Buscar

TESTE CONHECIMENTO AULA 1 A 5 - DIREITO AMBIENTAL - ESTACIO 2019

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0272 - DIREITO AMBIENTAL 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
		
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
	 
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	Respondido em 20/08/2019 07:42:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	 
	bem público transindividual.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público dominical.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	Respondido em 20/08/2019 07:42:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
		
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	 
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	Respondido em 20/08/2019 07:52:18
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Passados quase cinco anos do documento intitulado Nosso Futuro Comum, em junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra. Esses eventos têm importância para a formação das políticas ambientais em âmbito local e global. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
		
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável não aparece em nenhum evento ou comissão internacional de meio ambiente, tendo sido criado como tentativa de fazer frente aos movimentos ambientalistas que se formavam.
	 
	Embora não tenha inaugurado a elaboração de políticas ambientais nos países, as conferências ajudaram a propor diretrizes comuns e compartilhamento de experiências no sentido de avançar o processo em cada país.
	
	A ideia de economia verde esteve presente nas primeiras conferências globais, mas foi perdendo fôlego conforme se desenvolvia a noção de solução dos problemas ambientais pela via do mercado-livre e não regulamentado.
	
	Os princípios elaborados a partir da Rio-92 são avançados para a época, mas não tiveram sucesso, uma vez que se buscava obrigar os países signatários a elaborar políticas ambientais locais, numa clara agressão à soberania nacional.
	 
	Um dos problemas encontrados nessas conferências da ONU e demais eventos globais sobre a questão ambiental é o rompimento de diretrizes entre um evento e outro, o que impediu o desenvolvimento de uma linha comum de avanços entre eles.
	Respondido em 20/08/2019 07:53:41
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
O processo de construção dos conhecimentos e abordagens ambientais ocorreu de fato e as conferências globais refletem esse amadurecimento.
O conceito de desenvolvimento sustentável aparece no relatório Nosso Futuro Comum, de 1987.
A soberania nacional foi respeitada para cada país participante da Rio-92, estando portanto desobrigados a elaborar políticas ambientais locais.
A ideia de economia verde surge na Rio+20 e é, portanto, mais recente em relação às demais conferências e eventos ambientais internacionais.
 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
		
	
	Estão erradas as assertivas I e III.
	
	Está errada apenas a assertiva II.
	 
	Apenas a I está correta.
	 
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	Todas estão erradas.
	Respondido em 20/08/2019 07:54:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
		
	
	Conferência de Bogotá
	
	Conferência de Palermo
	
	Conferência de Paris
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Conferência de Londres
	Respondido em 20/08/2019 07:42:58
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em 1972 a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo - em que pela primeira vez, o meio ambiente se constitui em tema principal de governos de 113 países. Sendo Assim, assinale abaixo o país que sediou tal Conferência:
		
	
	Brasil
	 
	Suécia
	
	França
	
	Itália
	
	Argentina
	Respondido em 20/08/2019 07:46:39
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Direito Ambiental tem três esferas básicas de atuações. Quais são elas?
		
	
	A preventiva, a repressiva e a condenatória.
	 
	A preventiva, a reparatória e a repressiva.
	
	A preventiva, a reparatória e a condenatória
	
	A reparatória, a repressiva e a indenizatória.
	
	A repressiva, a condenatória e a indenizatória.
	Respondido em 20/08/2019 07:45:55
	
		Disciplina: CCJ0272 - DIREITO AMBIENTAL 
	
	 
	
	 1a QuestãoQual é o nome do princípio que obriga a administração pública a fixar parâmetros para as emissões de partículas e de presenças estranhas ao meio ambiente?
		
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	Princípio da Legalidade
	
	Princípio da Ilegalidade.
	 
	Princípio do Limite
	
	Princípio da Responsabilidade
	Respondido em 20/08/2019 16:13:18
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para Luis Cláudio Martins de Araújo, "princípios são normas jurídicas impositivas que traduzem os valores ou os conceitos básicos materiais da sociedade [...]". A respeito dos princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apesar de complexos, há consenso na doutrina a respeito de quais são os princípios que balizam o Direito Ambiental brasileiro, fator de sucesso fundamental diante da complexidade do conflito de interesses envolvido.
	
	Por não utilizar princípios próprios, o Direito Ambiental brasileiro não é capaz de garantir unidade e coerência entre todas as normas jurídicas que compõem o sistema legislativo ambiental.
	
	Não deve haver princípios específicos do Direito Ambiental, pois, de outra forma, haveria distorções e dificuldade em se estabelecer sanções penais, administrativas ou cíveis em decorrência de infrações ambientais.
	
	Não deve haver influência externa, de outros países ou organizações, no estabelecimento dos princípios norteadores do Direito Ambiental brasileiro, do contrário, a soberania nacional estaria em perigo.
	 
	Embora não haja uniformidade na doutrina a esse respeito, estabelecer princípios ambientais no Brasil foi facilitado pelas contribuições de conferências, comissões e experiências internacionais, tais como a Rio-92.
	Respondido em 20/08/2019 16:18:41
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 2, a partir da página 4, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São Princípios do Direito Ambiental:
		
	
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da função social da propriedade e Princípio do Devido Processo Legal.
	 
	Princípio do Limite, Princípio da Precaução e Princípio do equilíbrio.
	
	Princípio do Acesso à Justiça, Princípio do Desenvolvimento sustentável e Princípio da Precaução.
	
	Princípio da Responsabilidade, Princípio do usuário-poluidor e Princípio do Limite.
	
	Princípio do Poluidor-pagador, Princípio do usuário-poluidor e Princípio da Intervenção Estatal na propriedade privada.
	Respondido em 20/08/2019 16:14:05
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Conforme previsto na CF/1988 é necessária realização de estudo prévio de impacto ambiental antes da implantação de empreendimentos e de atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de degradação ambiental, que constitui exigência que atende ao princípio do (a):
		
	
	poluidor-pagador.
	
	proibição do retrocesso ambiental.
	 
	prevenção.
	
	usuário-pagador.
	
	participação comunitária.
	Respondido em 20/08/2019 16:15:35
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual dos princípios ambientais, abaixo, é voltado para a Administração Pública e por ele entende-se que devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo.
		
	
	Princípio do Usuário-Pagador.
	
	Princípio socioambiental da propriedade privada.
	 
	Princípio do Equilíbrio.
	 
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
	
	Princípio do Limite.
	Respondido em 20/08/2019 16:16:12
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
		
	 
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
	 
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotados de características e peculiaridades novas e incomuns.
	Respondido em 20/08/2019 16:17:33
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Por este princípio busca-se consagrar a ideia de que aquele que poluir terá de arcar com os custos da reparação do dano causado. A frase refere-se ao princípio:
		
	
	Limite
	
	Participação
	
	Precução
	
	Prevenção
	 
	Poluidor Pagador
	Respondido em 20/08/2019 16:16:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual princípio do Direito Ambiental conceitua-se por ser o princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.
		
	
	Princípio da Cooperação.
	
	Princípio dos parâmetros.
	
	Princípio do Equilíbrio.
	 
	Princípio do Limite.
	
	Princípio da Responsabilidade.
	Respondido em 20/08/2019 16:16:52
	
		Disciplina: CCJ0272 - DIREITO AMBIENTAL 
	9
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A competênica material, também conhecida como executiva ou administrativa atribui ao Poder Público a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia. Que ente público possui competênica material (ou executiva ou administrativa) exclusiva?
		
	 
	A União.
	
	Os municípios.
	
	O Distrito Federal.
	
	Os territórios.
	 
	Os Estados.
	Respondido em 20/08/2019 18:15:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa Correta em razão da Competência dos Municípios, de acordo com a previsão constitucional.
		
	
	O município pode legislar em questões que extrapolem os interesses locais
	
	Suplementar a legislação estadual diante do interesse regional
	 
	Promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano
	
	Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, sem necessariamente observar a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.
	
	Legislar sobre assuntos de interesse da região
	Respondido em 20/08/2019 18:15:43
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com o objetivo de garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu que, para assegurar esse direito, incumbe ao poder público:
		
	
	Fiscalizar as entidades dedicadas ao ensino das ciências sociais e biomédicas.
	
	Controlar a produção de substâncias geradoras na natureza que facilitem a sobrevivência do homem no seu ecossistema.
	
	Proteger a fauna,impedindo a utilização de animais domésticos em atividade circense.
	 
	Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	 
	Definir áreas nos Estados-membros fronteiriços brasileiros que assegurem o livre trânsito de pessoas e animais entre os países vizinhos do MERCOSUL.
	Respondido em 20/08/2019 18:18:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São condutas que incumbe ao Poder Público para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme previsão do Art. 225 da CF
		
	
	Controlar apenas a produção e o emprego de técnicas,métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
	
	Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de licenças administrativas, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
	
	Preservar e restaurar as unidades de conservaçãoe prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	
	Exigir, na forma de autoizações administrativas, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	 
	Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	Respondido em 20/08/2019 18:19:16
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(OAB/CESPE 2009.01) Tendo em visita as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opção correta.
		
	
	Compete somente ao Município legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição.
	 
	Em face do principio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas exigidas pela administração.
	 
	Compete à União, aos Estados, e ao DF legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição. Aos municípios cabe suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
	
	O meio ambiente é bem de uso especial sob domínio do Estado, e sua utilização se dá por interesse da adminstração.
	
	A floresta amazônica brasileira, a mata atlântica e o pantanal mato-grossense são considerados patrimônio nacional. Assim, também o são a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendo a utilização de qualquer dessas áreas dar-se na forma da lei.
	Respondido em 20/08/2019 18:20:59
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a Constituição Federal estabelece:
		
	 
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
	
	a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
	
	a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
	
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
	
	a competência concorrente da União, dos estados, do DF e dos municípios para gerenciarem o manejo sustentável das florestas, da fauna e da flora silvícolas, bem como para legislar, independentemente, sobre elas.
	Respondido em 20/08/2019 18:22:56
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual é a principal fonte formal do Direito Ambiental?
		
	
	A Conferência da Organização das Nações Unidas, realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972.
	
	Os Princípios do Direito Ambiental.
	
	O Sistema Nacional do Meio Ambiente.
	 
	A Constituição da República Federativa do Brasil.
	
	O conceito de meio ambiente instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	Respondido em 20/08/2019 18:13:59
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito do Direito Ambiental e sua proteção constitucional, analise as afirmativas a seguir:
I - A Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), promulgada em 1988, elevou o meio ambiente a status constitucional, criando capítulo próprio para o mesmo.
II - Pela norma jurídica brasileira, o bem ambiental é de uso comum do povo, de modo que o meio ambiente se caracteriza como um bem jurídico, possuindo valor econômico e social.
III - A proteção do meio ambiente é de competência exclusiva do Poder Público, figura representativa de toda a coletividade do povo brasileiro. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Estão corretas apenas II e III, pois não há capítulo próprio para o tema na CRFB de 1988.
 
	
	Estão corretas apenas I e III, e III invalida II.
	
	Estão corretas apenas I e II, pois embora a proteção do meio ambiente seja de competência exclusiva do Poder Público, este não representa toda a coletividade do povo brasileiro.
 
	 
	Estão corretas apenas I e II, e III contraria o texto da CRFB de 1988.
	
	Está correta apenas I, pois II e III se invalidam entre si.
 
	Respondido em 20/08/2019 18:23:59
	 1a Questão
	
	
	
	Em determinado município constata-se a degradação ambiental de um rio que corta a zona urbana, em razão de dejetos de esgoto doméstico e despejos industriais, o que vem ocorrendo em razão da falta de fiscalização pelo ente municipal encarregado. Analise as assertivas que seguem: I - Configurada a omissão administrativa e o consequente dano ambiental, o município, por ação indireta, torna-se agente poluidor nos termos do artigo 3º, incisos III e IV, da Lei nº 6.938/81. II - O munícipio é responsável objetiva e solidariamente pela reparação do dano, por força do artigo 14, § 1º, da Lei nº 6.938/81. III - Trata-se de responsabilidade objetiva quanto ao município e subjetiva quanto aos particulares, agentes poluidores, corresponsáveis e culpados pela degradação ambiental. //Escolha a opção adequada:
		
	
	Todas estão certas.
	 
	Estão certas apenas as II e III.
	
	Está certa apenas a II.
	 
	Estão certas apenas as I e II.
	
