Buscar

Resumo para a P1 de Forma e função do desenvolvimento vegetal

Prévia do material em texto

Resumo para a P1 de Forma e função do desenvolvimento vegetal. 
Aula 1 – A célula vegetal. 
A disciplina tratará de gimno e angio, que surgiram certa de 360 milhões de anos atrás. Tais células possuem parede celular primária e secundária ou só primária e quando possui parede secundária, está se deposita interior á parede primária. Além disso possuem vacúolos que possuem diversas funções, mas principalmente a de regulação da pressão osmótica, empurrando o citoplasma ou murchando esse, dependendo da quantidade de líquido presente. Além disso, os vacúolos podem armazenar substâncias e alguns pigmentos, mas os pigmentos são na maioria armazenados em plastídeos junto com o amido. Os vacúolos podem armazenar água, íons orgânicos, aminoácidos, açúcares, produtos do metabolismo secundário e inclusões. Os plastídeos podem ser cromoplasto (carotenoides), leucoplasto – transparentes (ex. amiloplastos, elaioplastos e proteoplastos), cloroplasto (clorofila a b), estioplastos. A membrana que circunda o vacúolo é o tonoplasto e seu suco é o suco celular. O citoplasma de células vegetais chamam-se protoplasto. 
Como eram os ancestrais? Cianobactéria -> procarioto, bainha, parede celular, corpos poliédricos, plasmalema, tilacóides, ribossomos, DNA, vesículas de gás. 
Células vegetais são divididas pela lamela média,uma estrutura formada por vesículas de complexo de Golgi, a partir da qual as duas células filhas herdarão a parede primária. A divisão pode ser anticlinal ou periclinal. A comunicação entre células com parede primária ocorre nos pontos primários de pontuação, que são formados basicamente de plasmodesmas – membrana plasmática, manga citoplasmática ao redor do desmotúbulo e desmotúbulos - Células com parede secundária se comunicam por pontoações, que são locais onde a parede secundária não foi depositada. A parede celular é composta basicamente de celulose, hemicelulose, pectina, proteínas, composto fenólicos (como a lignina em traqueídes, por exemplo.) e lipídeos. A parede primária permite o crescimento, parede secundária é característica de células que não vão mais crescer. A parede primária é composta de microfibrilas de celulose imersas em uma matriz de polissacarídeos não celulósica.
Parênquima são células com paredes finas e colênquima possui parede espessa. A parede secundária é formada de polissacarídeos e polifenóis. A pontoação pode ser simples, areolada, semi-areolada ou areolada com toros. 
Semente = embrião + tecido nutritivo (esporófito + tegumento).
Aula 2 – felogênio
A periderme é o tecido de revestimento secundário e é constituída por súber, felogênio e feloderme. 
Células parenquimáticas -> parede primária fina, normalmente como tecido de preenchimento, mas poda aparecer para conduzir xilema e floema também.
Células colenquimáticas parede primária espessa, normalmente como tecido de preenchimento. 
Células esclerenquimáticas parede secundária, com lignina, não vai crescer mais. Normalmente como preenchimento. 
Aula 3 
Células de Strasburger possuem placa crivada e células crivadas apresentam áreas crivadas. Na maturidade, o elemento do tubo crivado retém a membrana plasmática, o RE e alguns plastídeos e mitocôndrias. Elemento do tubo crivado possuem célula companheira associada. 
Xilema -> traqueídes e elementos de vaso (placa de perfuração)
Protoxilema e metaxilema são formados por células condutoras e parenquimáticas e diferenciam-se primeiro.
Metaxilema e metafloema formados por células condutoras e parenquimática e se diferenciaram posteriormente.
Periciclo encontrado apenas em raiz e se encontram na cada mais externa do feixe vascular, depois do floema. Pode ser uni ou multisseriada e diferenciar-se em fibras ou células parenquimáticas. É originário do procâmbio. 
Em angiospermas, há principalmente dois tipos de cilindro vascular: protostelo e sifonostelo. No sifonostelo não há um feixe vascular central, existindo córtex e medula. No protostelo é observada a presença de um feixe vascular central, existindo apenas a região do córtex. 
Câmbio dá origem ao sistema vascular secundário, crescimento em espessura da planta. Xilema primário elementos traqueais (traqueídes e elementos de vasos) e parênquima de preenchimento. 
Floema primário Elementos crivados (Células crivadas e elementos de tubo crivado) e células parenquimáticas.

Continue navegando