Buscar

Estudo dirigido Fisiologia do Exercício

Prévia do material em texto

Quais são os substratos energéticos utilizados pelo nosso organismo para produzir ATP? Existe uma ordem de preferência nessa quebra? Qual é?
Carboidratos
Lipídeos
Proteinas
De acordo com o gráfico abaixo comente sobre cada sistema de obtenção de energia e suas inter-relações
Sistema ATP-CP: é um sistema de curtíssima duração em média 30 segundos, sendo que seu auge de ação é em 10 segundos. Trata-se de um sistema anaeróbio e alático, ou seja, não utiliza o2 e não produz ácido lático. É utilizado sempre no começo de um exercício , atuando entre o repouso e o exercício em si, sendo também ativado toda vez em que há mudanças no ritmo do exercício. Para produzir energia esse sistema utiliza das reservas musculares de ATP e creatina fosfato (CP)
Sistema Anaeróbio: é um sistema de longa duração, sendo prevalente a partir de 3 minutos do exercício. Trata-se de um sistema que utiliza O2 e produz ácido lático, formando 36 moléculas de ATP atráves da quebra completa da glicose.
Glicólise: é a glicose dos carboidratos obtidos através da quebra completa da glicose.
 Defina limiar do lactato sanguíneo e explique por que após uma determinada intensidade de esforço começamos a hiperventilar.
É o ponto onde o lactato sanguíneo se acumula acima dos níveis de repouso, isto pode ser observado ou analisado em um treino de repetições. A principal substância tampão de sangue é o bicarbonato de sódio o qual reage com o ácido lático, gerando um novo sal: o ácido carbônico. Este, além de causar menos alterações no ph é uma substância volátil, ou seja, pode ser transformada e eliminado na forma de gás. Esse processo ocorre quando o ácido carbônico entra na hemácia, onde está a enzima anidrase carbônica, a qual transformará em gás carbônico podendo ser eliminado pela respiração. Por isso o indivíduo fica ofegante em determinado momento do exercício devido a esse processo: o Co2 precisa ser eliminado da corrente sanguínea por isso há o aumento da ventilação e da frequência respiratória.
Qual o papel do oxigênio no metabolismo aeróbio?
Na presença do oxigênio, o metabolismo aeróbio produz ATP, a partir da quebra de glicogênio e de gorduras. Apesar do sistema aeróbio não conseguir produzir ATP tão rápido ele consegue produzi-lo em maiores quantidades.
Diferencie VO2 máximo de VO2 pico em um exercício com carga progressiva.
VO2 máximo: é o volume máximo consumido de oxigênio por via aeróbia não conseguir produzir ATP tão rápido ele consegue produzi-lo em maiores quantidades
VO2 de pico: é quando o consumo de oxigênio não atinge seu volume máximo, de forma que não se estabelece um platô.
O que é estado de equilíbrio? Quando ele ocorre? Há diferença entre sedentário e atleta?
Corresponde ao momento em que o indivíduo mantém um ritmo estável durante o exercício, de maneira que o consumo de oxigênio mantenha um volume constante. Esse equilíbrio é possível devido a constância no ritmo do exercício de forma que o volume do oxigênio consumido seja sempre suficiente.
Diferencie os 2 tipos principais de fibras musculares e seus subgrupos.
Fibras tipo I:
- sistema aeróbico
- contração muscular lenta
- capacidade oxidativa
- coloração vermelha 
- resistentes á fadiga
- mais apropriadas para exercícios de longa duração
Fibras tipo II:
- sistema anaeróbico 
- alta capacidade de contração
- coloração branca
- fadigam rapidamente
- gera movimentos rápidos e poderosos.
 O que determina diferenciar os percentuais dos diferentes tipos de fibras?
Genética
Níveis hormonais
Tipos de treinamento
As fibras musculares sofrem alteração com o envelhecimento?
Sarcopenia (fase lenta – 25 a 50 anos e fase rápida), perda de fibras tipo II por denervação.

Continue navegando

Outros materiais