Buscar

ESTUDO DE CASO - ANATOMIA HUMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – ANATOMIA HUMANA
A conscientização de uma postura correta deve ser iniciada nas crianças com idade escolar, para a qual as aulas de Educação Física, contribuem, de forma relevante. Para a reeducação postural algumas técnicas baseadas na cinesioterapia são utilizadas, como o método Pilates, fundado pelo professor Joseph Pilates (1880-1967). Considere a estrutura óssea normal da coluna vertebral N e I. Avalie a posição e estrutura em C, L, II, III na figura abaixo. Mencione qual (is) apresenta (m) escoliose. Sua resposta deverá apresentar uma justificativa baseada nas características anatômicas da coluna vertebral.
RESPOSTA:
De acordo com as imagens acima, as que apresentam escoliose são: II e III. Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco , determinada pela rotação das vértebras. A  principal característica da escoliose é a presença de uma curvatura lateral no plano tridimensional do movimento o que lhe confere a aparência de um C (uma só curvatura) ou de um S (mais de uma curvatura). A condição não decorre de maus hábitos posturais. Ao contrário. É a curva da coluna própria da escoliose que, em muitas situações, é responsável pela má postura, já que esse tipo de desvio pode provocar alterações no corpo todo. A escoliose pode surgir em qualquer fase da vida e a idade é considerada um dos fatores de risco para a doença, em virtude do desgaste natural dos ossos, dos discos intervertebrais e dos ligamentos que pode advir com o envelhecimento. O mais comum, entretanto, é o aparecimento da escoliose estar associado ao surto de crescimento que se instala no final da puberdade e se intensifica na adolescência. Nesse período, a progressão da anomalia é mais rápida e acomete mais as meninas do que os meninos.
Segundo Drauzio Varela (1970) "a escoliose pode ser classificada em estrutural (a deformidade óssea está correlacionada com um problema congênito ou adquirido, que afeta diretamente determinado segmento da coluna e, na maioria dos casos, é irreversível), ou funcional (a estrutura óssea permanece preservada). Existem vários outros tipos de escoliose, que podemos citar a seguir: 
                                    Escoliose idiopática - O termo “idiopático” significa causa desconhecida. Escoliose congênita - O termo “congênito” significa que o paciente nasceu com a condição. Escoliose neuromuscular - qualquer condição clínica que                                                                                                    comprometa os nervos e músculos pode causar escoliose. (HARRINGTON, Dr. Paul Randall. "Introdução à Escoliose"; Scoliosis Research Society).

Outros materiais