Buscar

Metodologia e prática de língua portuguesa 1

Prévia do material em texto

Metodologia e prática de língua portuguesa 1-Abaixo temos uma imagem que mostra um dos diversos livros que chamamos de gramática normativa da Língua Portuguesa. Podemos afirmar corretamente que: R-O foco da gramática normativa está na língua padrão, consequentemente, não dá relevância as diferentes variações linguísticas  existentes na língua portuguesa
2-Analise as proposições a seguir:  I. A gramática prescritiva é a que tem sido adotada na escola nos últimos anos, sendo as regras e exemplos repetidos como formas corretas.  II. O ensino de gramática, de forma tradicional, não atende às necessidades de desenvolvimento de competências leitora e escritora dos estudantes.  III. A língua não envolve apenas questões de certo e errado; se observamos como brasileiros falam, veremos que há variação linguística.  R-I, II e III. 
3-Sabemos que há está em vigor o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Veja a charge abaixo e clique na afirmativa correta: R-Podemos considerar que o ensino das normas ortográficas deve ocorrer somente após a conquista da escrita alfabética e priorizando a reflexão linguística do aluno.
4-No ano de 2011  O Ministério lançou um livro denominado “Para uma vida melhor” e destinado a educação de jovens e adultos. Houve grande polêmica, pois o livro ressaltava as diferentes variações linguísticas na fala. Leia um trecho do livro e clique na afirmativa correta:  "É importante saber o seguinte: as duas variantes (norma culta e popular) são eficientes como meios de comunicação. A classe dominante utiliza a norma culta principalmente por ter maior acesso à escolaridade e por seu uso ser um sinal de prestígio. Nesse sentido, é comum que se atribua um preconceito social em relação à variante popular, usada pela maioria dos brasileiros"."'Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado'. Você pode estar se perguntando: 'Mas eu posso falar 'os livro?'.' Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas. O falante, portanto, tem de ser capaz de usar a variante adequada da língua para cada ocasião".
R-O texto apresentado no livro vai ao encontro de um novo modelo de ensino da gramática descritiva e reflexiva, consequentemente, alinhado com a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
5-Veja a imagem e um trecho que descreve a gramática reflexiva utilizada em aulas de língua portuguesa. Em seguida, clique na afirmativa correta: “Assim, a Gramática reflexiva não se limita às prescrições da norma-padrão da língua; também promove a reflexão sobre variedades linguísticas, graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem as interações verbais, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidade discursiva.Ao conceber a língua como interação social, os autores propõem atividades diversificadas que contribuem para que o aluno a analise em uso e estabelecem relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. -, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor.” R- A gramática reflexiva permite, por meio de algumas atividades, ao aluno um trabalho de reflexão sobre a língua portuguesa que utiliza nas relações sociais. 
6-Veja a imagem abaixo e clique na afirmativa correta:  R-O professor que aborda somente um único conceito de gramática não levará o aluno do ensino fundamental ao pleno uso da língua portuguesa.  7=Considerando uma visão interacionista do ensino da gramática e o papel do professor, observe a charge abaixo e clique na afirmativa correta: R-A figura mostra uma postura incorreta do professor, pois ele deve permitir que o aluno do ensino fundamental desenvolva seu pensamento crítico e questione o uso da língua e das normas gramaticais.
8- Quanto aos tipos de gramática e seu objeto de estudo, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: I. A gramática normativa define normas a serem seguidas, o “certo” e o “errado”, não refletindo o código linguístico. De acordo com Travaglia (2009), estuda apenas os fatos da língua padrão. II. A gramática descritiva trata-se de um trabalho de reflexão diante do que o aluno já domina. Conforme Travaglia (2009), é a gramática em explicitação. O conceito apresentado se refere mais ao processo do que aos resultados, pois representa as atividades de observação e reflexão sobre a língua que se busca detectar. Portanto, essa gramática parte das evidências linguísticas para tentar dizer como é a gramática implícita do falante. III. A gramática reflexiva não se limita à variedade culta da língua, trabalha com qualquer variedade, dando preferência para a forma oral da variedade em estudo. Assim sendo, a gramática reflexiva compreende um estudo da língua por um viés mais crítico, promove a descrição da estrutura e do funcionamento da língua, de sua forma e função.
R-apenas I esta correta
9- Nosso conhecimento inicial considera que há somente um tipo de gramática a ser trabalhada em sala de aula. Abaixo temos uma imagem de uma gramática descritiva. Podemos afirmar que 
R- A gramática descritiva possibilita ao professor mostrar aos alunos que a língua portuguesa possui variedades, contribuindo ao combate do preconceito linguístico.
10- Assinale a alternativa correta: 
R- De acordo com Travaglia, o ensino de língua pode ser prescritivo, descritivo e produtivo

Continue navegando