas tecnologias no ensino não tem um objetivo em si mesma mas é um recurso no processo de ensinar e aprender para alcançar os fins educacionais almejados. Vivemos em uma época de grandes transformações. O desenvolvimento cientifico gera entre outros produtos um enorme avanço na tecnologia e no conhecimento.
 	
Faria, Elaine Turk.
O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49
 
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a classificação das tecnologias em dependentes e independentes.
I - (....)Tecnologia independente são tecnologias que necessitam de elementos elétricos ou eletrônicos para sua produção ou funcionamento.
II - (....)A televisão é uma tecnologia que pode ser considerada independente.
III - (....)As tecnologias dependentes podem ser consideradas como midiáticas..
IV - (....)O quando-de-giz é um exemplo de tecnologia dependente.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F,V,F
Você acertou!
A afirmativa III é verdadeira.
Comentário: Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 2/10
Leia a afirmação de Brito ( et al.) sobre as dimensões que Garcia-Vera defende que sejam contempladas em cursos para professores:
García-Vera (2000, p. 177) sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque qualquer que seja a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele.
 
Brito, Glaucia da Silva; Boeno, Raul Kleber de Souza, Boeno, RenateKottel.
A inserção de tecnologias na prática docente:fazendo o mesmo de forma diferente.
2012 IX ANPED SUL.
 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, marque a alternativa verdadeira que define a dimensão sociocultural que Garcia-Vera propõe na formação dos professores em relação às tecnologias:
 
	
	A
	O ser humano utiliza e incorpora os produtos tecnológicos às suas atividades e pensamento, desta forma, altera a maneira de realizar as atividades que antes realizava, mudando seu jeito de viver.
 Dimensão sociocultural: conhecer as mudanças produzidas pelo desenvolvimento tecnológico no mundo do trabalho que levaram a novas relações entre espaço e tempo. O ser humano produz e utiliza os produtos tecnológicos e termina incorporando-os às suas atividades e ao seu pensamento. Com isso, desenvolve atividades de maneira diferente àquela que fazia antes e, consequentemente, muda sua forma de vida, ou seja, muda seu modo de se relacionar com os meios natural, social e cultural. (P.28)
	
	B
	Conhecer, pensar a história das lutas, interesses, alianças e desencontros que existem entre os diferentes elementos humanos e materiais até se chegar aos produtos tecnológicos.
	
	C
	Conhecer o impacto das políticas e governos relacionados a legislar, regular, orientar e controlar os processos e produtos do mundo do trabalho e o desenvolvimento tecnológico.
	
	D
	A tecnologia tem sido uma forma e ferramenta utilizada pelos grupos econômicos para conseguirem permanecer no poder.
	
	E
	O poder econômico tem “controle” sobre as funções principais de cada tecnologia que surge no mundo do trabalho.
Questão 3/10
Leia as asserções:
  I - No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na Educação, iniciam-se com o projeto EDUCOM.
 
Porque:
 II - Antes deste projeto houve a tentativa de criar o PROINFE, que não alcançou sucesso e portanto foi extinguido e substituído pelo EDUCOM.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	 As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	B
	A assertiva I é verdadeira e complementa a ideia expressa na assertiva II.
	
	C
	A assertiva I é verdadeirae a II é falsa.
Você acertou!
No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-se na década de 1980, com o projeto EDUCOM (Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar o software LOGO. No final da década de 1980, surgiu o PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), projeto que objetivava a continuidade da informática na educação por meio da criação de laboratórios e centros para a formação dos professores. (P.71)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas não se complementam.
Questão 4/10
As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:
Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento. 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes.
Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes?
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	D
	Quadro-de-giz, televisão e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:
Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento.
 
Marques Neto, Humberto Torres.
A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55-56
 
Os softwares educativos são desenvolvidos para atender objetivos educacionais preestabelecidos. Dentre as principais modalidades de softwares educativos temos: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educacionais. 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, analise as proposições a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, em relação às características das modalidades de softwares educativos:
I - ( ) Exercício e prática é um software que privilegiam a memorização e apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos e, em seguida, o aluno verifica as respostas.
II - ( ) O simulador é um software que “instrui” os alunos. Primeiramente apresentam a informação e, após, por meio de perguntas verificam se compreendem a lição.
III - ( ) Os tutores inteligentes são software que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.
IV - ( ) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
As alternativas I, III e IV são verdadeiras. Os softwares de exercício e prática normalmente privilegiam a memorização, automatizando habilidades de baixo nível necessárias à aprendizagem das habilidades de alto nível (P.94). Geralmente, apresentam problemas de uma área determinada para serem resolvidos pelo aluno, verificam as respostas, além de poderem dar exemplos de ajuda e manter um registro da quantidade de respostas corretas e incorretas. (p. 95). Os tutores inteligentes são softwares que apresentam um conteúdo específico dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos ou os sistemas especialistas (p.97). A principal característica dos jogos educativos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos, de suas fantasias, pois ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. (P.99).
A afirmativa II é falsa, pois os tutoriais denominam-se assim porque o programa atua como um “tutor”. Nesse modo de trabalho, o sistema informático é o que “instrui” o aluno, dando-lhe informação em primeiro lugar e, a seguir, por meio de perguntas (geralmente de tipo alternativo ou de múltiplha escolha) verificando se compreendeu a lição (P.95).
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F - F - V - V
Questão 6/10
Leia a afirmativa, a seguir:
A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.
Faria, Elaine Turk.O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes? 
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.
	
	B
	Cartaz, rádio, carta e televisão.
	
	C
	Rádio, álbum seriado, computador e televisão.
	
	D
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão eo computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	E
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Questão 7/10
O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel. O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.
 
Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.
 I - (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.
II - (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.
III - (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.
IV - (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,F,V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Quando trabalhamos com filmes, podemos planejar a nossa aula de duas formas: - aula em função do filme, na qual se utiliza um filme já preparado, que, consequentemente, não teve a sua realização voltada para o alcance dos objetivos específicos da aula em que será utilizado; - filme em função da aula, na qual o filme é realizado tendo em vista os objetivos específicos da aula. (p.53)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 8/10
Leia a afirmativa, a seguir:
As mídias ocupam um lugar cada vez mais significativo na paisagem cultural das nossas crianças e jovens. Sendo assim, a escola pode e deve intensificar o diálogo entre cultura escolar e cultura midiática ao oferecer oportunidades de produção de narrativas de autoria dos estudantes com o uso de novas linguagens e tecnologias.
 
Orofino, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. /Maria Isabel Orofino. –São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. P. 28-29
 
Sabe-se que o rádio continua sendo uma mídia  utilizada por grande parte da população. Brito e Purificação (2011) apresentam o rádio como tecnologia educacional, porém para realizar esta função é necessário observar algumas situações. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta, em relação ao uso do rádio como tecnologia educacional:
	
	A
	O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva.
Você acertou!
O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira. Seus programas atingem uma larga faixa etária, além de serem aceitos por todas as classes sociais. Essa é uma característica que torna o rádio capaz de exercer função educativa além de servir como fonte de entretenimento. Outras características que conferem esta capacidade são o baixo custo do aparelho e o seu caráter local, somadas ao fato de utilizar uma linguagem clara e objetiva. O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva. (P.57-58)
	
	B
	É necessário usar apenas os programas educativos e não toda a programação que está disponível no rádio.
	
	C
	A linguagem do rádio é difícil de ser compreendida, portanto ao utilizar o rádio em sala de aula, o professor tem o papel de tornar a linguagem do rádio mais clara e objetiva.
	
	D
	A programação do rádio atinge uma pequena faixa etária e deixa de ser aceito por algumas classes sociais o que dificulta sua utilização com função educativa.
	
