Buscar

teoria economica 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em
	quarta, 11 Set 2019, 13:23
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 11 Set 2019, 13:48
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Tributos correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas).
PORTAL TRIBUTÁRIO. O que são tributos. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/o_que_e_tributos.htm>;.
Quando se aborda a participação do setor público na economia, pode-se inferir que os tributos, conforme conceito apresentado, se enquadram na função:
Escolha uma:
a. Alocativa.
b. Distributiva.
A função distributiva do governo visa a redistribuir a renda. Para tanto, alguns instrumentos são utilizados. Um deles é a tributação. Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e transfere a renda para os segmentos menos favorecidos (Capítulo 13).
c. Contábil.
d. Estabilizadora.
e. Consumidora.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Distributiva..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Governo vai lançar um Plano de Desenvolvimento Econômico para aumentar a competitividade de setores prioritários no curto, médio e longo prazo. Estudo vai identificar as ações estratégicas e será realizado pelo Consórcio Sociedade Portuguesa de Inovação - Quanta Consultoria. O contrato no valor de R$ 1,6 milhão será assinado ainda neste mês e a expectativa é que o trabalho seja concluído até fevereiro de 2019.
O POVO. Governo do Estado vai lançar plano de desenvolvimento econômico. 2018. Disponível em: < https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/07/governo-do-estado-vai-lancar-plano-de-desenvolvimento-economico.html>;.
A respeito do desenvolvimento econômico e suas premissas, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
I. Crescimento e desenvolvimento econômico são sinônimos, no contexto da Teoria Econômica, sendo ambos quantitativos.
II. Quando se aborda o estágio da sociedade tradicional deve-se implantar várias condições para a decolagem da economia.
III. Na Teoria do Crescimento Ótimo tem-se como problema central a definição de objetivos de longo prazo para a economia.
IV.Quando se aborda o aumento da força de trabalho está se debatendo acerca do número superior de indivíduos inseridos na população que se encontra em idade ativa para o trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V-F-V-V.
b. F-V-F-V.
c. V-F-V-F.
d. V-V-F-F.
e. F-F-V-V.
FALSO. Crescimento e desenvolvimento econômico são conceitos diferentes. Crescimento econômico refere-se ao crescimento contínuo da “renda per capita” ao longo do tempo, portanto é quantitativo (Capítulo 15) I. FALSO. Sociedade Tradicional: Neste estágio, predomina a produção agrária de subsistência. A produção é artesanal, portanto, sem uso de tecnologia (Capítulo 15). II. VERDADEIRO. Teoria do crescimento ótimo: Nessa área, o problema central é o de definir certos objetivos de longo prazo para a economia e, então, determinar o caminho de crescimento, ótimo que a economia deverá percorrer, a fim de concretiza-los (Capítulo 15). III VERDADEIRO. aumento da força de trabalho: significa uma população em idade ativa para o trabalho superior a população inativa (Capítulo 15).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F-F-V-V..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as sentenças a seguir:
I. Torna a moeda nacional mais forte, o que facilita as importações e aumenta a competitividade nos preços.
II. Torna a moeda nacional mais fraca, o que dificulta as importações e aumenta os preços relativos dos produtos essenciais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A sentença I aborda o equilíbrio cambial e a II a desvalorização.
b. A sentença I aborda a valorização e a II o equilíbrio.
c. A sentença I aborda a desvalorização e a II o equilíbrio.
d. A sentença I aborda a desvalorização cambial e a II a valorização.
e. A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização.
Valorização cambial e inflação: A valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços. Desvalorização cambial e inflação: A desvalorização ou depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais (Capítulo 12).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, V, V, V, F
b. V, V, F, V, V
c. V, F, V, V, V
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez – Pag. 8
d. V, F, V, F, V
e. V, V, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
De maneira geral, o poder público usa seus recursos de forma alternativa na produção de bens públicos, semipúblicos e subsídios a sociedade e empresas. Porém nem sempre as decisões governamentais são eficientes podendo acarretar em prejuízos a sociedade. Sobre as falhas de governo, leia e analise as afirmações abaixo:
I- Um sistema inflexível de impostos é considerado uma das falhas de governo. Sendo assim,
II - A atuação dos grupos de interesse, em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios e os custos socializados por muitos.
Analisando as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
b. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
d. As duas afirmações são falsas.
e. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Tema abordado no capítulo 6 do livro da disciplina. Trata-se de duas afirmações verdadeiras, mas uma não justifica a outra, pois são duas razoes de falhas de governo. Citação completa na página 63 do livro da disciplina: “Um sistema inflexível de impostos também gera ineficiências, pois se sociedade desejar que todos aprovem um bem público ou semipúblico eficiente, devemos fazer coincidirem seus benefícios e custos, nesse caso representado pela carga tributaria. Outra razão e essa certamente muito evidente no cenário político e a atuação dos grupos de interesse, em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios e os custos socializados por muitos”.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira..
Questão 6
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A política fiscal pode ser definida como o conjunto de ações por parte do Governo para arrecadar receitas e realizar despesas de modo a realizar a estabilização macroeconômica,
redistribuir a renda e alocar recursos. Sobre o fenômeno, analise as afirmativas e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. Na chamada economia com desemprego de recursos, o Estado pode utilizar de alguns instrumentos para estimular a demanda, como por exemplo, o aumento dos gastos públicos, a redução da carga tributária e a utilização de subsídios e estímulos às exportações.
II. Uma maneira de intervenção estatal na economia inflacionária é o aumento de tarifas e barreiras sobre importações, diminuindo a competitividade da economia e consequentemente evitando a elevação dos preços.
III. As políticas fiscais aplicadas em uma economia com desemprego de recursos constituem-se como uma aplicação da política fiscal expansionista, enquanto as políticas fiscais aplicadas em uma economia inflacionária constituem-se como uma aplicação restritiva.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e II.
I. O aumento dos gastos públicos, a redução da carga tributária e a utilização de subsídios e estímulos às exportações, são instrumentos utilizados pelo Estado na economia com desemprego de recursos. II. O Estado pode intervir na economia reduzindo tarifas e barreiras sobre importações, aumentando a competitividade da economia e consequentemente evitando a elevação dos preços. III. Uma aplicação da política fiscal expansionista se dá pela aplicação de políticas fiscais aplicadas em uma economia com desemprego de recursos, enquanto na economia inflacionária existe um exemplo de aplicação restritiva. Cap 8
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. Somente na afirmativa I.
d. Somente na afirmativa II.
e. Apenas nas afirmativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas I e III..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Para a economia encontrar o equilíbrio macroeconômico, e necessário que a oferta agregada seja igual à demanda agregada. Dentro desta área de estudos, leia as frases, avalie e indique a qual tema está conceituando:
“Ocorre quando a economia esta utilizando toda sua capacidade de produção”.
“É quando todos os recursos produtivos, trabalho e capital estão plenamente empregados”.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As frases acima se referem ao conceito de recursos produtivos X capacidade de produção.
b. As frases acima se referem ao conceito de pleno emprego.
As frases se referem ao conceito de pleno emprego. Tema estudado no capítulo 8 do livro da disciplina. Página 88. “A renda de pleno emprego ocorre quando a economia está utilizando toda sua capacidade de produção. Significa que todos os recursos produtivos, trabalho e capital estão plenamente empregados.
c. As frases acima se referem ao conceito de capacidade de produção.
d. As frases acima se referem ao conceito de recursos de produção.
e. As frases acima se referem ao conceito de desemprego.
Feedback
A resposta correta é: As frases acima se referem ao conceito de pleno emprego..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Alguns instrumentos da política monetária são condicionados pela gestão da política econômica como um todo e também por seus mais relevantes objetivos que são o desenvolvimento socioeconômico, a expansão do emprego e a estabilização dos preços. É de fundamental importância que se faça valer os instrumentos de política monetária. Dentro desta perspectiva, leia e analise as alternativas abaixo:
I- Os instrumentos de política monetária são: controle das emissões de volume de moeda manual; depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias; operações com mercado aberto e as operações de redesconto. Sendo assim,
II- Com a aplicação desses instrumentos, a oferta monetária ou a regulação da liquidez podem assumir direção expansionista ou contracionista.
Analisando as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são falsas.
b. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Tema abordado no capítulo 9 do livro da disciplina. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Verificar as páginas 102 e 103 do livro da disciplina.
d. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
e. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Todos os tipos de economia trazem comportamentos próprios, apesar de eventualmente estarem presentes determinados elementos comuns a todos. Sobre o comportamento dos agregados macroeconomicos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Diferente de outros comportamentos econômicos, as variáveis no comportamento da demanda agregada são: consumo, poupança, investimento, gastos do governo, exportações e importações.
II. Quando o investidor for tomar uma decisão tendo como base a rentabilidade e a taxa de juros, ele só realizará o investimento se a taxa de retorno for menor que a taxa de juros.
III. Na atual situação de crise econômica, com a diminuição do crescimento nas importações em função de uma série de restrições dos principais parceiros econômicos do Brasil, a tendência é que haja um déficit na balança comercial e aumento do desemprego.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I.
I. O consumo, a poupança, investimento, gastos do governo, exportações e importações são variáveis do comportamento da demanda agregada. II. Quando o investidor for tomar uma decisão tendo como base a rentabilidade e a taxa de juros, ele só realizará o investimento se a taxa de retorno for maior que a taxa de juros. III. A tendência com a atual crise econômica é que haja um superávit na balança comercial e aumento no nível de emprego no mercado de trabalho. Cap 8.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas nas afirmativas I e III.
d. Apenas nas afirmativas I e II.
e. Apenas nas afirmativas II e III.
Feedback
A resposta correta é: Somente na afirmativa I..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre a economia brasileira, mais precisamente sobre o último período conhecido, de 1999 até os dias atuais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil alcançou a estabilidade econômica, mas isso teve como efeito uma taxa de juros elevadas, ataques especulativos internacionais e descompasso no crescimento econômico.
II. O governo Lula não conseguiu reverter as altas taxas de juros decorrentes do Plano Real, mantendo os efeitos decorrentes do Plano Real, executado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
III. Os principais beneficiários do Plano Real foram os exportadores em geral, os funcionários públicos federais e militares.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa II.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III.
d. Somente na afirmativa III.
e. Somente na afirmativa I.
I. O Plano Real trouxe a estabilidade na economia, mas por consequência teve uma taxa de juros elevadas, ataques especulativos internacionais e descompasso no crescimento econômico. II. O governo Lula procurou afastar inicialmente qualquer possibilidade de ações oportunistas e reafirmou o compromisso com a estabilidade econômica, principalmente com o controle inflacionário e com o equilíbrio das contas públicas. III. Os exportadores em geral, parcela dos trabalhadores que perderam empregos e não conseguiram se reajustar no mercado, os funcionários públicos federais e militares, por falta de reajustes salariais foram os principais prejudicados com o Plano Real. Cap 10
Feedback
A resposta correta é: Somente na afirmativa I..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando