Buscar

Estudo_dirigido_potencial_hídrico

Prévia do material em texto

Transporte de água em plantas
Potencial Hídrico
Ψ = Ψpressão + ΨOsmótico + Ψgravidade
Calcule os potenciais hídricos (em MPa) de células EM EQUILÍBRIO considerando:
Ψ = -0,73; 		ΨOs = -0,73; 		Ψp = ____
Ψ = -0,24; 		ΨOs = ____; 		Ψp = 0,39
Ψ = ____; 		ΨOs = -0,63; 		Ψp = 0,39
Ψ = ____; 		ΨOs = -0,73; 		Ψp = 0
Qual o estado das células acima (túrgida ou flácida)?
Se colocarmos essas células em uma solução com potencial de -0,5 MPa, qual será o sentido do fluxo de água em cada caso (enquanto o estado de equilíbrio não é atingido)?
Se essas forem células do mesofilo foliar a cerca de 50 metros de altura, portanto apresentando potencial de gravidade de -0,5 MPa, qual seria o sentido do fluxo de água em cada caso (enquanto o estado de equilíbrio não é atingido)? 
Considerando que o fluxo de água na planta segue do órgão com _________ potencial hídrico em direção ao tecido com _________ energia livre, é possível que raízes profundas em contato com fontes de água, portanto com potencial de água mais _______, “direcionem” água para outras raízes em contato com solos mais secos e, portanto, com potencial hídrico mais ________. Esse fenômeno é chamado de redistribuição hidráulica.
Bônus
No modelo da planta artificial levado a sala de aula, foram aplicados 7 tratamentos (A, B, C, D, E e F). Em A, B, C e D foram usados conduítes de 30cm de comprimento; em E foi usado um conduíte de 2m de comprimento; em F não foi usado conduíte. Em cada tratamento foram usadas diferentes soluções.
Como resultado foi possível visualizar diferentes níveis de umidade nas “folhas”, ou seja, podemos visualizar o quanto a água se difundiu em cada folha (veja as setas destacando esses níveis).
Em relação ao comprimento dos conduítes, que diferenças você consegue visualizar?
Nos experimentos A, B, C, D, ao que você atribuiria as diferenças nos resultados?
Imagens do modelo de planta artificial.

Continue navegando