	E
	O rádio, como a televisão, envolve mais os adultos, pois sua linguagem é confusa para as crianças e jovens.
Questão 9/10
Leia o trecho de um artigo de Antonio Simão Neto:
A informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva – como toda classificação – podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores. Estas ondas não chegam à praia escolar necessariamente nessa ordem. Muitas instituições iniciaram seus projetos de informática “queimando” algumas etapas.
 
Simão Neto, Antonio. As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – P.12.
 
Conforme o trecho do artigo aponta, Simão Neto apresenta cinco ondas de aproximação entre a informática e a educação. Marque a alternativa correta em relação a estas ondas:
	
	A
	A internet é a última onda que surgiu e se caracteriza como uma grande inovação.
	
	B
	A informática Básica é a segunda onda e estava baseada em proposta pedagógica construcionista.
	
	C
	A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO que tinha uma potencialidade comprovada na aprendizagem, na criatividade e na autonomia do aluno.
Você acertou!
Simão Neto (2002) destaca os movimentos de aproximação entre a informática e a educação como ondas, entre as quais destaca: ~primeira onda: software Logo e programação; ~segunda onda: informática básica; ~terceira onda: software educativo; ~quarta onda: internet; ~quinta onda: aprendizagem colaborativa; ~sexta onda: o que será? O primeiro movimento que teve grande repercursão no meio acadêmico, promovendo a produção de diversas pesquisas e o desenvolvimento de projetos em muitas escolas, foi o programa Logo. Com ele, as questões pedagógicas de uso dos computadores encontraram eco em projetos que se estendiam durante o ano letivo e eram respaldados por uma proposta pedagógica construcionista (P.69).
	
	D
	A quarta-onda é marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que ministram cursos de plataformas, editores de texto, editoração eletrônica, dentre outros e que tinha como objetivo oportunizar as pessoas saberem utilizar a informática.
	
	E
	A aprendizagem colaborativa é o movimento presente na primeira onda.
Questão 10/10
Leia o texto:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma práticatradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 
Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio. Socied@ade em rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
Você acertou!
Como falha de PROPÓSITO, Moura identifica o fato de que a tecnologia é apresentada como algo que simplesmente deve se adquirido, em vez de compreendido dentro de um contexto que exponha o porquê de utilizá-la no ensino, razão que os professores precisam conhecer. Ou seja, eles necessitam refletir sobre como os computadores podem auxiliá-los no fazer pedagógico. (p.79)
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
OBJETIVA
Questão 1/10
Leia o texto:
O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, [...] deacordo com o livro Projeto Educom, quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos), em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.12
 
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, podemos concluir que a informática na educação, surge a partir do avanço tecnológico e também de conjunto de políticas públicas de incentivo a programas educacionais. Quando surgiram osgrandes projetos governamentais em informática na educação?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na década de 1980, os grandes projetos governamentais em informática na educação surgem no Brasil.
Você acertou!
no Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-sena década de 1980 com o projeto EDUCOM (Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação. (p.71)
	
	B
	Foi na década de 1970, com a chegada da Internet, que a informática inicia-se na educação, com os grandes projetos governamentais.
	
	C
	Nos anos de 1940, surgem os primeiros computadores eletrônicos e marcam o início dosgrandes projetos governamentais em informática na educação.
	
	D
	Na década de 1960, as escolas revelam a utilização da Informática nas escolas, a partir dos grandes projetos governamentais em informática na educação.
	
	E
	O primeiro movimento, de inserção da Informática na escola, aconteceu em 1950, quando surgem os microcomputadores e osgrandes projetos governamentais em informática na educação
Questão 2/10
Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas:
 
Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
 
Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p.14.
 
Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:
	
	A
	Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.
	
	B
	Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
	
	C
	Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.
	
	D
	Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
	
	E
	A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.
Você acertou!
Grande projetos governamentais surgiram no Brasil a partir da década de 1980, como o Projeto EDUCOM, o FORMAR e o PRONINFE. Outra política simultânea às anteriormente citadas foi o grande investimento de softwares chamados de educativos, cuja proposta era integrar o trabalho nos laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção do conhecimento (P.71)
Questão 3/10
Leia a afirmativa de Vani Kenski:
As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – água encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem podemos imaginar como seria viver sem eles.
 
Kenski, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.19
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, podemos encontrar diversos conceitos de tecnologias. Analise as afirmativas a seguir que apresentamconceitos de tecnologias:
 I - Maneira como os homens fazem as coisas porque, em primeiro lugar, não se distingue desta forma técnica de tecnologia.
II - Processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida.
III - Conjunto de técnicas ou de todas as técnicas e sofisticação da técnica.
IV - Aplicação do conhecimento científico para obter-se um resultado prático.
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II e IV apenas.
Você acertou!
as afirmativas II e IV são verdadeiras. Bueno conceitua tecnologia como: um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica ou gera a sua qualidade de vida. Há uma constante necessidade do ser humano de criar a sua capacidade de interagir com a natureza, produzindo instrumentos desde os mais primitivos até osmais modernos, utilizando-se de um conhecimento científico para aplicar a técnica e modificar, melhorar, aprimorar os produtos oriundos do processo de interação deste com a natureza e com os demais seres humanos. (P. 33). O desenvolvimento da ciência se associou ao desenvolvimento tecnológico, isto é, a tecnologia é a aplicação do conhecimento científico para se obter um resultado prático. (P.22).
 
As afirmativas I e III são falsas, pois segundo Gama, tecnologias não é a “maneira como os homens fazem as coisas” porque, em primeiro lugar, não é o conjunto de técnicas ou de todas as técnicas, e nem é uma sofisticação da técnica. A passagem da técnica para a tecnologia (e esta não exclui a primeira) não é a questão da graduação ou desenvolvimento interno ao campo das técnicas: é a questão que se refere à formação socioeconômica em que se realiza. Não se distingue desse modo técnica de tecnologia e, em segundo lugar, há muitas coisas que os homens fazem que não são técnicas (P.31-32).
	
	E
	Afirmativa I e II apenas.
Questão 4/10
Leia o trecho de um artigo de Antonio Simão Neto:
A informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva – como toda classificação – podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores. Estas ondas não chegam à praia escolar necessariamente nessa ordem. Muitas instituições iniciaram seus projetos de informática “queimando” algumas etapas.
 
Simão Neto, Antonio. As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – P.12.
 
Conforme o trecho do artigo aponta, Simão Neto apresenta cinco ondas de aproximação entre a informática e a educação. Marque a alternativa correta em relação a estas ondas:
	
	A
	A internet é a última onda que surgiu e se caracteriza como uma grande inovação.
	
	B
	A informática Básica é a segunda onda e estava baseada em proposta pedagógica construcionista.
	
	C
	A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO que tinha uma potencialidade comprovada na aprendizagem, na criatividade e na autonomia do aluno.
Você acertou!
Simão Neto (2002) destaca os movimentos de aproximação entre a informática e a educação como ondas, entre as quais destaca: ~primeira onda: software Logo e programação; ~segunda onda: informática básica; ~terceira onda: software educativo; ~quarta onda: internet; ~quinta onda: aprendizagem colaborativa; ~sexta onda: o que será? O primeiro movimento que teve grande repercursão no meio acadêmico, promovendo a produção de diversas pesquisas e o desenvolvimento de projetos em muitas escolas, foi o programa Logo. Com ele, as questões pedagógicas de uso dos computadores encontraram eco em projetos que se estendiam durante o ano letivo e eram respaldados por uma proposta pedagógica construcionista (P.69).
	
