Buscar

prova online

Prévia do material em texto

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Wright Mills, um dos mais conceituados sociólogos norte-americanos do século XX, desenvolveu o conceito de imaginação sociológica. Pode-se afirmar que imaginação sociológica é:
I - A qualidade intelectual básica necessária para que os homens compreendam a história, a biografia e as íntimas relações entre elas, dentro da sociedade.
II - A qualidade que permite a cada um de nós se compreender como produto e
produtor da vida social.
III - A qualidade que permite compreender-se como ser historicamente condicionado, em que as possibilidades e limitações na vida são, em grande parte, circunscritas pela estrutura da nossa sociedade em um determinado momento da história mundial.
a ) 
todas as afirmativas são incorretas;
b ) 
apenas as afirmativas I e II são corretas;
c ) 
apenas as afirmativas I e III são corretas;
d ) 
apenas as afirmativas II e III são corretas;
e ) 
todas as afirmativas são corretas;
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Fordismo é um termo utilizado para caracterizar o sistema de produção e gestão criado por Henry Ford, em sua fábrica, a FordMotor Co. em Detroit, nos Estados Unidos, da América, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Além disso, permitiu a constituição de uma classe social mais compatível com as demandas de consumo. A partir dessa descrição, marque a opção correta que apresenta as características desse sistema de produção.
I - Produção em massa.
II - Racionalização da produção através do parcelamento de tarefas fundado na tradição taylorista.
III - Linha de produção e tarefas individuais sucessivas.
IV - Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante.
a ) 
I, II, III
b ) 
II, IV
c ) 
II, III
d ) 
III, IV
e ) 
I, II
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Sobre as razões pelas quais o sindicalismo brasileiro é corporativo, marque a opção correta:
a ) 
Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos.
b ) 
Estrutura sindical criada pela intensa participação popular dos trabalhadores.
c ) 
A diversidade sindical representada na pluralidade de categorias profissionais e econômicas.
d ) 
Nem todos os representados, filiados ou não, têm direito às conquistas obtidas pelo movimento sindical de sua categoria profissional ou econômica.
e ) 
Filiação obrigatória dos representados da intenção de neutralizar a influência do sindicato sobre a massa dos trabalhadores.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A Revolução Industrial permitiu a construção de um novo cenário social, no qual duas novas classes sociais se constituem. Marque a opção correta:
a ) 
Pobres e ricos.
b ) 
Intelectuais e analfabetos.
c ) 
Capitalistas e burgueses.
d ) 
Classe A e classe B.
e ) 
Capitalistas e proletários.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Sobre as classes sociais e sua relação no modo de produção capitalista, Marx afirma que: 
I - As classes sociais, por ocuparem posições diferentes no processo de produção da riqueza,
têm interesses econômicos divergentes, razão pela qual estão permanentemente em relações sociais de conflito.
II - Da luta entre essas duas classes surgiu um novo modo de produção, fundado na propriedade individual dos meios de produção, pondo fim à exploração do trabalho e à existência das classes sociais: o modo de produção comunista.
III - O modo de produção comunista representa o encerramento da fase de transição do capitalismo para a ditadura do proletariado, ou seja, do socialismo para o comunismo.
a ) 
II, III
b ) 
I, III
c ) 
I, II, III
d ) 
II
e ) 
I
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Sobre os princípios norteadores das relações sociais e da organização das diferentes dimensões da vida social, marque a opção correta:
a ) 
Economia de mercado - que consiste em uma estrutura econômica organizada para a produção de mercadorias, ou seja, a produção em larga escala de bens e prestação de serviços para a troca por dinheiro no mercado de bens e serviços, com fundamento na livre iniciativa e na livre competição, posto que o Estado não regulamenta essa situação.
b ) 
Estado Moderno - fundado na autoridade legal-racional, cuja legitimidade advém da crença na superioridade da lei racionalmente elaborada pelo poder executivo que representante da vontade do povo e que governa a sociedade em nome da lei para fazer cumpri-la.
c ) 
Divisão racional do trabalho - cujo critério a identidade pessoal do trabalhador, a capacitação técnica dos trabalhadores e divisão tecnológica do trabalho no interior das empresas.
d ) 
Desigualdade de fato - expressada na formação de classes sociais, que consiste na formação de grupos de pessoas que ocupam diferentes posições no processo de produção da riqueza.
e ) 
Instituição da propriedade privada dos meios de produção - acessível juridicamente e na prática a todos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre as alterações no mundo do trabalho que ocorreram na década de 1980, os principais estudos apontam algumas características. Marque a opção que traz representações de exemplos dessas características. 
I - Contínua perda do domínio operário sobre o processo de trabalho.
II - Desenvolvimento das especializações, inclusive nas indústrias automatizadas, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática. 
III - Superqualificação do trabalho de algumas categorias, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática
a ) 
I.
b ) 
I, II, III.
c ) 
II e III
d ) 
I e II.
e ) 
II.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Sobre as políticas de reorganização do trabalho e das dimensões físicas no ambiente de trabalho, foi desenvolvido o método 5S. Marque a opção que representa o significado dos 5S. 
I - seiri: senso de utilização racional dos recursos para evitar desperdício;
II - seiton: senso de organização;
III - seison: senso de limpeza e conservação dos equipamentos;
IV - seiketsu: senso de saúde, física e mental;
V - shitsuke: senso de disciplina e autodisciplina, tendo por objetivo verificar a utilização racional dos recursos para evitar desperdício e a obtenção de uma produção livre de defeitos, além, é claro, de um rígido controle dos estoques que deu origem ao método just-in-time ou produção sem estoques; 
a ) 
I, II, III, IV e V.
b ) 
I e III.
c ) 
II, III e IV.
d ) 
I e II.
e ) 
I, II, IV e V.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando