Buscar

Engenharia e Meio Ambiente: Uma Relação Complexa

Prévia do material em texto

ENGENHARIA MECÂNICA
 
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
NITERÓI
DEZEMBRO / 2011
I - Introdução:
	Esse trabalho irá abordar a ciência Engenharia e o Meio Ambiente. Correlacionando-os e estudando a influência de um no outro. 
II - Desenvolvimento:
O Meio Ambiente
	O meio ambiente comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. È o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas,atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." 
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". 1
A Engenharia
A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas,máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.
A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.2
A Engenharia no Meio Ambiente
Os engenheiros são responsáveis por alterações no ambiente natural. Essas modificações começam com a implantação de obras civis, sendo efetuados desmatamentos, impermeabilizações, alterações no escoamento das águas como: construção de grandes hidrelétricas. A engenharia química e a industrial têm sido responsáveis pela geração de inúmeros produtos, resultando na geração de resíduos, os efluentes industriais, com elevada concentração de matéria orgânica e produtos químicos são responsáveis pela poluição dos recursos hídricos. As novas máquinas e motores, resultantes dos avanços da engenharia mecânica, são responsáveis pela emissão de fumaça, calor, ruídos e outros resíduos. 
Todas as atividades dos diversos ramos da engenharia são feitas, obviamente, visando à melhoria das condições de vida da população. É importante que o engenheiro aprenda a conviver com a natureza, respeitando suas leis.
A (ONU), organizou uma Reunião Mundial sobre o Meio Ambiente Humano – a Estocolmo 1972 – da qual resultou uma declaração com 21 princípios voltados, basicamente, para o controle da poluição hídrica. Em 1982 a Conferência de Nairóbi – convocada para uma avaliação da situação e, principalmente, dos resultados da aplicação dos princípios da anterior, concluiu que era necessário avançar no processo. Foram selecionadas duas prioridades: a criação de unidades de conservação e a recuperação de áreas degradadas Neste sentido a ONU criou em 1983 a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a qual foi presidida por Gro Harlem Brundtland, primeira ministra da Noruega, e tinha os seguintes objetivos:
reexaminar as questões críticas relativas ao meio ambiente e reformular propostas realistas para abordá-las; 
propor novas formas de cooperação internacional nesse campo de modo a orientar as políticas e ações no sentido das mudanças necessárias e, dar a indivíduos, organizações voluntárias, empresas, institutos e governos uma compreensão maior desses problemas, incentivando-os a uma atuação mais firme.
Os trabalhos foram concluídos em 1987 com a apresentação de um diagnóstico dos problemas globais ambientais. A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1999) propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental; surgindo, assim, uma nova forma denominada Desenvolvimento Sustentável.
“Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende as necessidades dos presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades”.
Em 1992, realizou-se na cidade do Rio de Janeiro a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, em que esta nova forma de desenvolvimento foi amplamente aceita e difundida, passando a ser o objetivo da Agenda 21, editada na oportunidade, bem como um modelo perseguido pela grande maioria dos países do globo.
E finalmente em 2002 a Rio + 10 em Joanesburgo: Um balanço final mostra que, apesar do aparente fracasso nas negociações de Joanesburgo, as energias renováveis estão na ordem do dia e são ponto de honra de governos nacionais, entidades ambientalistas e imprensa. O movimento pela energia positiva é irreversível, tanto pela opinião pública quanto pelas pressões sobre os recursos naturais. Diante dessa temática houve uma grande mudança no perfil do consumidor mundial, determinando às empresas a necessidade de adaptação cada vez maior às novas exigências mercadológicas. 
Surgiram, então, nos países desenvolvidos, diversas entidades de certificação, que dentre as quais se destaca a International Organization of Standarlization, popularmente conhecida como ISO, que lançou entre outras a ISO 14000. A norma ISO 14001 estabelece o Sistema de Gestão Ambiental - SGA da organização e, assim, avalia as conseqüências ambientais das atividades, produtos e serviços da organização e atende a demanda da sociedade.
A visão empresarial do desenvolvimento sustentável é que um número cada vez maior de executivos está convencido de que é lucrativo economicamente garantir o futuro de suas empresas, integrando os princípios do desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, a fim de reconhecer que não pode haver crescimento econômico em longo prazo, a menos que ele seja sustentável em termos de meio ambiente e, principalmente, de confirmar que todos os produtos, serviços e processos têm de contribuir para um mundo sustentável.
III - Conclusão
Portanto acredito que é valido existir leis para manter um controle da exploração ambiental, mas principalmente, deve haver consciência dos Engenheiros.
Referências:
1 Texto retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
2 Texto retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia

Continue navegando