Buscar

Desenvolvimento Psicomotor na Adolescência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maiara Franco Ferreira (1098466)
	
	Disciplina:
	Psicomotricidade (EDU21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454680) ( peso.:4,00)
	Prova:
	12420653
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Para estimular a psicomotricidade podemos trabalhar com diferentes atividades, em consonância com a faixa etária que estamos atendendo e os  objetivos traçados. Na adolescência, além de todas as mudanças físicas, ainda existe a questão da insegurança, que precisa ser levada em consideração, já que o corpo do adolescente funciona para ele como uma referência no espaço. Diante desta informação, mencione pelo menos cinco atividades que podem ser desenvolvidas, visando ao desenvolvimento psicomotor de adolescentes de 12 a 18 anos.
	Resposta Esperada:
Pode-se explorar atividades coletivas ou individuais, como artes marciais (judô, karatê, etc.); esportes coletivos (futebol, vôlei, basquete etc.); esportes que estimulem a resistência (musculação, corrida etc.); esportes que reforcem o tônus muscular (musculação e natação); atividades de alongamento ou dança.
	2.
	A psicomotricidade contribui para que a criança se conscientize do seu corpo e explore as diversas possibilidades de se expressar por meio dele. O desenvolvimento motor está articulado à maturação biológica e ao aprendizado. A psicomotricidade atua em dois sentidos: funcional e relacional. Desta forma, conceitue esses dois sentidos de atuação da psicomotricidade educativa: a funcional e a relacional.
	Resposta Esperada:
A psicomotricidade funcional tem sua função centrada nos diagnósticos de perfil psicomotriz e na determinação de certos exercícios para melhorar aspectos da função motora. A metodologia aplicada para esses casos seria a intervenção com a aplicação de uma série de exercícios estereotipados.
A psicomotricidade relacional refere-se à ação do brincar como meio de exteriorizar com liberdade o potencial motor, cognitivo, emocional, social e relacional da criança. É brincando que a criança expressa com autenticidade o que sente através das ações corporais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando