Buscar

Lista 3 de SO2

Prévia do material em texto

1) O que é um sistema distribuído?
R: Um sistema distribuído é uma coleção de processadores os quais não compartilham memória ou clock
2) cite duas vantagens dos sistemas distribuídos em relação aos sistemas centralizados.
R: Acelerar a computação, melhora a confiabilidade e disponibilidade dos dados, Compartilhamento de Recursos, Aumento da velocidade de computação, Confiabilidade e Conexão Remota.
3) liste razões para se executar a migração de processos.
R: -Balanceamento de carga: uniformizar a carga de trabalho
 -Aceleração da computação: processo que pode ser dividido em subprocessos para ser executado concorrentemente em diferentes sítios.
-Preferência de hardware: processo pode possuir características que o tornem mais adequado para execução em algum processador especializado em vez de um microprocessador comum.
-Preferência de software: o processo pode requerer um software que esteja disponível em um determinado sítio.
Acesso a dados: caso em que a transferência dos dados localizados remotamente pode ser mais custosa que a execução do processo remotamente.
4) O que um sistema distribuído robusto deve fazer ao detectar uma falha?
R: Reconfigurar o sistema de modo que a computação possa continuar e recuperar o sistema quanto um link ou um sítio forem reparados.
5) discuta as vantagens e desvantagens de fazer um cache das traduções de nomes para computadores alocados em domínios remotos.
R: 
6) para construir um sistema distribuído robusto, é necessário saber quais tipos de falhar podem ocorrer.
 a) liste ao menos três tipos de falha em um sistema distribuído
R: Falha de um link, Falha de um sítio e Perda de uma mensagem.
b) especifique quais das opções listada também são aplicáveis em um sistema centralizado.
Perda de uma mensagem e Falha de um sitio (o próprio).
 7) considere um sistema distribuído que possua dois sítios, A e B. Considere que no sítio A pode distinguir as seguintes situações: a) B caiu; b) O link entre A e B caiu; c) B está extremamente carregado e seus tempo de resposta está acima do normal. Quais as implicações de cada situação em um sistema distribuído
R: a) Falha de um sitio: A deve especificar um timeout para esperar a resposta de B e caso ocorra reconfigurar para executar tudo em A
b) Falha de um link: A pode enviar um handshake como uma mensagem “você está ativo” para B.
c) Perda de mensagem: Através de cálculo de tempo de tempo de espera tentar retransmitir esta mensagem.
8) qual é a diferença entre a migração de computação e a migração de processos? Qual é mais fácil de implementar e porquê?
R: a migração de computação é requisitar uma resposta computacional de outros computadores os quais possuem os dados para assim tornar mais eficiente do que reunir os dados para processamento local, já a migração de processos é uma extensão da migração de computação enviando processos para diferentes sítios em busca de uma melhora de performance seja por software ou hardware.
9) quais são os problemas que os designers devem resolver para implementar um sistema em redes transparente?
Acesso ao sistema e qualquer local ou maneira, o problema de ocultar aonde os recursos realmente se encontram e encobrir falhas, permitindo ao usuário concluir sua tarefa.

Continue navegando