Buscar

esportes coletivos futebol e volei ciclo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Física Bacharel 2º semestre
Esportes coletivos: futebol e voleibol
Trabalho referente ao portfólio 02 ciclo de aprendizagem
Marcelio Alves pinheiro Ra 8024542
Descrição da atividade 
Com base nas leituras realizadas das Unidades 1 e 2 da obra Futebol e Futsal, responda às questões a seguir: 
1) Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial. 
*O processo de nascimento do futebol teve seu ponta pé inicial na Inglaterra em meados de 1175.Porém, a prática era uma espécie de festejo, um tipo de comemoração para celebrar a expulsão de invasores dinamarqueses de terras inglesas, a bola chutada era uma referência à cabeça de um invasor.Por muito tempo o futebol foi visto desta forma: um mero festejo, e pouco a pouco foi se tornando mais popular e adquirindo o status de esporte. No dia 26 de outubro de 1863, Ebenezer Cobb Morley reuniu-se com 12 representantes de clubes ingleses, para finalmente definir as regras que o esporte teria, nesse encontro ficou marcado o nascimento oficial do futebol.Em 1886, foi criada a instituição International Board, que teve como objetivo unificar as regras entre as federações de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda, um grande passo para a padronização das regras a nível mundial do esporte.Já 1904 seria marcado pelo nascimento da FIFA, tal instituição ajudou e muito na organização do esporte em países recém-independentes e de estrutura frágil.O futebol foi levado pelos britânicos a outros continentes tanto pela influencia econômica quanto pela política, e hoje, é um fenômeno mundial inegável e indiscutível.
2) A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente. 
 Charles William Miller, transformando-se no grande incentivador do futebol na capital paulista. No final do século 19 e início do século 20, o futebol já acumulava adeptos e praticantes, especialmente os jovens da elite econômica em São Paulo e no Rio de Janeiro. No princípio, o futebol apresentou um caráter essencialmente elitista.
        Nas arquibancadas, os homens vestiam-se de ternos, chapéus e traziam bengalas; as mulheres usavam vestidos longos com mangas até o punho. Como as pessoas de classes sociais mais baixas não podiam freqüentar os mesmos espaços que as pessoas das classes sociais mais altas, foram criadas as "gerais", que eram espaços destinados aos "pobres".
        Atualmente o futebol no Brasil é regido por regras e possui uma estrutura completa, com a organização da CBF, clubes e times de futebol. Tambem são feitos torneios em todo âmbito nacional, estadual e municipal. A maior diferenciação é que atualmente qualquer pessoa pode jogar futebol, independente da sua classe social, etnia ou raça.
3) Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais? 
No século 20 o racismo o próprio estado brasileiro praticava a segregação racial por isso o preconceito si acentuava no futebol dependendo da cor da pele, havia muitos acontecimentos racistas no Brasil e no mundo lamentáveis naquela época,naquela época havia expressões bem comuns nos estádios de futebol como” negro sujo” e “criolo nojento” no século 20 o próprio presidente Epitácio Pessoa, impediu que jogadores negros disputassem o campeonato sul-americano de seleções de futebol, que seria realizado na Argentina. Um dos argumentos utilizado pelo presidente era que, em caso de derrota brasileira, os brancos da equipe poderiam culpar os negros e, com isso, alimentar ainda mais o preconceito racial no Brasil. Hoje ainda existe preconceitos racial dentro dos campos de futebol, porem são mais raros mais existem, torcedores chamando jogadores de macacos, pessoas jogando banana dentro dos campos, sabe na minha opinião já foi quebrado bastante barreiras quanto a isso nos dias atuais porem devemos sempre combater esse tipo de crime, porque ninguém pode ser julgado por sua cor de pele.
4) Você concorda com a informação que o futebol foi utilizado como arma política, a política do “pão e circo”? Explique sua resposta. 
Sim concordo. Assim como foi usado pelos governantes romanos ainda e praticada hoje em dia pelos políticos, porque enquanto nós ficamos tão envolvidos em torno dos jogos de futebol não vemos tudo de errado que acontece na política e assim os políticos aproveitam para fazer o que eles queriam e bem entendiam que fosse certo ou errado para o nosso Brasil e com isso desviando nossa atenção para o futebol, distraem-se, em vez de encontrarem, coletivamente, soluções radicais e definitivas para seus problemas básicos de sobrevivência como o desemprego, a concentração de riqueza do país em benefício de uma pequena parcela da população, a injustiça social, falta de recursos com a saúde, entre outras tantas mazelas que vemos desde os tempos  da política “pão e circo” até os dias atuais que ainda existem tantos problemas que a sociedade não vê por estar tão ligada ao futebol.
5) Qual a importância da profissionalização do futebol, na década de 30, para o futebol brasileiro?
 Sua importância foi como verdadeiro instrumento de integração social, como agente do processo educacional, como mecanismo auxiliar à política de saúde e como veículo de promoção do lazer. A importância do futebol no contexto social. O futebol no Brasil pode ser visto como poderoso instrumento de integração social. Através do futebol a sociedade pode experimentar sentido singular de totalidade e unidade. E um universo que observamos com freqüência em indivíduos cuja diversidade esta estabelecida pelas normas econômicas e sociais da sociedade transformar em iguais, foi importante também para si socializar, veio também à implantação de regras e de entidades que regem o futebol de maneira geral, passaram ter um salário, passaram a criar times de futebol, passaram a cobrar ingresso para assistir os jogos de futebol.
Referencias bibliográficas:
AQUINO, R. S. L. Futebol: uma paixão nacional. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. ANTUNES, F. M. R. F. O futebol nas fábricas. Revista USP (Dossiê do Futebol), São Paulo, n. 22, jun./ago., 1994. BRUHNS, H. Futebol, carnaval e capoeira. Campinas: Papirus, 2000. BRUNI, J. C. Dossiê: apresentação. Revista USP (Dossiê do futebol), São Paulo, n. 22, p. 6-9, 1994. CALDAS, W. O pontapé inicial: memória do futebol brasileiro. São Paulo: Ibrasa, 1990
FRANCO, Giullya. "História do Futebol"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/historia-do-futebol.htm. Acesso em 11 de setembro de 2019.
CORRÊA, L. H. Racismo no futebol brasileiro. In: DIEGUEZ, G. K. (Org.). Esporte e poder. Petrópolis: Vozes, 1985.

Outros materiais