Buscar

TEORIA ECONOMICA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em
	quinta, 12 Set 2019, 11:14
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 12 Set 2019, 11:39
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as sentenças a seguir:
I. Torna a moeda nacional mais forte, o que facilita as importações e aumenta a competitividade nos preços.
II. Torna a moeda nacional mais fraca, o que dificulta as importações e aumenta os preços relativos dos produtos essenciais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização.
Valorização cambial e inflação: A valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços. Desvalorização cambial e inflação: A desvalorização ou depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais (Capítulo 12).
b. A sentença I aborda o equilíbrio cambial e a II a desvalorização.
c. A sentença I aborda a desvalorização e a II o equilíbrio.
d. A sentença I aborda a desvalorização cambial e a II a valorização.
e. A sentença I aborda a valorização e a II o equilíbrio.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Tributos correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas).
PORTAL TRIBUTÁRIO. O que são tributos. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/o_que_e_tributos.htm>;.
Quando se aborda a participação do setor público na economia, pode-se inferir que os tributos, conforme conceito apresentado, se enquadram na função:
Escolha uma:
a. Distributiva.
A função distributiva do governo visa a redistribuir a renda. Para tanto, alguns instrumentos são utilizados. Um deles é a tributação. Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e transfere a renda para os segmentos menos favorecidos (Capítulo 13).
b. Contábil.
c. Estabilizadora.
d. Alocativa.
e. Consumidora.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Distributiva..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V
b. F, V, V, V, F
c. V, V, F, V, V
d. V, V, V, F, F
e. V, F, V, F, V
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez – Pag. 8
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O crescimento econômico está associado a fatores quantitativos (o aumento quantitativo da riqueza). Ou seja, quando um país passa a produzir uma quantidade maior de bens e serviços para a sua sociedade e para outros países, ao qual fornecerá por meio das exportações e Desenvolvimento é algo mais profundo. Está diretamente ligado a aspectos e fatores qualitativos, é a melhora do bem estar social da população (adaptado).
Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/500274/crescimento-difere-de-desenvolvimento?referencia=colunas-lista. Acesso 11 jul.2018.
Para avaliar o nível de desenvolvimento, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas, criaram um sistema de indicadores: vitais, econômicos e sociais
São indicadores econômicos:
Escolha uma:
a. Taxa de mortalidade infantil.
b. Taxa média anual de crescimento populacional.
c. Estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda.
Os conteúdos necessários estão no cap. 15 item 15.4. Sistema de concentração da propriedade - indicador social; estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda - indicador econômico; Taxa de mortalidade infantil – indicador vital; Estrutura etária da população -indicador vital; Taxa média anual de crescimento populacional – indicador vital.
d. Estrutura etária da população.
e. Sistema de concentração da propriedade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O mundo observa também uma globalização econômica a par e passo com a globalização financeira e que vem modificando as relações de trabalho em diversos países não só pelo crescente desenvolvimento de tecnologia, que retira ou substitui empregos, mas também por enfraquecer a capacidade de ação e negociação de governos e sindicatos. Observe as afirmações abaixo e conclua quais estão corretas:
I. A globalização econômica motiva os trabalhadores e as empresas a investirem em capacitação e tecnologia o que tem se mostrado eficiente na diminuição da desigualdade de renda e do desemprego em países exportadores.
II. A capacidade de movimentação de capital e de segmentos de uma cadeia produtiva traz instabilidade na estrutura de carreiras e salários.
III. Uma consequência da globalização econômica é o deslocamento da concorrência entre os trabalhadores para fora do âmbito nacional a que estão familiarizados.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas na I e II
b. Apenas na II e III
c. Apenas na I
Apenas na II e III
d. Apenas na I e III
e. Apenas na III
Feedback
A resposta correta é: Apenas na II e III.
Questão 6
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm. Acesso 11 jul.2018.
I - A globalização financeira tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo.
II - A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível.
III - O processo de globalização intensificou e acelerou o fenômeno da integração das nações, impulsionado pelo avanço da tecnologia e dos transportes.
Diante das alternativas acima, está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas II e III.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas na afirmativa III.
d. Somente na afirmativa I.
e. Apenas nas afirmativas I e II.
Os conteúdos necessários estão no cap. 14. As afirmativas I e II estão incorretas. I - É a globalização econômica e não a financeira que tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente
liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo; II – A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização financeira e não a econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível. A afirmativa III está correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Apenas na afirmativa III..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A inflação é resultado de algum desequilíbrio no sistema econômico. As causas estão relacionadas ao aumento na demanda maior que a capacidade de oferta, elevação dos custos e indexação generalizada dos preços. Os efeitos da inflação influenciam a distribuição da renda, as finanças públicas e as expectativas dos agentes econômicos. Para controlar a inflação, é utilizada a política fiscal e a política monetária.
Sobre este aspecto analise as assertivas sobre os planos econômicos Cruzado, Collor e Real que tiveram como objetivo principal o controle da inflação:
I - Com a morte de Tancredo, Sarney assumiu a presidência. O problema econômico principal era a inflação com isso uns dos instrumentos foi adoção de uma nova moeda, o Cruzado, em substituição ao cruzeiro.
II - Reforma monetária do governo Color apresentou bloqueio de 50% dos depósitos à vista, 80% das aplicações de overnight e fundos de curto prazo e um terço dos depósitos em poupança. 70% do total dos meios de pagamento foram bloqueados;
III - No plano Real como instrumento do plano houve adoção do Real (R$) como nova moeda, em 1º de julho de 1994. O valor de 1 real era igual ao valor da URV, que equivalia a 1 dólar, CR$ 2.750,00.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III
Os conteúdos necessários estão no cap. 11 item 11.4. A assertivas: I _ correta e está no plano econômico Cruzado; A assertivas II _ correta e está no plano econômico Collor; A assertivas III ­_ correta e está no plano econômico REAL
b. I e II apenas
c. I, apenas
d. I e III apenas
e. II, apenas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O setor público como um todo (municípios, estados e União) está estruturado para oferecer um conjunto de serviços públicos (defesa nacional, segurança interna, Justiça, educação, saúde, programas sociais etc.) e construir obras de infraestrutura física (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos etc.) e de infraestrutura social (escolas, hospitais, creches, prisões etc.). Os recursos necessários para pagar a conta são providos pela população e pelas empresas em forma de tributos que são classificados em impostos, taxas e contribuições de melhoria. As taxas são cobradas pela utilização de serviços públicos. A contribuição de melhoria é cobrada pela realização de obra pelo governo, que implica aumento do patrimônio na área do imóvel. Os impostos são a parte maior e mais complexa dos tributos (adaptado).
Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-importancia-do-equilibrio-fiscal-elv2zdqvnzpi8ezzggvjg2cd8. Acesso 11 jul.2018
A classificação dos impostos são:
Escolha uma:
a. Superávit e déficit.
b. Plano plurianual e lei de diretrizes de bases orçamentarias (LDO).
c. Imposto sobre propriedade de veículos (IPVA) e imposto de Renda (IR).
d. Lei de responsabilidade fiscal e lei de diretrizes de bases orçamentarias (LDO).
e. Imposto direto e imposto indireto.
Os conteúdos necessários estão no cap. 13, item 13. 2
A classificação os impostos são o imposto direto e indireto. Imposto direto - A incidência do imposto direto é sobre a renda e o patrimônio. O imposto sobre a renda (IR) abrange salário, lucro e juros. O imposto de renda é o principal exemplo. O imposto sobre o patrimônio incide sobre o estoque da riqueza. Os impostos sobre propriedade de veículos (IPVA), de terreno urbano (IPTU) e propriedade rural (ITR) são exemplos. Imposto indireto - Os impostos indiretos incidem sobre as transações sobre bens e serviços. Na estrutura tributária brasileira, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), o imposto sobre produtos industrializados (IPI) e o imposto sobre serviços (ISS) são exemplos. A base tributária do imposto indireto é o valor da compra e venda do bem ou serviço.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Imposto direto e imposto indireto..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A moeda possui as funções básicas de ser, ao mesmo tempo, um intermediário de trocas; um denominador comum de preços (unidade de medida) e reserva de valor.
Disponível em http://www.economiabr.net/economia/4_economia_monetaria.html.
Analise as assertivas sobre a moeda.
I - As funções da moeda seriam: meio de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.
II- Os tipos de moeda utilizados na economia são: moeda-metálica, papel-moeda e moeda-escritural ou bancária.
III- As moedas são o único veículo de troca no mercado brasileiro.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I e III apenas.
c. I e II apenas.
Gabarito: segundo o livro da disciplina, pag 99, cap 9. Funções da moeda: instrumento ou meio de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.  Tipos de moeda: moeda-metálica, papel-moeda e moeda-escritural ou bancária. As alternativas I e II estão corretas.
d. II, apenas.
e. I, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e II apenas..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as assertivas sobre as principais transformações e tendências, considerando os aspectos socioeconômicos e produtivos da formação sociedade brasileira.
I - A crise financeira de 1929 afetou a economia brasileira, pois o modelo adotado era o agroexportador que estava atrelado à produção de café.
II - O Brasil produzia bens de consumo em escala industrial, portanto, a crise de 1929 não teve efeito significativo na economia brasileira.
III - A crise de 1929 afetou o modelo agroexportador brasileiro, forçando a adoção de um modelo de produção que resultou em mudanças estruturais na economia brasileira.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, apenas.
b. I e II apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III.
e. I e III apenas.
A alternativa II está incorreta, pois o Brasil vivia a hegemonia agrário-exportadora. E a depressão de 1929 causou um dramático desequilíbrio na economia brasileira, o que exigiu mudanças estruturais que viabilizaram a passagem ao novo modo de produção capitalista. Páginas. 110 e 111 do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: I e III apenas..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais