Buscar

TEORIA ECONOMICA 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em
	quinta, 12 Set 2019, 11:48
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 12 Set 2019, 11:59
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Governo vai lançar um Plano de Desenvolvimento Econômico para aumentar a competitividade de setores prioritários no curto, médio e longo prazo. Estudo vai identificar as ações estratégicas e será realizado pelo Consórcio Sociedade Portuguesa de Inovação - Quanta Consultoria. O contrato no valor de R$ 1,6 milhão será assinado ainda neste mês e a expectativa é que o trabalho seja concluído até fevereiro de 2019.
O POVO. Governo do Estado vai lançar plano de desenvolvimento econômico. 2018. Disponível em: < https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/07/governo-do-estado-vai-lancar-plano-de-desenvolvimento-economico.html>;.
A respeito do desenvolvimento econômico e suas premissas, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
I. Crescimento e desenvolvimento econômico são sinônimos, no contexto da Teoria Econômica, sendo ambos quantitativos.
II. Quando se aborda o estágio da sociedade tradicional deve-se implantar várias condições para a decolagem da economia.
III. Na Teoria do Crescimento Ótimo tem-se como problema central a definição de objetivos de longo prazo para a economia.
IV.Quando se aborda o aumento da força de trabalho está se debatendo acerca do número superior de indivíduos inseridos na população que se encontra em idade ativa para o trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V-F-V-F.
b. F-F-V-V.
FALSO. Crescimento e desenvolvimento econômico são conceitos diferentes. Crescimento econômico refere-se ao crescimento contínuo da “renda per capita” ao longo do tempo, portanto é quantitativo (Capítulo 15) I. FALSO. Sociedade Tradicional: Neste estágio, predomina a produção agrária de subsistência. A produção é artesanal, portanto, sem uso de tecnologia (Capítulo 15). II. VERDADEIRO. Teoria do crescimento ótimo: Nessa área, o problema central é o de definir certos objetivos de longo prazo para a economia e, então, determinar o caminho de crescimento, ótimo que a economia deverá percorrer, a fim de concretiza-los (Capítulo 15). III VERDADEIRO. aumento da força de trabalho: significa uma população em idade ativa para o trabalho superior a população inativa (Capítulo 15).
c. V-V-F-F.
d. F-V-F-V.
e. V-F-V-V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F-F-V-V..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
G1 ECONOMIA. O que é inflação? Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/inflacao-o-que-e/platb>;.
A partir do conceito de inflação, pode-se inferir que uma inflação inercial se caracteriza:
Escolha uma:
a. Pela defasagem entre o fator gerador e o recolhimento de tributos.
b. Pelo rendimento fixo com prazos legais de reajustes.
c. Pela associação a uma inflação tipicamente de oferta.
d. Pelo excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.
e. Pelo processo automático de realimentação de preços.
Inflação inercial: “[...] é o processo automático de realimentação de preços”, isto é, a inflação corrente é resultado da inflação passada (Capítulo 11).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pelo processo automático de realimentação de preços..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, F, V
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez – Pag. 8
b. V, V, F, V, V
c. V, V, V, F, F
d. V, F, V, V, V
e. F, V, V, V, F
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Sistema Econômico é o sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas como o comércio que resulta da compra e venda dos produtos gerados pela produção humana ou obtidos pela natureza, porém não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas transcende a essas fronteiras incluindo, conceitos sociais, jurídicos, políticos e culturais.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
I.Economia Mista: Governo controla através da regulamentação dos setores econômicos;
II.Economia Planificada: Governo baseado no liberalismo econômico;
III.Economia de Mercado: Concorrência pura sem o Estado;
IV.Economia Planificada: Fatores de produção são de propriedade pública.
A seguir marque a alternativa que indique as sentenças que descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
Escolha uma:
a. I, II, III e IV
b. I, II e IV
c. II, III, e IV
d. I, III e IV
A resposta correta é as sentenças I, III e IV, descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
Sistema capitalista ou economia de mercado:
- propriedade privada dos recursos de produção e livre iniciativa nos negócios. A decisão sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir é tomada pelo mercado. Nesse modelo, predomina a concorrência pura sem intervenção do Estado. O Estado cuida da segurança e da justiça. E a filosofia do liberalismo econômico;
Sistema socialista ou economia planificada ou economia centralizada:
- propriedade pública ou estatal dos fatores de produção. As decisões sobre produção e distribuição de bens e serviços, bem como sobre preços, são de competência de uma comissão de planejamento central.
Sistema de economia mista:
- recursos de produção são de propriedade do setor público e do setor privado. O funcionamento da economia e conforme as leis de mercado. O governo participa da produção de bens e serviços e também faz controles por meio da regulamentação dos setores econômicos.
Conteúdo: Classificação do Sistema Econômico – Pags. 12 e 13
e. I, II, e III
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV.
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Entende-se por taxa de câmbio o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia. (adaptado).
Disponível em https://www.infoescola.com/economia/taxa-de-cambio/. Acesso 11 jul.2018.
Analise as afirmativas sobre as taxas cambiais.
I - A taxa de cambio e determinada pela decisão das autoridades monetárias – taxas
fixas ou pelo mercado, taxas flutuantes ou flexíveis.
II - Valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços.
III - A depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais como o petróleo.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e II
b. Somente na afirmativa I
c. As afirmativas I, II e III estão corretas
Os conteúdos necessários estão no cap. 12 item 12.2. As assertivas I, II, III estão corretas. A taxa de câmbio é determinada pela decisão das autoridades monetárias – taxas fixas ou pelo mercado, taxas flutuantes ou flexíveis. Desvalorização cambial ou depreciação cambial significa que a moeda nacional é desvalorizada em relação a outras moedas. Valorização cambial ou apreciação cambial é tornar a moeda do país mais forte, comparada com outras moedas.
d. Apenas na afirmativa III
e. Apenas nas afirmativas II e III
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A globalização é o termo que designa o fim das economias nacionais e a integração cada vez maior dos mercados, dos meios de comunicação e dos transportes. Sobre esse fenômeno, analise as seguintes afirmações:
I. a principal diferença que podemos alinhar no passado e nos dias atuais do fenômeno de integração das nações é a velocidade e a intensidade com que os mercados, a tecnologia, a informação e cultura são integradas e disseminadas.
II. processo acelera-se com a divisão internacional do trabalho de forma mais intensa, o que condicionou a produção das nações pobres à exportação de bens primários, e das nações ricas ao industrialismo.
III. tivemos o desenvolvimento de técnicas de comunicação, informática e a melhoria da logística, que tem dado agilidade operativa sem precedentes na história da humanidade.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e III.
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. Apenas na afirmativa I e II.
d. Somente na afirmativa I.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
A principal diferença que podemos alinhar no passado e nos dias atuais do fenômeno de integração das nações é a velocidade e a intensidade com que os mercados, a tecnologia, a informação e cultura são integradas e disseminadas. Esse processo acelera-se com a divisão internacional do trabalho de forma mais intensa, o que condicionou a produção das nações pobres à exportação de bens primários, e das nações ricas ao industrialismo, tornou-se o pano de fundo em que se processou o crescente fluxo de capitais entre as nações. Todavia o fenômeno mais impressionante é sem dúvida o desenvolvimento de técnicas de comunicação, informática e a melhoria da logística, que tem dado agilidade operativa sem precedentes na história da humanidade. Enormes quantias de recursos (financeiros, materiais e humanos) são movimentadas entre fronteiras, em que o tempo de remanejamento já não é contado em semanas ou dias, mas em horas, muitas vezes on-line.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm. Acesso 11 jul.2018.
I - A globalização financeira tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo.
II - A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível.
III - O processo de globalização intensificou e acelerou o fenômeno da integração das nações, impulsionado pelo avanço da tecnologia e dos transportes.
Diante das alternativas acima, está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas II e III.
b. Apenas na afirmativa III.
Os conteúdos necessários estão no cap. 14. As afirmativas I e II estão incorretas. I - É a globalização econômica e não a financeira que tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo; II – A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização financeira e não a econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível. A afirmativa III está correta.
c. Apenas nas afirmativas I e II.
d. Somente na afirmativa I.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas na afirmativa III..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O mundo observa também uma globalização econômica a par e passo com a globalização financeira e que vem modificando as relações de trabalho em diversos países não só pelo crescente desenvolvimento de tecnologia, que retira ou substitui empregos, mas também por enfraquecer a capacidade de ação e negociação de governos e sindicatos. Observe as afirmações abaixo e conclua quais estão corretas:
I. A globalização econômica motiva os trabalhadores e as empresas a investirem em capacitação e tecnologia o que tem se mostrado eficiente na diminuição da desigualdade de renda e do desemprego em países exportadores.
II. A capacidade de movimentação de capital e de segmentos de uma cadeia produtiva traz instabilidade na estrutura de carreiras e salários.
III. Uma consequência da globalização econômica é o deslocamento da concorrência entre os trabalhadores para fora do âmbito nacional a que estão familiarizados.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas na I e III
b. Apenas na II e III
Apenas na II e III
c. Apenas na I
d. Apenas na I e II
e. Apenas na III
Feedback
A resposta correta é: Apenas na II e III.
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A moeda possui as funções básicas de ser, ao mesmo tempo, um intermediário de trocas; um denominador comum de preços (unidade de medida) e reserva de valor.
Disponível em http://www.economiabr.net/economia/4_economia_monetaria.html.
Analise as assertivas sobre a moeda.
I - As funções da moeda seriam: meio de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.
II- Os tipos de moeda utilizados na economia são: moeda-metálica, papel-moeda e moeda-escritural ou bancária.
III- As moedas são o único veículo de troca no mercado brasileiro.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. I e III apenas.
b. II, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III.
e. I e II apenas.
Gabarito: segundo o livro da disciplina, pag 99, cap 9. Funções da moeda: instrumento ou meio de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.  Tipos de moeda: moeda-metálica, papel-moeda e moeda-escritural ou bancária. As alternativas I e II estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e II apenas..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país.
Leia mais: http://politicamonetaria.webnode.com.br/o-que-e-politica-monetaria-/.
Sobre a política monetária assinale a alternativa correta:
Escolha
uma:
a. Na política monetária expansionista, o governo aumenta as taxas de reservas compulsórias.
b. Na política monetária expansionista, o governo aumenta a emissão de moeda.
Se o governo desejar a expansão do nível de atividade, nesse caso a atividade econômica pode ser expandida com uma política monetária expansionista: aumentar a emissão de moeda; diminuir a taxa de reservas compulsórias; recomprar títulos públicos; diminuir a regulamentação do mercado de crédito. Página 103 do livro da disciplina.
c. Na política monetária restritiva, o governo reduz os depósitos compulsórios.
d. Na política monetária expansionista, o governo aumenta a regulamentação no mercado de crédito.
e. Na política monetária restritiva, o governo efetua a recompra de títulos públicos.
Feedback
A resposta correta é: Na política monetária expansionista, o governo aumenta a emissão de moeda..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais