Buscar

As funções do

Prévia do material em texto

As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas.
Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina.
O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em.
O tecido nervoso é formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal.
As plaquetas não são células,mas fragmentos de células originados da fragmentação dos Megacariócitos da medula óssea vermelha. Desempenham importante papel no mecanismo da coagulação sanguínea.
As plaquetas têm como função principal participar do processo de coagulação do sangue, ou seja, a formação de coágulos. As Plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são fragmentos citoplasmáticos anucleados presentes no sangue.
Glóbulos vermelhos sua função é transportar oxigênio. Hemácias (também conhecidas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos) são as células sanguíneas responsáveis pela cor vermelha do sangue e que exercem um importante papel na oxigenação celular dos tecidos corporal.
Os leucócitos fazem parte do sistema imunitário do organismo. Têm por função o combate e a eliminação de microrganismos e estruturas as estranhas ao organismo por meio de sua captura ou da produção de anticoquímicrpos, sejam eles patogênicos ou não.
As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos anucleados presentes no sangue e produzidos na medula óssea a partir dos megacariócitos. O objetivo deste trabalho é rever as bases mecanísticas e moleculares das plaquetas, revelando sua participação em síndromes importantes e na trombose arterial, além de seu potencial como alvo terapêutico para o desenho de novos agentes antitrombóticos.
Os números romanos são indicações numéricas utilizadas para indicar séculos, capítulos e páginas de livros, horas dos relógios, nomes dos papas e reis, dentre outros.
São representados por letras maiúsculas, num total de 7 numerações: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000).
O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao 500 e o M ao mil.

Continue navegando