	Estão certas apenas as I e III.
	Respondido em 22/08/2019 14:26:03
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sob a influência da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, de 1972, foi publicada, em 31 de agosto de 1981, a Lei nº 6.938, que constitui o grande marco de autonomia do Direito Ambiental no plano jurídico nacional. Marque a alternativa CORRETA sobre a lei 6.938/81:
		
	
	dispõe sobre o Planejamento Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente Humano, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	dispõe sobre o Programa Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	 
	dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	dispõe sobre a Política Nacional do Direito Ambiental, seusfins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	Respondido em 22/08/2019 14:22:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Pesca
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Agricultura
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência Nacional de Águas
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Comitê de Bacias Hidrográficas
	 
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
	Respondido em 22/08/2019 14:21:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Indique a opção que contenha os exatos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente nos termos previstos no caput do artigo 2º da Lei nº 6.938/81:
		
	
	Recuperação das áreas degradadas, recuperação da qualidade ambiental das bahias e mangues, visando assegurar condições ao desenvolvimento das atividades extrativistas e pesqueiras das comunidades agropastoris e de pescadores.
	
	Recuperação das áreas urbanas degradadas, recuperação da qualidade ambiental dos rios, lagos e outros corpos d'água, com obras de tratamento do esgoto, visando assegurar boas condições sanitárias e dignidade da vida humana.
	 
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	Reversão às características originais do solo, vegetação, relevo e regime hídrico a esta altura parecem incabíveis, diante do interesse social, em áreas urbanas consolidadas e ocupadas por população de baixa renda.
	
	Recuperação das áreas antrópicas, submetidas à transformação que exerce o ser humano sobre o meio ambiente.
	Respondido em 22/08/2019 14:20:59
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerada como o marco inicial do direito ambiental brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se, para muitos doutrinadores, a lei mais importantes de proteção ambiental, depois da Constituição Federal de 1988 e, recepcionada por esta. A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, visa dar efetividade ao princípio matriz contido no artigo 225, caput, da CF, consubstanciado no direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um conjunto de instrumentos legais, técnicos, científicos, políticos e econômicos destinados à promoção do desenvolvimento sustentado.
Diante das alternativas abaixo, marque a resposta CORRETA que define o Objetivo Geral, previsto no Art.2º, da Lei 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente:
I- a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
II- a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
III- a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
 
		
	 
	somente a alternativa I está correta
	 
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	somente a alternativa II está correta
	
	somente as alternativa I e II estão corretas
	
	somente a alternativa III está correta
	Respondido em 22/08/2019 14:20:37
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª REGIÃO - Juiz Federal) Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA, assinale a opção correta.
		
	
	Ao conceber o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga, e rege a vida humana, o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano o seu único destinatário.
	
	A CF estabelece regras mediante as quais a função social da propriedade urbana submete-se à necessidade de preservação ambiental, contudo, com relação à propriedade rural, o texto constitucional nada diz a esse respeito, embora disponha sobre a obrigatoriedade de existirem normas infraconstitucionais que estipulem critérios sobre o tema.
	 
	O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
	
	Ainda que a CF não considere expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, a livre-iniciativa somente pode ser praticada observadas as regras constitucionais que tratam do tema.
	 
	As diretrizes da PNMA, dispostas na Lei nº 6.938/1981, orientam a ação do governo federal no que se refere à qualidade ambiental e à manutenção do equilíbrio ecológico, cabendo aos Estados, ao DF e aos Municípios, no exercício de sua autonomia político-legislativa, estabelecer livremente as normas e os planos ambientais por meio de leis próprias.
	Respondido em 22/08/2019 14:19:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo:
		
	
	a proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;
	
	a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
	
	o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	Respondido em 22/08/2019 14:18:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional de Meio Ambiente com diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Estabelece uma estrutura de organização e funcionamento que inclui o conjunto de instituições governamentais que se ocupam da proteção e da gestão da qualidade ambiental, em nível federal, estadual e municipal. Esta estrutura denomina-se:
		
	
	IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
	 
	SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).
	
	CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
	
	ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
	
	CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
	Respondido em 22/08/2019 14:17:46
	
	 1a Questão
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. Qual é o único mecanismo de participação pública efetiva no processo de licenciamento ambiental de um empreendimento?
		
	
	Controle de padrão de qualidade
	
	Equipe multidisciplinar
	 
	Elaboraçãodo RIMA
	
	Gestão ambiental
	 
	Audiência Pública
	Respondido em 22/08/2019 15:12:37
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Não há que se falar em ilegalidade do ato quando a fiscalização ambiental é realizada dentro da lei vigente e a licença encontra-se vencida. Sob esse entendimento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão que reconheceu a impossibilidade de um posto de combustível exercer suas atividades sem a devida licença de operação. O proprietário do posto pleiteava o afastamento das sanções de interdição do estabelecimento. Marque a resposta CORRETA em razão das licenças ambientais estudadas em nossas aulas.
		
	
	Cabe ao órgão ambiental local definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e os riscos de atividade potencialmente poluidora ou degradadora, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CONAMA
	
	As atividades potencialmente poluidoras só podem receber a licença de instalação após audiência pública realizada no Ministério do Meio Ambiente sendo necessária a participação de dois terços dos conselheiros do CONAMA
	 
	A Lei 6.938/81 - PNMA, em seu Art.10 estabelece que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental
	
	A Resolução CONAMA 001/86 e a Constituição Federal regulamentam os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente¿
	
	Licença ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
	Respondido em 22/08/2019 15:18:33
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
		
	
	Ao Estado da Bahia, por meio do órgão estadual de licenciamento ambiental, mediante parecer do IBAMA, pois a competência ambiental é concorrente.
	 
	À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
	
	Aos órgãos municipal, estadual e federal, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é comum.
	 
	Ao município, por meio de seu órgão local de licenciamento ambiental, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é exclusiva do município em que o empreendimento for localizado.
	
	A competência é exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
	Respondido em 22/08/2019 15:17:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
		
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de julgamento.
	
	Poder de legislar.
	 
	Poder de polícia
	
	Poder de execução.
	Respondido em 22/08/2019 15:15:51
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um instrumento disciplinado na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Lei n. 6.938/81, artigo 9°, inciso III. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - Trata-se de um instrumento amplo que visa assegurar o exame sistemático dos impactos ambientais de um determinado projeto e de suas alternativas viáveis.
II - Embora seja considerado um instrumento avançado, a AIA não abrange aŕeas urbanas, mas auxilia em atividades como mineração, produção rural e hidrelétricas.
III - A AIA desdobra-se em outros instrumentos, aplicados a situações e etapas específicas, tais como Estudo de Impacto Ambiental, o Plano de Controle Ambiental e o Estudo de Impacto de Vizinhança.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Estão corretas apenas I e III, pois a AIA pode abranger áreas urbanas, por meio inclusive do Estudo de Impacto de Vizinhança, por exemplo.
	
	Estão corretas apenas II e III, pois a AIA não deve contemplar as alternativas viáveis de um projeto.
 
	
	Estão corretas apenas I e II, pois o Plano de Controle Ambiental não pode ser considerado como parte da AIA.
 
	
	Estão corretas apenas I e III, pois a AIA não se aplica também a projetos de hidrelétricas, caso em que outros tipos de estudos ambientais podem ser realizados.
 
	
	Estão corretas apenas I e II, e II invalida III.
 
	Respondido em 22/08/2019 15:15:34
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 5, a partir da página 12, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 
As afirmativas II e III se contrariam.
Não abranger áreas urbanas feriria o próprio objetivo da PNMA, de modo que deve-se considerar tal afirmação falsa.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
		
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	Plano de Controle Ambiental
	 
	Relatório de Impacto Ambiental
	
	Relatório de Ações Ambientais
	
	Análise de Risco
	Respondido em 22/08/2019 15:14:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao licenciamento ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	
	O Licenciamento ambiental é o ato administrativo complexo, sucessivo e de caráter repressivo.
	
	A Licença de Operação é concedida no início da implantação do empreendimento, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado;
	
	A licença de instalação é concedida na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.
	 
	Impacto ambiental constitui qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
	
	Licenciamento ambiental corresponde ao procedimento judicial destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes,sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
	Respondido em 22/08/2019 15:14:32
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A partir das disposições da Resolução 237/97 do CONAMA, o órgão ambiental estadual é competente para promover o licenciamento ambiental quando:
		
	 
	apenas referente às atividades localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econômica exclusiva; em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
	
	apenas das atividades delegadas pelo IBAMA.
	
	apenas, cujos impactos ambientais diretos provenientes da atividade, ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios e quando delegada pela União.
	
	apenas das atividades delegadas pela União e pelo município.
	 
	das atividades localizadas ou desenvolvidas em mais de um Município, as atividades delegados pela União por instrumento legal ou convênio, dentre outras.

Continue navegando