	D
	A quarta-onda é marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que ministram cursos de plataformas, editores de texto, editoração eletrônica, dentre outros e que tinha como objetivo oportunizar as pessoas saberem utilizar a informática.
	
	E
	A aprendizagem colaborativa é o movimento presente na primeira onda.
Questão 5/10
Leia a afirmativa, a seguir:
As mídias ocupam um lugar cada vez mais significativo na paisagem cultural das nossas crianças e jovens. Sendo assim, a escola pode e deve intensificar o diálogo entre cultura escolar e cultura midiática ao oferecer oportunidades de produção de narrativas de autoria dos estudantes com o uso de novas linguagens e tecnologias.
 
Orofino, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. /Maria Isabel Orofino. –São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. P. 28-29
 
Sabe-se que o rádio continua sendo uma mídia  utilizada por grande parte da população. Brito e Purificação (2011) apresentam o rádio como tecnologia educacional, porém para realizar esta função é necessário observar algumas situações. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta, em relação ao uso do rádio como tecnologia educacional:
	
	A
	O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva.
Você acertou!
O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira. Seus programas atingem uma larga faixa etária, além de serem aceitos por todas as classes sociais. Essa é uma característica que torna o rádio capaz de exercer função educativa além de servir como fonte de entretenimento. Outras características que conferem esta capacidade são o baixo custo do aparelho e o seu caráter local, somadas ao fato de utilizar uma linguagem clara e objetiva. O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva. (P.57-58)
	
	B
	É necessário usar apenas os programas educativos e não toda a programação que está disponível no rádio.
	
	C
	A linguagem do rádio é difícil de ser compreendida, portanto ao utilizar o rádio em sala de aula, o professor tem o papel de tornar a linguagem do rádio mais clara e objetiva.
	
	D
	A programação do rádio atinge uma pequena faixa etária e deixa de ser aceito por algumas classes sociais o que dificulta sua utilização com função educativa.
	
	E
	O rádio, como a televisão, envolve mais os adultos, pois sua linguagem é confusa para as crianças e jovens.
Questão 6/10
O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel. O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.
 
Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.
 I - (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.
II - (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.
III - (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.
IV - (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,F,V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.Quando trabalhamos com filmes, podemos planejar a nossa aula de duas formas: - aula em função do filme, na qual se utiliza um filme já preparado, que, consequentemente, não teve a sua realização voltada para o alcance dos objetivos específicos da aula em que será utilizado; - filme em função da aula, na qual o filme é realizado tendo em vista os objetivos específicos da aula. (p.53)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento.
 
Marques Neto, Humberto Torres.
A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55-56
 
Os softwares educativos são desenvolvidos para atender objetivos educacionais preestabelecidos. Dentre as principais modalidades de softwares educativos temos: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educacionais. 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, analise as proposições a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, em relação às características das modalidades de softwares educativos:
I - ( ) Exercício e prática é um software que privilegiam a memorização e apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos e, em seguida, o aluno verifica as respostas.
II - ( ) O simulador é um software que “instrui” os alunos. Primeiramente apresentam a informação e, após, por meio de perguntas verificam se compreendem a lição.
III - ( ) Os tutores inteligentes são software que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.
IV - ( ) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
Você acertou!
As alternativas I, III e IV são verdadeiras. Os softwares de exercício e prática normalmente privilegiam a memorização, automatizando habilidades de baixo nível necessárias à aprendizagem das habilidades de alto nível (P.94). Geralmente, apresentam problemas de uma área determinada para serem resolvidos pelo aluno, verificam as respostas, além de poderem dar exemplos de ajuda e manter um registro da quantidade de respostas corretas e incorretas. (p. 95). Os tutores inteligentes são softwares que apresentam um conteúdo específico dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos ou os sistemas especialistas (p.97). A principal característica dos jogos educativos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos, de suas fantasias, pois ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. (P.99).
A afirmativa II é falsa, pois os tutoriais denominam-se assim porque o programa atua como um “tutor”. Nesse modo de trabalho, o sistema informático é o que “instrui” o aluno, dando-lhe informação em primeiro lugar e, a seguir, por meio de perguntas (geralmente de tipo alternativo ou de múltiplha escolha) verificando se compreendeu a lição (P.95).
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F - F - V - V
Questão 8/10
As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:
Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento. 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes.
Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes?
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	D
	Quadro-de-giz, televisão e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Questão 9/10
Leia a afirmativa, a seguir:
A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.
Faria, Elaine Turk.O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes? 
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.
	
	B
	Cartaz, rádio, carta e televisão.
	
	C
	Rádio, álbum seriado, computador e televisão.
	
	D
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	E
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Questão 10/10Leia o texto:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 
Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio. Socied@ade em rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
Você acertou!
Como falha de PROPÓSITO, Moura identifica o fato de que a tecnologia é apresentada como algo que simplesmente deve se adquirido, em vez de compreendido dentro de um contexto que exponha o porquê de utilizá-la no ensino, razão que os professores precisam conhecer. Ou seja, eles necessitam refletir sobre como os computadores podem auxiliá-los no fazer pedagógico. (p.79)
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
OBJETIVA
Questão 1/10
As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:
Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento. 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes.
Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes?
Assinale a alternativa verdadeira:
Questão anulada!
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
	
	D
	Quadro-de-giz, televisão e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento.
 
Marques Neto, Humberto Torres.
A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55-56
 
Os softwares educativos são desenvolvidos para atender objetivos educacionais preestabelecidos. Dentre as principais modalidades de softwares educativos temos: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educacionais. 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, analise as proposições a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, em relação às características das modalidades de softwares educativos:
I - ( ) Exercício e prática é um software que privilegiam a memorização e apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos e, em seguida, o aluno verifica as respostas.
II - ( ) O simulador é um software que “instrui” os alunos. Primeiramente apresentam a informação e, após, por meio de perguntas verificam se compreendem a lição.
III - ( ) Os tutores inteligentes são software que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.
IV - ( ) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
As alternativas I, III e IV são verdadeiras. Os softwares de exercício e prática normalmente privilegiam a memorização, automatizando habilidades de baixo nível necessárias à aprendizagem das habilidades de alto nível (P.94). Geralmente, apresentam problemas de uma área determinada para serem resolvidos pelo aluno, verificam as respostas, além de poderem dar exemplos de ajuda e manter um registro da quantidade de respostas corretas e incorretas. (p. 95). Os tutores inteligentes são softwares que apresentam um conteúdo específico dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos ou os sistemas especialistas (p.97). A principal característica dos jogos educativos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos, de suas fantasias, pois ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocialdos indivíduos. (P.99).
A afirmativa II é falsa, pois os tutoriais denominam-se assim porque o programa atua como um “tutor”. Nesse modo de trabalho, o sistema informático é o que “instrui” o aluno, dando-lhe informação em primeiro lugar e, a seguir, por meio de perguntas (geralmente de tipo alternativo ou de múltiplha escolha) verificando se compreendeu a lição (P.95).
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F - F - V - V
Questão 3/10
Leia a afirmação de Brito ( et al.) sobre as dimensões que Garcia-Vera defende que sejam contempladas em cursos para professores:
García-Vera (2000, p. 177) sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque qualquer que seja a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele.
 
Brito, Glaucia da Silva; Boeno, Raul Kleber de Souza, Boeno, RenateKottel.
A inserção de tecnologias na prática docente:fazendo o mesmo de forma diferente.
2012 IX ANPED SUL.
 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, marque a alternativa verdadeira que define a dimensão sociocultural que Garcia-Vera propõe na formação dos professores em relação às tecnologias:
 
	
	A
	O ser humano utiliza e incorpora os produtos tecnológicos às suas atividades e pensamento, desta forma, altera a maneira de realizar as atividades que antes realizava, mudando seu jeito de viver.
 Dimensão sociocultural: conhecer as mudanças produzidas pelo desenvolvimento tecnológico no mundo do trabalho que levaram a novas relações entre espaço e tempo. O ser humano produz e utiliza os produtos tecnológicos e termina incorporando-os às suas atividades e ao seu pensamento. Com isso, desenvolve atividades de maneira diferente àquela que fazia antes e, consequentemente, muda sua forma de vida, ou seja, muda seu modo de se relacionar com os meios natural, social e cultural. (P.28)
	
	B
	Conhecer, pensar a história das lutas, interesses, alianças e desencontros que existem entre os diferentes elementos humanos e materiais até se chegar aos produtos tecnológicos.
	
	C
	Conhecer o impacto das políticas e governos relacionados a legislar, regular, orientar e controlar os processos e produtos do mundo do trabalho e o desenvolvimento tecnológico.
	
	D
	A tecnologia tem sido uma forma e ferramenta utilizada pelos grupos econômicos para conseguirem permanecer no poder.
	
	E
	O poder econômico tem “controle” sobre as funções principais de cada tecnologia que surge no mundo do trabalho.
Questão 4/10
Leia, a seguir, fragmentos de um texto sobre a Política de Informática na Educação, na década de 1980:
Em julho de 1983, Comitê Executivo da CE/IE N. 11/83 aprovou o Projeto Brasileiro de Informática na Educação (EDUCOM). [...] a SEI (Comunicado SEI/SS n.015/83), solicitou às universidades propostas para criação de centros-piloto do EDCOM, sendo selecionados, em dezembro do mesmo ano, os projetos das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pernambuco (UFPe), Rio de Janeiro (UFRJ), Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Em julho do ano seguinte, foi elaborado e assinado o Protocolo de Intenções do EDUCOM entre o MEC (SESU, SEPS, FUNTEVEe órgãos centrais da direção superior) e o Conselho Federal de Educação, CAPES, SEI, CNPq e FINEP. Ficou estabelecido que a organização e coordenação técnica do projeto seriam realizadas pelo CENIFOR/FUNTEVE do MEC.
 
Moraes, Raquel Almeida.
Informática na Educação/ Raquel Almeida Moraes. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.p.103.
 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, foi possível conheceralguns projetos governamentais em Informática na Educação, no Brasil. De acordo com o que foi apresentado, qual era o objetivo do projeto EDUCOM?
Assinale a alternativa correta. 
	
	A
	Distribuição de computadores para escolas públicas.
	
	B
	Criação de softwares Educativos.
	
	C
	Formação de especialistas na área de informática para a educação, que seriam os multiplicadores
	
	D
	Criação de centros de pesquisa sobre informática na Educação.
Você acertou!
No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-se na década de 1980, com o projeto EDUCOM (Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar o software LOGO (P. 71).
	
	E
	Inserção de laboratórios em escolas privadas do país.
Questão 5/10
Leia a afirmativa, a seguir:
As mídias ocupam um lugar cada vez mais significativo na paisagem cultural das nossas crianças e jovens. Sendo assim, a escola pode e deve intensificar o diálogo entre cultura escolar e cultura midiática ao oferecer oportunidades de produção de narrativas de autoria dos estudantes com o uso de novas linguagens e tecnologias.
 
Orofino, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. /Maria Isabel Orofino. –São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. P. 28-29
 
Sabe-se que o rádio continua sendo uma mídia  utilizada por grande parte da população. Brito e Purificação (2011) apresentam o rádio como tecnologia educacional, porém para realizar esta função é necessário observar algumas situações. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta, em relação ao uso do rádio como tecnologia educacional:
	
	A
	O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva.
O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira. Seus programas atingem uma larga faixa etária, além de serem aceitos por todas as classes sociais. Essa é uma característica que torna o rádio capaz de exercer função educativa além de servir como fonte de entretenimento. Outras características que conferem esta capacidade são o baixo custo do aparelho e o seu caráter local, somadas ao fato de utilizar uma linguagem clara e objetiva. O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite aos alunos uma escuta crítica e reflexiva. (P.57-58)
	
	B
	É necessário usar apenas os programas educativos e não toda a programação que está disponível no rádio.
	
	C
	A linguagem do rádio é difícil de ser compreendida, portanto ao utilizar o rádio em sala de aula, o professor tem o papel de tornar a linguagem do rádio mais clara e objetiva.
	
	D
	A programação do rádio atinge uma pequena faixa etária e deixa de ser aceito por algumas classes sociais o que dificulta sua utilização com função educativa.
	
	E
	O rádio, como a televisão, envolve mais os adultos, pois sua linguagem é confusa para as crianças e jovens.
Questão 6/10
Leia o trecho de um artigo de Antonio Simão Neto:
A informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva – como toda classificação – podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores. Estas ondas não chegam à praia escolar necessariamente nessa ordem. Muitas instituições iniciaram seus projetos de informática “queimando” algumas etapas.
 
Simão Neto, Antonio. As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – P.12.
 
Conforme o trecho do artigo aponta, Simão Neto apresenta cinco ondas de aproximação entre a informática e a educação. Marque a alternativa correta em relação a estas ondas:
	
	A
	A internet é a última onda que surgiu e se caracteriza como uma grande inovação.
	
	B
	A informática Básica é a segunda onda e estava baseadaem proposta pedagógica construcionista.
	
	C
	A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO que tinha uma potencialidade comprovada na aprendizagem, na criatividade e na autonomia do aluno.
Você acertou!
Simão Neto (2002) destaca os movimentos de aproximação entre a informática e a educação como ondas, entre as quais destaca: ~primeira onda: software Logo e programação; ~segunda onda: informática básica; ~terceira onda: software educativo; ~quarta onda: internet; ~quinta onda: aprendizagem colaborativa; ~sexta onda: o que será? O primeiro movimento que teve grande repercursão no meio acadêmico, promovendo a produção de diversas pesquisas e o desenvolvimento de projetos em muitas escolas, foi o programa Logo. Com ele, as questões pedagógicas de uso dos computadores encontraram eco em projetos que se estendiam durante o ano letivo e eram respaldados por uma proposta pedagógica construcionista (P.69).
	
	D
	A quarta-onda é marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que ministram cursos de plataformas, editores de texto, editoração eletrônica, dentre outros e que tinha como objetivo oportunizar as pessoas saberem utilizar a informática.
	
	E
	A aprendizagem colaborativa é o movimento presente na primeira onda.
Questão 7/10
O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel. O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.
 
Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.
 I - (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.
II - (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.
III - (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.
IV - (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,F,V
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Quando trabalhamos com filmes, podemos planejar a nossa aula de duas formas: - aula em função do filme, na qual se utiliza um filme já preparado, que, consequentemente, não teve a sua realização voltada para o alcance dos objetivos específicos da aula em que será utilizado; - filme em função da aula, na qual o filme é realizado tendo em vista os objetivos específicos da aula. (p.53)
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
Questão 8/10
Leia o fragmento de um texto, a seguir:
No início da Segunda Guerra, as necessidades de melhores tabelas de cálculo para as trajetórias de tiros tornaram-se imperativas, pois os analisadores diferenciais estavam no seu limite. Nessa época foi então montado, na Moore SchoolofElectricalEngineering, da Universidade da Pensilvânia (Filadelfia, EUA), um grupo de pesquisa para o desenvolvimento de projetos eletrônicos relacionados ao futuro radar. Entre eles, J. PresperEckert, Joseph Chedaker e Kite Sharpless logo se envolveram na produção de circuitos eletrônicos usados
como contadores. Eckert (1919-1995) e um pouco mais tarde John Mauchly (1907-1980), físico, e Herman H. Goldstine, matemático, acabaram por tornarem-se os principais protagonistas na construção do primeiro computador de uso geral que realmente funcionou como tal, o ENIAC.
 
Fonseca Filho, Cléuzio.
História da computação [recurso eletrônico] : O Caminho do Pensamento e da Tecnologia / Cléuzio Fonseca Filho. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007. P.205  Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/historiadacomputacao.pdf
Acesso em: 03/jan.2015
 
Considerando o texto apresentado, os conteúdos trabalhados nas aulas e o livro base, avalie as seguintes assertivas sobre o ENIAC.
I - O computador ENIAC, foi construído em 1946 e funcionava por poucas horas.
Porque:
II - Era eletromecânico, construídos com dispositivos magnéticos.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são falsas.
	
	B
	A assertiva I é proposição verdadeira e a II é falsa.
Comentário: A assertiva I é verdadeira pois o ENIAC foi o primeiro computador eletrônico, construído em 1946, nos EUA. Ele tinha 19 mil válvulas e consumia 200 quilowatts de potência elétrica, funcionava por poucas horas até que algumas válvulas falhavam e tinham que ser substituídas. A assertiva II é falsa porque o ENIAC era eletrônico. (P.60)
	
	C
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	A assertiva II completa a assertiva I.
	
	E
	A assertiva II é verdadeira e exclui a assertiva I.
Questão 9/10
Leia o texto:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 
Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio. Socied@ade em rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estãoenvolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
Você acertou!
Como falha de PROPÓSITO, Moura identifica o fato de que a tecnologia é apresentada como algo que simplesmente deve se adquirido, em vez de compreendido dentro de um contexto que exponha o porquê de utilizá-la no ensino, razão que os professores precisam conhecer. Ou seja, eles necessitam refletir sobre como os computadores podem auxiliá-los no fazer pedagógico. (p.79)
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
Questão 10/10
Leia as asserções:
 I - A principal característica dos jogos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos.
 
Porque:
 II - Ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A principal característica dos jogos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos, de suas fantasias, pois ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. (P.99).
	
	B
	A assertiva I é contrária à ideia expressa na assertiva II.
	
	C
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
DISCURSIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO/FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Questão 1/5
Observe a charge:
 
http://2.bp.blogspot.com/-IMdE4qe361A/T58zbobpVFI/AAAAAAAAAKs/LCpslDE5ey0/s1600/charge-+a+chamada.jpg
 Ao tratar da formação de professores alguns autores apontam que alguns professores não dominam os conteúdos que apresentam em sala de aula; não relacionam os conteúdos às experiências dos alunos; têm uma jornada de trabalho excessiva devido ao salário baixo; não remetem os conteúdos à sua historicidade, dentre outras problemáticas. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, apresente os motivos que geram estes problemas.
	Podemos explicar a existência desses problemas pelas seguintes colocações: ausência de uma política clara para a educação como um todo; falta de recursos financeiros; péssimas condições materiais das escolas; salários baixos para o professor; precária formação do professor em razão da estrutura tradicional dos cursos de licenciaturas, entre outras. (p.46)
Questão 2/5
Leia, algumas ideias de Antonio Simão Neto, sobre o software educativo: 
Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar – juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem usados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
Esta proposta visa reduzir a distância entre a informática e as disciplinas curriculares, invertendo a relação anteriormente estabelecida. Não se trata mais de fazer o professor levar seus alunos para a aula de informática, mas de levar o professor para o laboratório onde ele próprio se encarregará da aula.
Assim, a onda do software educativo chegou à escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores. O número de programas criados com finalidades educativas aumenta todos os dias e ainda assim não satisfazem a demanda. Empresas dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento de software educativo convivem com os departamentos especializados das grandes editoras e das grandes distribuidoras de materiais didáticos.
Simão Neto, Antonio. 
As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p.14 - 15.
Os jogos educativos, são softwares que podem ser incluídos no processo de ensino e aprendizagem, inclusive os alunos da atualidade têm uma relação muito íntima com eles. A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, discorra sobre as vantagens do uso destes jogos na escola.
	A principal característica dos jogos é a exploração do sentido lúdico dos indivíduos, de suas fantasias, pois ela é uma necessidade para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. Como coloca Stahl (1991), “a fantasia se dirige às necessidades emocionais do aluno e encoraja a identificação com personagens ou contextos imaginários, e ainda proporciona metáforas ou analogias que facilitam a compreensão e, consequentemente, a aprendizagem”. Para a solução dos problemas propostos pelos jogos, normalmente, exige-se dos alunos a aplicação de regras lógicas. Além disso, esses jogos os inserem num ambiente onde aprendem fatos, fazem interferências e testam hipóteses que propiciam a antecipação de resultados, bem como o planejamento de estratégias de solução. Essas situações de jogo, quando em grupo, obrigam que cada membro negocie os passos da atividade com os demais membros da equipe com base no processamento de informações, estimulando-os e desafiando-os. Os jogos de maior valor pedagógico são os que promovem habilidades cognitivas complexas, como o xadrez, os quebra-cabeças, os jogos de memória e outros (Castellain, 2002). Durante a exploração de jogos de videogame, como o Prince of Persia, a criança trabalha também continuamente aspectos estruturais, lógicos e simbólicos. Podemos encontrar os adventures, como o Ortografando II – A Missão, que trabalha conteúdos da língua portuguesa aliados a jogos. Essas formas de uso podem ser combinadas em um mesmo programa, o que enriquece muito suas possibilidades; mas é importante, sobretudo, lembrarmos que esses softwares só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso: eles não bastam por si sós. (P.99, 100 e 101)
Questão 3/5
Leia o texto com atenção
“Neste país de imensas distâncias territoriais, de população rarefeita, e em larga população analfabeta, avultando os adultos destituídos de toda instrução; sofrendo terrível carência de professores capazes; para nós esses dois meios maravilhosos devem constituir a base do grande problema nacional”.
MASSARANI, L. A. A Divulgação científica no Rio de Janeiro:  algumas reflexões sobre a década de 20. 177f. Dissertação (mestrado em Ciências da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: http//www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/massarini_tese.pdf. Acesso em 12 fev. 2016. 
No contexto do texto , com base nas discussões das aulas e no livro base da disciplina, explique as inciativas encontradas nas décadas de 1920 e de 1930 em relação ao cinema e ao rádio aliado à educação.
	As respostas a essas proposições são encontradas nas páginas 46, 47 e 48 do livro da disciplina.
A Associação Brasileira de educação (ABE), criada em 1923, incentivava a aplicação sistemática do cinema e da radiodifusão na educação.
Edgart Roquete-Pinto e Venerando Graça foram os pioneiros na utilização tanto do cinema quanto a radiodifusão como meios educativos.
O ano de 1928 foi marcado pela instalação das salas de projeção de filmes educativos nas escolas primárias brasileiras e o início do projeto Rádio-Escola.
Os anos de 1917 e 1918 foram marcados por inciativas científicas e pedagógicas: publicação de artigos sobre o cinema educativo na Revista Escola Primária por Graça e Roquete-pinto criou a Filmoteca do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Questão 4/5
Leia a afirmativa de Sancho sobreo uso do computador na educação:
Interessava-me descobrir como estes aparelhos podiam realmente contribuir para o encontro de soluções para os problemas da educação. Comecei a perceber que a própria versatilidade deste novo objeto o tornava adaptável a qualquer perspectiva de ensino e aprendizagem; ou seja, que o avanço tecnológico que imaginava não significava – como foi demonstrando-se – o avanço e a melhoria na educação.
SANCHO, Juana M.
De tecnologias de Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: SANCHO, Juana M. HERNANDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. P. 15
 
As diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação, quando bem utilizadas, podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, mas é importante que os professores estejam preparados para o uso delas na prática pedagógica. Acompanhando a história da informática na educação no Brasil, observa-se que a utilização do computador na educação, ocorre tanto numa perspectiva instrucional quanto numa perspectiva construcionista.  Explique quais são os objetivos do trabalho de informática na perspectiva instrucional.
	Na perspectiva INSTRUCIONAL, o computador é o objeto de estudo. O conhecimento de hardware e software e seus mecanismos passa a ser o objetivo do trabalho de informática, ou seja, “o aluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento do computador, noções de programação de implicações sociais do computador na sociedade” (Valente, 1993). (P. 83).
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
O fato é que a Educação a Distância implica uma dicotomia entre as tarefas dos processos de ensinar (...) e dos processos de aprender (...).
AMARILLA FILHO, Porfírio. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200004. Acesso em 11/02/2016.
Cortelazzo (2013) ressalta que não é a tecnologia, nem são as mídias que transformam uma interação em colaboração. Há uma ação de professores e alunos proativos que se configura como colaboração caso certas regras sejam seguidas em torno de um objeto comum.
Considerando os textos e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva de qual ação a autora  refere-se ?
	Cortelazzo (2013) ressalta que não é a tecnologia, nem são as mídias que transformam uma interação em colaboração, mas é a prática pedagógica de professores e alunos proativos que se configura como colaboração caso certas regras sejam seguidas em torno de um objeto comum. Complementando, ao constituírem uma rede de comunicação, os alunos EAD podem caracterizar essa rede para além das redes de computadores, configurando-as como redes colaborativas de comunicação e utilizá-las para constituírem comunidades de pesquisa e prática. (p. 138).
DISCURSIVA
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
(...) pode-se usar uma tecnologia tanto na tentativa de simular a educação presencial com o uso de uma nova mídia como para criar novas possibilidades de aprendizagem por meio da exploração das características inerentes às tecnologias empregadas.
 
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200010. Acesso em 11/02/2016.
 
A estrutura didática da EAD considera o conhecimento e a prática pedagógica uma unidade que envolve as relações entre professores, entre professores e alunos e entre alunos. Considerando os textos ,  os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva qual é o objetivo da didática na EAD de promover ao aluno?
	A estrutura didática da EAD considera o conhecimento e a prática pedagógica uma unidade que envolve as relações entre professores, entre professores e alunos e entre alunos. Ela tem como objetivo a autoaprendizagem do aluno. Observe que nos valemos da avaliação para reconfigurar e replanejar a estrutura didática do curso para que os objetivos continuem a ser atingidos. Em relação ao conhecimento, a estrutura didática varia e assume diferentes formas nos diversos programas e cursos distribuídos pela EAD. (p. 147).
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Para alcançar os objetivos específicos de um processo educacional, relacionamentos em educação têm contornos particulares. Devem facilitar para o aluno condições que lhe permitam aprender a questionar, a dialogar, a refletir, a criticar, a aprender. 
 
VERGARA, Sylvia Constant. Estreitando relacionamentos na educação a distância. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000500010>. Acesso em 11/02/2016.
 
Segundo Cortelazzo (2013) a maioria dos cursos a distância do modelo apoiado em tutoria caracteriza-se por uma ação. Considerando os textos  e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva a que ação a autora  refere –se ?
	Segundo Cortelazzo (2013) a maioria dos cursos a distância do modelo apoiado em tutoria caracteriza-se pela interação. Os alunos interagem com o material didático, lendo o texto e realizando as atividades solicitadas. Além disso, interagem com o tutor quando querem reclamar de alguma coisa ou precisam esclarecer suas dúvidas, mas seu estudo é individual. (p. 138).
Questão 3/5
Leia a afirmativa a seguir :
 
 A rapidez na transmissão de dados propiciada pelos modernos recursos de telecomunicação e a possibilidade de tratamento, por meio de programas cada vez mais aperfeiçoados, de sons, imagens e vídeos no computador são alguns dos fatores que tornam a Internet uma presença no cotidiano da maioria dos países do mundo.
 
Sobral, Adail.
Internet na escola: o que é , como se faz. São Paulo: edições Loyola, 1999. P.11
 
A escola não pode deixar de acompanhar as mudanças que as tecnologias vêm provocando, principalmente em relação ao computador, portanto a ideia de professor versus tecnologias não pode mais ser aceita. A partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, aponte o que se espera da relação entre escola e tecnologias.
	Temos à nossa frente um novo e vasto campo de pesquisa que diz respeito à utilização das tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Esse novo campo, necessariamente interdisciplinar, tem de considerar dois principais componentes: a utilização cada vez maior das tecnologias em nossa sociedade e o redimensionamento do papel do professor. Portanto, a situação professor versus tecnologia não tem mais lugar em nossas escolas. É hora de  pensarmos em: professor + computador + recursos pedagógicos + livros + quadro de giz = professor que age, planeja e integra conhecimentos. Consideramos que o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar à margem dessa mudança. Não se trata simplesmente da implantação de novos projetos, trata-se de entender que são criadas novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo. Segundo Liguori (1997), “compreende-los em toda a sua dimensão nos permitirá criar boas práticas de ensino para a escola de hoje”. Temos certeza de que aqueles que se dedicarem consciente e prazerosamente à conquista das tecnologias aplicadas à educação jamais sofrerão o abandono e a solidão (e suas consequências) a que estão condenados no sistema tradicional.
Questão 4/5
Leia fragmentos de um artigo:
 
Os primeiros computadores surgiram na década de 1940 e eram calculadoras programáveis capazes de armazenar informações. Por muito tempo seu uso foi reservado aos cálculos científicos, às estatísticas dos Estados e das grandes empresas ou a tarefas pesadas de gerência Somente com a invenção do computador pessoal (que surge na década de 1970), progressivamente,o computador escapa dos serviços de processamento de dados para tornar-se um instrumento de criação, de organização, de simulação e de diversão. .
 
Bleicher, Sabrina. Et al.
A influência do desenvolvimento das mídias na comunicação visual: uma perspectiva histórica do manuscrito à Web 2.0. In: Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias/ Raul Inácio Busarello, Vania Ribas Ulbricht, organizadores. – São Paulo: Pimenta cultural, 2014. P.16-17
 
 Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando cada vez mais úteis. Escreva o nome do primeiro computador eletrônico e aponte os motivos que dificultaram o seu funcionamento, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.
	O primeiro computador eletrônico, o ENIAC, foi construído em 1946 nos EUA. Ele tinha 19 mil válvulas e consumia 200 quilowatts de potência elétrica (energia para cem casas); funcionava por poucas horas até que algumas válvulas falhassem e tinham que ser substituídas. Nessa época, para programar um computador era preciso saber detalhes de sua construção e, em geral, quem trabalhava nestas máquinas eram as próprias pessoas que as projetavam. Por isso, esses computadores acabavam ficando nos laboratórios onde eram construídos. (p.64).
. 
Questão 5/5
Leia a afirmativa, a seguir:
 
As instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias da informação como conteúdos do ensino, mas também reconhecer a partir das concepções que as crianças e os adolescentes têm sobre estas tecnologias, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e usos tecnológicos.
 
LIGUORI, Laura M.
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In LITWIN. Edith. (org).
Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto.Alegre: Artmed,
P.85
 
Gatti (1993), citado pelas autoras do livro-base, afirma que “as novas tecnologias podem ser vistas como PANACEIA para a educação e como destruidoras de um processo de socialização fundamental para o ser humano”. A partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, o que significa dizer que as tecnologias podem ser uma panaceia para a educação?
 
	Por um lado, a panaceia está em acreditar que as novas tecnologias possibilitarão milagres na educação e, por outro, em acreditar que seu uso pode ser destruidor, restringindo as relações humanas. (p.40)
DISCURSIVA
Questão 1/5
Leia a afirmativa :
 
Ensinar é um processo social (inserido em cada cultura, com suas normas, tradições e leis), mas também é um processo profundamente pessoal: cada um de nós desenvolve um estilo, seu caminho, dentro do que está previsto para a maioria. A sociedade ensina. As instituições aprendem e ensinam. Os professores aprendem e ensinam.
 
Moran, José Manuel.
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica./ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens.- campinas, S.P: Papirus, 2000, P.13.
 
De acordo com as autoras do livro-base, na aldeia global, o professor ainda acha que é um ser superior que ensina ignorantes, formando dessa forma uma consciência bancária. Explique o que seria esta consciência bancária e o que se espera de mudanças em relação à postura deste professor, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.
	Na aldeia bancária o aluno recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do professor. Apontamos como caminho docente, que ele recupere o seu lugar na formação continuada, entendida aqui como ações tanto na direção de busca de conhecimento formal quanto, principalmente, de tomada de consciência de seu próprio fazer pedagógico, pois não podemos mais admitir aquele professor que arquiva conhecimentos porque não os concebe como busca e não busca, porque não é desafiado pelos seus alunos. O professor, como sujeito direcionador da práxis pedagógica escolar, tem que, no seu trabalho, estar atento a todos os elementos necessários para que o aluno efetivamente aprenda e se desenvolva. Para isso, o professor deverá ter presentes os resultados das ciências pedagógicas, da didática e das metodologias específicas de cada disciplina, ou seja, um profissional que estará sempre se atualizando. (Freire, 1994). Para alcançar essa atualização, como já observado por Brito e Vermelho (1996), o professor deverá também utilizar as tecnologias educacionais: televisão, vídeo, retroprojetor, projetor de slides, computador etc., os quais poderão ajudá-lo na elaboração de materiais de apoio, bem como ser valiosos recursos para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica do trabalho desenvolvido em laboratórios. Saviani (1991) diz que “a educação hoje já não pode mais manter-se somente como acadêmica ou profissionalizante, por isso necessitamos de professores que conheçam o sistema produtivo e principalmente as inovações tecnológicas”. Se o compromisso do professor competente é realmente como o ser humano concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, o profissional docente não deve prescindir da ciência nem da tecnologia, com as quais deve instrumentalizar-se para melhor lutar por sua causa. (P.47-48)
 
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
O fato é que a Educação a Distância implica uma dicotomia entre as tarefas dos processos de ensinar (...) e dos processos de aprender (...).
 
AMARILLA FILHO, Porfírio. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200004. Acesso em 11/02/2016.
 
Cortelazzo (2013) ressalta que não é a tecnologia, nem são as mídias que transformam uma interação em colaboração. Há uma ação de professores e alunos proativos que se configura como colaboração caso certas regras sejam seguidas em torno de um objeto comum.
 
Considerando os textos e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva de qual ação a autora  refere-se ?
 
	Cortelazzo (2013) ressalta que não é a tecnologia, nem são as mídias que transformam uma interação em colaboração, mas é a prática pedagógica de professores e alunos proativos que se configura como colaboração caso certas regras sejam seguidas em torno de um objeto comum. Complementando, ao constituírem uma rede de comunicação, os alunos EAD podem caracterizar essa rede para além das redes de computadores, configurando-as como redes colaborativas de comunicação e utilizá-las para constituírem comunidades de pesquisa e prática. (p. 138).
Questão 3/5
Antonio Simão Neto aponta momentos de aproximação da informática com a educação. Leia, a seguir, algumas de suas considerações sobre a Internet na Educação.
 
A Internet abre uma fronteira imensa a ser explorada pelos educadores. Da ampliação do acesso à informação ao uso da rede como canal de comunicação e de aproximação de pessoas e povos, a Internet nos surpreende a cada dia com as iniciativas provenientes de diversos campos de saber e de atividade. Escolas do mundo inteiro estão descobrindo e explorando estas novas fronteiras, envolvendo não só aluno e professores, mas também pais, cientistas, especialistas, membros da comunidade e outros agentes que podem contribuir para o processo de aprendizagem.
 
Simão Neto, Antonio. 
As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – P.16.
 
Para Moraes vivemos  em um  mundo pequeno e grande ao mesmo tempo, tecido nos fios das redes de computadores, no qual não é mais possível controlar o fluxo de informação. Diante desta situação e dos conteúdos abordados nas aulas eno livro-base, aponte qual é o maior desafio para à educação?
	Para Moraes (1999), vivemos num mundo ao mesmo tempo pequeno e grande, tecido nos fios das redes de computadores, em que não é mais possível controlar o fluxo de informações. Entretanto, o maior desafio está justamente em produzir conhecimento e realizar um manejo criativo e crítico sobre esse mundo. A autora ainda argumenta que, dependendo do paradigma tanto a informática como qualquer outro recurso tecnológico aplicado à educação podem ser apenas instrumentos reprodutores dos velhos vícios e erros dos sistemas, favorecendo o que é péssimo (P.24).
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
(...) pode-se usar uma tecnologia tanto na tentativa de simular a educação presencial com o uso de uma nova mídia como para criar novas possibilidades de aprendizagem por meio da exploração das características inerentes às tecnologias empregadas.
 
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200010. Acesso em 11/02/2016.
 
A estrutura didática da EAD considera o conhecimento e a prática pedagógica uma unidade que envolve as relações entre professores, entre professores e alunos e entre alunos. Considerando os textos ,  os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva qual é o objetivo da didática na EAD de promover ao aluno?
	A estrutura didática da EAD considera o conhecimento e a prática pedagógica uma unidade que envolve as relações entre professores, entre professores e alunos e entre alunos. Ela tem como objetivo a autoaprendizagem do aluno. Observe que nos valemos da avaliação para reconfigurar e replanejar a estrutura didática do curso para que os objetivos continuem a ser atingidos. Em relação ao conhecimento, a estrutura didática varia e assume diferentes formas nos diversos programas e cursos distribuídos pela EAD. (p. 147).
Questão 5/5
As TIC constituem, assim, uma linguagem de comunicação e um instrumento de trabalho essencial do mundo de hoje que é necessário conhecer e dominar. Mas representam também um suporte do desenvolvimento humano em numerosas dimensões, nomeadamente de ordem pessoal, social, cultural, lúdica, cívica e profissional. São também, convém sublinhá-lo, tecnologias versáteis e poderosas, que se prestam aos mais variados fins e que, por isso mesmo, requerem uma atitude crítica por parte dos seus utilizadores. Na escola, as TIC são um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem. Elas podem apoiar a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas, tanto através de software educacional como de ferramentas de uso corrente.
Ponte, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. In J. P. Ponte (Org.), A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico (Cadernos de Formação de Professores, Nº 4, pp. 19-26). Porto: Porto Editora. P.2-3
 
As Tecnologias de Informação e Comunicação, também conhecidas como TIC são, segundo os PCNs (Brasil, 1998), as tecnologias que possibilitam o trânsito de informações. Estas tecnologias na escola podem se transformar em tecnologias educacionais. A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique o que são tecnologias educacionais.
	Fazendo referência aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998), as novas tecnologias da informação e da comunicação são relativas aos recursos tecnológicos que permitem o trânsito de informações, que podem ser os diferentes meio de comunicação (jornalismo impresso, rádio e televisão), os livros, os computadores, etc. [...] Os meios eletrônicos incluem as tecnologias mais tradicionais, como rádio, televisão, gravação de áudio e vídeo, além de sistemas multimídias, redes telemáticas, robótica e outros. Quando falamos em tecnologia educacional, consideramos todos esses recursos tecnológicos, desde que em interação com o ambiente escolar no processo ensino-aprendizagem (P. 38). Concordamos com Niskier, ao citar Napoleão, quando diz que a tecnologia educacional, sabiamente, não se reduz à utilização de meios. Ela precisa necessariamente ser um instrumento mediador entre o homem e o mundo, o homem e a educação, servindo de mecanismo pelo qual o educando se apropria de um saber, redescobrindo e reconstruindo o conhecimento (P.39).
DISCURSIVA
Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
 
A maioria das tecnologias é utilizada como auxiliar no processo educativo. Não são nem o objeto, nem a sua substância, nem a sua finalidade. Elas estão presentes em todos os momentos do processo pedagógico, desde o planejamento das disciplinas, a elaboração da proposta curricular até a certificação dos alunos que concluíram um curso. A presença de uma determinada tecnologia pode induzir profundas mudanças na maneira de organizar o ensino. Um pequeno exemplo disso é o ensino de um idioma baseado exclusivamente nos livros didáticos e na pronúncia da professora, em aulas expositivas. Ele será bem diferente do mesmo ensino realizado com o apoio docente, mas com a possibilidade de diálogos, conversas e trocas comunicativas entre os alunos, o uso de vídeos, fita cassete e laboratórios interativos, por exemplo.
 
Kenski, Vani Moreira.
Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.44
 
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Explique e exemplifique tecnologias independentes.
	Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros. (p.58-59)
Questão 2/5
A partir da pesquisa sobre a leitura crítica dos meios de comunicação, os pesquisadores começaram a constatar que as diferentes linguagens são usadas como meio de manipulação na comunicação social, visto que envolvem as pessoas sensorialmente.
A partir disso, escreva um texto abordando aspectos de como a leitura crítica dos meios de comunicação pode apoiar os professores na educação.
	Na educação formal, os professores poderiam trabalhar com as diferentes linguagens através dos meios de comunicação cada vez mais disponíveis na escola. Estariam, dessa forma, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com uma prontidão possibilitada pelas linguagens visual, sonora e audiovisual.  Contudo, para que isso fosse possível, seria necessário que os cursos de licenciatura orientassem a formação dos professores não só como leitores, mas leitores críticos das mídias, desenvolvendo a leitura e a escrita das diferentes linguagens nos diferentes meios (fotografia, cinema, rádio, vídeo e TV).
Com a introdução do computador na escola, no final da década de 1980, e da internet, na década de 1990, a linguagem digital passa a ser mais uma a ser dominada. Essa linguagem permite um novo tipo de leitura, a do hipertexto, que provoca uma revisão de nossas formas de pensar o letramento e as condições de produção social do conhecimento, visto que a leitura deixa de ser linear (CORTELAZZO, 2009, p. 120 - 121).     
Questão 3/5
Leia o que Hopenhayn aponta, em relação ao uso das tecnologias na escola:
 
O uso de meios audiovisuais, assim como o acesso à conectividade em redes interativas, são ferramentas poderosas para ampliar e democratizar oportunidades de aprendizagem. Há uma potencialidade distributiva nos novos veículos que transportam o saber. Numa utilização ótima, que conciliasseigualdade e criatividade, a incorporação de suportes informáticos e audiovisuais tornaria acessível a alunos e professores conhecimentos e informação atualizados, permitiria uma auto capacitação educacional e, mais participativos os processos de aprendizagem.
 
HOPENHAYN, Martín.
A educação na atual inflexão temporal: uma perspectiva
latino-americana. Revista Prelac - Projeto regional de educação para a América
Latina e o Caribe. N.º 2./Fevereiro de 2006. P.17
Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001455/145502por.pdf
Acesso em: 12 /01/ 2014.
 
Compreende-se que as tecnologias tem conquistado espaço nas salas de aula de diferentes formas, mas a partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, o que são Tecnologias Educacionais?
	Quando falamos em tecnologia educacional, consideramos todos os recursos tecnológicos (TIC) desde que em interação com o ambiente escolar no processo ensino-aprendizagem (P. 38). Concordamos com Niskier, ao citar Napoleão, quando diz que a tecnologia educacional, sabiamente, não se reduz à utilização de meios. Ela precisa necessariamente ser um instrumento mediador entre o homem e o mundo, o homem e a educação, servindo de mecanismo pelo qual o educando se apropria de um saber, redescobrindo e reconstruindo o conhecimento (P.39).
Questão 4/5
Redija:
Um breve texto dissertativo sobre como a Educação a Distância com acesso pela internet se desenvolveu no Brasil.
	Nos primeiros anos da década de 1990, algumas outras iniciativas usando audiográficos, videoconferência por satélite ou serviços disponíveis pela internet, tais como transferência de arquivos, correio eletrônico e listas de discussão, começaram a ser utilizadas. Desde 1995, o acesso on-line, com salas de bate-papo, fóruns de discussão e teleconferências, passa a ser utilizado como apoio tanto à modalidade presencial quanto à modalidade
modalidade a distancia.
O acesso comercial à internet, oferecido via Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) desde 1995, tinha apoio estrutural da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) visto terem sido elas responsáveis pela rede acadêmica de computadores no Brasil. Assim, muitas IES e companhias particulares passaram a ser provedores dos serviços de internet antevendo a educação on-line como um bom investimento.
Ao mesmo tempo, os preços dos computadores pessoais e dos equipamentos de acesso à internet estavam em franca queda e o acesso gratuito à internet se espalhava pelos centros urbanos em todo o país. Muitos professores e centros educacionais integravam as TIC às suas atividades educacionais, compreendendo as possibilidades que essas tecnologias ofereciam para a educação no sentido de provocar maior interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos para o desenvolvimento da sua aprendizagem (p. 49).
.
Questão 5/5
Leia algumas considerações de José Manuel Mora sobre as tecnologias na educação:
 
Há vinte anos, para aprender oficialmente, tínhamos que ir a uma escola. E hoje?
Continuamos, na maioria das situações, indo ao mesmo lugar, obrigatoriamente, para aprender. Há mudanças, mas são pequenas, ínfimas, diante do peso da organização escolar como local e tempos fixos, programados, oficiais de aprendizagem.
As tecnologias chegaram na escola, mas estas sempre privilegiaram mais o controle a modernização da infraestrutura e a gestão do que a mudança. Os programas de gestão administrativa estão mais desenvolvidos do que os voltados à aprendizagem. Há avanços na virtualização da aprendizagem, mas só conseguem arranhar superficialmente a estrutura pesada em que estão estruturados os vários níveis de ensino.
Apesar da resistência institucional, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes.
 
Moran, José Manuel.
A integração das tecnologias na educação. In:  A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2013. P. 89
 
Explique o que devemos fazer para que as tecnologias educacionais não se resumam apenas  em uma  novidade ou para esconder os reais problemas ainda existentes na prática pedagógica, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.
	Para que as tecnologias na sala de aula não se constituam apenas em uma novidade e não se prestem ao disfarce dos reais problemas existentes, julgamos conveniente que os professores compreendam e aceitem que, atualmente, as mudanças tecnologias nos proporcionam os instrumentos necessários para respondermos à exigência quantitativa e qualitativa de educação. O que precisamos saber é como reconhecer essas tecnologias e adaptá-las às nossas finalidades educacionais (P.41).

Mais conteúdos dessa disciplina